sexta-feira, 9 de março de 2018

Como trabalhar a literatura infantil com quem ainda não foi alfabetizado



 “Nesse contexto, é importante disponibilizar livros que sejam fartamente ilustrados”, diz a coordenadora pedagógica do Colégio AB Sabin, Suzy Vieira. “No Maternal I, nem precisam ter palavras”. Isso é básico, explica Suzy, não apenas porque as ilustrações despertam o interesse e instigam a fantasia, mas por ajudarem a desenvolver a oralidade e a promover acervos de memória para a futura leitura.
Pela mesma razão, a Educação Infantil privilegia os chamados contos de repetição. Trata-se de histórias em que um evento se repete algumas vezes com pequenas variações ou acréscimos de um ou outro detalhe. Um bom exemplo é O Caso do Bolinho, de Tatiana Belinky, no qual um bolinho fujão encontra alguns personagens em seu caminho e, para evitar ser comido, repete o mesmo bordão e a mesma canção para distrair seus algozes. Uma história montada sobre essa estrutura é mais fácil de ser memorizada, dando à criança certo controle em suas incursões ao mundo da fantasia.
Assim como bordões e músicas, algumas palavras simples, por aparecerem diversas vezes nos livros e no próprio cotidiano infantil, também têm potencial mnemônico. “Nessa fase, são muito importantes as chamadas ‘palavras estáveis’”, diz Suzy. Como exemplo, ela cita o trabalho que a turma do Pré I faz com o livro Macaco Danado, de Julia Donaldson.
Ainda que os alunos não saibam ler, o contato frequente com palavras como MACACO ou SAPO – e durante uma contação a professora pode apontar as palavras no livro, escrevê-las na lousa, destacá-las em cartelas – os faz associar os sons de “macaco” e “sapo” àquelas combinações específicas de letras. O mesmo efeito se dá com as palavras da rotina da classe, escritas diariamente na lousa (RODA, LANCHE, PÁTIO, etc.), ou até com os nomes dos alunos, também registrados em toda sala de aula da Educação Infantil. “Aí acontece, por exemplo, de um aluno chamado Rodrigo reconhecer a sílaba RO da palavra RODA e ter um insight: ‘Olha, professora, é parecido com o meu nome’”, diz a coordenadora.
Mas é claro que há algo mais fundamental do que a memória na aproximação com os livros: o prazer da leitura em si. Que começa com o contato direto com o objeto livro. Além da biblioteca geral do Colégio, com um acervo em torno de 500 títulos, cada sala de aula do AB Sabin (assim como na Educação Infantil do Sabin) conta com uma minibiblioteca própria, com pelo menos 24 títulos diferentes (um por aluno). E essa estrutura, diz a diretora do AB Sabin, Mônica Mazzo, é intensamente usada pelos alunos.
“Fazemos visitas à Biblioteca, em que eles escolhem os livros que quiserem, manuseiam, folheiam, mostram para os colegas. São momentos de livre exploração”, diz Mônica. Isso é importante, segundo a diretora, para estimular o gosto e o respeito pelos livros. “Também ensinamos que eles têm de cuidar do livro, não rasgar, não sujar, para que outros possam aproveitar a leitura como eles estão aproveitando”.
Orientações semelhantes são passadas também nas sacolinhas que os alunos utilizam para levar para casa os livros que tomam emprestados da Biblioteca do Colégio. O hábito do empréstimo não só é estimulado como pode ser pedido como espécie de tarefa escolar. “Uma coisa que fazemos é dizer que, na semana seguinte, alguns alunos vão contar a história do livro que levaram para casa”, diz a diretora.
É quando o Colégio conta com a ajuda dos pais para lerem com seus filhos, inclusive aproveitando para dar dicas que podem tornar essa atividade mais estimulante e frutífera. Felizmente, garante a diretora, os pais e mães do AB Sabin aceitam a tarefa com prazer. “Apesar de nem ser objetivo da Educação Infantil, boa parte de nossos alunos conclui o ciclo iniciando o processo de leitura e escrita, porque nossas famílias têm o hábito da leitura. Isso ajuda muito”.
Para seu filho gostar de ler
1. Passe o dedo pelo texto, acompanhando a leitura. Isso ajuda seu filho a fixar o som de algumas palavras ou sílabas.
2. Aproveite os dias com o livro para ler mais de uma vez. A repetição é estimulante para a criança e ajuda na memorização.
3. Faça do momento da leitura algo prazeroso, uma atividade alegre com seu filho: “Vamos ler depois do jantar?”.
4. Se a leitura for extensa, ler em partes pode aguçar a curiosidade: “Será que o macaco danado vai encontrar a mãe? Vamos descobrir amanhã?”.
5. Parabenize seu filho quando ele reconhecer palavras ou frases. O orgulho pode estimulá-lo a ler mais.

Fonte:http://educacao.estadao.com.br/blogs/albert-sabin

domingo, 4 de março de 2018

Sugestões de atividades para o dia da MULHER-08 de Março de 2018


                                                     

Dia Internacional da Mulher - 8 de Março

O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e não é considerado um feriado nacional.
O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, conseqüentemente, por diversos países.
O Dia da Mulher é muitas vezes marcado por presentes simbólicos, como flores, em especial rosas, poemas ou frases, por exemplo.
História e Origem do Dia Internacional da Mulher
A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de 15 horas diárias e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que eram debatidos pelas manifestantes da época.
De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher), onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.
No entanto, o 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação que contou com mais de 90 mil russas ficou conhecida como "Pão e Paz", sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, porém somente em 1921 que esta data foi oficializada.
Após a Guerra e a Segunda Revolução Industrial, as indústrias incorporaram as mulheres para mão-de-obra, e devido às condições insalubres de trabalho, os protestos eram freqüentes.
Por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60. A Organização das Nações Unidas, por exemplo, somente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1977. Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.



Homenagem para o Dia da Mulher
                                                           Dos filhos...

Parabéns Querida...
Pela mulher maravilhosa que existe dentro de você.
Só tenho motivos para agradecer toda felicidade
que tens me proporcionado, quanta compreensão.
Seu coração é um grande abrigo...
quanto carinho e dedicação se aloja neste âmago grandioso e admirável.
Mulher nota dez, somente você me faz sentir tão completo,
diante de tanta coragem, força e otimismo.
Faz de seus braços meu conforto, meu porto seguro,
minha certeza de ter encontrado o espelho que reflita a imagem da felicidade,
o sorriso verdadeiramente realizado.
Ou por que não?
Meus cabelos brancos que retratarão os melhores anos de minha vida.
Sou muito feliz com você, obrigado meu amor...
Parabéns pelo dia que ampara
e valoriza minhas humildes, mas verdadeiras palavras.
Amo você por tudo que você é...

Homenagem para o Dia da Mulher
                                                       Dos filhos...
Neste Dia Internacional da Mulher, eu preciso te fazer uma pergunta que me persegue há muito tempo: Como é que você consegue estar sempre de bom-humor, sempre em paz consigo mesma e com o mundo à sua volta? Como você consegue ser gentil 24 horas por dia? Como consegue se apresentar elegante em qualquer circunstância, revelando esta sua saudável e discreta vaidade? Sabe, hoje senti a necessidade de dizer o quanto admiro você. O quanto fico feliz em ter uma mãe tão especial e tão preocupada com a felicidade de todos os que a cercam, tão empenhada em proporcionar um ambiente de harmonia e beleza; enfim, um ambiente de felicidade plena. Sei que, em nome desta paz, muitas vezes você abre mão dos seus próprios interesses e, se isto me deixa orgulhoso por perceber que tenho uma mãe tão dedicada, por outro lado fico um pouquinho triste em saber que você pode estar sacrificando o seu próprio acesso a flores, perfumes e outras coisas que eu sei que você gosta tanto! Querida mamãe, neste dia especial, receba um beijo muito carinhoso e esta declaração de amor da sua filha (do seu filho).


















Sugestões retiradas da internet.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Chapeuzinho Amarelo por Maria Aparecida Rodrigues Marques

Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.

Já não ria.
Em festa, não aparecia.
Não subia escada nem descia.
Não estava resfriada mas tossia.
Ouvia conto de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada, nem de amarelinha.


Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol porque tinha medo da sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava sopa pra não ensopar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pé com medo de cair.
Então vivia parada, deitada, mas sem dormir,com medo de pesadelo.

Era a Chapeuzinho Amarelo.

E de todos os medos que tinha o medo mais que medonho era o medo do tal do LOBO.
Um LOBO que nunca se via, que morava lá pra longe, do outro lado da montanha, num buraco da Alemanha, cheio de teia de aranha, numa terra tão estranha, que vai ver que o tal do LOBO nem existia.

Mesmo assim a Chapeuzinho tinha cada vez mais medo do medo do medo do medo de um dia encontrar um LOBO.
Um LOBO que não existia.

E Chapeuzinho Amarelo, de tanto pensar no LOBO, de tanto sonhar com o LOBO, de tanto esperar o LOBO, um dia topou com ele que era assim:

carão de LOBO,

olhão de LOBO,

jeitão de LOBO

e principalmente um bocão tão grande que era capaz de comer duas avós, um caçador, rei, princesa, sete panelas de arroz e um chapéu de sobremesa.

Mas o engraçado é que, assim que encontrou o LOBO, a Chapeuzinho Amarelo foi perdendo aquele medo, o medo do medo do medo de um dia encontrar um LOBO. Foi passando aquele medo do medo que tinha do LOBO.

Foi ficando só com um pouco de medo daquele lobo.

Depois acabou o medo e ela ficou só com o lobo. ( ... )

O lobo ficou chateado. ( ... )

LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO BO BO ( ... )

 Chapeuzinho amarelo" do Chico Buarque com ilustrações do Ziraldo.

                                                             SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA AULA DE LITERATURA E ARTES





















Fonte:http://www.astrologosastrologia.com.pt/0=historias/livros&letras=51=literatura_infantil=historias-chapeuzinho_amarelo.htm/ outras atividades retiradas da internet.





domingo, 25 de fevereiro de 2018

Sequência Didática "Tema: Volta as aulas/Adaptação/Carnaval"



Eixos de Trabalho:

Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.

Competências:
 *Envolver a chegada da família com clima de acolhimento para deixá-lo mais tranqüilos e seguros, vendo que deixará seus filhos em boas mãos;
* Vivenciar momentos de interação e descontração juntamente com os demais alunos, por meio do lúdico (historia e pintura);
* valorizar e Respeitar cada funcionário individualmente no seu setor;
*Despertar o gosto pela escola e pela freqüência às aulas;
*Valorizar o Carnaval.

Habilidades:
 *Participar de atividades lúdicas de conhecimento dos espaços e pessoas; 
*Compartilhar os momentos vividos durante as férias com os amigos e professores;
*Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
*Conhecer o espaço físico da escola, suas dependências e funcionários;
* Conhecer  Historia do Carnaval.

Conteúdo(s) 
Volta as aulas/Adaptação/Carnaval
  
Desenvolvimento

1º momento - Segunda-feira, 05/02/18
 Metodologia:  Iniciamos com acolhida na entrada escola feita pela diretora e equipe, oração e músicas infantis. Em sala de aula organizar a roda de conversa com as crianças, cantar músicas infantis, apresentação dos alunos e falar sobre a rotina e as regras. Na atividade dirigida, Dinâmica de boas-vindas. Após o lanche e o pátio, realizar leitura do texto do livro “Camila e a volta as aulas” e interpretação do mesmo, encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

 Acolhida
Acolhida na entrada feita pela diretora e equipe com músicas e oração. Já na sala de aula, organizar as crianças e cantar músicas infantis e dinâmicas.

Roda de conversa com dinâmica de boas vindas
*Fazer a apresentação dos alunos
*Entregar a cada criança um papel com seu nome (crachá).
*Passar um saco com pares de balas coloridas para que cada criança retire uma.
*Pedir que cada um procure seu par (de bala da mesma cor) e sente-se ao seu lado.
Trabalho em duplas: conversar com o par sobre a origem/escolha do seu nome, idade, signo, música e desenho de que gosta, desejos etc, por 5 minutos.
Trabalho em grupo: pedir que formem um círculo e que cada um fale o que achou da escola nova e como foi suas férias.
Ao final, compartilhar: Encerrar com um aperto de mão e uma salva de palmas a todos.
Interpretação do Texto do livro  -CAMILA VOLTA ÀS AULAS
1.Você gostou da historinha?  2. Qual é o título?  
 3. Quem escreveu essa historinha? 
4. A autora da historinha é brasileira ou francesa?   5. Quantos filhos ela tem? 
6. Como se chama o primo de Camila?  
7. Quantos coleguinhas Camila vai rever no primeiro dia de aula? Como se chamam os coleguinhas de Camila?      8. Qual o nome da professora (tia)?  9. Qual a opinião de Miguel e Camila sobre a escola? Eles acham legal ou não? 
10. E você, qual a sua opinião sobre a sua escolinha?  Conte-nos tudo. 

 Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Dinâmica, História e música.
  
Lanche /Pátio
Leitura por prazer – Camila Volta as Aulas

2º momento -Terça-feira, 06/02/18
 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas infantis, oração e hino. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas infantis. Na roda de conversa, contar história. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças vão desenhar o que fizeram nas férias.  Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “O CAVALINHO BRANCO , encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas. Já na sala de aula, roda de conversa sobre os combinados da sala. (organizar  as crianças em circulo),  cantar músicas infantis...

 Roda de conversa
Conversar com as crianças sobre o que fizeram nas férias e logo após falar sobre os combinados da sala.

 Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Historia, música e brincadeiras dirigidas.

 Lanche /Pátio
Leitura por prazer – O Cavalinho Branco

3º momento - Quarta-feira, 07/02/18
 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas infantis, oração e hino. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas infantis. Na roda de conversa, contar história. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças vão modelar o Cavalinho.  Após o lanche e o pátio retomar a leitura do texto “O CAVALINHO BRANCO, encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...
  
Acolhida
Acolhida no corredor com músicas. Já na sala de aula, atividade de rotina roda de conversa sobre os combinados da sala. (organizar as crianças em circulo), cantar músicas infantis...
 Roda de conversa
Conversar com as crianças sobre as regras da Escola e logo após falar sobre os combinados da sala.

 Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Historia, música e brincadeiras dirigidas ( boliche).

 Lanche /Pátio
Leitura por prazer – Retomar  historia “O Cavalinho Branco”

4º momento –Quarta -feira, 08/02/18

 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas infantis, oração e hino. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas carnavalescas. Na roda de conversa, contar história do carnaval. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças vão fazer desenho livre sobre o  carnaval e musicas carnavalesca.  Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “  As origens do Carnaval no mundo encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas. Já na sala de aula, roda de conversa sobre o  carnaval(organizar  as crianças em circulo),  cantar músicas carnavalescas.
 Roda de conversa
Conversa com as crianças sobre a origem do carnaval, logo após falar sobre os combinados da sala e musica carnavalesca.
  
Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Historia, desenho livre, música carnavalesca e brincadeiras dirigidas.

 Lanche /Pátio

Leitura por prazer – Retomar o tema anterior “As origens do Carnaval no mundo

5º momento –sexta -feira, 09/02/18

 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas infantis, oração e hino. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas carnavalescas. Na roda de conversa, contar história do carnaval. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças vão fazer colagem nas mascaras de carnaval e musicas carnavalesca.  Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “ Retomar o texto “As origens do Carnaval no mundo encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas. Já na sala de aula, roda de conversa sobre o  carnaval(organizar  as crianças em circulo),  cantar músicas carnavalescas.

 Roda de conversa
Continuar a conversa com as crianças sobre a origem do carnaval e logo após falar sobre os combinados da sala.

Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Historia, colagem, música carnavalesca e brincadeiras dirigidas.
  
 Lanche /Pátio

Leitura por prazer – Retomar o tema anterior “As origens do Carnaval no mundo

6º momento –quinta –feira, 15/02/18

 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando música infantil, oração e hino. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas infantis. Na roda de conversa, falar sobre a escola e seus funcionários. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, passeio para conhecer as dependências da escola e musicas infantil.  Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “A turma da Monica na Escola encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas. Já na sala de aula, roda de conversa sobre o  texto(organizar  as crianças em circulo), DVD e cantar música Infantil.

 Roda de conversa
Vamos refletir sobre história com os/as alunos/as: Na sua percepção, qual a expectativa da Mônica em relação à escola? Como a Mônica se sentiu ao ouvir de sua mãe que ela teria que esperar um pouco mais para entrar na escola? Quando a Mônica brincou de escolinha,  que imagem ela construiu da escola? Vocês acham que o que aconteceu na brincadeira da Turma da Mônica acontece de fato na escola real? Você se lembra quando entrou na escola ou já ouviu alguém contar sobre como foi esta experiência em sua vida?  
Falar também sobre as regras e combinados da sala.

Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Pintura (guache) e música.

Lanche /Pátio

Leitura por prazer – “A Turma da Monica na Escola

7º momento –sexta –feira, 16/02/18

 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando música infantil, oração e hino. Em sala de aula organizar as crianças e cantar música infantil. Na roda de conversa, reflexão sobre a escola que estudam. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, passeio pela escola para conhecer os funcionários da mesma e musicas infantil.  Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “A turma da Monica na Escola encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas. Já na sala de aula, roda de conversa sobre o  texto da aula anterior (organizar  as crianças em circulo) e cantar música Infantil.

 Roda de conversa
Reflexão sobre a escola em que estudam:
1) Há quanto tempo eu estudo nessa escola?
2) O que sei sobre a criação da minha escola?
3) Qual a idade da minha escola?
4) Quantos/as alunos/as tem em minha escola?
5)Quantos professore/as e funcionários/as?
6) Qual é o/a professor/a mais antigo/a da escola?
7) Quem são os professores que trabalham aqui?
"A história da minha escola"
Falar também sobre as regras e combinados da sala.

Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Desenho livre (A historia da Minha Escola) e música.


Lanche /Pátio

Leitura por prazer – “Retomar o texto “A Turma da Monica na Escola

Atividades:
 05/02-Dinâmica, música e Desenho livre (férias);
06/02-História, música e brincadeiras dirigidas;
07/02-História, música e brincadeiras dirigidas (boliche);
08/02-Historia (carnaval ),desenho livre e música carnavalesca;
09/02-História (carnaval), colagem e música carnavalesca;
15/02- Pintura e música;
16/02- Desenho livre e música.

Recursos/ material de apoio 05/02 a 016/02 de 2018 
Papéis coloridos, Internet/computador, Lápis, coloridos e giz de cera, guache,Painéis, Livros de literatura infantil, balas, CDs, fantoches, Pen drive...

Avaliação:
 Acontecerá durante todo o processo das aulas, avaliando a aquisição de conhecimento em reconhecimento do tema abordado, observando a coordenação.

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE