quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Chapeuzinho Amarelo por Maria Aparecida Rodrigues Marques

Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.

Já não ria.
Em festa, não aparecia.
Não subia escada nem descia.
Não estava resfriada mas tossia.
Ouvia conto de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada, nem de amarelinha.


Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol porque tinha medo da sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava sopa pra não ensopar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pé com medo de cair.
Então vivia parada, deitada, mas sem dormir,com medo de pesadelo.

Era a Chapeuzinho Amarelo.

E de todos os medos que tinha o medo mais que medonho era o medo do tal do LOBO.
Um LOBO que nunca se via, que morava lá pra longe, do outro lado da montanha, num buraco da Alemanha, cheio de teia de aranha, numa terra tão estranha, que vai ver que o tal do LOBO nem existia.

Mesmo assim a Chapeuzinho tinha cada vez mais medo do medo do medo do medo de um dia encontrar um LOBO.
Um LOBO que não existia.

E Chapeuzinho Amarelo, de tanto pensar no LOBO, de tanto sonhar com o LOBO, de tanto esperar o LOBO, um dia topou com ele que era assim:

carão de LOBO,

olhão de LOBO,

jeitão de LOBO

e principalmente um bocão tão grande que era capaz de comer duas avós, um caçador, rei, princesa, sete panelas de arroz e um chapéu de sobremesa.

Mas o engraçado é que, assim que encontrou o LOBO, a Chapeuzinho Amarelo foi perdendo aquele medo, o medo do medo do medo de um dia encontrar um LOBO. Foi passando aquele medo do medo que tinha do LOBO.

Foi ficando só com um pouco de medo daquele lobo.

Depois acabou o medo e ela ficou só com o lobo. ( ... )

O lobo ficou chateado. ( ... )

LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO BO BO ( ... )

 Chapeuzinho amarelo" do Chico Buarque com ilustrações do Ziraldo.

                                                             SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA AULA DE LITERATURA E ARTES





















Fonte:http://www.astrologosastrologia.com.pt/0=historias/livros&letras=51=literatura_infantil=historias-chapeuzinho_amarelo.htm/ outras atividades retiradas da internet.





domingo, 25 de fevereiro de 2018

Sequência Didática "Tema: Volta as aulas/Adaptação/Carnaval"



Eixos de Trabalho:

Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.

Competências:
 *Envolver a chegada da família com clima de acolhimento para deixá-lo mais tranqüilos e seguros, vendo que deixará seus filhos em boas mãos;
* Vivenciar momentos de interação e descontração juntamente com os demais alunos, por meio do lúdico (historia e pintura);
* valorizar e Respeitar cada funcionário individualmente no seu setor;
*Despertar o gosto pela escola e pela freqüência às aulas;
*Valorizar o Carnaval.

Habilidades:
 *Participar de atividades lúdicas de conhecimento dos espaços e pessoas; 
*Compartilhar os momentos vividos durante as férias com os amigos e professores;
*Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
*Conhecer o espaço físico da escola, suas dependências e funcionários;
* Conhecer  Historia do Carnaval.

Conteúdo(s) 
Volta as aulas/Adaptação/Carnaval
  
Desenvolvimento

1º momento - Segunda-feira, 05/02/18
 Metodologia:  Iniciamos com acolhida na entrada escola feita pela diretora e equipe, oração e músicas infantis. Em sala de aula organizar a roda de conversa com as crianças, cantar músicas infantis, apresentação dos alunos e falar sobre a rotina e as regras. Na atividade dirigida, Dinâmica de boas-vindas. Após o lanche e o pátio, realizar leitura do texto do livro “Camila e a volta as aulas” e interpretação do mesmo, encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

 Acolhida
Acolhida na entrada feita pela diretora e equipe com músicas e oração. Já na sala de aula, organizar as crianças e cantar músicas infantis e dinâmicas.

