segunda-feira, 16 de julho de 2018

Projeto: Copa do Mundo de Futebol na Rússia 2018


Escola Municipal  Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno:  Matutino
Tema: Projeto: Copa do Mundo de Futebol na Rússia 2018
Público Alvo: Alunos de 5 anos \Jardim II
Tempo:  14 de junho a 23 de julho de 2018
                                                           Justificativa
     O futebol é uma paixão Mundial! Mesmo o nosso time favorito ganhando ou perdendo  continuamos vibrando com o futebol. Quando se fala de Copa do Mundo todos ficam atentos para torcer por seu país, não importa onde está... Todas as nações se unem e acompanham este grande evento.
                                                    Objetivo Geral

   *Conhecer História das copas, Hino, Musica e os países que estão participando da Mesma.  

   
                                                   *Além de torcer pelo time favorito!
Objetivos Específicos
· Divulgar, valorizar e conhecer as diferentes culturas.
·Visualizar pontos turísticos tradicionais de cada país participante;
· Valorizar  a copa do mundo como um evento importante que reuni vários países.
Metodologia
O desenvolvimento deste projeto tem em vista um trabalho interdisciplinar. É possível desenvolver diversos conhecimentos através deste evento, pois o futebol tem um grande espaço em nossa cultura e é preciso lembrar que um evento como a Copa reúne vários países sem a discriminação das diferenças como: raça, religião, classe social etc.
  
Roda de conversa :

-Quando e onde surgiu a Copa do Mundo?
-Quantas Copas do Mundo de Futebol já aconteceram?
-Quem criou a Copa do Mundo de Futebol?
-Em que ano o Brasil participou da Copa do Mundo?
-Qual o nome do nosso país? A cor da nossa bandeira?
-Vamos localizar nosso país no mapa?
 -Em que país será realizado a Copa do Mundo?
 -Você conhece a Rússia? É um pais frio?
-  Vamos localizar esse país no mapa (Globo)?
-Qual o significado da copa para a família?

Para iniciar o projeto será apresentado  história das copas... o Globo terrestre para mostrar que existem muitos lugares e que cada parte colorida tem um nome, no primeiro momento vamos apresentar o nosso país (Brasil) e o país que vai sediar a Copa do Mundo em 2018(Rússia).
Após a identificação será mostrada imagens das bandeiras, pontos turísticos dos países, músicas, hino...
Os alunos irão desenhar a bandeira do Brasil e do país que esta sediando a Copa. Ficará exposta na sala (serão identificadas as cores e formas geométricas).
Será realizada uma roda de conversa perguntando para os alunos “O que é futebol?” Cada resposta será anotada para a confecção de um painel.
Após a roda os alunos irão assistir vídeos sobre o tema abordado.
Atividades:
Pesquisar sobre a história das copas.
- Realizar um campeonato de pênalti na escola.
- Confeccionar as bandeira e viseiras.
-História dos jogadores da  copa.
- Pesquisar o mascote e a história do mesmo.
- Pesquisar a taça e a bola de futebol.
- Montar um painel com os ídolos da copa.
- Quantidade de jogadores no campo de futebol.
-Conhecer e  Ilustrar Musica da Copa 2018
-Ilustrar o hino nacional (colagem)
-Conhecer o ganhador da Copa 2018(baixar no computador e apresentar para os alunos).
   
                                                        Culminância.

   Exposição dos trabalhos realizados 






 História da Copa do Mundo de Futebol
História das Copas do Mundo de Futebol, grandes decisões, origem, histórico, títulos e conquistas das seleções brasileiras, curiosidades, Taça Jules Rimet, resumo, seleções campeãs, dados e informações, maiores goleadas

História das Copas do Mundo
De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. 
 A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA (Federation International Football Association).
 A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 13 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
 Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém-construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.
 O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
 Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.
 Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores (Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.
 Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França.
 Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coreia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.
 Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.
 Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo foi realizada no continente africano. A África do Sul foi a sede do evento que ocorreu entre os dias 11 de junho e 11 de julho de 2010. A Espanha tornou-se, pela primeira vez na História, campeã mundial.
 Em 2014, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil. O evento retornou ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que havia ocorrido a última copa no Brasil.
 Em 2018 foi a vez da Rússia sediar, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo de Futebol. Os jogos ocorreram entre 14 de junho e 15 de julho de 2018. A França foi a campeã, após derrotar a seleção croata por 4 a 2.
 Curiosidades sobre a História da Copa do Mundo de Futebol 
- O recorde de gols numa mesma Copa é do francês Fontaine com 13 gols (marcados na Copa de 1958). Já o recorde geral da História de todas as Copas é do alemão Miroslav Klose com 16 gols.
 - O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo.
 - O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco.
 - A Itália e a Alemanha foram quatro vezes campeã mundial. A Argentina, a França e o Uruguai possuem dois títulos. Inglaterra e Espanha possuem apenas um título cada.
 - A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos.
 - As Copas do Mundo da França (1998), Japão / Coreia do Sul (2002), Alemanha (2006), África do Sul (2010), Brasil (2014) e Rússia (2018) tiveram a participação de 32 seleções. Porém, a Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Catar, será a última com 32 seleções. A FIFA anunciou que, na Copa de 2026 (EUA, Canadá e México), o evento contará com 48 seleções.
 - As maiores goleadas na história da Copa do Mundo de Futebol foram: Hungria 10 x 1 El Salvador (Copa de 1982); Iugoslávia 9 x 0 Zaire (Copa de 1974); Hungria 9 x 0 Coreia do Sul (Copa de 1954); Alemanha 8 x 0 Arábia Saudita (Copa de 2002); Suécia 8 x 0 Cuba (Copa de 1938); Portugal 7 x 0 Coreia do Norte (Copa de 2010) e Polônia 7 x 0 Haiti (Copa de 1974).
 - A maior goleada imposta pela seleção brasileira ocorreu no Maracanã, durante a Copa do Mundo de 1950 realizada em nosso país. No quadrangular final, o Brasil venceu a Suécia pelo placar de 7 a 1.
 - A maior goleada sofrida pelo Brasil em jogos da Copa ocorreu em 2014. A seleção brasileira perdeu nas semifinais para a Alemanha por 7 a 1.
 - O Brasil possui o melhor desempenho na História da Copa do Mundo de Futebol: Foram 20 copas disputadas, ou seja, todas. Disputou 108 jogos com 72 vitórias, 18 empates e 18 derrotas. 
 - Em junho de 2018, a seleção brasileira ocupava o 2º lugar no ranking FIFA. Na primeira colocação estava a Alemanha e na terceira a seleção belga.
 - A Copa do Mundo FIFA de 2022, que ocorrerá no Catar, será realizada entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro.
 - A partir da Copa do Mundo de Futebol de 2026, serão 48 seleções participantes. Durante o campeonato serão realizados 80 jogos em 32 dias. Em 2026, a Copa do Mundo será realizada, pela primeira vez na história, em três países (Estados Unidos, Canadá e México).
 Os campeões de todos os tempos
Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil (1962) / Inglaterra ( 1966) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil (2002), Itália (2006), Espanha (2010), Alemanha (2014) e França (2018).
 Sugestões de leitura:
- Os 50 Maiores Jogos das Copas do Mundo - Paulo Vinicius Coelho, Panda Books
 - Moderno Almanaque das Copas do Mundo - Gláucia Parreira, Yendis
 - Copas do Mundo: Histórias e Estatísticas - Luiz Fernando Baggio Monclar, Axcell Books
 - Brasil em Copas do Mundo - Barbosa Filho, Panoramas do Saber.
Fonte de pesquisa : https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historiadacopa.htm

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE