domingo, 29 de julho de 2018

A MAGIA DE “A BELA E A FERA”


Neste primeiro momento, o professor deverá organizar roda de conversa. Inicialmente a turma deverá se expressar livremente sobre suas demandas e novidades.
Após a atividade de rotina, o professor apresentará a história “A Bela e a Fera” e antes de contar a história, falar um pouco sobre a mesma. Em seguida, iniciar. Escolhemos esta história com o objetivo de sensibilizar as crianças em relação ao que compreendem como feio e bonito, bem como, identificar de que modo a magia é retratada na história.
E agora minha gente
Uma história vou contar
Uma história bem bonita
Todo mundo vai gostar.
Rê, rê, rê.
Rá, rá, rá.
Nos livrinhos encantados
Tudo pode acontecer.
Vamos ficar bem quietinhos
Para a história aprender.
Rê, rê, rê.
Rá, rá, rá
Era uma vez um comerciante que morava com suas filhas, uma era tão bonita que o seu nome era Bela. Um dia quando ele foi viajar perguntou o que elas queriam as duas mais velhas queriam vestidos e jóias e Bela só uma rosa.Voltando da viagem, o mercador viu um castelo com um lindo jardim cheio de flores.Resolveu levar uma rosa para Bela.Quando ele pegou a rosa daquele jardim, uma fera apareceu e disse:-Você não devia mexer no meu jardim,então vai ser meu prisioneiro!O homem respondeu:- Perdão senhor, era um presente para minha filha!

Mas a fera não queria nem saber, pois estava furiosa. O homem então pediu para a fera deixar ele se despedir de suas filhas, e a Fera deixou. Chegando em sua casa chorou, porque sua filha Bela ficaria sozinha no mundo.Pois as outras já podiam se virar e não queriam saber de Bela nenhuma .Bela então disse:-Papai, deixe-me ir com você, quero falar com a fera.-Não adianta, minha filha!Disse o comerciante. Mas Bela tanto insistiu que o pai a levou com ele.Chegando no castelo,bela disse para a fera:-Deixe meu pai ir embora, ele está velho e doente, eu fico no lugar dele.A fera concordou e o pai de Bela foi embora.Os dias passavam no castelo.A fera, mesmo sendo muito feia, era boa e gentil com Bela.Um dia a fera deixou Bela ir visitar seu pai.Quando Bela voltou, encontrou a Fera muito doente.Bela assustada disse:-Fera, não morra, estou aqui! Eu te amo!E beijou o rosto da Fera. No mesmo instante, começou na fera uma transformação. 

A fera deixou de existir e em seu lugar surgiu um lindo príncipe. O príncipe contou para Bela que uma bruxa o enfeitiçou e ele só voltaria ao normal com um beijo de amor.Quebrado o encanto, o príncipe e a Bela se casaram e foram felizes para sempre !
E agora minha gente
Que a história terminou
Batam palmas bem contentes
Batam palmas quem gostou

*Após o termino da história o professor deverá conversar com as crianças sobre o que acharam da mesma.
1-O que vocês acharam da história, foi legal, o que poderia ser melhor?
2-O que mai  lhes chamou atenção?
3-Por que Bela trocou de lugar com seu pai?
4-Bela não tinha medo da fera?
5-Por que as pessoas tinham medo da fera?
6-A fera era boa ou má?
7-Por que a Fera ficou feia?
8-Afinal o que é feio ou bonito?



 Após a reflexão – Reconto da história com participação das crianças “Brincando de príncipes e princesas” através de uma dramatização feita pelas crianças utilizando linguagem própria.
 Explorando rimas ou parte da história que mais lhes chamou a atenção.
Materiais Necessários: fantasias, tecidos, adereços que possibilitem a criação das brincadeiras de príncipes e princesas, cartolina amarela, tesoura e elástico (para confecção de coroas).

Avaliação
 Interação,  atenção,  concentração e a criatividade.





Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE