CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data:09 a 13 de abril de 2012Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.
Atividades de rotina
Competências:
*Conhecer sobre hábitos de alimentação saudável,
*Entender benefícios para o corpo através da alimentação,
*Compreender os malefícios de uma alimentação desregrada,
*Identificar uma alimentação saudável(Alternativa);
* Exercitar atividades que envolvam o tema abordado
Incentivação:
-Mural
-Música
-História
Habilidades:
*Conhecer e valorizar uma alimentação saudável(Alternativa;
Desenvolvimento:
Conversa informal sobre o tema abordado.
Iniciar a aula com alguma história ou notícia sobre alimentação saudável, discutir com os alunos sobre os hábitos errados de alimentação, se eles conhecem esses erros. Levar para a sala recortes de jornais e revistas de alimentos industrializados como salgadinhos e refrigerantes e de alimentos saudáveis como frutas e legumes.
As crianças irão produzir cartazes mostrando os alimentos que possuem muita gordura, açúcar e sal e os alimentos saudáveis. Dispor revistas e tesouras para que as crianças busquem tais alimentos.
Atividades:
09/04 - História e DVD ( caixa surpresa) e confecção de cartazes
10/04-Colagem de crepom(suco natural) e música
11/04 - Colagem ( banana)
12/04-Pinte as frutas usando cores indicadas
13/04-História (branca de neve) e pinte a fruta envenenada
Projetos desenvolvidos:
Alimentação saudável(Alternativa);
JUSTIFICATIVA:
O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto “Alimentação Saudável” é mais do que um tema: é uma meta.
OBJETIVO GERAL:
Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
OBJETIVOS:
*Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
*Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;
* Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
* Valorizar o momento reservado à alimentação.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES)
Conversa e registro (desenhos, mural e histórias) sobre a alimentação preferida das crianças;
Registro dos alimentos por eles;
Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;
Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;
Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam uma piramide que represente uma alimentação saudável;
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo e também através de relatório organizado pela professora.
BIBLIOGRAFIAMARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993.Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável (Internet).BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.
HISTÓRIA DAS FRUTINHAS AMIGAS
Era uma vez uma frutinha chamada pêra e ela tinha muitos amigos, vamos conhecer? Eu sou a pera verde. Uma fruta linda e deliciosa. Vou apresentar a vocês alguns amigos, todos muito coloridos, saborosos, mas às vezes esquisitos.
São ricos em vitaminas e sais minerais, o que é muito bom para a saúde.
Eu sou o abacaxi. Minha casca é dura e verde, mas quando estou maduro fico amarelado. Minha poupa é macia e suculenta. Sou muito gostoso, posso virar sucos e doces. Sou muito nutritivo e ajudo na formação dos ossos, para a criança ficar bem forte e saudável.
Já sabem, né! Eu sou a laranja. Sou laranjada por fora e amarelinha por dentro, muito rica em vitaminas. O limão, a lima e a tangerina são meus parentes. Viro um delicioso suco.
Amiguinhos, agora que vocês já sabem quem somos, que tal pedir a mamãe para ajudar a procurar figuras de frutas e brincar de “Você sabe quem eu sou?”. Depois, vocês podem fazer um passeio pelas feiras, sentindo o cheiro, a textura e as cores das frutas. Podem também ajudar a escolher as compras, sem apertar as frutas, e quando chegarem em casa, lavar uma por uma e guardá-las para a mamãe, que depois poderá fazer belos sanduíches, saladas e vitaminas. Hummmmmmmm, que delícia!