domingo, 25 de fevereiro de 2018

Sequência Didática "Tema: Volta as aulas/Adaptação/Carnaval"



Eixos de Trabalho:

Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.

Competências:
 *Envolver a chegada da família com clima de acolhimento para deixá-lo mais tranqüilos e seguros, vendo que deixará seus filhos em boas mãos;
* Vivenciar momentos de interação e descontração juntamente com os demais alunos, por meio do lúdico (historia e pintura);
* valorizar e Respeitar cada funcionário individualmente no seu setor;
*Despertar o gosto pela escola e pela freqüência às aulas;
*Valorizar o Carnaval.

Habilidades:
 *Participar de atividades lúdicas de conhecimento dos espaços e pessoas; 
*Compartilhar os momentos vividos durante as férias com os amigos e professores;
*Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
*Conhecer o espaço físico da escola, suas dependências e funcionários;
* Conhecer  Historia do Carnaval.

Conteúdo(s) 
Volta as aulas/Adaptação/Carnaval
  
Desenvolvimento

1º momento - Segunda-feira, 05/02/18
 Metodologia:  Iniciamos com acolhida na entrada escola feita pela diretora e equipe, oração e músicas infantis. Em sala de aula organizar a roda de conversa com as crianças, cantar músicas infantis, apresentação dos alunos e falar sobre a rotina e as regras. Na atividade dirigida, Dinâmica de boas-vindas. Após o lanche e o pátio, realizar leitura do texto do livro “Camila e a volta as aulas” e interpretação do mesmo, encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

 Acolhida
Acolhida na entrada feita pela diretora e equipe com músicas e oração. Já na sala de aula, organizar as crianças e cantar músicas infantis e dinâmicas.

Roda de conversa com dinâmica de boas vindas
*Fazer a apresentação dos alunos
*Entregar a cada criança um papel com seu nome (crachá).
*Passar um saco com pares de balas coloridas para que cada criança retire uma.
*Pedir que cada um procure seu par (de bala da mesma cor) e sente-se ao seu lado.
Trabalho em duplas: conversar com o par sobre a origem/escolha do seu nome, idade, signo, música e desenho de que gosta, desejos etc, por 5 minutos.
Trabalho em grupo: pedir que formem um círculo e que cada um fale o que achou da escola nova e como foi suas férias.
Ao final, compartilhar: Encerrar com um aperto de mão e uma salva de palmas a todos.
Interpretação do Texto do livro  -CAMILA VOLTA ÀS AULAS
1.Você gostou da historinha?  2. Qual é o título?  
 3. Quem escreveu essa historinha? 
4. A autora da historinha é brasileira ou francesa?   5. Quantos filhos ela tem? 
6. Como se chama o primo de Camila?  
7. Quantos coleguinhas Camila vai rever no primeiro dia de aula? Como se chamam os coleguinhas de Camila?      8. Qual o nome da professora (tia)?  9. Qual a opinião de Miguel e Camila sobre a escola? Eles acham legal ou não? 
10. E você, qual a sua opinião sobre a sua escolinha?  Conte-nos tudo. 

 Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Dinâmica, História e música.
  
Lanche /Pátio
Leitura por prazer – Camila Volta as Aulas

2º momento -Terça-feira, 06/02/18
 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas infantis, oração e hino. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas infantis. Na roda de conversa, contar história. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças vão desenhar o que fizeram nas férias.  Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “O CAVALINHO BRANCO , encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas. Já na sala de aula, roda de conversa sobre os combinados da sala. (organizar  as crianças em circulo),  cantar músicas infantis...

 Roda de conversa
Conversar com as crianças sobre o que fizeram nas férias e logo após falar sobre os combinados da sala.

 Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Historia, música e brincadeiras dirigidas.

 Lanche /Pátio
Leitura por prazer – O Cavalinho Branco

3º momento - Quarta-feira, 07/02/18
 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas infantis, oração e hino. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas infantis. Na roda de conversa, contar história. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças vão modelar o Cavalinho.  Após o lanche e o pátio retomar a leitura do texto “O CAVALINHO BRANCO, encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...
  
Acolhida
Acolhida no corredor com músicas. Já na sala de aula, atividade de rotina roda de conversa sobre os combinados da sala. (organizar as crianças em circulo), cantar músicas infantis...
 Roda de conversa
Conversar com as crianças sobre as regras da Escola e logo após falar sobre os combinados da sala.

 Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Historia, música e brincadeiras dirigidas ( boliche).

 Lanche /Pátio
Leitura por prazer – Retomar  historia “O Cavalinho Branco”

4º momento –Quarta -feira, 08/02/18

 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas infantis, oração e hino. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas carnavalescas. Na roda de conversa, contar história do carnaval. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças vão fazer desenho livre sobre o  carnaval e musicas carnavalesca.  Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “  As origens do Carnaval no mundo encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas. Já na sala de aula, roda de conversa sobre o  carnaval(organizar  as crianças em circulo),  cantar músicas carnavalescas.
 Roda de conversa
Conversa com as crianças sobre a origem do carnaval, logo após falar sobre os combinados da sala e musica carnavalesca.
  
Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Historia, desenho livre, música carnavalesca e brincadeiras dirigidas.

 Lanche /Pátio

Leitura por prazer – Retomar o tema anterior “As origens do Carnaval no mundo

5º momento –sexta -feira, 09/02/18

 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas infantis, oração e hino. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas carnavalescas. Na roda de conversa, contar história do carnaval. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças vão fazer colagem nas mascaras de carnaval e musicas carnavalesca.  Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “ Retomar o texto “As origens do Carnaval no mundo encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas. Já na sala de aula, roda de conversa sobre o  carnaval(organizar  as crianças em circulo),  cantar músicas carnavalescas.

 Roda de conversa
Continuar a conversa com as crianças sobre a origem do carnaval e logo após falar sobre os combinados da sala.

Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Historia, colagem, música carnavalesca e brincadeiras dirigidas.
  
 Lanche /Pátio

Leitura por prazer – Retomar o tema anterior “As origens do Carnaval no mundo

6º momento –quinta –feira, 15/02/18

 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando música infantil, oração e hino. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas infantis. Na roda de conversa, falar sobre a escola e seus funcionários. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, passeio para conhecer as dependências da escola e musicas infantil.  Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “A turma da Monica na Escola encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas. Já na sala de aula, roda de conversa sobre o  texto(organizar  as crianças em circulo), DVD e cantar música Infantil.

 Roda de conversa
Vamos refletir sobre história com os/as alunos/as: Na sua percepção, qual a expectativa da Mônica em relação à escola? Como a Mônica se sentiu ao ouvir de sua mãe que ela teria que esperar um pouco mais para entrar na escola? Quando a Mônica brincou de escolinha,  que imagem ela construiu da escola? Vocês acham que o que aconteceu na brincadeira da Turma da Mônica acontece de fato na escola real? Você se lembra quando entrou na escola ou já ouviu alguém contar sobre como foi esta experiência em sua vida?  
Falar também sobre as regras e combinados da sala.

Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Pintura (guache) e música.

Lanche /Pátio

Leitura por prazer – “A Turma da Monica na Escola

7º momento –sexta –feira, 16/02/18

 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando música infantil, oração e hino. Em sala de aula organizar as crianças e cantar música infantil. Na roda de conversa, reflexão sobre a escola que estudam. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, passeio pela escola para conhecer os funcionários da mesma e musicas infantil.  Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “A turma da Monica na Escola encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas. Já na sala de aula, roda de conversa sobre o  texto da aula anterior (organizar  as crianças em circulo) e cantar música Infantil.

 Roda de conversa
Reflexão sobre a escola em que estudam:
1) Há quanto tempo eu estudo nessa escola?
2) O que sei sobre a criação da minha escola?
3) Qual a idade da minha escola?
4) Quantos/as alunos/as tem em minha escola?
5)Quantos professore/as e funcionários/as?
6) Qual é o/a professor/a mais antigo/a da escola?
7) Quem são os professores que trabalham aqui?
"A história da minha escola"
Falar também sobre as regras e combinados da sala.

Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Desenho livre (A historia da Minha Escola) e música.


Lanche /Pátio

Leitura por prazer – “Retomar o texto “A Turma da Monica na Escola

Atividades:
 05/02-Dinâmica, música e Desenho livre (férias);
06/02-História, música e brincadeiras dirigidas;
07/02-História, música e brincadeiras dirigidas (boliche);
08/02-Historia (carnaval ),desenho livre e música carnavalesca;
09/02-História (carnaval), colagem e música carnavalesca;
15/02- Pintura e música;
16/02- Desenho livre e música.

Recursos/ material de apoio 05/02 a 016/02 de 2018 
Papéis coloridos, Internet/computador, Lápis, coloridos e giz de cera, guache,Painéis, Livros de literatura infantil, balas, CDs, fantoches, Pen drive...

Avaliação:
 Acontecerá durante todo o processo das aulas, avaliando a aquisição de conhecimento em reconhecimento do tema abordado, observando a coordenação.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE