Escola
Municipal de Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora:
Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno:
Matutino e Vespertino
Tema:
Natal
Público
Alvo:
Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo:
30/11 a 14/12 de 2017
Sequência
Didática
Eixos
de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária,
Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem
Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
*
Conhecer o verdadeiro significado do Natal e os valores que devem estar
presentes na convivência humana.
*
Exercitar o raciocínio e atenção com os símbolos do natal, nos jogos.
* Conhecer o números e a Letras.
Habilidades:
*Conhecer a história do natal.
*
Conhecer os símbolos do natal.
*
Despertar-se para o amor ao próximo, à solidariedade por meio de atividades
coletivas, tais como a confecção do presépio, da árvore de natal etc.
* Participar de uma confraternização natalina na sala de aula.
*
Desenvolver a musicalidade por meio de canções natalinas.
*Participar
de diferentes momentos de leitura;
*Ampliar conhecimento de letras e números
Conteúdos
-Natal
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1º Momento -Quinta-Feira, 30/11/17
Metodologia: Iniciamos
com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor, oração e hino Nacional.
Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas natalinas. Na roda de
conversa, apresentar o tema “Natal”. Realizar as atividades de rotina e contar
a história de São Nicolau (St. Nícolas, Santa Claus, Pai Natal, Papai Noel).
Após o pátio e lanche realizar atividade dirigida, as crianças vão fazer uma
cartinha para o papai Noel, encerrar com sequência Natalina e música da saída.
Acolhida
Acolhida
no corredor com músicas de louvor, oração hino Nacional. Já na sala de aula,
organizar as crianças e cantar músicas natalinas.
Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar
se todos estão presentes.
2-Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar
data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
4-O tempo hoje: observação do
tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura
coletiva e individual das letras do alfabeto.
6-Figuras geométricas: diferenciar
as figuras geométricas através de suas formas e cores.
7-Leitura
dos números de 0 a 10.
8- Leitura dos
combinados e das palavras mágicas.
Roda de conversa
Conversar
com as crianças sobre o tema Natal
Leitura
por prazer:
Lenda
de São Nicolau (St. Nicolas, Santa Claus, Pai Natal, Papai Noel).
Atividade Dirigida
Cartinha
para papai Noel
Pátio e Lanche
Jogo sequência natalina
Consiste em que as crianças digam nomes de brinquedos que o Papai Noel entrega
no Natal.
A
primeira criança deve falar o nome de um brinquedo
A
segunda criança repete o nome do brinquedo e adiciona o seu.
A
criança que errar a sequência sai do círculo e espera nova rodada.
Música: Está quase na
hora o sinal já vai bater...
2º Momento - Sexta-Feira, 01/12/17
Metodologia: Iniciamos
com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor. Em sala de aula organizar
as crianças e cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na
roda de conversa, perguntar aos alunos sobre o natal e Leitura com prazer (O
Pinheiro de Natal). Após o pátio e
lanche realizar atividade dirigida, as crianças vão montar um quebra cabeça (Pinheiro),
encerrar com massinha de modelar e música da saída.
Acolhida
Acolhida
no corredor com músicas de louvor. Já na sala de aula, organizar as crianças e
cantar músicas natalinas.
Atividade
de rotina
1-Chamadinha: verificar
se todos estão presentes.
2-Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar
data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
4-O tempo hoje: observação do
tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura
coletiva e individual das letras do alfabeto.
6-Figuras geométricas: diferenciar
as figuras geométricas através de suas formas e cores.
7-Leitura
dos números de 0 a 10.
8- Leitura dos
combinados e das palavras mágicas.
Roda
de conversa
Conversar com as crianças sobre o que eles sabem
sobre o Natal.
Lanche /Pátio
Leitura por prazer: O
Pinheiro de Natal
Atividade dirigida:
Quebra
–cabeça (Pinheiro de Natal)
Encerrar com
massinha de modelar
Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...
3º Momento -04/12 Segunda-Feira
Metodologia: Iniciamos
com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor e oração. Em sala de aula
organizar as crianças e cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de
rotina. Na roda de conversa, perguntar aos alunos sobre o tema abordado e
Leitura com prazer (Uma história de Natal).
Após o pátio e lanche, realizar atividade dirigida, as crianças vão recortar
e colar os presentes que desejam ganhar. Encerrar com mímica do presente que
quer ganhar no Natal e os outros tentarão adivinhar.
Acolhida
Acolhida no pátio com músicas infantis e oração. Já
na sala de aula organizar os alunos, depois cantar músicas infantis.
Atividade
de Rotina
1-Chamadinha: verificar
se todos estão presentes.
2-Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar
data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
4-O tempo hoje: observação do
tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura
coletiva e individual das letras do alfabeto.
6-Figuras geométricas: diferenciar
as figuras geométricas através de suas formas e cores.
7-Leitura
dos números de 0 a 10.
8- Leitura dos
combinados e das palavras mágicas.
Roda de conversa
Iniciar
falando sobre o Menino Jesus, perguntando para todos o que sabem sobre ele.
Lanche /Pátio
Leitura
por prazer – Uma história de Natal
Atividade
dirigida: Recorte colagem(presentes)
Encerrar
com mímica dos presentes
Cada aluno fará uma mímica do presente que quer
ganhar neste Natal e os outros tentarão adivinhar.
Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...
4º Momento
- 05/12 Terça-Feira
Metodologia: Iniciamos
com acolhida no corredor, cantando músicas infantis e hino da escola, Oração e
hino da escola. Em sala de aula organizar as crianças. Ao terminar, trabalhar
com músicas natalinas. Realizar as
atividades de rotina. Na roda de conversa, falar sobre o tema abordado. Após
o lanche e o pátio, Hora da leitura com prazer “Menino Jesus- Nosso Maior Presente”, Na atividade dirigida, as
crianças vão Circular o pinheiro menor e pintar o maior. Encerrar com massinha de modelar e música.
Acolhida
Acolhida no corredor com músicas infantis, hino da
escola e oração. Já na sala de aula organizar os alunos, depois cantar músicas
natalinas.
Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar
se todos estão presentes.
2-Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar
data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
4-O tempo hoje: observação do
tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura
coletiva e individual das letras do alfabeto.
6-Figuras geométricas: diferenciar
as figuras geométricas através de suas formas e cores.
7-Leitura
dos números de 0 a 10.
8- Leitura dos
combinados e das palavras mágicas.
Roda
de conversa
Iniciar falando sobre o (Menino Jesus- nosso maior
presente) perguntando quem é nosso maior presente?
Lanche /Pátio
Leitura
por prazer –Menino Jesus -Nosso Maior Presente
Atividade
dirigida: As crianças vão circular o pinheiro menor e pintar o
maior.
Jogos
de mesa
Distribuir aos grupos massinha de modelar e deixar
que brinquem livremente, para desenvolver a criatividade e a motricidade
refinada.
Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...
5º Momento -06/12 Quarta-Feira
Metodologia: Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor, oração e marchinha. Em sala de aula
organizar as crianças cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de
rotina. Na roda de conversa, falar sobre o significado do natal. Após o lanche
e o pátio realizar a leitura do texto “Um presente inesperado”. Na atividade
dirigida, as crianças irão fazer uma árvore de Natal com dobradura. Encerrar
com massinha de modelar.
Acolhida
Acolhida no corredor com músicas de louvor, oração e marchinha.
Já na sala de aula, cantar diversas músicas infantis.
Atividade
de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos
estão presentes.
2-Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar
data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
4-O tempo hoje: observação do
tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura
coletiva e individual das letras do alfabeto.
6-Figuras geométricas: diferenciar
as figuras geométricas através de suas formas e cores.
7-Leitura
dos números de 0 a 10.
8- Leitura dos
combinados e das palavras mágicas.
9-
Dobradura
–arvore de Natal.
Roda
de conversa: Sobre significado do Natal.
Pátio/Lanche
Leitura
por prazer – Um Presente Inesperado
Atividade
dirigida
-As crianças farão uma árvore de Natal com
dobradura .
Jogos
de mesa
Distribuir aos grupos massinha de modelar, para se
representarem e expressarem através de sua manipulação.
6º Momento
-07/12 Quinta-Feira
Metodologia: Iniciamos
com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor, oração e hino nacional.
Em sala de aula organizar as crianças cantar músicas natalinas Realizar as
atividades de rotina. Na roda de conversa, falar sobre a importância dos
símbolos do natal. Após o lanche e o pátio realizar a Leitura por prazer: do
texto “ Os Principais símbolos Natalinos”. Na atividade dirigida, as crianças
irão fazer uma pintura dos símbolos do Natal. Encerrar com música e cineminha.
Acolhida
Acolhida no corredor com músicas de louvor, oração e
hino nacional. Já na sala de aula, cantar diversas músicas natalinas.
Atividade
de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos
estão presentes.
2-Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar
data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
4-O tempo hoje: observação do
tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura
coletiva e individual das letras do alfabeto.
6-Figuras geométricas: diferenciar
as figuras geométricas através de suas formas e cores.
7-Leitura
dos números de 0 a 10.
8- Leitura dos
combinados e das palavras mágicas.
9-
Pintura
–Símbolos do natal.
Roda
de conversa
Sobre os
símbolos do Natal.
Pátio/Lanche
Leitura
por prazer
Conhecendo os Principais símbolos do natal.
Símbolos natalinos e
seus significados, árvore de Natal, Papai Noel, presépio entre
outros. SINOS DE NATAL: representa o anúncio para a humanidade do nascimento de
Jesus Cristo, o Salvador. GUIRLANDA: usada como enfeite
nas portas de entrada das residências na época do Natal
Atividade
dirigida
As crianças farão pintura dos símbolos do natal
Encerrar
com Cineminha –Símbolos do Natal
Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...
7º Momento-08/12 Sexta-Feira
Metodologia: Iniciamos
com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor. Em sala de aula organizar
as crianças cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na roda
de conversa, falar sobre o significado do Natal. Após o lanche e o pátio
realizar a leitura do texto “A Flor de Natal”, Na atividade dirigida, as
crianças serão convidadas a fazer um desenho livre sobre o natal e falar sobre
o verdadeiro sentido do NATAL para eles. Encerrar com o filme “Aprendiz de
Papai Noel”.
Acolhida
Acolhida
no corredor com músicas de louvor e oração. Já na sala de aula, cantar diversas
músicas natalinas.
Atividade
de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos
estão presentes.
2-Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar
data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
4-O tempo hoje: observação do
tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura
coletiva e individual das letras do alfabeto.
6-Figuras geométricas: diferenciar
as figuras geométricas através de suas formas e cores.
7-Leitura
dos números de 0 a 10.
8- Leitura dos
combinados e das palavras mágicas.
Roda de
conversa
Verdadeiro
Sentido do Natal.
Pátio/Lanche
Leitura por prazer:
A Flor de Natal
Atividade
dirigida: As crianças farão desenho livre sobre o natal.
Encerrar
com cineminha – filme “Aprendiz de Papai Noel”
Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...
8º Momento-11/12
Segunda-Feira
Metodologia: Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas infantis e oração. Em sala de aula organizar as
crianças e cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na roda
de conversa, falar sobre o presépio. Após o lanche e o pátio realizar a leitura
do texto “Natal com Jesus”, Na atividade dirigida, as crianças serão convidadas
a pintar e montar um presépio. Encerrar
com massinha modelando presépio.
Acolhida
Acolhida
no corredor com músicas infantis e oração. Já na sala de aula, cantar músicas
natalina.
Atividade
de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos
estão presentes.
2-Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar
data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
4-O tempo hoje: observação do
tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura
coletiva e individual das letras do alfabeto.
6-Figuras geométricas: diferenciar
as figuras geométricas através de suas formas e cores.
7-Leitura
dos números de 0 a 10.
8- Leitura dos combinados
e das palavras mágicas.
Roda de
conversa: Sobre o verdadeiro Natal
Natal é
tempo de paz e amor entre os homens de boa vontade, Natal é esperança,
nascimento, vida nova, a estrela que anuncia a chegada do Salvador.
Pátio/Lanche
Leitura por prazer: Natal
com Jesus
Atividade dirigida
As
crianças farão pintura e modelagem do Presépio.
Encerrar com pequena confraternização
Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...
9º Momento-12/12 Terça-Feira
Metodologia: Iniciamos com
acolhida no corredor, cantando músicas de louvor, oração e hino da escola. Em
sala de aula organizar as crianças e cantar músicas natalina. Realizar as
atividades de rotina. Na roda de conversa, refletir sobre o tema abordado. Após
o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “O Três Reis Magos”, Na
atividade dirigida, as crianças vão pintar os Reis Magos usando tinta guache. Encerrar
com Bingo de letras e música.
Acolhida
Acolhida no corredor com músicas de louvor, oração
hino da escola. Já na sala de aula, organizar as crianças e cantar músicas natalinas.
Atividade
de rotina
1-Chamadinha: verificar
se todos estão presentes.
2-Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar
data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
4-O tempo hoje: observação do
tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura
coletiva e individual das letras do alfabeto.
6-Figuras geométricas: diferenciar
as figuras geométricas através de suas formas e cores.
7-Leitura
dos números de 0 a 10.
8- Leitura dos
combinados e das palavras mágicas.
Roda de conversa
Sobre os presentes que os três Reis Magos levaram
à Jesus.
Pátio /Lanche
Leitura por prazer
-A Lenda dos Reis Magos
Atividade dirigida: Pintura com Guache (Reis Magos)
Encerrando com Bingo de letras
10º Momento-13/12 Quarta-Feira
Metodologia:
Iniciamos
acolhida no corredor, cantando músicas de louvor, oração e Marchinha. Em sala
de aula organizar as crianças cantar músicas natalinas. Realizar as atividades
de rotina. Na roda de conversa, falar sobre o tema bordado e as férias que
estão chegando. Após pátio e o lanche, Realizar leitura por prazer (A Lenda das
Renas do Pai Natal). Atividade dirigida, as crianças serão convidadas a fazer
um desenho livre sobre o tema abordado, encerrar com Jogo de dominó e música da
saída.
Acolhida
Acolhida
no corredor com músicas de louvor, oração e marchinha. Já na sala de aula,
cantar músicas natalinas.
Atividade
de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos
estão presentes.
2-Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar
data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
4-O tempo hoje: observação do
tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura
coletiva e individual das letras do alfabeto.
6-Figuras geométricas: diferenciar
as figuras geométricas através de suas formas e cores.
7-Leitura
dos números de 0 a 10.
8- Leitura dos
combinados e das palavras mágicas.
Roda
de Conversa: Sobre o tema abordado.
Leitura por prazer: Renas do
Pai Natal
Pátio
/Lanche
Atividade
dirigida
As crianças farão desenho livre sobre as Renas do
Pai Natal.
Encerrando
com jogo dominó
Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...
11º Momento-14/12 Quinta-Feira
A Metodologia:
Acolhida
no corredor, cantando músicas de louvor, oração e hino nacional. Em sala de
aula organizar as crianças cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de
rotina. Na roda de conversa, falar sobre o tema bordado e as férias que estão
chegando. Após pátio e o lanche, Refletir sobre as lendas do Natal. Atividade dirigida,
as crianças serão convidadas a fazer grupos de cinco e cada um vai falar sobre
uma lenda, encerrar com brincadeiras dirigidas e música da saída.
Acolhida
Acolhida
no corredor com músicas de louvor, oração e hino nacional. Já na sala de aula,
cantar músicas natalinas.
Atividade
de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos
estão presentes.
2-Quantos
somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar
data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
4-O tempo hoje: observação do
tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura
coletiva e individual das letras do alfabeto.
6-Figuras geométricas: diferenciar
as figuras geométricas através de suas formas e cores.
7-Leitura
dos números de 0 a 10.
8- Leitura dos
combinados e das palavras mágicas.
Roda
de Conversa: Sobre o tema abordado.
Reflexão sobre as lendas do natal
Pátio
/Lanche
Atividade
dirigida
As crianças farão trabalho em grupo-lendas do Natal.
Encerrando
Brincadeiras dirigidas
Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...
Atividades:
30/11-Cartinha para papai
Noel.
01/12-Quebra cabeça (Pinheiro de Natal)
04/12- Recorte colagem (presentes)
05/12- Circule o Pinheiro maior e pinte
o menor.
06/12-Dobradura (Árvore de natal).
07/12- Pintura (Símbolos do natal).
08/12-Desenho
livre
11/12-confraternização
apresentação (música Natal)
12/12- Pintura livre com guache
13/12-Desenho Livre
14/12- Revisão-Lendas do Natal (cada
grupo de cinco fala sobre uma lenda trabalhada).
Recursos/ material de apoio 30/11 a 14/12 de 2017
Papéis
coloridos, Internet/computador, Folhas xerocadas, Lápis, coloridos e giz de
cera, Palitos de picolé, pincéis, Painéis, Vídeo, Jornal, Livros de literatura
infantil, Cola, Tesoura, revistas, arvores de natal, CDs,
fantoches, Pen drive...
Avaliação:
Será através
do envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer das
atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário