quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Sequência Didática-Natal: Um aniversário especial

Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno: Matutino e Vespertino
Tema: Natal
Público Alvo: Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo: 30/11 a 14/12 de 2017
Sequência Didática
Eixos de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
* Conhecer o verdadeiro significado do Natal e os valores que devem estar presentes na convivência humana.
* Exercitar o raciocínio e atenção com os símbolos do natal, nos jogos.
 * Conhecer o números e a Letras.
Habilidades:
*Conhecer a história do natal.
* Conhecer os símbolos do natal.
* Despertar-se para o amor ao próximo, à solidariedade por meio de atividades coletivas, tais como a confecção do presépio, da árvore de natal etc.
* Participar de uma confraternização natalina na sala de aula.
* Desenvolver a musicalidade por meio de canções natalinas.
*Participar de diferentes momentos de leitura;
*Ampliar conhecimento de letras e números

Conteúdos
   -Natal
 Desenvolvimento

 1º Momento -Quinta-Feira, 30/11/17
 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor, oração e hino Nacional. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas natalinas. Na roda de conversa, apresentar o tema “Natal”. Realizar as atividades de rotina e contar a história de São Nicolau (St. Nícolas, Santa Claus, Pai Natal, Papai Noel). Após o pátio e lanche realizar atividade dirigida, as crianças vão fazer uma cartinha para o papai Noel, encerrar com sequência Natalina e música da saída.

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas de louvor, oração hino Nacional. Já na sala de aula, organizar as crianças e cantar músicas natalinas.
                                                                      
Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

Roda de conversa
Conversar com as crianças sobre o tema Natal

 Leitura por prazer:
Lenda de São Nicolau (St. Nicolas, Santa Claus, Pai Natal, Papai Noel).

Atividade Dirigida
Cartinha para papai Noel

 Pátio e Lanche

 Jogo sequência natalina
Consiste em que as crianças digam nomes de brinquedos que o Papai Noel entrega no Natal.
A primeira criança deve falar o nome de um brinquedo
A segunda criança repete o nome do brinquedo e adiciona o seu.
A criança que errar a sequência sai do círculo e espera nova rodada.

Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...

2º Momento - Sexta-Feira, 01/12/17
 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, perguntar aos alunos sobre o natal e Leitura com prazer (O Pinheiro de Natal).  Após o pátio e lanche realizar atividade dirigida, as crianças vão montar um quebra cabeça (Pinheiro), encerrar com massinha de modelar e música da saída.

 Acolhida
  Acolhida no corredor com músicas de louvor. Já na sala de aula, organizar as crianças e cantar músicas natalinas.

 Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

Roda de conversa
Conversar com as crianças sobre o que eles sabem sobre o Natal.

 Lanche /Pátio

Leitura por prazer: O Pinheiro de Natal

Atividade dirigida:
Quebra –cabeça (Pinheiro de Natal)

Encerrar com massinha de modelar 

 Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...

3º Momento -04/12 Segunda-Feira
 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor e oração. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, perguntar aos alunos sobre o tema abordado e Leitura com prazer (Uma história de Natal).  Após o pátio e lanche, realizar atividade dirigida, as crianças vão recortar e colar os presentes que desejam ganhar. Encerrar com mímica do presente que quer ganhar no Natal e os outros tentarão adivinhar.

 Acolhida
Acolhida no pátio com músicas infantis e oração. Já na sala de aula organizar os alunos, depois cantar músicas infantis.

Atividade de Rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

 Roda de conversa
Iniciar falando sobre o Menino Jesus, perguntando para todos o que sabem sobre ele.

 Lanche /Pátio

Leitura por prazer – Uma história de Natal

Atividade dirigida: Recorte colagem(presentes)

Encerrar com mímica dos presentes
Cada aluno fará uma mímica do presente que quer ganhar neste Natal e os outros tentarão adivinhar.

Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...

