domingo, 15 de abril de 2018

Projeto de Leitura: Vida, Obras e Personagens de Monteiro Lobato/Atividades para colorir



O projeto tem o intuito de estimular a leitura.Acreditando que a mesma deve ser fonte de prazer, escolhemos estudar a vida, algumas obras e personagens  do PAI DA LITERATURA INFANTIL, Monteiro Lobato.
Além de amar ler e escrever para crianças e adultos, este grande escritor, fazendeiro e jornalista, procurou transformar o Brasil num país moderno e desenvolvido por meio de muita coragem e criatividade. Em suas obras destacam-se alguns aspectos relevantes e que merecem nosso respaldo.
- Seus personagens que se repetem em todas as narrativas;

- o emprego de crianças como heróis, promovendo imediata identificação com o leitor;

- a ausência de autoritarismo e de imagens adultas repressoras;

- a opinião das crianças personagens é respeitada;

- a curiosidade e a criatividade são estimuladas.E, como conclui CHIAVINI (1994, p. 473): “Como é fácil lidar com os pequenos... Eles aceitam incondicionalmente as ofertas sinceras, deixam-se cativar sem medo por tudo aquilo de que possam auferir prazer, e nos contagiam com o gosto com o qual se envolvem nas tarefas propostas. E são reconhecidos”.                                                                                                                                                                                                                             

                                                                                       Fonte de pesquisa:Internet




























                                                                 Pesquisa feita na Internet

sábado, 14 de abril de 2018

Biografia de Monteiro Lobato, literatura infantil, sua grande obra O Sitio do Pica-Pau Amarelo, principais obras de Monteiro Lobato.


Sou professora de literatura na Escola CEIM Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Dia 18 de abril vamos iniciar o Projeto:  “Vida , obras e personagens  de Monteiro Lobato”. Ele era
Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô.  Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.

 Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. 
 Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. 
 Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos. 
 Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho. 
 Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras. 
 No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.

 Frases de Monteiro Lobato
 - "De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo".
 - "É errado pensar que é a ciência que mata uma religião. Só pode com ela outra religião".
 - "O livro é uma mercadoria como qualquer outra; não há diferença entre o livro e um artigo de alimentação. (...) Se o livro não vende é porque ele não presta".









- "Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos".

Fonte: https://www.suapesquisa.com/biografias/monteirolobato

domingo, 8 de abril de 2018

Turma da Mônica: diversão em família/Alguém para Cuidar de Mim(Mauricio de Sousa).

 Família você é especial (música)                     
                                               
                                           
TUM tum TUM Tum, Meu Coração está Batendo TUM tum TUM Tum, Ele bate até mais forte TUM tum TUM Tum, Hoje é um dia especial FAMÍLIA  você é mesmo genial. Eu te amo. FA mília, FA mília, Aceite hoje o meu carinho FA milia  FA mília, Aceite hoje o meu beijinho SMACK smack SMACK smack, Quero que você seja feliz Você é tudo o que eu sempre quis Trago hoje como gratidão Você está aqui no meu coração TUM tum TUM Tum, Coração está Batendo TUM tum TUM Tum, Ele bate até mais forte TUM tum TUM Tum, Hoje é um dia especial FAMILIA você é mesmo genial.
                                               Eu te amo FAMÍLIA!     


                                                      

FAMÍLIA



A Maria Cebolinha é a irmã mais nova do Cebolinha, filha do Seu Cebola e da Dona Cebola. Tem cerca de 2 anos, portanto não sabe falar nem andar. Foi baseada em uma das filhas do Mauricio de Sousa, chamada Mariângela.
A sua primeira aparição foi nas tiras de Mauricio na década de 60, a historia de seu nascimento é contada em "Bem-Vinda Maria Cebolinha", de 2001. Nessa historinha, é possível perceber que Cebolinha teve bastante ciúmes da nova "intrusa" da família Cebola, mas depois acabou se acostumando com a ideia de dividir o espaço com sua irmãzinha, tornando-se ótimos amigos posteriormente.

Maria Cebolinha substitui um irmão do Cebolinha, o Salsinha que apareceu nas tiras de Mauricio e numa historia da década de 70 na revista da Mônica.
Quando ela nasceu Cebolinha tinha cerca de 4 anos de idade.
Ela, geralmente quando está sozinha, brinca, se diverte e fala com Floquinho.
Seu nome nas tirinhas em inglês é "Mary Angela".

terça-feira, 3 de abril de 2018

Refletindo sobre o BULLYING( o mal do século XXI).



É comum, observarmos no cotidiano escolar, que as crianças falam mal e agridem física e psicologicamente seus colegas ou colocando apelidos nos amigos, afirmando que estão brincando. Por isso, é importante trabalhar com eles a diferença entre o brincar e práticas de bullying.
Para isso, a sugestão é que você inicie a aula, propondo às crianças que assistam uma história disponível em DVD, mostrando um dos planos infalíveis de dois garotos: Cascão e Cebolinha e o aniversário da Mônica, “Venha à minha festinha”



Neste vídeo, da Turma da Mônica, você poderá trabalhar a questão do bullying explorando as atitudes dos personagens Cascão e o Cebolinha, que deixam a Mônica chateada ao utilizarem apelidos como baixinha, gordinha e dentuça, por exemplo.
Isso porque, por serem histórias amplamente divulgadas e de fácil acesso, facilitarão a aproximação do tema bullying com as vivências das crianças.

 Posteriormente, em rodinha de conversa, questione aos alunos, de forma que percebam as inadequações dos atos do Cebolinha e do Cascão. Neste momento, ainda não se faz necessário apresentar a nomenclatura bullying e sim os atos que o compõe.
Pergunte aos alunos:
_ Por que a Mônica bate no Cascão e no Cebolinha?
_ Como o Cascão e o Cebolinha agem com a Mônica?  
_ O que eles fazem para deixá-la triste?
_ O que vocês acham desses atos que eles têm?
_ Isso é uma brincadeira legal de fazer com os amigos?
Depois, conte-lhes que isto que o Cebolinha e o Cascão fazem com a Mônica, causa tristeza e possui o nome de bullying.

Atividade de Casa

Para finalizar esse momento, como tarefa de casa, solicite que entrevistem seus familiares, a partir do seguinte roteiro:
Entreviste duas pessoas de sua família, se possível de idades diferentes, para saber como e se acontecia o bullying quando ela estudava.
Para isso, peça que respondam:
1) Nome
2) Idade
3) Na sua época de escola era comum xingar, bater ou colocar apelidos nos colegas?
4)Você chamava algum colega ou era chamado de apelidos?
5) O que você sentia quando era vítima ou praticava essas brincadeiras inadequadas?
6)Você sabe o que é bullying?
7)O que a sua escola fazia quando alguém reclamava de sofrer o que hoje chamamos de bullying?


2º momento: Socializando conhecimentos


Inicie esse momento oportunizando que as crianças compartilhem os relatos de seus familiares, por elas recolhidos, refletindo sobre suas entrevistas aos demais. Intervenha, sempre que for necessário reforçando os sentimentos e as conseqüências do bullying para a vida dessas pessoas.
Dessa forma, a diversidade poderá ser evidenciada em sua aula, além de enfatizar que essa é uma prática comum e corriqueira nas escolas há tempos.
Finalize esse momento, solicitando que os alunos desenhem algo que represente seus sentimentos em relação as entrevistas.

3º momento: Investigando nossa turma
Após a socialização, proponha um debate que incentive as crianças a dizerem situações por elas enfrentadas. Lembre-se de anotar as falas e críticas dos alunos ao bullying.
Posteriormente, converse com elas esclarecendo que o bullying é tão comum quanto prejudicial. Para isso, você poderá exemplificar utilizando as falas dos familiares e a vivência das crianças.
Ao final do debate, construa com elas um quadro para expor na sala de aula, com combinados da turma. Neste, oportunize que diferenciem atitudes boas de inadequadas, ou seja, brincadeiras de bullying.

4º momento: Agressões  causam dores reais
Neste momento, uma vez que os alunos já sabem o que é bullying, apenas relembre os conhecimentos já adquiridos sobre o tema, retomando as entrevistas  realizadas.
Depois, é hora de aprofundar o assunto e introduzir o tema central desta aula.
Inicie dizendo que o bullying não acontece apenas nas escolas e sim, nos múltiplos espaços que freqüentamos, inclusive na internet ( em blogs, sites de relacionamento, e-mails, mensageiros instantâneos, dentre outros), assim como suas conseqüências. Além disso, que é chamado de cyberbullying também tem feito muitas vítimas, tanto quanto o já estudado bullying. Vocês vão aprofundar mais no próximo período.

5º momento: Não estamos sozinhos
Professor, nesse momento, a ênfase é mostrar a não impunidade destes atos, incentivando que as crianças não os façam.
Assim, primeiramente, trabalhe com elas as penalidades legais e sociais que as pessoas que praticaram o bullying já receberam. Para isso, a sugestão é um vídeo, disponível no Youtube, de uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XHEfAW9FIkw, que mostra inclusive, decisões judiciais com indenizações às vítimas.
Posteriormente, para saber como a escola lida com o bullying, convide a pedagoga  da escola para fazer uma reflexão sobre quais as penalidades previstas pela escola, para quem realiza essas práticas. Os alunos aprenderão também, como e onde pedir ajuda se for vítima de bullying na escola.

6º momento: Compartilhando aprendizagens
Para finalizar, produza com as crianças Desenhos e histórias , que mostre o que realmente foi significativo para eles durante as atividades; observando e sintetizando as aprendizagens adquiridas sobre o bullying . Para isso, você pode utilizar as entrevistas.
Marque com professores de outras salas, preferencialmente do mesmo ano de ensino, um horário para que as crianças de sua turma possam difundir suas aprendizagens e ensinar o que aprenderam sobre o que é e como se defender do bullying .

Avaliação
O eixo principal da avaliação desta aula,  consiste na observação do envolvimento dos alunos;  se gerou entusiasmo, dúvidas e busca por mudanças.
Tal avaliação fará parte de um processo, identificado no cotidiano escolar, ações de bullying  e, se após o trabalho, podemos verificar se diminuíram ou deixaram de acontecer.
Essa aula, não visa esgotar seu processo avaliativo ao findar do tema. Na verdade, os resultados a serem alcançados se darão no decorrer do ano, nas diversas situações do cotidiano escolar, inclusive extrapolando os muros da escola.


Meus queridos, vocês acham que esse TEMA deve ultrapassar os muros da escola?Como?

quarta-feira, 28 de março de 2018

Conhecendo Mauricio de Sousa e suas histórias(Um Conto de Páscoa)


 O desenho é narrado pelo próprio Maurício de Sousa que surge no início e no final da história, em sua versão em animação, sentado em uma cadeira, com um livro de contos. É ele quem nos dá o tom da trama, apresentando uma ...





quarta-feira, 21 de março de 2018

"Conhecendo a História de Maurício de Sousa e sua Turma "



 1º Momento -20 de março de  2018
Iniciei a aula em uma roda de conversa apresentando o  Autor Mauricio de Sousa.
                                                       
Era uma vez um cartunista e empresário brasileiro chamado Mauricio de Sousa. Em (1935)  Criou a "Turma da Mônica", e vários outros personagens de história em quadrinhos. É membro da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira nº 24. É o mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos.
Mauricio de Sousa (1935) nasceu em Santa Isabel, São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935. Filho do poeta Antônio Mauricio de Souza e da poetisa Petronilha Araújo de Souza passou parte de sua infância em Mogi das Cruzes, desenhando e rabiscando nos cadernos escolares. Mais tarde, passou a ilustrar pôsteres e cartazes para os comerciantes da região. Aos 19 anos mudou-se para São Paulo, onde trabalhou durante cinco anos no jornal Folha da Manhã, escrevendo reportagens policiais e fazendo ilustrações.
Em 1959, quando ainda trabalhava como repórter policial, criou seu primeiro personagem - o cãozinho "Bidu". A partir de uma série de tiras em quadrinhos com "Bidu e Franjinha", publicadas semanalmente na Folha da Manhã, Mauricio de Sousa iniciou sua carreira. Nos anos seguintes criou diversos personagens - "Cebolinha", "Piteco", "Chico Bento", "Penadinho", "Horácio", "Raposão", "Astronauta" etc. Em 1970, lançou a revista da "Mônica", com tiragem de 200 mil exemplares, pela Editora Abril.
Em 1986, Mauricio saiu da Editora Abril e levou seus personagens para a Editora Globo. Em 1998, recebeu do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, a medalha dos Direitos Humanos. Em 2006 saiu da Editora Globo e ingressou na Editora Panini, uma multinacional italiana.
Em 2007, Mônica foi homenageada "Embaixadora do UNICEF". Pela primeira vez um personagem de histórias infantis recebe esse título. Na mesma cerimônia, Mauricio de Sousa foi homenageado "Escritor para Crianças do UNICEF". Em 2008 o Ministério do Turismo nomeou Mônica "Embaixadora do Turismo Brasileiro".
A publicação da "Turma da Mônica Jovem", uma linha de personagens com 15 anos de idade, vendeu em 2008, mais de um milhão e meio de exemplares, dos quatro primeiros números da revista. Nas comemorações do centenário da Imigração Japonesa para o Brasil, Maurício criou os personagens "Tikara" e "Keika", que foram incorporados às histórias da Turma da Mônica.
Hoje, entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 50 países. O autor já chegou a 1 bilhão de revistas publicadas. Os quadrinhos se juntam a livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, CDs, livros tridimensionais e livros em braile.
Mais de 100 indústrias nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 2.500 itens com os personagens de Mauricio de Sousa, entre jogos, brinquedos, roupas, calçados, decoração, papelaria, material escolar, alimentação, vídeos e DVDs, revistas e livros. Em 2013, a "Turma da Mônica" comemorou seus 50 anos.
Prêmios - Títulos - Homenagens
Prêmio Gran Guinigi, pela revista Mônica (Itália, 1971)
Troféu Yellow Kid, o Oscar dos Quadrinhos Mundiais (Itália, 1971)
Prêmio de Literatura Infantil da ABL (Brasil, 1999)
Doutor Honoris Causa da Universidade La Roche (Pittsburgh, 2001)
Medalha do Vaticano (Washington, DC, 2004)
Homenagem da Escola de Samba Unidos do Peruche (São Paulo, 2007)
Medalha de Vermeil (França, 2008)
Prêmio Pulcinella, pelo conjunto da obra (Itália, 2011)
Personagens de Mauricio de Sousa
Turma do Bidu
Turma da Mônica
Turma do Chico Bento
Turma da Tina
Turma do Penadinho
Turma do Peteleco
Horácio
Astronauta
Turma da Mata
Papa Capim
Nico Demo
Turma do Pelezinho
Turma do Dieguito
Ronaldinho Gaucho
Turma da Mônica Jovem
Turma do Cebola Jovem

Encerrei com a música " Economizar Água"Turma da Monica

 2º Momento -21 de março de  2018
Iniciei a aula fazendo um levantamento do conhecimento inicial das crianças  sobre Mauricio de Sousa.
a)  Observem essa foto e digam se vocês reconhecem quem está na imagem?
b) Quem é esse (o professor aponta para a foto de Maurício de Souza), se as crianças não o  Reconhece,  o professor fala o nome e faz nova pergunta.
c) Quem é Mauricio de Sousa? o que ele faz na vida?
d) Por que esses desenhos estão em volta da fotografia de Maurício de Souza?
e)Mauricio de Souza vem criando muitas histórias. Que tipo de histórias são essas?
f) Quem já leu as revistas de Mauricio de Souza?
E logo após falei sobres suas obras, como esta semana estamos trabalhando O tema "Água", aproveitei para trabalhar com este texto. A água nossa de cada dia) e o Informativo com dicas de como devemos fazer para economizar água.

                                       

A Água Nossa de Cada Dia-  Mauricio de Sousa

Hoje de manhã, enquanto levava meu filho para a escola, assisti a diversas cenas de desperdício.
Rua após rua, homens e mulheres usavam mangueiras para lavar calçadas e carros com jorros e jorros de água potável.
Nos primeiros casos cheguei a diminuir a velocidade do meu carro para sinalizar aos dissipadores que não deveriam estar fazendo aquilo. Mas eles olhavam, sem entender o que eu queria passar com os gestos… e continuavam com as torneiras abertas.
Nos casos seguintes, desisti.
Só olhava, desolado, toda aquela água preciosa escorrendo pela calçada, pelas sarjetas…
Se voltar a percorrer o bairro nesta bela manhã de abril provavelmente vou surpreender mais dissipadores em ação.
Talvez já lavando carros, mais pátios e calçadas.
E vou, de novo, ficar triste com o desperdício escancarado, explícito, irresponsável.
O que fazer para que nós, nossos filhos e os filhos de nossos filhos tenham água de boa qualidade e em quantidade no futuro?
Acho que, para começar, falar com as crianças.
Se os adultos dão lições de desperdício, as crianças podem, no tempo, reverter o processo.
Enquanto crianças, podem entender melhor a necessidade de preservamos nossos recursos naturais. Água, inclusive.
Quando crescerem, vão substituir os adultos insensatos de hoje já com atitudes corretas no cuidado com o meio ambiente.
Longe de mim a idéia de transformar quem quer que seja em vigilante, patrulheiro, inspetor de recursos naturais.
Também seria insensato. Em alguns casos até perigoso.
Tem gente que não aceita críticas.
Mas se cada um de nós pudesse passar aos filhos, às crianças, em geral, propostas, idéias e conselhos para buscarem a economia, a racionalização do uso da água, teríamos um início de caminho já sinalizado.
E enquanto crianças e jovens vão se conscientizando, vamos pensando, num modo de chegarmos até os dissipadores adultos com orientação e informações.
Pra começar, à volta da escola, já vou falando sobre o assunto com meu filho.
De novo, porque lá em casa o assunto já é velho e conhecido.
Mas bons conselhos podem ser repetidos… e acumulados.
E cuidados com nossos recursos naturais deveriam merecer até mesmo algum tipo de saudação. Assim, como dizemos bom dia, boa noite, até logo, poderíamos começar a dizer: salvou água, hoje? apagou a luz que não está usando? salvou uma árvore? pensou nas crianças que não tem água para beber?…
Pode parecer meio dramático. Mas antes um dramático falado do que sentido.
Enquanto é tempo.
Texto retirado do  http://turmadamonica.uol.com.br  e foi adaptado de acordo com a idade das crianças.


Após fazer a leitura do texto para meus alunos de 5 anos, com algumas adaptações é claro.
Disse para eles que o autor desse texto chegou em casa conversou com o seu filho  e juntos elaboraram um informativo com dicas de como economizar água.
 Após uma reflexão sobre como devemos fazer para conscientizar nossa família e amigos sobre o desperdício da mesma. Atividade de recorte e colagem com os alunos sobre o uso consciente da ÁGUA.

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