Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de
Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno: Matutino
Tema: Reciclagem
Público Alvo: Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo: 16 a 28 de Junho 2017
Sequência
Didática
Eixos
de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária,
Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem
Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
*Estabelecer algumas relações sobre o Meio Ambiente e as
formas de vida que ali se estabelecem,
valorizando sua importância para a preservação das espécies para a qualidade de
vida.
*Despertar o
interesse dos alunos para a reciclagem
*Conscientizar sobre a importância da coleta
seletiva na comunidade.
*Conscientizar sobre a preservação ambiental,
redução de consumo e redução de lixo.
*Identificar letra
R.
Habilidades:
* Saber
o que é reciclagem e sua importância.
*Identificar os materiais que podem
ser reutilizados.
*Relacionar as cinco cores básicas
aos lixos correspondentes. (Verde= vidro, Amarelo=metal; Azul= papel; Vermelho=
plástico; Marrom= orgânico).
*Mudar
as atitudes de consumo para colaborar com o planeta;
* Sensibilizar os alunos a
auxiliarem no cuidado com a escola, não jogarem lixo no chão;
*Ampliar
conhecimento de letras e números;
Conteúdo(s)
Reciclagem e Lixo.
Desenvolvimento
16/06 – 1º momento /Atividades de rotina
Hoje
vamos falar sobre reciclagem. Reciclar é coletar
e modificar um material que possa ser transformado em novos produtos. Temos um
papel vital na educação ecológica, pois é geralmente na escola, que as crianças
entram em contato pela primeira vez com a função individual que temos em
preservar e manter o nosso planeta.
-Video da Turma da Mônica (Um plano para salvar o Planeta) e
desenho livre.
-Massinha
de modelar
19/06 – 2º momento /Atividades de rotina
Fazer uma proposta para a sala.
Vamos reciclar?
Observar a reação de todos.
Deixar que perguntem o que quiserem.
Este primeiro momento servirá para avaliar quais conhecimentos os alunos possuem sobre o tema e preparar as próximas aulas.
Vamos reciclar?
Observar a reação de todos.
Deixar que perguntem o que quiserem.
Este primeiro momento servirá para avaliar quais conhecimentos os alunos possuem sobre o tema e preparar as próximas aulas.
-É assim
que se faz! Vamos separa o lixo?
-Massinha
de modelar
20/06-– 3º momento /Atividades de rotina
Existem
muitos materiais disponíveis sobre reciclagem. Escolher a forma de apresentá-los
aos alunos (Notebook e cartazes). Explicar sobre os materiais que podem ser
reciclados e os que não podem, as cores usadas nos postos de coleta de
materiais reciclados e as curiosidades sobre reciclagem.
-Pinte
cada lixeira com sua cor correspondente. Depois, ligue cada tipo de lixo reciclavel à lixeira
em que deve ser despejado.
-Massinha
de modelar
21/06-4º momento /Atividades de rotina
Rever os conceitos do que pode e do que não pode ser
reciclado. As cores, seus significados e o material correspondente. Esta
revisão será importante para atividade que vamos fazer. Apresentar atraves de
paineis as cores das lixeiras.
-Pinte a lixeira
de acordo com a legenda e depois ligue os objetos na lixeira correta.
22/06-5º momento /Atividades de rotina
Solicitar
que juntos escolham em qual local da sala ficará a base para coleta dos
materiais recicláveis. Solicitar que os alunos tragam de casa para próxima
aula, materiais para serem colocados no posto de coleta( para confeccão dos
brinquedos).
-Ligue corretamente os objetos que cada
criança separou para ser reciclado;
23/06-6º momento /Atividades de rotina
- Pinte o que pode ser
reciclados/Confecção de brinquedos reciclados;
26/06-7º momento /Atividades de rotina
-Recorte colagem
de objetos que podem ser reciclados;
-Vamos continuar
cofeccionando brinquedos e cartazes para
exposição.
27/06-8º momento /Atividades de rotina
- Quebra cabeça
-Vamos continuar
cofeccionando cartazes (Mural Ecológico) e brinquedos reciclados;
28/06- 9º momento /Atividades de rotina
-Hoje vamos treinar a letra R e organizar
nossa Exposição (Objetos confeccionados pelos alunos)
Atividades:
16/06-Video da Turma da Mônica (Um plano para salvar o Planeta) e
desenho livre.
19/06-É assim que se faz! Vamos separa
o lixo? (Massinha de modelar).
20/06- Pinte cada lixeira com
sua cor correspondente. Depois, ligue
cada tipo de lixo reciclavel à lixeira em que deve ser despejado.(Massinha de modelar).
21/06- Pinte a lixeira de acordo com a legenda
e depois ligue os objetos na lixeira correta.
22/06-Ligue corretamente os objetos que cada
criança separou para ser reciclado;
23/06- Pinte o que pode ser reciclados/Confecção de brinquedos reciclados;
26/06- Recorte colagem de objetos que podem ser
reciclados/Confecção de briquedos reciclados;
27/06- Quebra cabeça/Confecção do Mural
Ecológico e brinquedos reciclados;
28/06- Vamos treinar a letra R, Exposição/Desfile (Objetos
confeccionados pelos alunos).
Recursos/ material de apoio de 16/06 a 28 de junho.
CDs/ som, Sucatas, Papéis diversos, Internet/computador, Folhas
xerocadas, Lápis, coloridos e giz de cera, Hidrocor, Máquina fotográfica, pincéis,
Painéis, Vídeo,
Jornal, Livros de literatura infantil, Cola,
Tesoura, Tecidos, Globo terrestre
Garrafas pets, Sacos de lixo, Latões de lixos,
revistas, Pen drive, Tintas e papéis diversos nas cores: azul para
papel/papelão, vermelho para plástico, verde para vidro, amarelo para metal e
marrom para matéria orgânica.
Etiquetas
com o nome de cada material a ser reciclado (Papel, Vidro, Metal, Plástico e
Matéria orgânica).
Avaliação:
Será através do envolvimento, participação e criatividade das
crianças no decorrer das atividades propostas
Nenhum comentário:
Postar um comentário