terça-feira, 7 de maio de 2019

O projeto :Quem Cuida de Mim e Profissões



 Justificativa: 

Acredito ser a família o alicerce que dá sentido a vida,  permitindo aos seres humanos experimentar a verdadeira felicidade  nos pequenos gestos e atitudes do dia a dia. Não fomos criados para vivermos isolados, mas para convivermos uns com os outros cultivando os valores fundamentais: respeito, a obediência, o diálogo e a ajuda.  A compreensão desses valores deve iniciar na família, pois uma criança que aprende a cultivar o amor, o respeito, a obediência, desenvolverá uma consciência íntegra e saudável em qualquer ambiente. À escola, a instituição em geral cabe  incentivar a criança no cultivo desses valores atuando como parceira dos diversificados modelos de família, hoje constituídas.
Como resultado da atual dinâmica social, a Família sofreu alterações significativas, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das mulheres no mercado do trabalho. Essas mudanças influenciaram várias instituições sociais, resultando, por exemplo, em diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre pais e filhos. No segundo domingo do mês de maio comemoramos  o Dia das Mães. Durante as semanas que  antecedem essa data, desenvolveremos uma série de atividades para que as crianças e adolescentes interaja mais com outros membros da sua família. É necessário despertar na criança, sentimentos de amor e gratidão aos seus familiares.

 Objetivos Gerais:

-Estimular a afetividade familiar independente da forma como ela é constituída.
-Reconhecer a diversidade familiar, valorizando Quem Cuida de Mim;
-Valorizar a família manifestando sentimento de amor, respeito, etc;
-Desenvolver a linguagem oral através de relatos sobre a família;
-Aprimorar a coordenação motora fina;
-Estimular o gosto musical e a expressão corporal;
- Reconhecer as qualidades dos membros da família;
- Reconhecer-se como parte integrante da família;
- Compreender a importância de viver em um lar repleto de amor;
-Desenvolver interesse em colaborar com a família.
-Buscamos  sensibilizar a família sobre a importância de acompanhar o desempenho de seu filho na escola.
-Organizar um dia diferente para que as crianças possam vivenciar um dia de sua rotina com as pessoas que cuidam dela, em comemoração ao Dia das Mães.

   Metodologia:

 Sugerir  que as crianças entrevistem um membro da família.. Elas podem perguntar qual é  sua profissão, o esporte preferido , o prato que mais gosta, qual o lazer favorito e que revistas ou jornais ele lê; Quanto  pesa, mede? Quantos anos ele tem?
  Imitar um membro da família fazendo compras no mercado, utilizando dinheiro de faz de conta para identificar o valor monetário das cédulas e o esforço que a família faz para ganhar e colocar tudo dentro de casa.
 Visitar o mercado para olhar os preços das coisas que a família  gosta.
 Fazer uma mini pesquisa e enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida, a cor de seu carro, quantos somos na casa, qual o lazer que faz junto com a família, etc.
  
Artesanato e  Arte e Educação

- Confecção de lembrança para Quem cuida de mim
- Confecção de mural com fotos de seus familiares no trabalho.
-Confecção de Apetrechos decorativos para decoração do dia da Homenagem (10/05)
-Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais;
-Desenvolver a memória musical através de repertório variado de canções;
- Experimentação  dinâmica do silêncio através de brincadeiras e em outros contextos. O silêncio valoriza o som, cria expectativa e é, também, música;
-Cantar canções relacionadas à família;
-Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos-Ensaio.
  
Culminância do Projeto:

Festa de Homenagem “Quem Cuida de Mim” com apresentações de músicas e Dramatização (Profissão dos  membros da família), dinâmica  na sala de aula com a família dos alunos reforçando assim a importância da participação da mesma no núcleo educacional. Exposição de cartazes e painéis  e etc.(Dia 10 /05)


Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE