quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Dia Nacional da Consciência Negra-20 de Novembro

Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695. 
O objetivo do Dia da Consciência Negra é  refletir sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.
Na Educação Infantil trabalhamos com historias, desenho livre, recorte e colagem ,dobraduras,Releitura, musica,massinha de modelar, teatro, Desfile, poesia,pintura, videos etc.
    História( Professora Joana)
      O menino de Todas as Cores
Era uma vez...
 
Dobradura/Pintura/Musica

Em Alguns Estados é Feriado Estadual o Dia da Nacional  da Consciência Negra-20 Novembro.
  • Alagoas - Todos os municípios, Lei Estadual Nº 5.724/95
  • Amazonas - Todos os municípios, Lei nº 84/2010
  • Amapá - Todos os municípios, Lei Estadual Nº 1169/2007
  • Bahia - 3 municípios
  • Espírito Santo - 2 municípios
  • Goiás - 4 municípios
  • Maranhão - 1 município (Pedreiras)
  • Minas Gerais - 11 municípios
  • Mato Grosso do Sul - 1 município (Corumbá)
  • Mato Grosso - Todos os municípios, Lei Estadual Nº 7879/2002
  • Paraná - 3 municípios
  • Rio de Janeiro - Todos os municípios, Lei Estadual Nº 4007/2002
  • Rio Grande do Sul - Todos os municípios - facultativo, Lei Estadual nº 8.352
  • São Paulo - 102 municípios
  • Tocantins - 1 município (Porto Nacional).

Origem do Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.
No entanto, atualmente, o Dia Nacional da Consciência Negra é considerado feriado em mais de mil municípios

História de Zumbi

No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de etnia negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.
Os quilombos, liderados por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravocrata que vigorava, e eram os principais responsáveis pela preservação da cultura africana no Brasil.
Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só viria em 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil, cerca de 193 anos após sua morte.

sábado, 18 de novembro de 2017

Trabalhando o dia da Bandeira-19 de Novembro

  



Iniciei a aula explicando que dia 19 de novembro era uma data muito importante para nosso País, pois é o dia da BANDEIRA. É um símbolo que pode representar um clube esportivo ou um time, uma família – com o brasão da mesma, uma organização – como a Cruz Vermelha, uma Cidade, um Estado ou um País – a pátria de cada um de nós.
Esse símbolo que se caracteriza em forma de objeto, pode ser feito de tecido, papel ou plástico e é utilizado para divulgar o lugar ou organização a que representa.
A história nos conta que a bandeira foi inventada na Idade Média, onde os exércitos começaram a utilizar pedaços de pano com suas cores, para não se confundirem uns com os outros. Pequenas tiras de tecidos eram amarradas em varetas retiradas das árvores, hasteadas em locais visíveis. Aos poucos foram sendo aperfeiçoadas, tornando-se mais bonitas e com símbolos específicos.
No Brasil existe um dia especial para se comemorar o dia da bandeira, que é 19 de novembro, devido à bandeira de nosso país ter sido criada nesta data, no ano de 1889, quatro dias após a Proclamação da República de nosso país.
 Além da bandeira, existe também em nosso país um hino que faz referência à mesma, e às belezas naturais de nossa terra.


A bandeira do Brasil possui quatro cores sendo verde, amarelo, azul e branco, onde cada uma delas representa uma característica de nosso país.
O verde representa nossas matas, que são bem extensas;
O amarelo representa o ouro, muito encontrado em nossas regiões;
O azul é o que representa o imenso céu;
O branco representa a paz e a união do nosso povo.
Além das cores, existem 27 estrelas, que representam os estados do Brasil, bem como o lema que aparece na faixa branca que corta o círculo azul, com os dizeres “Ordem e Progresso”.
Para que uma bandeira seja considerada oficial, existe uma proporção de tamanho que deve ser seguida durante a sua confecção.
É dever da população zelar e respeitar por sua bandeira, como demonstração de amor e respeito à sua pátria.
Fonte|http://escolakids.uol.com.br/dia-da-bandeira.htm






            

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Ficha descritiva/Relatório Individual-Terceiro Trimestre de 2017

REGISTRO DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO (A) ALUNO (A)
                                              CRECHE/PRÉ- ESCOLAR         
EIXOS DE TRABALHO: Identidade e Autonomia, Natureza e Sociedade, Múltiplas Linguagem Escrita, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Matemática.

CEIM Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Endereço: Praça Darcy Francisco Pires, Centro, Cidade: Mimoso do Sul-ES.
Pedagoga: _________________________________
Diretora: _______________________________________


DADOS DA CRIANÇA
Nome:___________________
Turma Faixa Etária:_______                                             
 Turno: ___________________
Professora: Maria Aparecida R. Marques
Período de Avaliação: 11 /09/17 a 14/12/2017

No terceiro trimestre o aluno ____, teve bom desempenho envolvendo-se ativamente nas atividades propostas. Continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professoras, é uma criança muito inteligente, meiga e sensível. É caprichoso, conhece e sabe usar as cores em seus desenhos de pintura.
Desenvolveu a coordenação motora ampla, força, limites, agilidade, atenção, flexibilidade, lateralidade e equilíbrio nas atividades físicas realizadas com bambolês, cordas, bolas, etc. Também desenvolveu a coordenação psicomotora nas práticas dos trabalhos com recortes, pinturas, colagem, modelagens, quebra- cabeça e jogos de encaixe.
Demonstrou valores de gratidão e respeito pelas pessoas, cooperação nos trabalhos em grupo, nas orações espontaneas, nas brincadeiras livres e orientadas, na convivência, nos momentos  cívicos, colaborando na organização e limpeza da sala.
Participou da rodas de conversa ,fez relatos de histórias e acontecimentos, contribuindo com suas ideias e opiniões,  estabelecendo sequencia de fatos.
Identificou: as figuras geométricas, letras do alfabeto e numerais relacionando-os com a quantidade que representa. Interessando-se espontaneamente em identificar letras em palavras.
Reconheceu a importância da preservação da natureza e da vida dos seres vivos através de passeio nos arredores da escola, de observações, músicas, conversas, histórias, parábolas, teatros, poesias, experiências e trabalhos com materiais reciclavéis.
Compreendeu o sentido do Natal e interagiu nas atividades Natalinas.
Sua dedicação e empenho nesta trajetória ampliaram seus conhecimentos e contribuiram para o seu aprendizado.
Neste trimestre foram trabalhados os conteúdos: Seriação, classificação, sequência númerica, contagem, conceitos matemáticos: (mais/menos; maior/menor; igual/diferente), Noções de quantidade, Grandezas e Medidas, Jogos, Movimento, dança, música, Pratica de leitura e escrita, Datas comemorativas e Projetos Idealizados pela Escola.
Foi muito emocionante e gratificante acompanhar seu desenvolvimento e suas descobertas.


Parabéns! Você é especial!

Encerrado em 14/12/2017.

Praticas de Leitura e Escrita/ Datas comemorativas/Dengue

Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno: Matutino e Vespertino
Tema: Praticas de Leitura e Escrita/ Datas comemorativas/Dengue
Público Alvo: Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo: 17 a 29 de novembro de 2017
Sequência Didática
Eixos de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
*Valorizar datas comemorativas
*Despertar a consciência da responsabilidade de cada um no processo de prevenção e combate a dengue;
*Se expressa e comunicar através de linguagem múltiplas como meios de relação, de informação e de sensibilização estética.
* Conhecer o números e a Letras.
Habilidades:
*Identificar datas comemorativas
*Desenvolver raciocínio lógico.
* Despertar o interesse pela leitura;
*Participar de diferentes momentos de leitura;
*Desenvolver o hábito de leitura;
*Ouvir histórias;
*Ampliar conhecimento de letras e números;
*Desenvolver atitudes de prevenção no combate à Dengue.
*Compreender a leitura e a escrita como prática social.
*Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros.

Conteúdo(s) 
Práticas de Leitura e Escrita/Dengue/ Emancipação do Município

 Desenvolvimento

17/11– 1º momento /Atividades de rotina
-Roda de conversa: Hoje vamos falar sobre prática de leitura e Escrita.
Vocês já sabem ler? Vamos fazer leitura de imagens e trocar de ideias entres os colegas.
-Proporcionando o contato com diferentes livros.
-Para realizar esta atividade selecionei os livros usados no projeto de leitura Mala Viajante.
* História, confecção mural e música.

