O #teatro está
inserido em nossas #vidas desde a primeira infância, presente e vivo em vários
lugares, na escola não poderia ser diferente, pois encontramos nas brincadeiras
das crianças, no faz-de-conta dos #livros e até nas aulas expositivas, o gosto
pela representação, imaginação e vivência dos personagens, portanto uma cultura
viva. Sendo parte do nosso meio, abre uma possibilidade #lúdica de resolver
problemas, discutir conceitos, brincar, sorrir e aprender. Por meio dele, o #professor pode perceber o desenvolvimento do aluno, personalidade,
comportamento individual e coletivo. Essa situação, permite ao educador um
melhor direcionamento para a aplicação do seu fazer pedagógico. A dramatização
a princípio é complexa para criança, devido aos problemas mais comuns como
timidez e falta de interação, nesse caso o professor deve ser o grande
motivador dessa atividade lúdica. O teatro possibilita a criança compreender o
pensamento e a linguagem do outro, o brincar pode se transformar num
instrumento de construção do conhecimento. O #brincar equilibra as tensões,
constrói a individualidade e personalidade da criança. A escola pode facilitar
a aprendizagem utilizando atividades lúdicas como ferramenta pedagógica, entre
elas o teatro. Este recurso ultrapassa as linhas imaginárias e abstratas da
criança, de modo a estabelecer ligação direta com o concreto. Há uma dicotomia
entre a prática e a teoria na #educação infantil e nos anos iniciais do Ensino
Fundamental, referente à utilização do lúdico como meio de alfabetizar e promover
a interação dos #alunos e suas potencialidades. Este texto não é inovador quanto
à utilização do teatro como prática educativa, mas um meio de discutir sua
aplicação no ambiente escolar, interação, assimilação, desenvolvimento
cognitivo, psico-motor e social, fazendo que seja entendido como um meio
imprescindível na formação critica da #criança.

Nenhum comentário:
Postar um comentário