Piet
Mondrian (1872-1944) foi um pintor holandês que despontou no começo do século
XX e sua obra virou um símbolo poderoso da modernidade.
Pieter
Cornelis Mondrian (1872-1944), conhecido como Piet Mondrian, nasceu em
Amersfoort, Holanda, no dia 7 de março de 1872. Filho de um pastor cresceu em
um ambiente extremamente religioso. Em 1892 ingressou na Academia Real de Artes
de Amsterdam. Quando era iniciante pintava paisagens, mas já revelava uma
inquietação peculiar ao moldar a natureza, os moinhos e as igrejas com uma
visão geométrica do mundo.
Suas
obras mais antigas seguiram o estilo da Escola de Haia e dos impressionistas de
Amsterdam. Por volta de 1909 começou a pintar em um estilo mais abstrato. Ao
longo dos anos, objetos e paisagens foram se decompondo em traços básicos. Para
Mondrian o mínimo era o máximo. “Na natureza, a superfície das coisas é bela,
mas sua imitação é sem vida”, dizia ele.
A
Igreja de Domburg (1910)
Em
1911, Piet Mondrian foi para Paris onde manteve contato com os artistas
abstracionistas e cubistas, entre eles, Pablo Picasso e Georges Braque, que
foram abstraindo uma figura até que desaparecesse. Durante a Primeira Guerra
Mundial retornou para a Holanda, onde conheceu o artista Theo van Doesburg um
dos fundadores do movimento holandês “De Stijl” (O Estilo). Ele e seus
companheiros do grupo holandês trabalhavam com formas geométricas abstratas.
Composição
xadrez (1919)
Na
base da pintura de Mondrian estava uma utopia de fundo religioso. Ele era
entusiasta da Teosofia - doutrina esotérica criada pela russa Madame Blavatsky.
Como fruto da filosofia humanista e espiritual sincrética extraiu a noção de
que por baixo da matéria, uma engrenagem básica constituiria a essência do
mundo. Ao abraçar a abstração continuou pintando flores, símbolo universal
feminino para a Teosofia (também as pintava porque ninguém comprava suas telas
abstratas).
As
composições clássicas com quadrados e retângulos delimitados por linhas pretas
só surgiram quando o artista estava perto dos 50 anos. Ele rompera com os
colegas do De Stijl por não aceitar a adoção de linhas diagonais. No estilo
radical de Piet Mondrian só tinha lugar os traços horizontais e verticais. Na
paleta de tintas, apenas as cores primárias - o vermelho, o azul e o amarelo,
mais o preto e o branco, como na tela “Composição II em Vermelho, Azul e
Amarelo” (1930).
Depois
de residir vários anos em Paris e Londres, em 1940, durante a Segunda Guerra
Mundial, mudou-se para Nova York, onde se permitia ouvir jazz e boogie-woogie e
transpôs para a tela o andamento urbano e o ritmo agitado desses gêneros.
Piet
Mondrian faleceu em Manhattan, em Nova York, Estados Unidos, no dia 1 de
janeiro de 1944.
Obras
de Piet Mondrian
Árvores
à Luz da Lua (1908)
A
Árvore Vermelha (1908)
Copo
de Leite (1909)
O
Moinho Vermelho (1910)
A
Árvore Cinzenta (1911)
Macieira
em Flor (1912)
Composição
com Cores B (1917)
Composição
em Tabuleiro com Cores Claras (1919)
Composição
em Vermelho, Amarelo e Azul (1921)
Composição
A (1923)
Composição
em Amarelo (1930)
Composição
n. 10 (1942)
Broadway
Boogie-Woogie (1942)
Fonte:https://www.ebiografia.comReleitura da Obra do artista foi feita pela turma do jardim II- matutino, na Escola Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães no Município de Mimoso do Sul-ES.
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