20/112º momento /Atividades de rotina
-Roda de conversa: Refletindo sobre algumas histórias do projeto de leitura Mala Viajante.
 *Ilustre a história e música

21/113º momento /Atividades de rotina
-Roda de Conversa: Continuar a refletir sobre o projeto de leitura Mala Viajante
* Releitura de Histórias com guache e música.

22/11-4º momento /Atividades de rotina
Conversar com os alunos sondando o nível de conhecimento dos mesmos sobre a dengue. Listar o que eles sabem e o que gostariam de saber. “Dengue! Como evitar?”. Promover uma discussão sobre o tema.
*DVD
*Pintura e música
23/11-5º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa: – Leitura do poema e depois o  video para cantar com elas varias vezes, apontando palavras no cartaz. Perguntar às crianças se eles já ouviram o
poema antes? se gostaram? Se sabem quem o escreveu? Se já ouviram falar de
Vinícius de Moraes? Apresentar uma fotografia do escritor; oralmente o poema:
Questionar também... Qual é o título do poema?
– Quem é o seu autor?
– Sobre o que fala o mesmo?
– A casa da qual o poema fala é igual ou diferente da que a
gente mora? Por quê?
– Por que a casa do poema pode ser considerada engraçada?

*Poema (Era uma casa...)

24/11-6º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa: Sobre a cidade de Mimoso do Sul relatada por um livro do município; Roda de conversa; Pedimos para as crianças contarem o que mais gostavam na sua cidade e o que gostariam que ela tivesse. Eles participaram relatando suas ideias, após entregamos uma folha para que desenhassem a sua cidade. Cada um fez como a via. Quando todos tinham terminado, cantamos o hino da cidade.
*História, desenho livre e música.
27/11-7º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa: Exlicar o que é uma carta, converse sobre os  tipos de correspondências que existem: carta informal, formal, cartão postal. 
A carta é um documento enviado por alguém (REMETENTE) a outra pessoa (DESTINATÁRIO). Os textos de uma carta servem para expressar sentimentos, pontos de vistas, emoções, ideias sobre determinado assunto.
Existem cartas informais (destinadas aos familiares e amigoscarta
*Escrevendo uma Carta ( Papai Noel)
28/11-8º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa: Nossa poesia será da autora Cecília Meireles: LEILÃO DE JARDIM! Num primeiro momento vamos ler a poesia e depois em grupo as crianças farão desenhos para ilustrar a poesia na cartolina
*Ilustre a Poesia

29/11-9º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa: Explicar o que é parlenda e fazer leitura da mesma.
Quando os alunos já o tiverem na memória, escrever a parlenda numa cartolina e afixá-la na lousa. Pedir que um aluno vá até ela e acompanhe com o dedo a leitura feita pelo professor.
*Leia a palenda e pinte os numeros que encontrar.
*Complete a sequência númerica.
Atividades:
17/11-História, Confecção do mural e música.
20/11-Ilustre a história e música.
21/11- Releitura de Histórias com guache e música.
22/11-DVD, Pintura e música (Dengue)
23/11- Poema (Era uma casa) grupo.
24/11- História, Desenho livre e hino da cidade (grupo).
27/11-Carta (Papai Noel).
28/11-Ilustre a poesia (Leilão de Jardim) grupo.
29/11- Parlendas (Pinte os números e complete a sequência númerica).

Recursos/ material de apoio de 17 a 29  de outubro de 2017.
  Papéis coloridos, Internet/computador, Folhas xerocadas, Lápis, coloridos e giz de cera, Palitos de picolé, pincéis, Painéis, Vídeo, Jornal, Livros de literatura infantil, Cola, Tesoura, revistas, como caixas de história, CDs, fantoches, Pen drive...
Avaliação:

 Acontecerá durante todo o processo das aulas, avaliando a aquisição de conhecimento em reconhecimento do tema abordado, observando a coordenação.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Sequência Didática-Natal: Um aniversário especial

Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno: Matutino e Vespertino
Tema: Natal
Público Alvo: Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo: 30/11 a 14/12 de 2017
Sequência Didática
Eixos de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
* Conhecer o verdadeiro significado do Natal e os valores que devem estar presentes na convivência humana.
* Exercitar o raciocínio e atenção com os símbolos do natal, nos jogos.
 * Conhecer o números e a Letras.
Habilidades:
*Conhecer a história do natal.
* Conhecer os símbolos do natal.
* Despertar-se para o amor ao próximo, à solidariedade por meio de atividades coletivas, tais como a confecção do presépio, da árvore de natal etc.
* Participar de uma confraternização natalina na sala de aula.
* Desenvolver a musicalidade por meio de canções natalinas.
*Participar de diferentes momentos de leitura;
*Ampliar conhecimento de letras e números

Conteúdos
   -Natal
 Desenvolvimento

 1º Momento -Quinta-Feira, 30/11/17
 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor, oração e hino Nacional. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas natalinas. Na roda de conversa, apresentar o tema “Natal”. Realizar as atividades de rotina e contar a história de São Nicolau (St. Nícolas, Santa Claus, Pai Natal, Papai Noel). Após o pátio e lanche realizar atividade dirigida, as crianças vão fazer uma cartinha para o papai Noel, encerrar com sequência Natalina e música da saída.

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas de louvor, oração hino Nacional. Já na sala de aula, organizar as crianças e cantar músicas natalinas.
                                                                      
Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

Roda de conversa
Conversar com as crianças sobre o tema Natal

 Leitura por prazer:
Lenda de São Nicolau (St. Nicolas, Santa Claus, Pai Natal, Papai Noel).

Atividade Dirigida
Cartinha para papai Noel

 Pátio e Lanche

 Jogo sequência natalina
Consiste em que as crianças digam nomes de brinquedos que o Papai Noel entrega no Natal.
A primeira criança deve falar o nome de um brinquedo
A segunda criança repete o nome do brinquedo e adiciona o seu.
A criança que errar a sequência sai do círculo e espera nova rodada.

Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...

2º Momento - Sexta-Feira, 01/12/17
 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, perguntar aos alunos sobre o natal e Leitura com prazer (O Pinheiro de Natal).  Após o pátio e lanche realizar atividade dirigida, as crianças vão montar um quebra cabeça (Pinheiro), encerrar com massinha de modelar e música da saída.

 Acolhida
  Acolhida no corredor com músicas de louvor. Já na sala de aula, organizar as crianças e cantar músicas natalinas.

 Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

Roda de conversa
Conversar com as crianças sobre o que eles sabem sobre o Natal.

 Lanche /Pátio

Leitura por prazer: O Pinheiro de Natal

Atividade dirigida:
Quebra –cabeça (Pinheiro de Natal)

Encerrar com massinha de modelar 

 Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...

3º Momento -04/12 Segunda-Feira
 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor e oração. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, perguntar aos alunos sobre o tema abordado e Leitura com prazer (Uma história de Natal).  Após o pátio e lanche, realizar atividade dirigida, as crianças vão recortar e colar os presentes que desejam ganhar. Encerrar com mímica do presente que quer ganhar no Natal e os outros tentarão adivinhar.

 Acolhida
Acolhida no pátio com músicas infantis e oração. Já na sala de aula organizar os alunos, depois cantar músicas infantis.

Atividade de Rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

 Roda de conversa
Iniciar falando sobre o Menino Jesus, perguntando para todos o que sabem sobre ele.

 Lanche /Pátio

Leitura por prazer – Uma história de Natal

Atividade dirigida: Recorte colagem(presentes)

Encerrar com mímica dos presentes
Cada aluno fará uma mímica do presente que quer ganhar neste Natal e os outros tentarão adivinhar.

Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...

 4º Momento - 05/12 Terça-Feira
Metodologia:   Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas infantis e hino da escola, Oração e hino da escola. Em sala de aula organizar as crianças. Ao terminar, trabalhar com músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, falar sobre o tema abordado. Após o lanche e o pátio, Hora da leitura com prazer “Menino Jesus- Nosso Maior Presente”, Na atividade dirigida, as crianças vão Circular o pinheiro menor e pintar o maior.  Encerrar com massinha de modelar e música.

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas infantis, hino da escola e oração. Já na sala de aula organizar os alunos, depois cantar músicas natalinas.

   Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

Roda de conversa
Iniciar falando sobre o (Menino Jesus- nosso maior presente) perguntando quem é nosso maior presente?

 Lanche /Pátio

Leitura por prazer –Menino Jesus -Nosso Maior Presente

Atividade dirigida: As crianças vão circular o pinheiro menor e pintar o maior.

Jogos de mesa
Distribuir aos grupos massinha de modelar e deixar que brinquem livremente, para desenvolver a criatividade e a motricidade refinada.

 Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...

5º Momento -06/12 Quarta-Feira
Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor, oração e marchinha. Em sala de aula organizar as crianças cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, falar sobre o significado do natal. Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “Um presente inesperado”. Na atividade dirigida, as crianças irão fazer uma árvore de Natal com dobradura. Encerrar com massinha de modelar.

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas de louvor, oração e marchinha. Já na sala de aula, cantar diversas músicas infantis.

Atividade de rotina
 1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 9- Dobradura –arvore de Natal.
  
Roda de conversa:   Sobre significado do Natal.

Pátio/Lanche

Leitura por prazer – Um Presente Inesperado

Atividade dirigida
-As crianças farão uma árvore de Natal com dobradura .

Jogos de mesa
Distribuir aos grupos massinha de modelar, para se representarem e expressarem através de sua manipulação.

  6º Momento -07/12 Quinta-Feira
Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor, oração e hino nacional. Em sala de aula organizar as crianças cantar músicas natalinas Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, falar sobre a importância dos símbolos do natal. Após o lanche e o pátio realizar a Leitura por prazer: do texto “ Os Principais símbolos Natalinos”. Na atividade dirigida, as crianças irão fazer uma pintura dos símbolos do Natal. Encerrar com música e cineminha.

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas de louvor, oração e hino nacional. Já na sala de aula, cantar diversas músicas natalinas.

Atividade de rotina
 1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
 9- Pintura –Símbolos do natal.
  
Roda de conversa
  Sobre os símbolos do Natal.

Pátio/Lanche

Leitura por prazer
Conhecendo os Principais símbolos do natal.
Símbolos natalinos e seus significados, árvore de Natal, Papai Noel, presépio entre outros. SINOS DE NATAL: representa o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador. GUIRLANDA: usada como enfeite nas portas de entrada das residências na época do Natal

Atividade dirigida
As crianças farão pintura dos símbolos do natal 

Encerrar com Cineminha –Símbolos do Natal


Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...


7º Momento-08/12 Sexta-Feira
 Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor. Em sala de aula organizar as crianças cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, falar sobre o significado do Natal. Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “A Flor de Natal”, Na atividade dirigida, as crianças serão convidadas a fazer um desenho livre sobre o natal e falar sobre o verdadeiro sentido do NATAL para eles. Encerrar com o filme “Aprendiz de Papai Noel”.

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas de louvor e oração. Já na sala de aula, cantar diversas músicas natalinas.

Atividade de rotina
 1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

 Roda de conversa
  Verdadeiro Sentido do Natal.

Pátio/Lanche

Leitura por prazer: A Flor de Natal

Atividade dirigida: As crianças farão desenho livre sobre o natal.

Encerrar com cineminha – filme “Aprendiz de Papai Noel”

Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...

 8º Momento-11/12 Segunda-Feira
Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas infantis e oração. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, falar sobre o presépio. Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “Natal com Jesus”, Na atividade dirigida, as crianças serão convidadas a pintar e montar um presépio.  Encerrar com massinha modelando presépio.

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas infantis e oração. Já na sala de aula, cantar músicas natalina.

Atividade de rotina
 1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

 Roda de conversa: Sobre o verdadeiro Natal
  Natal é tempo de paz e amor entre os homens de boa vontade, Natal é esperança, nascimento, vida nova, a estrela que anuncia a chegada do Salvador.

Pátio/Lanche

Leitura por prazer:  Natal com Jesus

Atividade dirigida
As crianças farão pintura e modelagem do Presépio.

 Encerrar com pequena confraternização

 Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...

9º Momento-12/12 Terça-Feira
  Metodologia:  Iniciamos com acolhida no corredor, cantando músicas de louvor, oração e hino da escola. Em sala de aula organizar as crianças e cantar músicas natalina. Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, refletir sobre o tema abordado. Após o lanche e o pátio realizar a leitura do texto “O Três Reis Magos”, Na atividade dirigida, as crianças vão pintar os Reis Magos usando tinta guache. Encerrar com Bingo de letras e música.

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas de louvor, oração hino da escola. Já na sala de aula, organizar as crianças e cantar músicas natalinas.

Atividade de rotina
1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

 Roda de conversa
Sobre os presentes que os três Reis Magos levaram à Jesus.

Pátio /Lanche

Leitura por prazer -A Lenda dos Reis Magos

Atividade dirigida: Pintura com Guache (Reis Magos)

 Encerrando com Bingo de letras

10º Momento-13/12 Quarta-Feira
 Metodologia
 Iniciamos acolhida no corredor, cantando músicas de louvor, oração e Marchinha. Em sala de aula organizar as crianças cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, falar sobre o tema bordado e as férias que estão chegando. Após pátio e o lanche, Realizar leitura por prazer (A Lenda das Renas do Pai Natal). Atividade dirigida, as crianças serão convidadas a fazer um desenho livre sobre o tema abordado, encerrar com Jogo de dominó e música da saída.

 Acolhida
Acolhida no corredor com músicas de louvor, oração e marchinha. Já na sala de aula, cantar músicas natalinas.

 Atividade de rotina
 1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

Roda de Conversa: Sobre o tema abordado.

Leitura por prazer: Renas do Pai Natal

Pátio /Lanche

Atividade dirigida
As crianças farão desenho livre sobre as Renas do Pai Natal.

Encerrando com jogo dominó 

Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...

11º Momento-14/12 Quinta-Feira
 A Metodologia:  
Acolhida no corredor, cantando músicas de louvor, oração e hino nacional. Em sala de aula organizar as crianças cantar músicas natalinas. Realizar as atividades de rotina. Na roda de conversa, falar sobre o tema bordado e as férias que estão chegando. Após pátio e o lanche, Refletir sobre as lendas do Natal. Atividade dirigida, as crianças serão convidadas a fazer grupos de cinco e cada um vai falar sobre uma lenda, encerrar com brincadeiras dirigidas e música da saída.
  
Acolhida
 Acolhida no corredor com músicas de louvor, oração e hino nacional. Já na sala de aula, cantar músicas natalinas.

 Atividade de rotina
 1-Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças estão presentes.
3-Calendário: Marcar data no calendário, especificando o dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: observação do tempo e registro no painel.
 5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 10.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.

Roda de Conversa: Sobre o tema abordado.

Reflexão sobre as lendas do natal

Pátio /Lanche

Atividade dirigida
As crianças farão trabalho em grupo-lendas do Natal.

Encerrando Brincadeiras dirigidas 

Música: Está quase na hora o sinal já vai bater...

Atividades:
30/11-Cartinha para papai Noel.
01/12-Quebra cabeça (Pinheiro de Natal)
04/12- Recorte colagem (presentes)
05/12- Circule o Pinheiro maior e pinte o menor.
06/12-Dobradura (Árvore de natal).
07/12- Pintura (Símbolos do natal).
08/12-Desenho livre
11/12-confraternização apresentação (música Natal)
12/12- Pintura livre com guache
13/12-Desenho Livre
14/12- Revisão-Lendas do Natal (cada grupo de cinco fala sobre uma lenda trabalhada).

Recursos/ material de apoio 30/11 a 14/12 de 2017 
Papéis coloridos, Internet/computador, Folhas xerocadas, Lápis, coloridos e giz de cera, Palitos de picolé, pincéis, Painéis, Vídeo, Jornal, Livros de literatura infantil, Cola, Tesoura, revistas, arvores de natal, CDs, fantoches, Pen drive...

Avaliação:
  Será através do envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer das atividades propostas.


Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE