É comum, observarmos no cotidiano escolar, que as crianças falam mal e agridem física e psicologicamente seus colegas ou colocando apelidos nos amigos, afirmando que estão brincando. Por isso, é importante trabalhar com eles a diferença entre o brincar e práticas de bullying.
Para isso, a sugestão é que você inicie a aula, propondo às crianças que assistam
uma história disponível em DVD, mostrando um dos planos infalíveis de dois
garotos: Cascão e Cebolinha e o aniversário da Mônica, “Venha à minha festinha”
Neste
vídeo, da Turma da Mônica, você poderá trabalhar a questão do bullying explorando as atitudes
dos personagens Cascão e o Cebolinha, que deixam a Mônica chateada ao
utilizarem apelidos como baixinha, gordinha e dentuça, por exemplo.
Isso porque, por serem histórias amplamente divulgadas e de fácil acesso, facilitarão a aproximação do tema bullying com as vivências das crianças.
Isso porque, por serem histórias amplamente divulgadas e de fácil acesso, facilitarão a aproximação do tema bullying com as vivências das crianças.
Posteriormente,
em rodinha de conversa, questione aos alunos, de forma que percebam as
inadequações dos atos do Cebolinha e do Cascão. Neste momento, ainda não se faz
necessário apresentar a nomenclatura bullying e
sim os atos que o compõe.
Pergunte
aos alunos:
_
Por que a Mônica bate no Cascão e no Cebolinha?
_ Como o Cascão e o Cebolinha agem com a Mônica?
_ O que eles fazem para deixá-la triste?
_ O que vocês acham desses atos que eles têm?
_ Isso é uma brincadeira legal de fazer com os amigos?
Depois, conte-lhes que isto que o Cebolinha e o Cascão fazem com a Mônica, causa tristeza e possui o nome de bullying.
Atividade de Casa
Para finalizar esse momento, como tarefa de casa, solicite que entrevistem seus familiares, a partir do seguinte roteiro:
_ Como o Cascão e o Cebolinha agem com a Mônica?
_ O que eles fazem para deixá-la triste?
_ O que vocês acham desses atos que eles têm?
_ Isso é uma brincadeira legal de fazer com os amigos?
Depois, conte-lhes que isto que o Cebolinha e o Cascão fazem com a Mônica, causa tristeza e possui o nome de bullying.
Atividade de Casa
Para finalizar esse momento, como tarefa de casa, solicite que entrevistem seus familiares, a partir do seguinte roteiro:
Entreviste duas pessoas de sua família,
se possível de idades diferentes, para saber como e se acontecia o bullying quando ela
estudava.
Para isso, peça que respondam:
1) Nome
2) Idade
3) Na sua época de escola era comum xingar, bater ou colocar apelidos nos colegas?
4)Você chamava algum colega ou era chamado de apelidos?
5) O que você sentia quando era vítima ou praticava essas brincadeiras inadequadas?
6)Você sabe o que é bullying?
7)O que a sua escola fazia quando alguém reclamava de sofrer o que hoje chamamos de bullying?
Para isso, peça que respondam:
1) Nome
2) Idade
3) Na sua época de escola era comum xingar, bater ou colocar apelidos nos colegas?
4)Você chamava algum colega ou era chamado de apelidos?
5) O que você sentia quando era vítima ou praticava essas brincadeiras inadequadas?
6)Você sabe o que é bullying?
7)O que a sua escola fazia quando alguém reclamava de sofrer o que hoje chamamos de bullying?
2º
momento: Socializando conhecimentos
Inicie esse momento oportunizando que as
crianças compartilhem os relatos de seus familiares, por elas recolhidos,
refletindo sobre suas entrevistas aos demais. Intervenha, sempre que for
necessário reforçando os sentimentos e as conseqüências do bullying para a vida dessas
pessoas.
Dessa forma, a diversidade poderá ser evidenciada em sua aula, além de enfatizar que essa é uma prática comum e corriqueira nas escolas há tempos.
Finalize esse momento, solicitando que os alunos desenhem algo que represente seus sentimentos em relação as entrevistas.
Dessa forma, a diversidade poderá ser evidenciada em sua aula, além de enfatizar que essa é uma prática comum e corriqueira nas escolas há tempos.
Finalize esse momento, solicitando que os alunos desenhem algo que represente seus sentimentos em relação as entrevistas.
3º
momento: Investigando nossa turma
Após a socialização, proponha um debate
que incentive as crianças a dizerem situações por elas enfrentadas. Lembre-se
de anotar as falas e críticas dos alunos ao bullying.
Posteriormente, converse com elas esclarecendo que o bullying é tão comum quanto prejudicial. Para isso, você poderá exemplificar utilizando as falas dos familiares e a vivência das crianças.
Ao final do debate, construa com elas um quadro para expor na sala de aula, com combinados da turma. Neste, oportunize que diferenciem atitudes boas de inadequadas, ou seja, brincadeiras de bullying.
Posteriormente, converse com elas esclarecendo que o bullying é tão comum quanto prejudicial. Para isso, você poderá exemplificar utilizando as falas dos familiares e a vivência das crianças.
Ao final do debate, construa com elas um quadro para expor na sala de aula, com combinados da turma. Neste, oportunize que diferenciem atitudes boas de inadequadas, ou seja, brincadeiras de bullying.
4º
momento: Agressões causam dores reais
Neste momento, uma vez que os alunos já
sabem o que é bullying, apenas
relembre os conhecimentos já adquiridos sobre o tema, retomando as entrevistas realizadas.
Depois, é hora de aprofundar o assunto e introduzir o tema central desta aula.
Inicie dizendo que o bullying não acontece apenas nas escolas e sim, nos múltiplos espaços que freqüentamos, inclusive na internet ( em blogs, sites de relacionamento, e-mails, mensageiros instantâneos, dentre outros), assim como suas conseqüências. Além disso, que é chamado de cyberbullying também tem feito muitas vítimas, tanto quanto o já estudado bullying. Vocês vão aprofundar mais no próximo período.
Depois, é hora de aprofundar o assunto e introduzir o tema central desta aula.
Inicie dizendo que o bullying não acontece apenas nas escolas e sim, nos múltiplos espaços que freqüentamos, inclusive na internet ( em blogs, sites de relacionamento, e-mails, mensageiros instantâneos, dentre outros), assim como suas conseqüências. Além disso, que é chamado de cyberbullying também tem feito muitas vítimas, tanto quanto o já estudado bullying. Vocês vão aprofundar mais no próximo período.
5º
momento: Não estamos sozinhos
Professor, nesse momento, a ênfase é
mostrar a não impunidade destes atos, incentivando que as crianças não os
façam.
Assim, primeiramente, trabalhe com elas as penalidades legais e sociais que as pessoas que praticaram o bullying já receberam. Para isso, a sugestão é um vídeo, disponível no Youtube, de uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XHEfAW9FIkw, que mostra inclusive, decisões judiciais com indenizações às vítimas.
Posteriormente, para saber como a escola lida com o bullying, convide a pedagoga da escola para fazer uma reflexão sobre quais as penalidades previstas pela escola, para quem realiza essas práticas. Os alunos aprenderão também, como e onde pedir ajuda se for vítima de bullying na escola.
Assim, primeiramente, trabalhe com elas as penalidades legais e sociais que as pessoas que praticaram o bullying já receberam. Para isso, a sugestão é um vídeo, disponível no Youtube, de uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XHEfAW9FIkw, que mostra inclusive, decisões judiciais com indenizações às vítimas.
Posteriormente, para saber como a escola lida com o bullying, convide a pedagoga da escola para fazer uma reflexão sobre quais as penalidades previstas pela escola, para quem realiza essas práticas. Os alunos aprenderão também, como e onde pedir ajuda se for vítima de bullying na escola.
6º
momento: Compartilhando aprendizagens
Para finalizar, produza com as crianças Desenhos e histórias , que mostre o que realmente foi
significativo para eles durante as atividades; observando e sintetizando as
aprendizagens adquiridas sobre o bullying .
Para isso, você pode utilizar as entrevistas.
Marque com professores de outras salas, preferencialmente do mesmo ano de ensino, um horário para que as crianças de sua turma possam difundir suas aprendizagens e ensinar o que aprenderam sobre o que é e como se defender do bullying .
Marque com professores de outras salas, preferencialmente do mesmo ano de ensino, um horário para que as crianças de sua turma possam difundir suas aprendizagens e ensinar o que aprenderam sobre o que é e como se defender do bullying .
Avaliação
O eixo principal da avaliação desta
aula, consiste na observação do envolvimento dos alunos; se gerou
entusiasmo, dúvidas e busca por mudanças.
Tal avaliação fará parte de um processo, identificado no cotidiano escolar, ações de bullying e, se após o trabalho, podemos verificar se diminuíram ou deixaram de acontecer.
Essa aula, não visa esgotar seu processo avaliativo ao findar do tema. Na verdade, os resultados a serem alcançados se darão no decorrer do ano, nas diversas situações do cotidiano escolar, inclusive extrapolando os muros da escola.
Tal avaliação fará parte de um processo, identificado no cotidiano escolar, ações de bullying e, se após o trabalho, podemos verificar se diminuíram ou deixaram de acontecer.
Essa aula, não visa esgotar seu processo avaliativo ao findar do tema. Na verdade, os resultados a serem alcançados se darão no decorrer do ano, nas diversas situações do cotidiano escolar, inclusive extrapolando os muros da escola.
Meus queridos, vocês acham que esse TEMA deve ultrapassar os muros da escola?Como?
Nenhum comentário:
Postar um comentário