quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Praticas de Leitura e Escrita/ Datas comemorativas/Dengue

Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno: Matutino e Vespertino
Tema: Praticas de Leitura e Escrita/ Datas comemorativas/Dengue
Público Alvo: Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo: 17 a 29 de novembro de 2017
Sequência Didática
Eixos de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
*Valorizar datas comemorativas
*Despertar a consciência da responsabilidade de cada um no processo de prevenção e combate a dengue;
*Se expressa e comunicar através de linguagem múltiplas como meios de relação, de informação e de sensibilização estética.
* Conhecer o números e a Letras.
Habilidades:
*Identificar datas comemorativas
*Desenvolver raciocínio lógico.
* Despertar o interesse pela leitura;
*Participar de diferentes momentos de leitura;
*Desenvolver o hábito de leitura;
*Ouvir histórias;
*Ampliar conhecimento de letras e números;
*Desenvolver atitudes de prevenção no combate à Dengue.
*Compreender a leitura e a escrita como prática social.
*Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros.

Conteúdo(s) 
Práticas de Leitura e Escrita/Dengue/ Emancipação do Município

 Desenvolvimento

17/11– 1º momento /Atividades de rotina
-Roda de conversa: Hoje vamos falar sobre prática de leitura e Escrita.
Vocês já sabem ler? Vamos fazer leitura de imagens e trocar de ideias entres os colegas.
-Proporcionando o contato com diferentes livros.
-Para realizar esta atividade selecionei os livros usados no projeto de leitura Mala Viajante.
* História, confecção mural e música.

20/112º momento /Atividades de rotina
-Roda de conversa: Refletindo sobre algumas histórias do projeto de leitura Mala Viajante.
 *Ilustre a história e música

21/113º momento /Atividades de rotina
-Roda de Conversa: Continuar a refletir sobre o projeto de leitura Mala Viajante
* Releitura de Histórias com guache e música.

22/11-4º momento /Atividades de rotina
Conversar com os alunos sondando o nível de conhecimento dos mesmos sobre a dengue. Listar o que eles sabem e o que gostariam de saber. “Dengue! Como evitar?”. Promover uma discussão sobre o tema.
*DVD
*Pintura e música
23/11-5º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa: – Leitura do poema e depois o  video para cantar com elas varias vezes, apontando palavras no cartaz. Perguntar às crianças se eles já ouviram o
poema antes? se gostaram? Se sabem quem o escreveu? Se já ouviram falar de
Vinícius de Moraes? Apresentar uma fotografia do escritor; oralmente o poema:
Questionar também... Qual é o título do poema?
– Quem é o seu autor?
– Sobre o que fala o mesmo?
– A casa da qual o poema fala é igual ou diferente da que a
gente mora? Por quê?
– Por que a casa do poema pode ser considerada engraçada?

*Poema (Era uma casa...)

24/11-6º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa: Sobre a cidade de Mimoso do Sul relatada por um livro do município; Roda de conversa; Pedimos para as crianças contarem o que mais gostavam na sua cidade e o que gostariam que ela tivesse. Eles participaram relatando suas ideias, após entregamos uma folha para que desenhassem a sua cidade. Cada um fez como a via. Quando todos tinham terminado, cantamos o hino da cidade.
*História, desenho livre e música.
27/11-7º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa: Exlicar o que é uma carta, converse sobre os  tipos de correspondências que existem: carta informal, formal, cartão postal. 
A carta é um documento enviado por alguém (REMETENTE) a outra pessoa (DESTINATÁRIO). Os textos de uma carta servem para expressar sentimentos, pontos de vistas, emoções, ideias sobre determinado assunto.
Existem cartas informais (destinadas aos familiares e amigoscarta
*Escrevendo uma Carta ( Papai Noel)
28/11-8º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa: Nossa poesia será da autora Cecília Meireles: LEILÃO DE JARDIM! Num primeiro momento vamos ler a poesia e depois em grupo as crianças farão desenhos para ilustrar a poesia na cartolina
*Ilustre a Poesia

29/11-9º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa: Explicar o que é parlenda e fazer leitura da mesma.
Quando os alunos já o tiverem na memória, escrever a parlenda numa cartolina e afixá-la na lousa. Pedir que um aluno vá até ela e acompanhe com o dedo a leitura feita pelo professor.
*Leia a palenda e pinte os numeros que encontrar.
*Complete a sequência númerica.
Atividades:
17/11-História, Confecção do mural e música.
20/11-Ilustre a história e música.
21/11- Releitura de Histórias com guache e música.
22/11-DVD, Pintura e música (Dengue)
23/11- Poema (Era uma casa) grupo.
24/11- História, Desenho livre e hino da cidade (grupo).
27/11-Carta (Papai Noel).
28/11-Ilustre a poesia (Leilão de Jardim) grupo.
29/11- Parlendas (Pinte os números e complete a sequência númerica).

Recursos/ material de apoio de 17 a 29  de outubro de 2017.
  Papéis coloridos, Internet/computador, Folhas xerocadas, Lápis, coloridos e giz de cera, Palitos de picolé, pincéis, Painéis, Vídeo, Jornal, Livros de literatura infantil, Cola, Tesoura, revistas, como caixas de história, CDs, fantoches, Pen drive...
Avaliação:

 Acontecerá durante todo o processo das aulas, avaliando a aquisição de conhecimento em reconhecimento do tema abordado, observando a coordenação.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE