Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de
Infância Corina Bicalho Guimarães
Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de
Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora:
Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno:
Matutino e Vespertino
Tema:
Praticas de Leitura e Escrita/ Datas comemorativas/Dengue
Público
Alvo:
Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo:
17 a 29 de novembro de 2017
Sequência
Didática
Eixos
de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária,
Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem
Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
*Valorizar
datas comemorativas
*Despertar a consciência da responsabilidade de cada
um no processo de prevenção e combate a dengue;
*Se expressa e comunicar através de linguagem
múltiplas como meios de relação, de
informação e de sensibilização estética.
*
Conhecer o números e a Letras.
Habilidades:
*Identificar
datas comemorativas
*Desenvolver
raciocínio lógico.
*
Despertar o interesse pela leitura;
*Participar
de diferentes momentos de leitura;
*Desenvolver
o hábito de leitura;
*Ouvir
histórias;
*Ampliar
conhecimento de letras e números;
*Desenvolver
atitudes de prevenção no combate à Dengue.
*Compreender a leitura e a escrita como prática
social.
*Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio
de livros.
Conteúdo(s)
Práticas
de Leitura e Escrita/Dengue/ Emancipação do Município
Desenvolvimento
17/11– 1º momento /Atividades de
rotina
-Roda de conversa: Hoje vamos falar sobre prática
de leitura e Escrita.
Vocês
já sabem ler? Vamos fazer leitura de imagens e trocar de ideias entres os
colegas.
-Proporcionando
o contato com diferentes livros.
-Para
realizar esta atividade selecionei os livros usados no projeto de leitura Mala
Viajante.
*
História, confecção mural e música.
20/11 – 2º momento /Atividades de rotina
-Roda de
conversa:
Refletindo sobre algumas histórias do projeto de leitura Mala Viajante.
*Ilustre a história e música
21/11– 3º momento /Atividades de rotina
-Roda de Conversa: Continuar a refletir sobre o
projeto de leitura Mala Viajante
* Releitura de
Histórias com guache e música.
22/11-4º momento /Atividades de rotina
Conversar com os alunos sondando o nível de
conhecimento dos mesmos sobre a dengue. Listar o que eles sabem e o que
gostariam de saber. “Dengue! Como evitar?”. Promover uma discussão sobre o
tema.
*DVD
*Pintura e música
23/11-5º momento /Atividades de rotina
Roda
de conversa: – Leitura do poema e depois o
video para cantar com elas varias vezes, apontando palavras no cartaz. Perguntar
às crianças se eles já ouviram o
poema antes? se gostaram? Se sabem quem o escreveu? Se já ouviram falar de
Vinícius de Moraes? Apresentar uma fotografia do escritor; oralmente o poema:
poema antes? se gostaram? Se sabem quem o escreveu? Se já ouviram falar de
Vinícius de Moraes? Apresentar uma fotografia do escritor; oralmente o poema:
Questionar
também... Qual é o título do poema?
–
Quem é o seu autor?
–
Sobre o que fala o mesmo?
–
A casa da qual o poema fala é igual ou diferente da que a
gente mora? Por quê?
gente mora? Por quê?
–
Por que a casa do poema pode ser considerada engraçada?
*Poema
(Era uma casa...)
24/11-6º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa: Sobre a cidade de Mimoso do Sul
relatada por um livro do município; Roda de conversa; Pedimos para as crianças
contarem o que mais gostavam na sua cidade e o que gostariam que ela tivesse.
Eles participaram relatando suas ideias, após entregamos uma folha para que
desenhassem a sua cidade. Cada um fez como a via. Quando todos tinham
terminado, cantamos o hino da cidade.
*História, desenho livre e música.
27/11-7º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa: Exlicar o que é uma carta,
converse sobre os tipos de correspondências que existem: carta informal,
formal, cartão postal.
A carta é um documento enviado por alguém
(REMETENTE) a outra pessoa (DESTINATÁRIO). Os textos de uma carta servem para
expressar sentimentos, pontos de vistas, emoções, ideias sobre determinado
assunto.
Existem cartas informais (destinadas aos
familiares e amigos
|
*Escrevendo
uma Carta ( Papai Noel)
28/11-8º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa: Nossa
poesia será da autora Cecília Meireles: LEILÃO DE JARDIM! Num primeiro momento
vamos ler a poesia e depois em grupo as crianças farão desenhos para ilustrar a
poesia na cartolina
*Ilustre
a Poesia
29/11-9º momento /Atividades de rotina
Roda de
conversa:
Explicar o que é parlenda e fazer leitura da mesma.
Quando os alunos já o tiverem na memória, escrever a
parlenda numa cartolina e afixá-la na lousa. Pedir que um aluno vá até ela e
acompanhe com o dedo a leitura feita pelo professor.
*Leia a
palenda e pinte os numeros que encontrar.
*Complete
a sequência númerica.
Atividades:
17/11-História, Confecção do mural e música.
20/11-Ilustre a história e música.
21/11- Releitura de Histórias
com guache e música.
22/11-DVD, Pintura e música (Dengue)
23/11- Poema (Era uma casa) grupo.
24/11- História, Desenho livre e hino da
cidade (grupo).
27/11-Carta
(Papai Noel).
28/11-Ilustre
a poesia (Leilão de Jardim) grupo.
29/11- Parlendas (Pinte os
números e complete a sequência númerica).
Recursos/ material de apoio de 17 a 29 de outubro de 2017.
Papéis coloridos, Internet/computador, Folhas xerocadas, Lápis,
coloridos e giz de cera, Palitos de picolé, pincéis, Painéis, Vídeo, Jornal,
Livros de literatura infantil, Cola, Tesoura, revistas, como caixas de
história, CDs, fantoches, Pen drive...
Avaliação:
Acontecerá
durante todo o processo das aulas, avaliando a aquisição de conhecimento em
reconhecimento do tema abordado, observando a coordenação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário