Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de
Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora:
Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno:
Matutino e Vespertino
Tema:
Cidade, Campo e Moradia/ Folclore
Público
Alvo:
Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo:
14 a 24 de agosto de 2017
Sequência
Didática
Eixos
de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária,
Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem
Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
*Conhecer nossa cidade e seus pontos turísticos;
*Conhecer
e diferenciar o meio urbano em que vivem, do meio rural, buscando entender as outras
culturas como diferentes e igualmente rica.
* Conhecer o número 9 e a Letra C e M.
*Conhecer
o conceito de folclore e os elementos mais característicos do folclore
brasileiro.
Habilidades:
*Valorizar o trabalho rural, despertandoa admiração
pelo homem do campo, Percebendo inclusive a independência campo-cidade.
*Proporcionar aos alunos um melhor conhecimento da
nossa cidade;
*Conhecer alguns pontos turísticos;
*Conhecer
vários tipos de moradias.
*Ampliar
conhecimento de letras e números;
*Identificar
os personagens do Folclore.
Conteúdo(s)
Cidade, Campo e Moradia/ Folclore
Desenvolvimento
14/08–
1º momento /Atividades de rotina
Hoje
vamos falar sobre Cidade (História da nossa Cidade).
Roda de conversa sobre
nossa cidade, onde eles moram... Lugares da cidade que eles conheçam, locais
que gostam de visitar, onde moram amigos e parentes, onde realizam atividades
sociais, o bairro onde nasceram e outras informações que relacionem locais da
cidade com a vida cotidiana dos alunos.
Recorte
colagem (diferentes tipos de cidade);
15/08
– 2º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa (conhecimento
prévio)
Na minha cidade tem Supermercado!
Na minha cidade tem Igreja!
Na minha cidade tem Rádio!
Na minha cidade tem Escola!
Na minha cidade tem Posto de Saúde!
Na minha cidade tem Padaria!
Na minha cidade tem Bombeiro!
Na minha cidade tem Praça!
Na minha cidade tem Prefeitura!
Na minha cidade tem Sorveteria!
Na minha cidade tem Escola!
Na minha cidade tem Posto de Saúde!
Na minha cidade tem Padaria!
Na minha cidade tem Bombeiro!
Na minha cidade tem Praça!
Na minha cidade tem Prefeitura!
Na minha cidade tem Sorveteria!
-Pintura (Cidade) e Desenho livre
16/08–
3º momento /Atividades de rotina
Roda
de conversa: Momento da História: Contar a FÁBULA DO RATINHO DA CIDADE E
DO RATINHO DO CAMPO .
- Recorte e colagem (Campo)
17/08-4º
momento /Atividades de rotina
Roda de
conversa: Qual a diferença entre o campo e a cidade? Como é a vida no campo?
Você mora na zona urbana ou zona rural?
-Pintura (campo).
18/08-5º
momento /Atividades de rotina
*Roda de
conversa
Chamamos
de casa ou moradia o local construído pelo ser humano com a função de proteger,
dar conforto e segurança ao indivíduo e à família.
As
pessoas geralmente vão organizando seus espaços de moradia da forma que
gostam ou da forma que julguem mais prática para viver. Isso faz com que casa
fique bem parecida com quem a habita, tornando-se um local aconchegante e
gostoso para viver.
*História
dos três porquinhos;
*Recorte e colagem (Moradia);
21/08-6º
momento /Atividades de rotina
Roda de
conversa, comentando sobre o tema que será estudado. Explicando aos alunos que
está aula é continuação da aula anterior, vamos recontar a história dos Três
porquinhos e refletir sobre diferentes tipos de moradias. Comente com os a
alunos que todos tem uma casa para morar, não importa se é grande ou pequena, o
que realmente importa é que nela tenha paz, saúde e muita união das famílias.
* Massinha de modelar (moradia);
22/08-7º
momento /Atividades de rotina
Roda de conversa: Folclore,
como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração
para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos
moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram
criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O
folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à
festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias
contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam
fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As
lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
* DVD (lendas
do folclore), desenho livre e apresentação no varandão (A linda rosa juvenil).
23/08-8º
momento /Atividades de rotina
* Roda
de conversa sobre o tema abordado: Levar para a sala de aula jornais,
revistas e propagandas. Solicitar aos alunos que recortem imagens de casas
parecidas com a deles e as colem no mural. Essa atividade poderá ser feita em
duplas ou em grupos.
Após a
atividade, conversar sobre as diferenças entre as casas e explicar aos alunos
de que materiais que são feitas.
*Faça um X na casa que mais se parece com a sua;
24/08-9º
momento /Atividades de rotina
Roda de
conversa.
Pergunte
aos alunos:
*Vocês
sabem o nome do bairro onde moram?
* Ele
fica perto ou longe da escola?
* Seus
pais trabalham no mesmo bairro em que moram?
* Você
gosta de morar no seu bairro?
- Atividades de rotina/ Recorte e cole o que você vê
na cidade.
Atividades:
14/08-Recorte
colagem (diferentes tipos de cidade);
15/08-
Pintura (Cidade).
16/08-
Recorte e colagem (Campo)
17/08-Pintura
(Campo)
18/08-Recorte
e colagem (Moradia)
21/08-
Massinha de modelar (moradia);
22/08-
DVD (lendas do folclore) e apresentação no varandão (A linda rosa juvenil)
23/08- Recorte
e cole a casa que mais se parece com a sua;
24/08-
Atividades de rotina/ Recorte e cole o que você vê na cidade.
Recursos/
material de apoio de 14 a 24 de agosto.
Papéis diversos, Internet/computador, Folhas
xerocadas, Lápis, coloridos e giz de cera, Hidrocor, Máquina fotográfica,
pincéis, Painéis, DVD, Vídeo, Jornal, Livros de literatura infantil, Cola,
Tesoura, revistas, Pen drive...
Avaliação:
Será através do
envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer das
atividades propostas
Nenhum comentário:
Postar um comentário