 4º Momento - 05/12 Terça-Feira
Metodologia:   Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas infantis e hino da escola, Oração e hino da escola. Em sala de aula organizar as crianças. Ao terminar, trabalhar com músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, falar sobre o tema abordado. Após o lanche e o pátio, Hora da leitura com prazer “Menino Jesus- Nosso Maior Presente”, Na atividade dirigida, as crianças vão Circular o pinheiro menor e pintar o maior.  Encerrar com massinha de modelar e música.

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas infantis, hino da escola e oração. Já na sala de aula organizar os alunos, depois cantar músicas natalinas.

   Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

Roda de conversa
Iniciar falando sobre o (Menino Jesus- nosso maior presente) perguntando quem é nosso maior presente?

 Lanche /Pátio

Leitura por prazer –Menino Jesus -Nosso Maior Presente

Atividade dirigida: As crianças vão circular o pinheiro menor e pintar o maior.

Jogos de mesa
Distribuir aos grupos massinha de modelar e deixar que brinquem livremente, para desenvolver a criatividade e a motricidade refinada.

 Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...

5º Momento -06/12 Quarta-Feira
Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor, oração e marchinha. Em sala de aula organizar as crianças cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, falar sobre o significado do natal. Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “Um presente inesperado”. Na atividade dirigida, as crianças irão fazer uma árvore de Natal com dobradura. Encerrar com massinha de modelar.

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas de louvor, oração e marchinha. Já na sala de aula, cantar diversas músicas infantis.

Atividade de rotina
 1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 9- Dobradura –arvore de Natal.
  
Roda de conversa:   Sobre significado do Natal.

Pátio/Lanche

Leitura por prazer – Um Presente Inesperado

Atividade dirigida
-As crianças farão uma árvore de Natal com dobradura .

Jogos de mesa
Distribuir aos grupos massinha de modelar, para se representarem e expressarem através de sua manipulação.

  6º Momento -07/12 Quinta-Feira
Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor, oração e hino nacional. Em sala de aula organizar as crianças cantar músicas natalinas Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, falar sobre a importância dos símbolos do natal. Após o lanche e o pátio realizar a Leitura por prazer: do texto “ Os Principais símbolos Natalinos”. Na atividade dirigida, as crianças irão fazer uma pintura dos símbolos do Natal. Encerrar com música e cineminha.

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas de louvor, oração e hino nacional. Já na sala de aula, cantar diversas músicas natalinas.

Atividade de rotina
 1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 9- Pintura –Símbolos do natal.
  
Roda de conversa
  Sobre os símbolos do Natal.

Pátio/Lanche

Leitura por prazer
Conhecendo os Principais símbolos do natal.
Símbolos natalinos e seus significados, árvore de Natal, Papai Noel, presépio entre outros. SINOS DE NATAL: representa o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador. GUIRLANDA: usada como enfeite nas portas de entrada das residências na época do Natal

Atividade dirigida
As crianças farão pintura dos símbolos do natal 

Encerrar com Cineminha –Símbolos do Natal


Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...


7º Momento-08/12 Sexta-Feira
 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor. Em sala de aula organizar as crianças cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, falar sobre o significado do Natal. Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “A Flor de Natal”, Na atividade dirigida, as crianças serão convidadas a fazer um desenho livre sobre o natal e falar sobre o verdadeiro sentido do NATAL para eles. Encerrar com o filme “Aprendiz de Papai Noel”.

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas de louvor e oração. Já na sala de aula, cantar diversas músicas natalinas.

Atividade de rotina
 1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

 Roda de conversa
  Verdadeiro Sentido do Natal.

Pátio/Lanche

Leitura por prazer: A Flor de Natal

Atividade dirigida: As crianças farão desenho livre sobre o natal.

Encerrar com cineminha – filme “Aprendiz de Papai Noel”

Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...

 8º Momento-11/12 Segunda-Feira
Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas infantis e oração. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, falar sobre o presépio. Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “Natal com Jesus”, Na atividade dirigida, as crianças serão convidadas a pintar e montar um presépio.  Encerrar com massinha modelando presépio.

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas infantis e oração. Já na sala de aula, cantar músicas natalina.

Atividade de rotina
 1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

 Roda de conversa: Sobre o verdadeiro Natal
  Natal é tempo de paz e amor entre os homens de boa vontade, Natal é esperança, nascimento, vida nova, a estrela que anuncia a chegada do Salvador.

Pátio/Lanche

Leitura por prazer:  Natal com Jesus

Atividade dirigida
As crianças farão pintura e modelagem do Presépio.

 Encerrar com pequena confraternização

 Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...

9º Momento-12/12 Terça-Feira
  Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor, oração e hino da escola. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas natalina. Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, refletir sobre o tema abordado. Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “O Três Reis Magos”, Na atividade dirigida, as crianças vão pintar os Reis Magos usando tinta guache. Encerrar com Bingo de letras e música.

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas de louvor, oração hino da escola. Já na sala de aula, organizar as crianças e cantar músicas natalinas.

Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

 Roda de conversa
Sobre os presentes que os três Reis Magos levaram à Jesus.

Pátio /Lanche

Leitura por prazer -A Lenda dos Reis Magos

Atividade dirigida: Pintura com Guache (Reis Magos)

 Encerrando com Bingo de letras

10º Momento-13/12 Quarta-Feira
 Metodologia
 Iniciamos acolhida no corredor, cantando músicas de louvor, oração e Marchinha. Em sala de aula organizar as crianças cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, falar sobre o tema bordado e as férias que estão chegando. Após pátio e o lanche, Realizar leitura por prazer (A Lenda das Renas do Pai Natal). Atividade dirigida, as crianças serão convidadas a fazer um desenho livre sobre o tema abordado, encerrar com Jogo de dominó e música da saída.

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas de louvor, oração e marchinha. Já na sala de aula, cantar músicas natalinas.

 Atividade de rotina
 1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

Roda de Conversa: Sobre o tema abordado.

Leitura por prazer: Renas do Pai Natal

Pátio /Lanche

Atividade dirigida
As crianças farão desenho livre sobre as Renas do Pai Natal.

Encerrando com jogo dominó 

Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...

11º Momento-14/12 Quinta-Feira
 A Metodologia:  
Acolhida no corredor, cantando músicas de louvor, oração e hino nacional. Em sala de aula organizar as crianças cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, falar sobre o tema bordado e as férias que estão chegando. Após pátio e o lanche, Refletir sobre as lendas do Natal. Atividade dirigida, as crianças serão convidadas a fazer grupos de cinco e cada um vai falar sobre uma lenda, encerrar com brincadeiras dirigidas e música da saída.
  
Acolhida
 Acolhida no corredor com músicas de louvor, oração e hino nacional. Já na sala de aula, cantar músicas natalinas.

 Atividade de rotina
 1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

Roda de Conversa: Sobre o tema abordado.

Reflexão sobre as lendas do natal

Pátio /Lanche

Atividade dirigida
As crianças farão trabalho em grupo-lendas do Natal.

Encerrando Brincadeiras dirigidas 

Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...

Atividades:
30/11-Cartinha para papai Noel.
01/12-Quebra cabeça (Pinheiro de Natal)
04/12- Recorte colagem (presentes)
05/12- Circule o Pinheiro maior e pinte o menor.
06/12-Dobradura (Árvore de natal).
07/12- Pintura (Símbolos do natal).
08/12-Desenho livre
11/12-confraternização apresentação (música Natal)
12/12- Pintura livre com guache
13/12-Desenho Livre
14/12- Revisão-Lendas do Natal (cada grupo de cinco fala sobre uma lenda trabalhada).

Recursos/ material de apoio 30/11 a 14/12 de 2017 
Papéis coloridos, Internet/computador, Folhas xerocadas, Lápis, coloridos e giz de cera, Palitos de picolé, pincéis, Painéis, Vídeo, Jornal, Livros de literatura infantil, Cola, Tesoura, revistas, arvores de natal, CDs, fantoches, Pen drive...

Avaliação:
  Será através do envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer das atividades propostas.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE