O #teatro está
inserido em nossas #vidas desde a primeira infância, presente e vivo em vários
lugares, na escola não poderia ser diferente, pois encontramos nas brincadeiras
das crianças, no faz-de-conta dos #livros e até nas aulas expositivas, o gosto
pela representação, imaginação e vivência dos personagens, portanto uma cultura
viva. Sendo parte do nosso meio, abre uma possibilidade #lúdica de resolver
problemas, discutir conceitos, brincar, sorrir e aprender. Por meio dele, o #professor pode perceber o desenvolvimento do aluno, personalidade,
comportamento individual e coletivo. Essa situação, permite ao educador um
melhor direcionamento para a aplicação do seu fazer pedagógico. A dramatização
a princípio é complexa para criança, devido aos problemas mais comuns como
timidez e falta de interação, nesse caso o professor deve ser o grande
motivador dessa atividade lúdica. O teatro possibilita a criança compreender o
pensamento e a linguagem do outro, o brincar pode se transformar num
instrumento de construção do conhecimento. O #brincar equilibra as tensões,
constrói a individualidade e personalidade da criança. A escola pode facilitar
a aprendizagem utilizando atividades lúdicas como ferramenta pedagógica, entre
elas o teatro. Este recurso ultrapassa as linhas imaginárias e abstratas da
criança, de modo a estabelecer ligação direta com o concreto. Há uma dicotomia
entre a prática e a teoria na #educação infantil e nos anos iniciais do Ensino
Fundamental, referente à utilização do lúdico como meio de alfabetizar e promover
a interação dos #alunos e suas potencialidades. Este texto não é inovador quanto
à utilização do teatro como prática educativa, mas um meio de discutir sua
aplicação no ambiente escolar, interação, assimilação, desenvolvimento
cognitivo, psico-motor e social, fazendo que seja entendido como um meio
imprescindível na formação critica da #criança.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE
EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...
OLINE
-
CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus Data:09 a 13 de abril de 2012 Tema: Alimentação saudável(Alternativa) e saúde Semestre: 1º Ida...
-
CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus Data: 24 a 31 de outubro de 2011 Tema: Meios de comunicação Semestre: 3...
-
CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus Data:16 a18 de abril de 2012 Tema: Dia do livro Semestre: 1º Idade: 03 anos Professora; Maria ...
-
CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus Data: 19 e 20 de abril de 2012 Tema: Índio Semestre: 1º Idade: 03 anos Professora; Maria Ap...
-
“CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus”. Data: 01 a 03 de julho de 2009 Assunto: Estações do Ano. Período: Maternal –II-B...
-
CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus Data: 23 a 29 de março de 2012 Tema: Habitação, moradia e número 3 Semestre: 1º Idade: 03 ano...
-
Justificativa: O Ensino Religioso ocupa-se com a educação integral do ser humano, com seus valores e suas aspirações mais profundas. Est...
-
Objetivos: Propiciar momentos de descoberta Para essa aula apresentaremos uma atividade diferente. Iniciaremos a aula com uma conversa sobr...
-
PÚBLICO ALVO: Educação Infântil DURAÇÃO: 15 dias JUSTIFICATIVA: Escolhemos este tema, para que os al...
-
Era uma vez o Espantalho. Não era muito bonito, pois, como todos os espantalhos, foi feito para espantar pássaros e outros bichos ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário