segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Papai Noel: um dos mais importantes símbolos do Natal


                                           
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

                        
Papai Noel no trenó e suas renas



Atualmente, a figura do Papai Noel está presente na vida das crianças de todo mundo, principalmente durantes as festas natalinas. É o bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano. Ele habita o Pólo Norte e, com seu trenó, puxado por renas, traz a alegria para as famílias durante as festas natalinas. Como dizem: Natal sem Papai Noel não é mesma coisa.


História e significado da árvore de Natal


Em vários países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para enfeitar casas e outros ambientes. Junto com as decorações natalinas, as árvores garantem um clima especial nesta importante época do ano.
De acordo com pesquisadores das tradições cristãs, a montagem de árvore de Natal teve início no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Numa determinada noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência. Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta.Esta tradição chegou ao continente americano através de alguns alemães, que vieram residir na América durante o período colonial.  No Brasil, país em que o cristianismo prevalece, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares na época natalina, pois, além de decorar, simbolizam paz, alegria e esperança. As árvores de Natal também simbolizam a vida, pois em dezembro no hemisfério norte, ocorre o inverno e as árvores perdem as folhas. Uma árvore frondosa e cheia de enfeites simboliza a vida.
- De acordo com a tradição católica, a árvore de Natal deve ser montada a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento. Sua montagem deve ser aos poucos, intensificando-se a partir de 17 de dezembro (momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus). Em 6 de janeiro (Dia de Reis), de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal.



Passo a passo da Árvore de Natal



MATERIAL

1 - um metro de cano;
2 - garrafas pet;
3 - areia;
4 - tesoura;
5 - papelão.

MODO DE FAZER:

1 - Retire os fundos das garrafas
2 - Recorte tiras de 1,5cm até chegar no gargalo. (elas não se separam no gargalo)
3 - Dobre as tiras de modo que fiquem no mesmo nível do gargalo. Faça esse procedimento em todas as garrafas
4 - Encaixe o gargalo da garrafa no cano, um sobre o outro;
5 - Recorte uma garrafa ao meio e use o fundo da garrafa para apoiar a árvore;
6 - Encha o fundo da garrafa com areia;
7 - Desenhe uma estrela no papelão, recorte, pinte com glitter e cole no topo da árvore;
8 - Use sua criatividade para decorar a árvore. Você poderá pintá-la com tinta spray “acrilex”, colar lantejoulas, decorar com tinta dimensional glitter, pendurar anjinhos, papai Noel, estrelas e bolinhas.

Aproveite a brincadeira para bater um papo com seus filhos sobre solidariedade, cooperação e principalmente, sobre um aspecto muito negativo do apelo comercial do Natal: comprar de forma inconsciente e pouco zelosa, consumindo recursos naturais e energia na produção de presentes e embrulhos que muitas vezes só duram uma noite.

Projeto Natal II


Justificativa

No mundo existem fatos tão especiais que devem ser lembrados. As pessoas marcam esses momentos com uma data. Por isso, no dia 25 de dezembro comemora - se o Natal, com propósito de celebrar o Real Espírito de Natal.

Objetivos

• Compreender a importância do Nascimento de Jesus para a humanidade.

• Incentivar o aluno a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas, valorizando a convivência familiar e com o próximo.


Atividades

• Pesquisar sobre os símbolos de Natal (Estudo Histórico)

• Confeccionar cartões de natal (mensagens)

• Preparação de natal para necessitados (Natal Solidário)

• Montar cestas de natal para um asilo ou orfanato

• Teatro de Natal

Metodologia

• Discussão em sala de aula sobre o assunto

• Aulas no laboratório de Informática


Recursos Materiais


• Cartazes

• Cartões para confecção de um painel de natal

• Mensagens natalinas para os professores

• Material para montagem

• Material para cenário do teatro


Avaliação


• Acontecerá após a culminância do projeto


domingo, 13 de novembro de 2011

Projeto dia da conciencia negra EDUCAÇÃO NÃO TEM COR






• História, Cultura e Diversidade: Quais as coisas que fazem parte da nossa

cultura que adquirimos por influência africana?

• Ser humano, Direitos humanos e Igualdade: Como o negro é visto dentro da

nossa sociedade?

• Educação, ética e etnia: Valorização e respeito da nossa própria identidade.



1.2. CONTEÚDO FOCO:
                                  

O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do

negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do

respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito,

desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas

nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana.

Inicialmente, será conduzido pela simples observação de fotos de revistas sobre algumas

coisas que fazem parte da cultura africana (comidas, danças, vestimentas, etc.);

estabelecendo a seguir um vínculo entre as curiosidades que surgirem dos alunos sobre

o tema e a instigação provocada pelo professor no intuito de ir avançando no

conhecimento sobre o assunto.



ROBLEMA:

                          
Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva

diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira

até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre

brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que revertam o

atual quadro.

                                

No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e

convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do

ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os alunos

e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias

raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação

brasileira, pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência, diante

disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual seria a nossa

contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas?

3. JUSTIFICATIVA:


Comemorar o 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês de

novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um

no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho

espero que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da

violência, do preconceito e do racismo.



4. OBJETIVOS:
                        

• Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e

na sociedade;

• Entender e valorizar a identidade da criança negra;

• Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;

• Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura

africana;

• Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um

posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.


5. DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos

citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local,

estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será

desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração,

sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações

diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos,

experimentações e leituras. Para tanto vamos utilizar:

• Livro:“Menina bonita do laço de fita” de Maria Helena Machado, Ed. Ática,

2007;

• Livro: “Declaração Universal dos direitos humanos” – adaptação Ruth Rocha e

Otávio Roth, 2003;

• Estudo de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos;

• Exibição de vídeo (clipes): ”Missa dos quilombos” – música de Milton

Nascimento;

• Promover reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos da atualidade

que tratam sobre o tema;

• Audição, análise e ilustração da música de Milton Nascimento “Uakti – lágrimas

do sul”;

• Ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari – “Menina com tranças e laços”

fazendo uma analogia com o livro “Menina bonita do laço de fita” e “cabeça de

negro”.

• Estar em contato com músicas da cultura africana como o samba, a batucada;

• Produção em artes com sucatas;

• Se possível, assistir e participar de uma apresentação de capoeira – a confirmar;



Atividades:

• Hora da história: leitura e análise de alguns artigos do livro “Declaração

Universal dos Direitos Humanos” e “Menina bonita do laço de fita”;

• Verificação do caminho geográfico feito da África para o Brasil por meio do

mapa mundi;

• Estudos de música, fazendo releituras e transformando-os em ilustrações

pedagógicas para uma amostra cultural;

• Confeccionar cartazes – recorte, pintura e colagem - com fotos de revistas que

tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura do negro;

Realizar brincadeiras e jogos infantis:

• Construção de uma máscara africana com saco de pão;

• Construção e de um tabuleiro do jogo Kalah – feito com caixa de ovos (um jogo

de tabuleiro que veio da África que simula o plantio de sementes, desenvolvendo

a atenção e a concentração da criança);


6. FECHAMENTO DO PROJETO:


MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA



(Ana Maria Machado)



Era uma vez uma menina linda, linda.

Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.

A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.

Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas.

Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar.

E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.

E pensava:

- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...

Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:

- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?

A menina não sabia, mas inventou:­

- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...

O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela.

Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.

Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:

- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?

A menina não sabia, mas inventou:

- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.

O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi.

Mas não ficou nada preto.

- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?

A menina não sabia, mas inventou:­

- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.

O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.

Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:

- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?

A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:

- Artes de uma avó preta que ela tinha...

Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até

com os parentes tortos.E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina,

tinha era que procurar uma coelha preta para casar.

Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.

Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda

a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha.

Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.

E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:

- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?

E ela respondia:- Conselhos da mãe da minha madrinha...



6.1. RESULTADOS ESPERADOS:


• Apropriação de diversos saberes, além da conscientização sobre temas

relevantes como legislação, tolerância, direitos e deveres etc.;

• Desenvolvimento de valores – conceitos e procedimentos;

• Apropriação de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos

sobre outras culturas.

No final, sempre com a orientação do professor, os alunos deverão organizar os

conhecimentos que adquiriram, fazendo registros de suas atividades, com desenhos,

esquemas, confecções e etc. E durante essas atividades várias atitudes e valores éticos e

humanos podem ser trabalhados para a consolidação do conteúdo foco.

Montaremos uma exposição com os materiais coletados e produzidos pelas

crianças em conjunto com o professor para que sejam apresentados no mural que

faremos na escola, para possível visita dos pais que, infelizmente, não tem muita

disponibilidade para vir à escola, então, estarei mostrando e comentando estes trabalhos

com eles no dia da reunião de pais.



7. AVALIAÇÃO:


A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma

contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente

criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas

potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da

coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com

as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.



8. CONSIDERAÇÕES FINAIS:


O trabalho de educação anti-racista deve começar cedo. A criança negra precisa

se ver como negra e aprender a respeitar a imagem que tem de si mesmo e ter modelos

que confirmem essa expectativa.

O projeto visa à alegria e à majestade da cultura africana, tudo como deve ser,

sem constrangimentos nem equívocos.

Portanto, este projeto trata-se de uma proposta construída, mas não acabada e

estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.


9. REFERÊNCIAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TEMA COM AS

CRIANÇAS:


BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico–

Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria

Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.

MACHADO. Maria Helena. Menina bonita do laço de fita. São Paulo-SP. Ed. Ática,

2007.



Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e

2005.

ROCHA. Ruth. ROTH. Otávio. Declaração universal dos direitos humanos. São Paulo-

SP, 2004.



Sugestões de coro-falado para o Natal

NASCE JESUS

(Para três crianças)

1 - Nasce Jesus,

fonte de luz,

descem os anjos cantando,

2 - Nasce Jesus, fonte de luz!

Trevas vem pois dissipando.

Nasce Jesus, fonte de luz!

Rompe as cadeias do forte,

raia o dia da salvação, triunfante vem!


3 - Salve Jesus!

Ó firma teu justo império

grato louvor os homens e os anjos dêem!

Todos: Nasce Jesus, fonte de luz!

Oh, glória a Deus nas alturas!

Paz na terra aos homens, a quem quer ele bem!


DEUS NOS AMOU

(Para três crianças)


1 - Deus nos amou e nos mandou

Cristo seu filho querido!

Deus nos amou e nos encarnou!

Vede o menino nascido!


2 - Deus nos amou!

Deus no amou!

Digam-no todos os povos!

Gozam paz e salvação todos os que crêem!


3 - Reino bendito!

Reino de amor divino!

Eis que as nações resgate

por Cristo têm!



A MENSAGEM DE AMOR

(Para quatro crianças)


JUNTAS: Todas as belezas,

Que há na terra e céus,

para nosso encanto, criou-se nosso Deus.



1ª criança - (com uma cestinha de flores)

Deu à flor mimosa,

cores de encantar,

deu ao passarinho, seus cânticos sem par.


2ª criança - (com uma cestinha de frutas).

Da invernia o vento, céu azul,

verão, as maduras frutas nos vem de sua mão.


3ª criança - (com uma Bíblia na mão).

Deu-nos a santa lei,

salmos de louvor;

mandou os profetas falar do seu amor.

Mas o homem surdo não deu atenção,

nem amou, seu criador, em seu coração.


4ª criança - (com uma grande estrela dourada ou prateada).

Deus mandou seu filho,

do alto raiou a luz;

Jesus rendeu a vida,

morreu por nós na cruz.



JUNTAS: Cantem nossas almas,

hinos de louvor pelas grandes bênçãos,

que mostram seu amor.

Achei essa guirlanda linda e super simples de fazer.


Além de ser ecologicamente correta e barata, o visual fica maravilhoso!!!
Para fazê-la só é preciso cortar o fundo na própria marcação da garrafa, furar com ferro de solda ou prego quente e passar um arame, que dá mais estabilidade.
Após atingir o tamanho ideal, encerre o trabalho torcendo bem o arame para não abrir e arremate.
Feito isso, é só decorar a guirlanda como quiser...
Basta usar a criatividade...

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