Roda de conversa com dinâmica de boas vindas
*Fazer a apresentação dos alunos
*Entregar a cada criança um papel com seu nome (crachá).
*Passar um saco com pares de balas coloridas para que cada criança retire uma.
*Pedir que cada um procure seu par (de bala da mesma cor) e sente-se ao seu lado.
Trabalho em duplas: conversar com o par sobre a origem/escolha do seu nome, idade, signo, música e desenho de que gosta, desejos etc, por 5 minutos.
Trabalho em grupo: pedir que formem um círculo e que cada um fale o que achou da escola nova e como foi suas férias.
Ao final, compartilhar: Encerrar com um aperto de mão e uma salva de palmas a todos.
Interpretação do Texto do livro  -CAMILA VOLTA ÀS AULAS
1.Você gostou da historinha?  2. Qual é o título?  
 3. Quem escreveu essa historinha? 
4. A autora da historinha é brasileira ou francesa?   5. Quantos filhos ela tem? 
6. Como se chama o primo de Camila?  
7. Quantos coleguinhas Camila vai rever no primeiro dia de aula? Como se chamam os coleguinhas de Camila?      8. Qual o nome da professora (tia)?  9. Qual a opinião de Miguel e Camila sobre a escola? Eles acham legal ou não? 
10. E você, qual a sua opinião sobre a sua escolinha?  Conte-nos tudo. 

 Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Dinâmica, História e música.
  
Lanche /Pátio
Leitura por prazer – Camila Volta as Aulas

2º momento -Terça-feira, 06/02/18
 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas infantis, oração e hino. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas infantis. Na roda de conversa, contar história. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças vão desenhar o que fizeram nas férias.  Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “O CAVALINHO BRANCO , encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas. Já na sala de aula, roda de conversa sobre os combinados da sala. (organizar  as crianças em circulo),  cantar músicas infantis...

 Roda de conversa
Conversar com as crianças sobre o que fizeram nas férias e logo após falar sobre os combinados da sala.

 Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Historia, música e brincadeiras dirigidas.

 Lanche /Pátio
Leitura por prazer – O Cavalinho Branco

3º momento - Quarta-feira, 07/02/18
 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas infantis, oração e hino. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas infantis. Na roda de conversa, contar história. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças vão modelar o Cavalinho.  Após o lanche e o pátio retomar a leitura do texto “O CAVALINHO BRANCO, encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...
  
Acolhida
Acolhida no corredor com músicas. Já na sala de aula, atividade de rotina roda de conversa sobre os combinados da sala. (organizar as crianças em circulo), cantar músicas infantis...
 Roda de conversa
Conversar com as crianças sobre as regras da Escola e logo após falar sobre os combinados da sala.

 Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Historia, música e brincadeiras dirigidas ( boliche).

 Lanche /Pátio
Leitura por prazer – Retomar  historia “O Cavalinho Branco”

4º momento –Quarta -feira, 08/02/18

 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas infantis, oração e hino. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas carnavalescas. Na roda de conversa, contar história do carnaval. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças vão fazer desenho livre sobre o  carnaval e musicas carnavalesca.  Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “  As origens do Carnaval no mundo encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas. Já na sala de aula, roda de conversa sobre o  carnaval(organizar  as crianças em circulo),  cantar músicas carnavalescas.
 Roda de conversa
Conversa com as crianças sobre a origem do carnaval, logo após falar sobre os combinados da sala e musica carnavalesca.
  
Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Historia, desenho livre, música carnavalesca e brincadeiras dirigidas.

 Lanche /Pátio

Leitura por prazer – Retomar o tema anterior “As origens do Carnaval no mundo

5º momento –sexta -feira, 09/02/18

 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas infantis, oração e hino. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas carnavalescas. Na roda de conversa, contar história do carnaval. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, as crianças vão fazer colagem nas mascaras de carnaval e musicas carnavalesca.  Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “ Retomar o texto “As origens do Carnaval no mundo encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas. Já na sala de aula, roda de conversa sobre o  carnaval(organizar  as crianças em circulo),  cantar músicas carnavalescas.

 Roda de conversa
Continuar a conversa com as crianças sobre a origem do carnaval e logo após falar sobre os combinados da sala.

Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Historia, colagem, música carnavalesca e brincadeiras dirigidas.
  
 Lanche /Pátio

Leitura por prazer – Retomar o tema anterior “As origens do Carnaval no mundo

6º momento –quinta –feira, 15/02/18

 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando música infantil, oração e hino. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas infantis. Na roda de conversa, falar sobre a escola e seus funcionários. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, passeio para conhecer as dependências da escola e musicas infantil.  Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “A turma da Monica na Escola encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas. Já na sala de aula, roda de conversa sobre o  texto(organizar  as crianças em circulo), DVD e cantar música Infantil.

 Roda de conversa
Vamos refletir sobre história com os/as alunos/as: Na sua percepção, qual a expectativa da Mônica em relação à escola? Como a Mônica se sentiu ao ouvir de sua mãe que ela teria que esperar um pouco mais para entrar na escola? Quando a Mônica brincou de escolinha,  que imagem ela construiu da escola? Vocês acham que o que aconteceu na brincadeira da Turma da Mônica acontece de fato na escola real? Você se lembra quando entrou na escola ou já ouviu alguém contar sobre como foi esta experiência em sua vida?  
Falar também sobre as regras e combinados da sala.

Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Pintura (guache) e música.

Lanche /Pátio

Leitura por prazer – “A Turma da Monica na Escola

7º momento –sexta –feira, 16/02/18

 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando música infantil, oração e hino. Em sala de aula organizar as crianças e cantar música infantil. Na roda de conversa, reflexão sobre a escola que estudam. Realizar as atividades de rotina. Na atividade dirigida, passeio pela escola para conhecer os funcionários da mesma e musicas infantil.  Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “A turma da Monica na Escola encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas. Já na sala de aula, roda de conversa sobre o  texto da aula anterior (organizar  as crianças em circulo) e cantar música Infantil.

 Roda de conversa
Reflexão sobre a escola em que estudam:
1) Há quanto tempo eu estudo nessa escola?
2) O que sei sobre a criação da minha escola?
3) Qual a idade da minha escola?
4) Quantos/as alunos/as tem em minha escola?
5)Quantos professore/as e funcionários/as?
6) Qual é o/a professor/a mais antigo/a da escola?
7) Quem são os professores que trabalham aqui?
"A história da minha escola"
Falar também sobre as regras e combinados da sala.

Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: marcar a data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 *Desenho livre (A historia da Minha Escola) e música.


Lanche /Pátio

Leitura por prazer – “Retomar o texto “A Turma da Monica na Escola

Atividades:
 05/02-Dinâmica, música e Desenho livre (férias);
06/02-História, música e brincadeiras dirigidas;
07/02-História, música e brincadeiras dirigidas (boliche);
08/02-Historia (carnaval ),desenho livre e música carnavalesca;
09/02-História (carnaval), colagem e música carnavalesca;
15/02- Pintura e música;
16/02- Desenho livre e música.

Recursos/ material de apoio 05/02 a 016/02 de 2018 
Papéis coloridos, Internet/computador, Lápis, coloridos e giz de cera, guache,Painéis, Livros de literatura infantil, balas, CDs, fantoches, Pen drive...

Avaliação:
 Acontecerá durante todo o processo das aulas, avaliando a aquisição de conhecimento em reconhecimento do tema abordado, observando a coordenação.

A MENINA DAS ESTRELAS ( De Ziraldo)Uma sugestão de Homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
“Não se nasce mulher: torna-se”, afirma Simone de Beauvoir. Ziraldo também sabe disso. Escrevendo tanto sobre meninos maluquinhos, já afirmou em entrevista que seria difícil escrever sobre o universo feminino. Um universo outro. Tão cedo se faz a diferença entre os sexos. Penso que Ziraldo sabe que menina já é um pouco mulher. Nesse processo intenso de tornar-se. Não que sempre tenha sido. “Torna-se”, diz Simone. E inicia o tornar-se, quem sabe, a partir do nome. Daniela, Catarina, Beatriz. Lucia, Madalena, Maria. Maria Madalena e Maria Santa. E Pomba Gira, Joana D´arc, Dona Joana. A menininha de pés descalços e a de saltos altos precoces. Perversa, mãe, boa, amiga. Do infinito das estrelas. Na multiplicidade de um devir, de um vir-a-ser, do tornar-se muitas, transformar-se em outras.
Ziraldo sabia que seria difícil. Mas descobriu que era possível. Talvez – afirmo eu – porque universos de misturam. Planetas e Estrelas se transmutam, e o fazer-se mulher é possibilidade dos instantes todos, e não apenas dos corpos nascidos femininos. E Ziraldo, “homem feito”, transformou-se – no vácuo do instante – nas palavras de uma leitora que afirmou que as meninas eram das estrelas. A transformação se deu a partir de um encontro com jovens leitores no qual o autor comentava sobre seu livro O Menino da Lua, e e surgiu questinonamento sobre o fato de não haver meninas entre os amigos de Zélen, personagem principal da obra. As palavras da garota se fizeram verso pro livro Menina das Estrelas, que trata de mistérios, segredos e amores, numa visão feminina – reinventada a partir do olhar de Ziraldo. Um novo olhar.
A MENINA DAS ESTRELAS Ziraldo traça um perfil das meninas, abordando a infância e a passagem para a adolescência. O heroísmo dos pais, a cumplicidade entre amigas, o interesse pelos meninos. As ilustrações, do autor, são bastante expressivas e enriquecem as caracterizações. Para meninas compreenderem melhor seu universo. Vem numa lata e acompanha uma camiseta.



O menino Maluquinho — Ziraldo Alves Pinto



 O Menino Maluquinho, criado por Ziraldo Alves Pinto, foi lançado em 1980 e se tornou um clássico da literatura infanto-juvenil.


Seu protagonista, o Menino Maluquinho, é um garoto tão menino quanto qualquer outro de sua idade — Brincalhão, esperto, levado, travesso e arteiro — teve a sorte de nascer numa família que lhe dá carinho e lhe permite dar asas à imaginação e desfrutar de todas as suas fantasias e diversões da infância, desde que ele viva estes momentos de forma saudável.

Claro que isso nao impede que de vez em quando, ele também passe por alguns apertos e pregue alguns sustos em seus familiares com suas artes mais inspiradas, mas tudo isso faz parte da trajetória do desenvolvimento de uma criança.

Este personagem vive sua meninice no fim da década de 60, ao lado dos companheiros de traquinagem – o fofinho Bocão, Junin, Lúcio, Herman, Julieta, Carol e Nina. Juntos eles desfrutam de prazeres, que não voltam mais, de deliciosas brincadeiras que mais tarde permanecerão para sempre na memória de cada um.

Maluquinho com criatividade recria as situações desagradáveis da vida, transformando sombras em riso, dor em beijo. Até mesmo a separação dos pais o faz criar e sorrir da saudade, mas tambem aprendeu e compreendeu que esta seria uma constante em sua vida.

E mesmo sendo um garoto muito popular, querido por todos e cheio de namoradas: chorava escondido se tinha tristezas; era em suas brincadeiras solitárias, em sua força interior, que restituía a alegria para com ela contagiar os todos.

Entre uma arte e outra, o garoto trava longas conversas com Irene, sua empregada e "melhor amiga", e é pelo seu jeito de ser, que é comsiderado “maluquinho”, mas na verdade um garoto que traz em si uma felicidade contagiante, uma liderança nata, metido a saber tudo, um companheiro para todos os momentos.

Ziraldo criou, com este personagem, vários cartoons, ou seja, narrativas bem-humoradas tecidas com palavras e desenhos, tiras de histórias em quadrinhos e diversas atividades infantis protagonizadas pelo garoto que é a mais pura tradução da infância.

Esta obra foi um sucesso de público e de crítica, bem como de vendas, e sua trama inspirou a realização de vários filmes. Além das versões cinematográficas, O Menino Maluquinho foi também levado aos palcos em várias montagens teatrais, protagonizou histórias em quadrinhos e até uma série criada para a TV, com o mesmo título, em 2006.

Ziraldo nos faz conhecer a história de um Menino Maluquinho, porém não tão Maluquinho, já que com sua sabedoria nos ensina a ter uma atitude positiva diante da vida, a agir de maneira espontânea, a ter senso solidário, e a zelar pela boa convivência como norma do bem viver. — Não importa ganhar a vida, mas saber viver a vida.


O Menino Maluquinho
Autor: Ziraldo Alves Pinto
Editora: Melhoramentos Editor
Preço: De R$ 19,30 até R$ 24,90

<>>

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE