segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Plano de aula:Cidade, Campo e Moradia/ Folclore

Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno: Matutino e Vespertino
Tema: Cidade, Campo e Moradia/ Folclore
Público Alvo: Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo: 14 a 24 de agosto de 2017

Sequência Didática

Eixos de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.

Competências:
 *Conhecer nossa cidade e seus pontos turísticos;
*Conhecer e diferenciar o meio urbano em que vivem, do meio rural, buscando entender as outras culturas como diferentes e igualmente rica.
* Conhecer o número 9 e a Letra C e M.
*Conhecer o conceito de folclore e os elementos mais característicos do folclore brasileiro.

Habilidades:
*Valorizar o trabalho rural, despertandoa admiração pelo homem do campo, Percebendo inclusive a independência campo-cidade.
*Proporcionar aos alunos um melhor conhecimento da nossa cidade;
*Conhecer alguns pontos turísticos;
*Conhecer vários tipos de moradias.
*Ampliar conhecimento de letras e números;
*Identificar os personagens do Folclore.

Conteúdo(s) 
Cidade, Campo e Moradia/ Folclore

Desenvolvimento
14/08– 1º momento /Atividades de rotina

Hoje vamos falar sobre Cidade (História da nossa Cidade).
 Roda de conversa sobre nossa cidade, onde eles moram... Lugares da cidade que eles conheçam, locais que gostam de visitar, onde moram amigos e parentes, onde realizam atividades sociais, o bairro onde nasceram e outras informações que relacionem locais da cidade com a vida cotidiana dos alunos.
Recorte colagem (diferentes tipos de cidade);

15/082º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa (conhecimento prévio)
Na minha cidade tem Supermercado!
Na minha cidade tem Igreja!
Na minha cidade tem Rádio!
Na minha cidade tem Escola!
Na minha cidade tem Posto de Saúde!
Na minha cidade tem Padaria!
Na minha cidade tem Bombeiro!
Na minha cidade tem Praça!
Na minha cidade tem Prefeitura!
Na minha cidade tem Sorveteria
!

-Pintura (Cidade) e Desenho livre

16/083º momento /Atividades de rotina
 Roda de conversa:  Momento da História: Contar a FÁBULA DO RATINHO DA CIDADE E DO RATINHO DO CAMPO .

- Recorte e colagem (Campo)

17/08-4º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Qual a diferença entre o campo e a cidade? Como é a vida no campo? Você mora na zona urbana ou zona rural?

-Pintura (campo).

18/08-5º momento /Atividades de rotina
*Roda de conversa
Chamamos de casa ou moradia o local construído pelo ser humano com a função de proteger, dar conforto e segurança ao indivíduo e à família.
As pessoas geralmente vão organizando seus espaços de moradia da forma que gostam ou da forma que julguem mais prática para viver. Isso faz com que casa fique bem parecida com quem a habita, tornando-se um local aconchegante e gostoso para viver.
*História dos três porquinhos;
 *Recorte e colagem (Moradia);

21/08-6º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa, comentando sobre o tema que será estudado. Explicando aos alunos que está aula é continuação da aula anterior, vamos recontar a história dos Três porquinhos e refletir sobre diferentes tipos de moradias. Comente com os a alunos que todos tem uma casa para morar, não importa se é grande ou pequena, o que realmente importa é que nela tenha paz, saúde e muita união das famílias.

* Massinha de modelar (moradia);

22/08-7º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Folclore, como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

 * DVD (lendas do folclore), desenho livre e apresentação no varandão (A linda rosa juvenil).

23/08-8º momento /Atividades de rotina
* Roda de conversa sobre o tema abordado: Levar para a sala de aula jornais, revistas e propagandas. Solicitar aos alunos que recortem imagens de casas parecidas com a deles e as colem no mural. Essa atividade poderá ser feita em duplas ou em grupos.
Após a atividade, conversar sobre as diferenças entre as casas e explicar aos alunos de que materiais que são feitas.

*Faça um X na casa que mais se parece com a sua;

24/08-9º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa.
Pergunte aos alunos:
 *Vocês sabem o nome do bairro onde moram?
* Ele fica perto ou longe da escola?
* Seus pais trabalham no mesmo bairro em que moram?
* Você gosta de morar no seu bairro?

- Atividades de rotina/ Recorte e cole o que você vê na cidade.

Atividades:
14/08-Recorte colagem (diferentes tipos de cidade);
15/08- Pintura (Cidade).
16/08- Recorte e colagem (Campo)
17/08-Pintura (Campo)
18/08-Recorte e colagem (Moradia)
21/08- Massinha de modelar (moradia);
22/08- DVD (lendas do folclore) e apresentação no varandão (A linda rosa juvenil)
23/08- Recorte e cole a casa que mais se parece com a sua;
24/08- Atividades de rotina/ Recorte e cole o que você vê na cidade.

Recursos/ material de apoio de 14  a 24 de agosto.
  Papéis diversos, Internet/computador, Folhas xerocadas, Lápis, coloridos e giz de cera, Hidrocor, Máquina fotográfica, pincéis, Painéis, DVD, Vídeo, Jornal, Livros de literatura infantil, Cola, Tesoura, revistas, Pen drive...

Avaliação:

 Será através do envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer das atividades propostas

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE