quinta-feira, 31 de maio de 2018

Sugestões para iniciar Relatório para educação Infantil e series iniciais



Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...

 A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...

Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...

O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora...

Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe....

Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes...

... é uma criança curiosa e bastante observadora. Sua adaptação foi gradativa. Na maioria das vezes, separava-se de seus pais sem maiores dificuldades mas no entanto, quando chorava um pouco, rapidamente contornávamos tal situação chamando sua atenção para alguma brincadeira. Hoje já se encontra adaptado. ...demonstra prazer em participar da rotina escolar; já se encontra totalmente envolvido nas atividades pedagógicas, mas algumas vezes é necessário chamar sua atenção para que não se distraia. Adora brincar com personagens imaginários e de super-heróis, tais como Ben 10. Participa com prazer de rodas de conversas e participa das brincadeiras sem precisar da intervenção de sua professora, porém quando se depara com algum conflito nessas brincadeiras às vezes faz-se necessário a intervenção de sua professora, pois ainda não mostra autonomia para resolver conflitos que envolva disputa. Vem manifestando independência em suas ações, vai ao banheiro sozinho, na hora do lanche lava as mãos sem ser necessária a ajuda da professora. Quanto a sua linguagem oral, ...demonstra clareza e se expressa muito bem. Faz-se entender com objetividade aquilo que deseja. Em sua linguagem escrita, reconhece e escreve a letra inicial de seu nome. Participa com sucesso de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da "escrita".Em relação aos conhecimentos matemáticos tem noções de formas geométricas (explorando e identificando propriedades geométricas de objetos e figuras), reconhece as cores primárias, utiliza a contagem oral, explora conceitos: maior/menor - alto/baixo - leve/pesado.Suas coordenações foram bastante trabalhadas através de pinturas, desenhos, jogos de empilhar e encaixar. Sua coordenação motora grossa se desenvolve com rapidez, tendo bom equilíbrio corporal e sabendo usar bem os músculos largos. Sua coordenação motora fina se desenvolve um pouco mais devagar, pois atividades mais calmas não são da sua preferência. No geral, ...é um menino muito esperto, inteligente e curioso por novas descobertas e o ambiente escolar e familiar em que vive é de grande importância para seu desenvolvimento; atingindo os objetivos desse semestre, tendo continuidade de seu aprendizado no próximo semestre.
   
ÁREA SOCIAL E AFETIVA

Ø Adaptou-se com naturalidade. / Ainda não completou seu processo de adaptação.
Ø Ainda mostra-se resistente ao atender algumas regras da escola.
Ø É assíduo e pontual.
Ø Ainda não respeita os pertences dos alunos.
Ø Aceita esperar sua vez.
Ø Distingue os diferentes momentos e situações dentro da escola, respeitando-as.
Ø Participa das atividades em grupo demonstrado interesse e cooperação.
Ø Tem preferência por atividades individuais.
Ø Tem bom relacionamento com todos que convive.
Ø Relaciona-se progressivamente com mais crianças, com outros professores e com demais profissionais da escola.
Ø Apresenta-se seguro em suas ações(ainda não...)
Ø Demonstra ter imagem positiva de si, ampliando suas autoconfiança e identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
Ø Valoriza o diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
Ø Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
Ø Mostra-se interessado em enfrentar desafios.
Ø Expressa seus sentimentos com clareza
Ø Preocupa-se em cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
Ø Ainda apresenta-se bastante inquieto o que impede de participar ativamente das atividades propostas.
Ø Mostra-se carinhoso, alegre, tímido.
Ø Às vezes mostra-se agressivo com alguns coleguinhas.
Ø Valoriza atitudes de preservação e manutenção dos espaços coletivos
Ø Reconhece e utiliza hábitos sociais, valores e atitudes como preservação do convívio social, ética e saúde.
Ø Demonstra assiduidade e pontualidade.
Ø Mantém um padrão de comportamento e relacionamento convencional.
Ø Demonstra comportamento desejável em sala de aula.
Ø Tem iniciativa e interesse nas atividades propostas.
Ø Relaciona-se bem com colegas, professores e demais funcionários.
Ø Participa das atividades em grupo.
Ø Coopera com o grupo.
Ø Lidera as atividades em grupo.
Ø Partilha e empresta material de bom grado.
Ø Obedece as regras do grupo e da escola.
Ø Reconhece seus direitos e deveres.
Ø Escuta e tem atenção quando outros falam.
Ø Respeita a opinião dos outros
Ø Cuida do material e do patrimônio escolar.
Ø Mantém a pasta organizada e os cadernos em ordem.
Ø É capaz de concluir as atividades propostas em tempo desejável.
Ø Respeita regras que orientam as dependências da escola.
Ø Expressa seus sentimentos com clareza, valorizando o outro como forma de reconhecimento e amizade.
Ø É dedicado e caprichoso.
Ø É atencioso e disciplinado.
Ø É observador e curioso.
Ø Demonstra confiança e companheirismo.
Ø Conversa sobre seus medos, sonhos, fantasias demonstrando claramente seus sentimentos muitas vezes ocultos.
Ø Mostra iniciativa, interesse e entusiasmo em enfrentar desafios.
Ø Sabe pedir desculpas e perdoar espontaneamente.
Ø Guarda mágoas.
Ø Supera conflitos.
Ø Concentra-se nas tarefas propostas.
Ø É solidário com o colega.
Ø É resistente.
Ø É inquieto.
Ø É egoísta.
Ø Demonstra agressividade.
Ø É ansioso.
Ø É inseguro.
Ø Demonstra timidez.
Ø É carinhoso com colegas e professora.
Ø Demonstra-se alegre.
Ø Apresenta tristeza em determinados momentos.
Ø Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua auto-estima.
Ø Adaptou-se a escola e a turma.Amplia consideravelmente seu círculo de relações pessoais.Demonstra independência.
Ø Supera dificuldades sem ajuda.
Ø Demonstra iniciativa na resolução de pequenos conflitos.
Ø Enfrenta desafios com autonomia.
Ø Respeita a participação alheia.
Ø Tem bom relacionamento nas atividades em grupo.
Ø Apresenta organização e responsabilidade no jogos.
Ø Demonstra decisão e autonomia.
Ø Demonstra atenção, empenho e respeito no momento da fala do colega e do professor.
Ø Questiona a professora.
Ø Inicia as atividades logo que são propostas.
Ø Assume responsabilidade pelos seus atos.
Ø Aceita opiniões divergentes da sua.
Ø Pede ajuda quando precisa.
Ø É curioso em relação a novos conhecimentos.
Ø É desinibido para expressar suas opiniões.
Ø Espera sua vez de falar.
Ø Revela confiança em si próprio.
Ø Realiza as tarefas de casa com prontidão.
Ø Manifesta afeto e respeito mútuo com colegas e professora.
Ø Brinca expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades

CONHECIMENTO DE MUNDO
MOVIMENTO:

Ø Apropria-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo
Ø Demonstra controlar o equilíbrio do corpo em diversas situações.
Ø É capaz de coordenar a sua ação com a dos companheiros quando o jogo requer.
Ø Explora diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade.
Ø Controla gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento.
Ø Participa com interesse de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Ø Agrada-lhe manipular objetos e brinquedos que permitem o aperfeiçoamento das suas habilidades manuais.
Ø Identifica diferentes sensações táteis olfativas, gustativas e sonoras.
Ø Amarra os cordões dos sapatos, recorta com precisão, monta quebra-cabeça com peças médias(grandes ou pequenas).

ARTES VISUAIS:

Ø Ouve e aprecia produções musicais.
Ø Brinca com a música imitando, inventando, criando e reproduzindo criações musicais.
Ø Utiliza-se da expressão musical e artística como forma de comunicação e interação com os outros, ampliando seu conhecimento de mundo.
Ø Interessa-se pelas Artes, demonstrando admiração e gosto pelas produções da escola e pelas obras regionais (nacionais e internacionais).
Ø Percebe na escuta sentimentos e emoções subjacentes à produção musical.
Ø Cria textos e melodias, compondo pequenas canções para expressar-se.
Ø Explora diversas linguagens visuais, conhecendo e utilizando diversos materiais para produzir trabalhos artísticos.
Ø Demonstra atitude de auto-confiança e respeito por sua produção artística e a dos colegas.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Ø Participa com interesse de atividades orais.
Ø Tem vocabulário diversificado, rico.
Ø Vem ampliando seu vocabulário gradativamente.
Ø Ainda não participa de atividades orais.
Ø Transmite recados.
Ø Dialoga com colegas e professor.
Ø Faz reconto de histórias.
Ø Fala parlendas e trava-línguas trabalhadas.
Ø Expressa-se com frases corretas e acabadas.
Ø Expressa-se com clareza.
Ø Ainda na demonstra compreender explicações que são dadas.
Ø Ainda não pronuncia alguns sons.
Ø Recita poemas.
Ø Utiliza expressões de cortesia.
Ø Aprecia o material de leitura selecionado, lendo de acordo com suas possibilidades.
Ø Participa com prazer das rodas de conversa.
Ø Argumenta suas idéias.
Ø Elabora e responde perguntas.
Ø Sabe dizer seu nome completo.
Ø Incorpora e recorda palavras facilmente.
Ø Usa a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Ø Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos dos quais participa.
Ø Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
Ø Reconta histórias conhecidas com aproximação às características da história original.
Ø Conhece e reproduz jogos verbais como parlendas, trava-línguas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.
Ø Veicula suas idéias articulando corretamente as palavras.
Ø Expõe oralmente suas idéias de forma lógica.
Ø Argumenta e defende suas idéias.
Ø Expressa-se com fluência adequando sua fala a diferentes situações.
Ø Apropria-se progressivamente de novas palavras ampliando seu vocabulário.
Ø Utiliza adequadamente as palavras entendendo os seus significados e empregando-as corretamente.
Ø Compreende mensagens dirigidas ao grupo.
Ø Sabe dar recados.
Ø Ouve com atenção uma história, perguntas e diálogos.
Ø Descreve gravuras.
Ø Interpreta histórias.
Ø Reproduz oralmente um fato ocorrido.
Ø Usa recursos gestuais e faciais pertinentes ao comunicar-se.
Ø Utiliza-se de argumentos consistentes para defender seus pontos de vista.
Ø Participa de situações de comunicação oral manifestando sua opinião e ouvindo os outros.
Ø Narra histórias conhecidas e situações vividas.
ESCRITA
Ø Distingue palavras de desenhos.
Ø Reconhece e escreve seu nome.
Ø Reconhece nomes dos colegas.
Ø Escreve nomes dos colegas.
Ø Identifica e escreve letras do alfabeto.
Ø Conhece e diferencia letras de números e símbolos.
Ø Reconhece a letra inicial e final dos nomes percebendo a posição da letras na palavra.
Ø Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Ø Escreve seu nome em situações em que isso é necessário.
Ø Reconhece as idéias contidas em alguns símbolos usuais.
Ø Utiliza-se do desenho para representação e o registro de suas idéias.
Ø Reconhece e utiliza o espaçamento convencional entre as palavras.
Ø Escreve obedecendo a direção esquerda/direita e de cima para baixo.
Ø Associa as letras do alfabeto à 1ª letra das palavras conhecidas.
Ø Compreende pequenos textos trabalhados e faz leitura correspondente.
Ø Mostra-se cuidadoso no traçado das letras.
Ø Acompanha o registro feito no quadro pela professora.
Ø Elabora desenho dentro de um contexto.
Ø Faz leitura de imagens, rótulos, figuras e símbolos.
Ø Compreende que as palavras são formadas por letras e texto formado por palavras.
Ø Destaca uma determinada palavra dentro de um texto trabalhado.
Ø Completa frases de acordo com o texto.
Ø Reorganiza frases e palavras de textos trabalhados.
Ø Reestrutura e organiza idéias na reescrita de textos trabalhados.
Ø Identifica o número de letras das palavras.
NÍVEIS DE CONCEITUALIZAÇÃO DA ESCRITA

Ø Ainda não faz a correspondência entre letras e os sons. Inventa desenhos garatujas e rabiscos para representas a escrita.
Ø Uso de letras muitas vezes do próprio nome ou misturam números e letras para representar a escrita.
Ø Utiliza muitas letras para escrever o nome de coisas grandes e que coisas pequenas têm nomes pequenos.
Ø Escreve uma palavra utilizando uma variedade de letras, acredita que para escrever tem que variar as letras.
Ø Acredita que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Faz correspondência entre quantidade de sílabas e uma letra para cada sílaba sem valor sonoro, não se preocupa com a correspondência do som e letra.
Ø Utiliza uma letra para representar cada sílaba com valor sonoro. Às vezes só usa vogais, ou só consoantes, ou consoantes e vogais.
Ø Já escreve combinando consoante e vogais formando sílabas, mas as vezes não forma a sílaba completa usando só vogais ou só consoantes.

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

Ø Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade.
Ø Identifica a posição de um objeto ou número numa série.
Ø Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram.
Ø Identifica números maiores ou menores, ordenando-os.
Ø Ordena números na seqüência ascendente.
Ø Identifica números que estão faltando numa série numérica.
Ø Reconhece o número que vem logo antes ou logo depois de um determinado número.
Ø Conta correspondendo um a um os nomes dos números aos objetos a serem contados.
Ø Lê números conhecidos de modo convencional.
Ø Usa números para registrar quantidades.
Ø Sabe ordenar quantidades e números.
Ø Identifica e nomeia formas e tamanhos.
Ø Identifica posição e se situa no espaço.
Ø Discrimina semelhanças e diferenças em objetos.
Ø Resolve situações problemáticas simples.
Ø Consegue organizar objetos de acordo com os atributos.
Ø Identifica e nomeia conceitos e cores.
Ø Reconhece os diversos significados e interpretações dos conceitos.
Ø Reconhece grandezas e suas medidas em diversas situações.
Ø Estabelece relações e compreende facilmente números de 0 a 9 e consegue associá-los para completar um conjunto com a quantidade pedida.
Ø Organiza objetos na forma ascendente e descendente de acordo com os atributos, tamanho, cor, forma, peso, etc.
Ø Emprega corretamente o vocabulário atemático relacionado a conceitos diversos.
Ø Utiliza noções espaciais básicas para explicar direções.
Ø Resolve situações problemáticas.
Ø É capaz de dizer uma série numérica de ___ a ___, recitando os números em ordem.
Ø Identifica o maior entre dois números, o que vem logo antes e logo depois.
Ø Utiliza noções simples de cálculo metal como ferramenta para resolver problemas.

NATUREZA E SOCIEDADE:
Ø Manifesta opiniões próprias sobre acontecimentos, busca informações e confronta idéias.
Ø Participa com interesse de todas as atividades desenvolvidas envolvendo o tema estudado.
Ø Imagina soluções para os problemas apresentados.
Ø Participa de conversas formulando perguntas sobre o conteúdo trabalhado.
Ø Estabelece algumas relações entre o modo de vida característico de seus grupo social e de outros.
Ø Reconhece a importância da preservação das espécies para a qualidade da vida humana.
Ø Reconhece e utiliza hábitos de higiene como preservação e prevenção de saúde
Ø Identifica os fenômenos mais simples da natureza , suas causas e efeitos
Ø Utiliza conceitos próprios relacionados ao corpo (partes,desenvolvimento, funções, cuidados)
Ø Reconhece o meio ambiente como fator de sobrevivência dos seres
Ø Tem consciência da preservação do meio ambiente
Ø Age com educação ambiental
Ø Identifica o espaço mais próximo e sabe se situar nele
Ø Nomeia lugares e pessoas conhecidas
Ø Identifica sua história de vida e dos seus familiares

OBSERVAÇÕES:
Ø A agitação e ou dispersão tem afetado o desempenho do(a) aluno (a).
Ø Faz regularmente o para casa, completo e com capricho.
Ø Requer constante supervisão da professora.
Ø Suas faltas tem afetado o seu desempenho.
Ø Demora mais que o tempo previsto para realizar as atividades propostas.


O ... é um menino inteligente, observador e perspicaz. Neste semestre ele se destacou ainda mais na área das Artes. Gosta muito de desenhar e criar personagens para seus jogos; consegue entrar com facilidade no mundo do imaginário, sem se ater a ele, pois distingue a diferença entre o mundo de seus sonhos e a realidade. Possui um bom desenvolvimento artístico e lógico.Tem aprimorado cada dia mais seu campo visual, dimensão, proporção, lateralidade, noções de perspectivas e estratégia. Elabora bem sua produção artística usando todos os meios possíveis para se expressar com clareza por meio dela. Não gosta de colorir seus desenhos, pois já quer começar outro desenho aperfeiçoado. É detalhista em suas produções artísticas, mas não me parece ser assim com as outras disciplinas, na maioria das vezes só faz o que gosta. Passou por um processo intermediário, ora era calado e fechado, ora explodia em brincadeiras e chamava a atenção de todos os colegas, tornando quase impossível a continuidade da aula. Suas atitudes nesses momentos foram muito prejudiciais ao seu desenvolvimento cognitivo, mas produtivo para sua inteligência emocional. Como é um aluno que gosta muito de artes, ele foi eleito junto com outro coleguinha, para ajudar a professora de artes a organizar e montar a exposição dos trabalhos artísticos de toda a classe para o Evento Cultural. Agora que encontrou o equilíbrio ele voltou a desenvolver-se em sua totalidade. É uma criança cômica que gosta de provocar seus colegas. Mas está aprendendo e respeitar as diferenças de cada e brincar com todos sem ferir.



Neste período,...teve um bom desempenho, envolvendo-se com interesse nas atividades propostas.Continua estabelecendo um relacionamento muito amigável com seus colegas e professores. É muito atenta em aula e procura ajudar os colegas sempre que possível. Colabora no fortalecimento da amizade e respeito às regras de convívio na Escola. Na linguagem oral, consegue se expressar com clareza e seqüência lógica de idéias. Na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples. Na área do pensamento lógico não apresenta dificuldades, realizando com habilidade a adição e subtração.Na maioria das vezes, sejam na realização das atividades, apresentações e outros, ...mostra-se entusiasmada incentivando os colegas a participarem ativamente das atividades propostas por mim ou por seus pares.Com relação às tarefas escolares de casa continua demonstrando muita responsabilidade e capricho. É necessário que a família continue incentivando-a, encorajando-a a realizar as atividades e orientando-a no que for necessário. Da mesma forma, é necessário valorizar as suas conquistas para que ela possa superar suas dificuldades.

Neste terceiro trimestre ...teve um bom desempenho envolvendo-se ativamente das atividades propostas. Continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professora é uma criança muito inteligente, meiga e sensível. É caprichoso, conhece e sabe usar as cores em seus desenhos de pintura.Diogo vai ao banheiro sozinho, arruma com ordem o que utiliza, dispõem em auxiliar a professora quando preciso, por exemplo, para entregar um livro ao colega. Sabe dar recados.Presta atenção as aulas, realiza o que foi solicitado com facilidade, apresenta dificuldade no trabalho com recortes e pesquisa de palavras, só realiza com a presença da professora. Não gosta de participar das atividades dirigidas, nem responder oralmente o que foi proposto.... evoluiu de forma gratificante, porém apresenta dificuldade para identificar algumas letras do alfabeto, prejudicando assim um melhor rendimento. No lógico- matemático identifica os pares, formas geométricas. Apresenta dificuldade para identificar e seqüenciar números.Em Natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.Joana teve um excelente desempenho envolvendo-se ativamente das atividades propostas, porém precisa conscientizar que em todos os jogos há quem ganhe e quem perca, ela não aceita quando perde nas brincadeira dirigidas, tendo a interferência da professora. É muito inteligente, caprichosa, detalhista. Costuma em algum momento ser bem sentimental, pois chora com facilidade. Uma palavra que a colega disser que ela não queira ouvir é motivo para chorar até que a professora converse com ela.Prefere brincar com pequeno grupo de amigos, mas tem afinidade com todos, porém costuma excluir algumas colegas que fazem parte de seu grupo de amigos preferidos de suas brincadeiras. Fazendo com que as demais fiquem muito triste, converso sempre com ela.Nas aprendizagens especificas, evoluiu de forma significativa, consegue ler palavras e frases simples, realiza todas as tarefas com facilidade e dedicação. No aspecto lógico – matemática compreende e dá sequência aos números com facilidade. Em natureza e sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.... teve um ótimo desempenho envolvendo-se ativamente das atividades propostas. Continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professora, é muito meigo, educado, detalhista, e muito inteligente. É muito atento às aulas e procura ajudar os colegas sempre que preciso.Na linguagem oral consegue se expressar com clareza e sequência lógica de idéias. Na linguagem escrita tem excelente coordenação e caligrafia perfeita, super organizada e detalhista. Teve um ótimo rendimento na dificuldade que estava tendo para reconhecer as letras do alfabeto. Consegue ler e escrever palavras simples, reconhecendo seu nome completo.Com relação às tarefas de classe e extraclasse continuam sendo feita com o mesmo esmero. Em natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.É necessário que a família continue incentivando-a encorajando-a no que for necessário e, da mesma forma, continuar valorizando suas conquistas para que possa superar suas dificuldades.Neste período ...teve um excelente desempenho, continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professora, é muito inteligente e educada. Na linguagem oral consegue se expressar com clareza e sequência lógica de idéias.Na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples, na área do pensamento lógico matemático não apresenta dificuldades ao realizar habilidades de adição, conhece e dar seqüencia aos números... mostra-se agitada no momento da aula prejudicando sua concentração, nas atividades dirigidas como jogo, não sabe perder quando isso acontece fica triste, e muitas vezes agressiva. Converso com ela mostrando que todo mundo em um jogo tem que ganhar ou perder e que o importante é a aprendizagem, que entrelaça o mesmo.Em natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.

  Aspecto sócio – emocional
  
Como foi a adaptação ao ambiente da creche? A adaptação a nova professora foi tranqüila, Pedro estabeleceu uma relação de afeto, mostrando-se seguro e tranqüilo na aceitação das mudanças incorporadas à sua rotina diária.
  
Como é seu relacionamento com os amigos e funcionários da creche?

O relacionamento com os amigos e com os funcionários é muito bom, Pedro é amigo de todos, é carinho.

Como apresenta seu comportamento? É um menino ativo, gosta de estar sempre em movimento, deslocando-se bastante pelos espaços da creche.Mostra-se uma criança: segura no ambiente escolar, demonstra estar feliz e muito à vontade.

Aspecto cognitivo

Apresenta vocabulário adequado à faixa etária? Sim, seu vocabulário é rico e adequado para a idade. Expressa suas idéias e se faz entender.

Apresenta alguma dificuldade na linguagem falada? Não, articula bem as palavras e comunica-se com fluência.

Reconhece seu nome e dos colegas? Sim, reconhece e escreve o seu nome e já reconhece o nome de todos os amigos, algumas vezes tem duvida quanto ã escrita de nomes muito semelhantes.

Concentra-se na atividade que realiza? Sim, no entanto apresenta dificuldade de manter o foco de sua atenção, precisando de estimulo e atenção da professora para se manter envolvido na atividade até o final da mesma.

Compreende instruções recebidas? Sim, compreende todas as instruções recebidas.

Reconta historias ao seu modo? Sim, consegue entrar com facilidade no mundo da imaginação criando suas próprias historias ou dando continuidade a algo que esteja sendo contado.

Formula frases oralmente a vista de uma figura? Sim, expõe suas idéias com clareza e com frases completas.

Aspecto psicomotor

Demonstra firmeza, equilíbrio e facilidade ao: Andar: sim, anda com equilíbrio. Correr: sim, corre com mudança de direção.Pular: sim, pula dez saltos para frente sem cair.

Consegue andar numa linha? Sim, consegue andar em uma linha com equilíbrio sem cair.

Apresenta equilíbrio corporal? Sim, equilibra-se em um pé mais de 5".

Aspecto pedagógico


Em relação as atividades abaixo, demonstra interesse em realizar as propostas feitas pela professora? Modelagem (s)Colagem (s)Recorte (s)Pintura (s)Sucata (s)Desenho (s)Rodinha (s)Chamadinha (s)

Demonstra cuidado com:


Material escolar: sim mantém o material limpo e organizado.

Objeto de uso pessoal: sim arruma-os, guarda-os em locais a eles destinados.

Próprio corpo: sim apresenta-se uniformizado adequadamente.

Brinquedos: sim organiza os brinquedos, ajuda a arrumá-los.


Outras observações:


Alimentação: Precisa de ajuda;Alimenta-se sozinho;Experimenta novos alimentos ;Demonstra prazer ao se alimenta;

 Desfralde: não faz mais uso de fraldas.
  
Atingiu satisfatoriamente os conteúdos do primeiro semestre em linguagem.

  
...obteve avanços no seu processo de aprendizagem dos conteúdos propostos para o período. Vem desenvolvendo sua sociabilidade e exercitando sua capacidade de acatar as regras de convivência em grupo, apresentou desenvolvimento psicomotor compatível com sua idade e adquiriu conceitos de conteúdos lógico-matematico.

É uma criança muito observadora, curiosa e ativa, gosta de atividades ao ar livre, correr, pular, enfim, de estar sempre em movimento,... brinca com os amigos e suas brincadeiras preferidas são sempre coletivas, onde pode interagir com o grupo, compartilhando brinquedos pessoais e materiais de uso coletivo, diverte-se também com os brinquedos emprestados pelos amigos.

Toma a iniciativa nas atividades desenvolvidas em grupo e gosta de estar em evidência, gosta de ajudar, é prestativo e fica muito contente quando é escolhido o ajudante do dia.... não gosta de ter suas vontades contrariadas, e mostra-se impaciente, quando tem que esperar sua vez de participar nestas ocasiões procuramos conversar com ele e explicar que todos terão sua vez, sua oportunidade de participar....é muito criativo e demonstra toda não só nas construções de bonecos, carros, dinossauros e casas com jogos de montar, como também em seus desenhos, que são sempre muito coloridos e com detalhes especiais.

Nas refeições alimenta-se bem.

Não tem o habito de dormir na escola.

Mostra-se sempre muito falante, relatando suas experiências fora da escola. Algumas vezes usa de muita imaginação, ao relatar situações ocorridas com os amigos durante as atividades fora de sala, e, às vezes, se faz necessário um atendimento individualizado para redirecionar o foco de sua atenção e um pedido incisivo para que interrompa seu "discurso" esse comportamento, algumas vezes, prejudica seu desempenho.



O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita...

O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita...

 O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita...

 O aluno encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita...

Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes...

Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade...

 Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades...

Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender...

Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos...

Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento...

Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas...

 O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas...

 Realiza cálculos simples de adição e subtração...

Realiza cálculos com auxilio de material concreto...

É curioso, questiona e busca informações...

Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc...

Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente...

Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta...

Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente...

Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)

 Ocasionalmente troca letras...

Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas...

Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...

 Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos...

Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os...

 Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão...

Identifica e escreve seu nome completo...

Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos...

 Apresenta dificuldades ortográficas...

Identifica e escreve seu nome completo...

Ainda não faz relação entre o que fala e escreve
Participação- convívio social...

Participa com interesse e produtividade...

Boa participação nas atividades realizadas em sala.

É criativo e comunicativo..

 Coopera com colegas e professora.

Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.

 Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.

É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.

Aceita sugestões da professora e dos colegas.

Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.

Contribui para a integração e o crescimento do grupo;

Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;

Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;

 Colabora na construção de regras;

 Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;

 Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;

Reconhece as relações entre fala e escrita;

 Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;

Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;

Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;

 Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;

 Distingue a língua escrita da língua oral;

 Demonstra compreensão do sistema alfabético;

Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;

 Produz frases com lógica;

Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica.

 Distingue letras na linguagem oral e escrita;

 Encontra-se na fase pré-silabica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.

Percebe que as letras são para escrever porem ainda não sabe como isso se processo.

   
Durante o xxxxxxx bimestre, percebemos que o aluno xxxxxxxxxxxx observava, escutava e se expressava verbalmente durante a “roda da conversa”, participando ativamente dos assuntos em questão.

Nestes últimos quinze dias, apresentou mudanças comportamentais, pois está muito agitado, querendo sair da sala, mexendo com os amigos durante as atividades, apresentando dificuldade em realizar atividades que exijam concentração e raciocínio. Qualquer movimento ou barulho diferente é motivo para se distrair.

Temos proporcionado vivências para que o xxxxxxxxxxxxx tenha contato com a linguagem escrita por meio de diferentes portadores de texto, como livros, jornais, convites, bilhetes, cartazes, placas dentre outros materiais.

Durante o trabalho com a linguagem escrita, possibilitamos a imersão significativa e prazerosa do aluno. De forma contextualizada, a escrita foi trabalhada com base nas formas que aparecem na sociedade relacionada às situações de vida.

Verificamos que ao fazer seu texto individual utiliza a escrita espontânea, fazendo o sonzinho das letras ao escrever as palavras no início do texto, depois coloca letras aleatórias sem se preocupar com a correspondência entre fonema e grafema. Às vezes se distrai conversando ou observando o que os outros estão fazendo.

Temos possibilitado cada vez mais oportunidades agradáveis no contato com a escrita e com a leitura para que coisas externas não tomem sua atenção. Percebemos que o comportamento do XXXXXXXXXX vem oscilando até neste aspecto, antes ele mostrava interesse pelos momentos de leitura, pois ele ficava um bom tempo sentado lendo um livrinho, olhando as ilustrações e divertindo-se com a história, agora anda impaciente e não fica muito tempo concentrado na leitura do livrinho, distrai-se logo e deixa a leitura por qualquer outro motivo externo.

O XXXXXXXXXX aprecia atividades que envolvem artes, principalmente as que estão relacionadas com construção de objetos e brinquedos, utilizando sucatas. Brinca e inventa falas para os personagens que constrói. O brincar dessa maneira é muito importante, pois desencadeia atividades criadoras, a imaginação, favorecendo o seu desenvolvimento.

Propiciamos um ambiente de construção de descoberta, de busca, de discussão e de realização de atividades matemáticas.

Durante os registros das atividades propostas, fez contagem oral, explorou idéias de juntar, tirar, manipulou diferentes tipos de materiais, adquiriu noções de tamanho, comparou, seqüênciou, classificou e utilizou o número para representar a quantidade.

Nessas atividades que envolvem o raciocínio – lógico matemático sempre participou com entusiasmo, mas ultimamente é preciso que a professora fique estimulando e questionando para que ele participe da atividade do começo ao fim.

Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos o aluno é: excelente, independente e realiza todas as atividades. Muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor. Possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.

Possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho.

Concentração e atenção às explicações em sala de aula:
participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha. Participa somente quando é solicitado. Não participa da aula. Demonstra apatia.
distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.

Quanto à correção:não consegue corrigir os erros sozinho, necessita que o professor oriente durante a correção, se distrai com muita facilidade.
excelente.Consegue identificar e corrigir seus erros sem auxílio do professor.
não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual. Não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.

Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas: Relaciona-se bem com todos os colegas.Não relaciona-se bem, gosta de se isolar.Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.Gosta de realizar trabalhos em grupo.Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.
Quanto à Caligrafia:excelente letra linda, caprichoso e sem erros. excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.caligrafia boa, porém com muitos erros.
caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
letra muito bonita, sem erros, mas é lento.
Quanto à disciplina:apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila. Apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar. Conversa , porém acata às regras da sala.
Uma chamada de atenção é suficiente. é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.
Quanto ao reforço:não necessita de reforço paralelo. Necessita de reforço e comparece a todos. Necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno. Comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água distrai-se com facilidade, conversa, brinca).
Quanto ao material usado em sala e lição de casa:realiza a lição de casa com capricho. Realiza a lição de casa sem capricho. Não realiza a lição de casa.traz todos os materiais necessários. Esquece o material escolar.

Quanto à Leitura: lê com fluência e entonação adequados. lê, mas não respeita os sinais de pontuação. Tem dificuldade na leitura das palavras. Não lê.
Quanto ao uso de óculos: não usa óculos. Usa óculos normalmente.
mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.

Em relação à assiduidade do aluno: falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado. Não falta, exceto se for estritamente necessário.

Em relação a seus materiais: Organiza com ajuda da professora. Organiza com total independência.não consegue se organizar.Esquece freqüentemente materiais na sala.perde freqüentemente materiais na sala.

Em relação aos responsáveis: “necessitam” de atenção especiais. São participativos.são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho. geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades. não são participativos e pouco comparecem às atividades.



DESCRIÇÃO
HABILIDADES
LEGENDA
APRECIAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
O ALUNO SE ATENTA A ESCUTA DA LEITURA REALIZADA PELO PROFESSOR E/OU COLEGAS.
O ALUNO FAZ COMENTÁRIOS SOBRE A TRAMA, PERSONAGENS E CENÁRIOS DAS HISTÓRIAS LIDAS PELO PROFESSOR
RECONTA HISTÓRIAS OUVIDAS RECUPERANDO A LINGUAGEM ESCRITA UTILIZADA PELO AUTOR
NA LEITURA COMPARTILHADA E NA ANÁLISE DE TEXTO, O ALUNO É CAPAZ DE COMPREENDER O ASSUNTO, FAZENDO COMPARAÇÕES COM OUTROS TEXTOS LIDOS, SE APROPRIANDO DA LINGUAGEM ESCRITA, OBSERVANDO OS RECURSOS LINGÜÍSTICOS UTILIZADOS PELO AUTOR, ETC
LEITURA
O ALUNO FAZ EMPRÉSTIMOS DE MATERIAIS DO ACERVO DE LEITURA ESPONTANEAMENTE
FAZ O AJUSTE DA FALA COM A ESCRITA DE TEXTOS QUE SE SABE DE MEMÓRIA
UTILIZA-SE DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA BUSCAR RESPOSTAS EM ATIVIDADES COM BANCO DE PALAVRAS, LISTAS, CIRCULA PALAVRAS DITADAS PELO PROFESSOR
LÊ COM AJUDA DO PROFESSOR, DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS, DIFERENCIANDO SUAS CARACTERÍSTICAS
LÊ POR SI SÓ, TEXTOS CONHECIDOS: PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS, QUADRINHOS, MANCHETES DE JORNAL,RÓTULOS, LISTAS, ETC
FAZ LEITURA COM AUTONOMIA
O ALUNO É CAPAZ DE COMPREENDER O ASSUNTO, FAZENDO COMPARAÇÕES COM OUTROS TEXTOS LIDOS, COMPARTILHANDO SEUS PONTOS DE VISTA
O ALUNO COMPREENDE OS DIFERENTES PROPÓSITOS DE LEITURA: LER PARA ESTUDAR, LER PARA SE DIVERTIR, LER PARA PESQUISAR, LER PARA COMPARTILHAR, ETC
ESCRITA
RECONHECE, USA E RECITA AS LETRAS DO ALFABETO
UTILIZA A ORDEM ALFABÉTICA EM ALGUMAS DE SUAS APLICAÇÕES SOCIAIS (AGENDA TELEFÔNICA, DICIONÁRIO, LISTA DE NOMES, ETC)
UTILIZA AS LETRAS MÓVEIS, JUSTIFICANDO PARA SI E PARA O OUTRO AS ESCOLHAS FEITAS, MESMO QUE AINDA NÃO SEJA DE FORMA CONVENCIONAL
COMPREENDE O FUNCIONAMENTO ALFABÉTICO DO SISTEMA DE ESCRITA. ASSINALE SUA HIPÓTESE DE ESCRITA:
ALFABETIZADO ( )
ALFABÉTICO ( )
SILÁBICO-ALFABÉTICO ( )
SILÁBICO COM VALOR SONORO ( )
SILÁBICO SEM VALOR SONORO ( )
PRÉ-SILÁBICO ( )
ESCREVE TEXTOS QUE SABE DE MEMÓRIA (O TEXTO FALADO E NÃO A SUA FORMA ESCRITA), CONFORME SUA HIPÓTESE DE ESCRITA
FAZ REESCRITA DE PRÓPRIO PUNHO E/OU EM PARCERIA.
REESCREVE HISTÓRIAS DITANDO PARA O PROFESSOR OU COLEGA, HISTÓRIAS CONHECIDAS, CONSIDERANDO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM ESCRITA DO TEXTO.
ESCRITA
PRODUZ TEXTOS DE AUTORIA DE PRÓPRIO PUNHO
PRODUZ TEXTOS DE AUTORIA NECESSITANDO DE ESCRIBA
PRODUZ TEXTOS DIFERENCIANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS
FAZ REVISÕES DE TEXTOS INDIVIDUALMENTE
FAZ REVISÕES DE TEXTOS MESMO QUE SEJA COLETIVAMENTE E/OU ORALMENTE
O ALUNO FAZ REFLEXÃO DA ORTOGRAFIA REGULAR E IRREGULAR
EM PRODUÇÕES ESCRITAS, O ALUNO FAZ USO DO SISTEMA DE PONTUAÇÃO
NAS PRODUÇÕES ESCRITAS O ALUNO FAZ USO DA SEGMENTAÇÃO
ORALIDADE
O ALUNO PARTICIPA DE INTERCÂMBIO ORAL (RODA DE CONVERSA, RODA DE BIBLIOTECA, RODA DE CURIOSIDADE)
O ALUNO CONSEGUE INDICAR LIVROS LIDOS, COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM RODAS DE CONVERSAS
CONSEGUE ESPERAR SUA VEZ DE FALAR PERMANECENDO DENTRO DO ASSUNTO DA CONVERSA
CONSEGUE ELABORAR PERGUNTAS DENTRO DOS ASSUNTOS TRATADOS
ELABORA SUA FALA ADEQUANDO-A DIFERENTES INTERLOCUTORES


Artes: Utiliza os elementos da linguagem visual representando, expressando e comunicando o tema proposto, por imagens: desenho, pintura e outros; cria e constrói formas visuais, em espaços diversos, com muita criatividade e capricho. Demonstra muita timidez e insegurança em participar de dança como atividade coletiva. Apresentou evolução no processo da aquisição e do domínio dramático. Em relação aos conteúdos de Artes, consegue organizar-se, possui espírito crítico e curioso de investigar novas possibilidades. Sabe escutar o que os outros dizem numa discussão, valoriza seu processo de criação e tem respeito pelo dos outros, permitindo a execução de uma obra conjunta.

Ciências: Identifica as partes dos vegetais e com auxílio às classifica. Nomeia características do corpo humano, nomeando as partes que o compõe (cabeça, tronco e membros). Observa o ambiente que o circunda, diferenciando o dia da noite e o clima. Entende os órgãos dos sentidos e quanto são necessários ao ser humano. Com autonomia reconhece a importância do asseio corporal para a manutenção da saúde. Adota as necessidades de bons hábitos de alimentação. Participa de experiências. Classifica os animais através de suas características (pêlos, penas, escamas), também nomeia o habitat natural de cada um deles.

  
Educação Física: O aluno participa de atividades que envolvem condutas motoras de base identificando-as em suas ações. Tem boa concentração e demonstra-se atento durante as explicações e realização de atividades. Possui bom ritmo, utilizando bem sua expressão corporal. Organiza-se e orienta-se bem no tempo e no espaço. Tem boa vontade quanto à participação e respeito a regras, aceitando bem os resultados de jogos e atividades propostas. Apresenta boa coordenação ampla, estando em desenvolvimento a coordenação fina e visomotora. É cooperativo e demonstra atitudes de respeito mútuo. Demonstra estar em desenvolvimento tanto sua lateralidade quanto lateralização.

Ensino Religioso: Reconhece que existem diferentes tipos de famílias e todas têm o seu valor. Em suas atitudes cotidianas, demonstra não ter preconceitos. Demonstra solidariedade e respeito, junto ao seu grupo de convivência. Apresenta atitudes de responsabilidade para com suas atividades escolares.

Geografia: Reconhece e identifica os elementos naturais e culturais, como formadores do meio. Possui atitude responsável em relação à preservação da natureza. Utiliza a linguagem oral para observar e descrever a paisagem. Identifica regras simples de trânsito como os diferentes tipos de sinalização, sendo capaz de locomover-se respeitando as regras. É capaz de localizar-se a partir de um ponto de referência no trajeto casa/escola. Percebe que o homem interfere na natureza, modificando-a. Diferencia ambiente natural de cultural.História: É capaz de reconhecer e nomear funcionários da escola especificando o cargo que ocupam. Confronta acontecimentos no tempo, tendo como referência: Anterioridade, posterioridade e simultaneidade com bom desempenho. Entende as regras do grupo escolar, respeitando-as e fazendo uso de seus direitos e deveres. Reconhece algumas propriedades em objetos. Aplica acontecimentos relacionados a sua vida e de sua família e é capaz de organizar oralmente a linha do tempo a partir de dados coletados.Língua Portuguesa: Reconta fatos ouvidos ou vividos com bom desempenho e seqüência de fatos. Apresenta entusiasmo e interesse pela leitura, mostrando-se atento quando a professora faz. Relata histórias conhecidas com aproximação às características da história original. Realiza leitura do próprio nome e de alguns colegas; de rótulos e imagens. Escreve seu nome e faz tentativa de escrita de palavras, conhecendo valor sonoro de todo o alfabeto.Matemática: Faz classificação e seriação com autonomia. Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais se percebe a necessidade de contagens. Utilização de noções simples de cálculo mental. É capaz de marcar o tempo por meio de calendário, identificando dias, dias da semana e mês. Percebe semelhanças e diferenças no espaço em que vive. Reconhece e realiza atividades de seqüência numérica até 10 fazendo relações entre quantias com bom desempenho. Nomeias as formas geométricas e as reconhece em objetos do cotidiano.

RELATÓRIO

O XXXXXX é um menino muito carinhoso e educado. Cumpre todos os combinados da sala e seu relacionamento com coleguinhas e professoras é muito bom.Dispersa-se com facilidade durante a realização das atividades. É preciso questionamento e atenção individual, pois quando são explicadas no coletivo, o Pedro não as compreende,dizendo que é muito difícil, precisando, então, da mediação da professora.“Promovemos o trabalho com a linguagem oral e escrita espontânea, a fim de valorizar a sua importância para a formação do sujeito, na interação com as outras pessoas na construção do conhecimento e no desenvolvimento do pensamento.”Não identifica as letras do alfabeto nos diferentes contextos, ou seja, nas atividades propostas para o reconhecimento dos nomes dos amigos, identificação das letras iniciais e finais de palavras trabalhadas em sala de aula.Nas atividades que envolvem escrita espontânea ainda não faz relação entre fonema e grafema, apenas utiliza letras aleatoriamente, mesmo quando é cobrado individualmente, sendo assim, não faz a correspondência com a letra inicial das palavras, colocando na maioria das vezes as letras de seu nome. Ex: BONÉ, escreveu, PEBBR _ BOLA, escreveu, RDRPR.Quando tem dúvidas em relação a alguma atividade, algumas vezes pede ajuda, outras ele fica parado, até que a professora o questione. Quando fazemos coletivamente lista de palavras ou trabalhamos a escrita passo a passo, acompanha no início, mas logo fica inquieto, com a cadeira longe da mesa, e a atenção voltada ao que está acontecendo ao seu redor.Nas atividades gráficas, gosta de usar diversas cores, em suas pinturas.Precisa da interferência da professora para que faça seus desenhos de maneira mais estruturada e com mais detalhes.Nas aulas que envolvem informática, pede o auxílio da professora a todo o momento, tenta fazer sozinho, mas sente-se inseguro ao exercitar os jogos no computador.Ao realizar as atividades que envolvem o raciocínio lógico-matemático, faz a contagem de rotina até dez, mas às vezes se perde durante a contagem e é preciso retomar com o auxílio da professora. Ainda não relaciona o numero à quantidade e no momento de registrá-los graficamente, diz que não os reconhece e é preciso questioná-lo, observando no cartaz que fica exposto na sala de aula, número por número até reconhecer. Ao grafar esses números, algumas vezes, os faz de maneira espelhada, precisando apagar para refazer corretamente..Concluímos que o XXXXXXX está apto a acompanhar o Infantil II, só assim não estaria acelerando etapas no seu desenvolvimento. Temos proporcionado momentos para que a XXXXXXXX entre em contato com a linguagem escrita através de diferentes portadores de textos, como: livros, gibis, jornais, convites, bilhetes, propagandas, cartazes, placas dentre outros materiais.A aluna encontrou oportunidades para se comunicar com os amigos e professoras. Através dos momentos de conversas, desenvolveu a linguagem oral e enriqueceu o seu vocabulário, porém, ainda não verbaliza corretamente palavras que contenham a letra “r” intercalada como, por exemplo: igreja – diz: igueja, professora - fala: pôfessola.

Em relação à escrita espontânea, reconhece as letras do alfabeto, o papel das mesmas na escrita, mas ainda não faz ligação entre pronúncia e escrita. Ao escrever palavras, faz a correspondência com alguns fonemas esquecendo de outros.

Ainda não consegue ler com significado, ora identifica a sílaba, ora tenta adivinhá-la. Ao elaborar seus textos individuais, utiliza a escrita espontânea, fazendo o som das letras ao escrever as palavras do início do texto, depois coloca letras aleatórias.

Em geral, distrai-se facilmente com estímulos pouco significativos, aparentando não estar ouvindo o que está sendo falado. Necessita a todo instante da orientação da professora para finalizar a atividade proposta.

É capaz de realizá-las, mas não demonstra atenção e interesse suficientes para concluí-las, sempre questionando o que é para ser feito.

Em relação à matemática, sabe e reconhece a seqüência numérica e alguns números fora da série até 20.Observamos que a XXXXXXXXXXXX terá um melhor desenvolvimento nas atividades relacionadas à escrita se houver um acompanhamento em casa, pois, constatamos que ainda é necessária a intervenção constante. Temos feito vários questionamentos no decorrer da construção da escrita da XXXXXXXXX, para ela discernir os fonemas e representar os grafemas de forma convencional, pois podemos cobrar dela que pense e reflita ao escrever. Sempre fazemos perguntas sobre o que escreveu ou pretendia escrever. Assim estamos estimulando sua capacidade a todo o momento.

É importante ressaltar que só se adquire o hábito da escrita em contato com textos de uso social. Essas medidas são importantes para que a aluna possa acompanhar o Pré III, tornando seu aprendizado mais tranqüilo e significativo. Concluímos que o XXXXXX está apto a acompanhar o Infantil II, só assim não estaria acelerando etapas no seu desenvolvimento.

A XXXXXXX é uma menina muito carinhosa e educada. Cumpre todos os combinados da sala e seu relacionamento com coleguinhas e professoras é muito bom.

“Promovemos o trabalho com a linguagem oral e escrita espontânea, a fim de valorizar a sua importância para a formação do sujeito, na interação com as outras pessoas na construção do conhecimento e no desenvolvimento do pensamento.”Não identifica as letras do alfabeto nos diferentes contextos, ou seja, nas atividades propostas para o reconhecimento dos nomes dos amigos, identificação das letras iniciais e finais de palavras trabalhadas em sala de aula.Nas atividades que envolvem escrita espontânea ainda não faz relação entre fonema e grafema, apenas utiliza letras aleatoriamente, mesmo quando é cobrado individualmente, sendo assim, não faz a correspondência com a letra inicial das palavras, colocando na maioria das vezes as letras de seu nome. Ex: BONÉ, escreveu, PEBBR _ BOLA, escreveu, RDRPR.

Quando tem dúvidas em relação a alguma atividade, algumas vezes pede ajuda, outras ele fica parada, até que a professora a questione.

Relatório Individual

Fim do segundo trimestre é tempo de receber da escola o boletim e o Relatório Individual do Adriel. Desta vez, a única nota mais ou menos no boletim é a de "Condutas de domínio afetivo", que avalia a relação dele com os colegas. Já no relatório dá pra ver que tudo que eu registro aqui é a mais pura verdade:

Este relatório tem como objetivo analisar o aluno Adriel durante o primeiro semestre nos aspectos sócio-afetivo, cognitivo e psicomotor.

Fontes de pesquisa:


orientarpedagogos.blogspot.com

fdananda.blogspot.com

karine-kira.blogspot.com/.../

neusamariabento.blogspot.com

pmjgminas.blogspot.com



BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA


Pescaria

 A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina. Ela é simples e bem divertida. Basta recortar peixes de papel grosso (tipo papelão) e colocar números neles. Devemos colocar uma argola na boca do peixe e enterrá-lo num recipiente grande com areia. Devemos deixar apenas a argola para fora e o número deve ficar encoberto pela areia. Os participantes recebem varas de pescar. Ganha a brincadeira aquele que pescar a maior quantidade de peixes ou com maior número de pontos. Em quermesses é também comum dar prêmios (brindes) aos participantes que pescam os peixes.

Corrida do saco

Também muito tradicional, consiste numa corrida onde os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida. É possível também fazer a corrida em duplas.

Corrida do Saci-Pererê

Parecida com a corrida do saco, porém os participantes devem correr apenas num pé.

Jogo do rabo do burro

Este jogo é bem divertido. Usamos um burro desenhado em madeira ou papelão. O participante deve, com os olhos vendados, colocar o rabo no burro no local certo. O participante deve ser girado algumas vezes para perder a referência.

Derrubando latas

Basta colocar várias latas vazias num muro. Os participantes tentam derrubar as latas atirando bolas feitas com meias. Vence quem derrubar mais latas. 

Correio Elegante

Os organizadores da brincadeira servem como intermediários na entrega de bilhetes com mensagens de amor, amizade, paquera ou apenas brincadeira. 

Pau de sebo

Esta brincadeira está quase sempre presente em todas Festas Juninas. Os organizadores da festa colocam um tronco de árvore grande fincado no chão. Passam neste tronco algum tipo de cera ou sebo de boi. No topo do pau de sebo, coloca-se algum brinde de valor ou uma nota de dinheiro. A brincadeira fica interessante, pois a maioria dos participantes não conseguem subir e escorregam.

Quebra-pote

Um pote de cerâmica fina é recheado de doces e balas. Esse pote é amarrado em uma trave de madeira. O participante (geralmente criança), de olhos vendados, e munido de uma madeira comprida tentará acertar e quebrar o pote. Quando isso acontece todos podem correr para pegar as guloseimas. 

Corrida do Ovo na colher

Um ovo de galinha é colocado numa colher de sopa. Os participantes devem atingir a linha de chegada levando a colher com o cabo na boca, sem derrubar o ovo.


terça-feira, 29 de maio de 2018

História - João o Menino Sonhador (Festa Junina).



Era uma vez um menino que adorava festa junina. Seu nome era João, porque seus pais eram muito religiosos. João ia à escola, ansioso para chegar o dia da festa de São João.
Sua professora além de enfeitar a sala com bandeirinhas, adorava contar histórias e ensinar músicas de festa junina. João que era muito sonhador gostava de tudo. Na hora de cantar, a música que ele mais gostava era Cai, Cai Balão, porque no final a professora dava para cada aluno um balão colorido e advertia que soltar balão é perigoso.
João ficava encantado com as tarefas que a professora preparava de colagem, pintura.
João adorava cortar papel e mexer com tinta guache, então seus trabalhinhos eram os que mais se destacavam na sala.
Sempre de orelha em pé, João ficava por dentro de tudo que ia ter na festa junina da escola que por coincidência caia no dia de São João, dia do seu aniversário.
Um dia ele ouviu a diretora dizendo:
__Gente este ano não vai ter pé de moleque.
João interrompeu a diretora e disse:
__Diretora, porque não vai ter pé de moleque?
A diretora explicou para o João que a senhora que fazia o pé de moleque mudou da cidade e pé de moleque gostoso como aquele não encontrava quem fazia.
Então, João disse:
___Diretora, minha mãe sabe fazer um pé de moleque para ninguém colocar defeito, fica uma delícia!
Então a diretora pediu ao João que sua mãe viesse à escola. No dia seguinte a mãe de João compareceu a escola e se comprometeu não só em fazer o pé de moleque, mas também em ajudar a fazer todos os quitutes.
No dia da festa junina, João ficou encantado e teve direito de comer o que queria de graça. Então, João aproveitou, comeu pipoca, milho, batata doce assada na brasa, maçã do amor.
Depois João foi dançar a música que ele mais gostava com sua mamãe!
Cai cai balão
Cai cai balão, cai cai balão
Na rua do sabão
Não Cai não, não cai não, não cai não
Cai aqui na minha mão !

Cai cai balão, cai cai balão
Aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá
Tenho medo de apanhar !
No dia seguinte a diretora chamou a mãe de João e agradeceu e perguntou quanto ela cobrou pelo serviço. A mãe de João emocionada disse:
__A senhora proporcionou momentos emocionantes para meu filho e quem faz meu filho feliz tem tudo comigo. Minha diretora, a senhora não me deve nada, eu é que devo obrigação a senhora por momentos tão gostosos que passei nesta escola.
A diretora chorou ao ouvir e ver a simplicidade de Dona Maria e perguntou:
__A senhora trabalha?
___Sim, faço faxina?
___ A senhora de hoje em diante irá trabalhar com a gente!
___Dona Maria ao ouvir agradeceu e aceitou e foi falando que faxina não encontra todos os dias e tendo um trabalho fixo ela poderá dar mais conforto ao seu filho.
E assim, João que já amava a escola ficou ainda mais contente sabendo que sua mãe também ia estar lá participando de tantos sonhos proporcionados pela escola, pois depois que a mãe ficou viúva ela só vivia triste.
E então, todos os dias João e Dona Maria caminhavam para a escola felizes em busca de sonhos! Teciam o futuro, apostando no Presente felizes, contentes!

Fonte:http://lalatrabalhospedaggicos.blogspot.com


domingo, 27 de maio de 2018

Sinopse-A Parábola do PLANETA TERRA


Amei essa história, trabalhei "Meio Ambiente"
O livro “A Parábola do Planeta Azul” conta a história do anjo Rafael que recebe de Deus a tarefa de aconselhar a humanidade. O Criador, insatisfeito com a atitude de alguns homens, com a prática da injustiça e a destruição do planeta, fica furioso.
Mas o anjo Rafael, que havia visto de perto tanto o lado bom quanto o lado mau das pessoas, mostra ao criador que, apesar de tudo, ainda existem homens e mulheres que se mobilizam, lutam pela preservação do meio ambiente, que combatem a miséria e sacrificam-se para preservar a dignidade da vida do planeta azul, por exemplo, integrantes de organizações ambientalistas como o Greenpeace.
Apesar de ter sido lançada há vinte anos, a obra que fala de ecologia, ciências e educação ambiental, continua atualíssima.
Autor: Fernando Carraro

Sinopse-O Pequeno Príncipe


O livro começa contando uma recordação que o narrador da história possui, sobre o primeiro desenho que havia feito em sua infância. Tratava-se de um elefante que foi engolido por uma cobra da espécie jiboia. Ele resolve perguntar aos adultos que conhece, o que eles estavam vendo em seu desenho. E diversas respostas unanimes foram dadas por eles.
Quando o narrador cresceu, queria mais uma vez testar o grau de lucidez das pessoas e por isso, resolveu mostrar novamente os desenhos para os adultos, e todos continuavam a responder a mesma coisa: um chapéu. Assim, ele acabou vivendo toda a sua vida sem amigos, com os quais realmente pudesse estabelecer uma conversa. Por causa das decepções que teve com o teste do desenho, acabou escolhendo como profissão ser piloto. Um certo dia, ocorreu um problema com o avião que pilotava e ele, caiu no deserto do Saara.
Na primeira noite no deserto, o narrador acabou adormecendo na areia mesmo. Quando o dia raiou, uma voz estranha o despertou. Tratava-se do pequeno príncipe, um rapaz de cabelos dourados e com um cachecol vermelho em torno do pescoço. Este pediu, que o narrador desenhasse um carneiro. O narrador então, resolve mostrar a ele, aquele misterioso desenho, que ninguém nunca acertou o que realmente era. E ele lhe diz, que não quer um elefante sendo engolindo por uma jiboia e sim um carneiro. Mas, havia um problema. Por ter sido desencorajado a desenhar, o narrador tem dificuldades para desenhar o carneiro.
Depois de muito tentar, ele tem a brilhante ideia de desenhar o carneiro dentro de uma caixa. Para sua surpresa, o pequeno príncipe acaba aceitando o desenho.
O narrador então começa a conversar com o rapaz. Ele lhe conta, que viera de um planeta, que possuía o tamanho de uma casa. Por sua vez, o pequeno príncipe contou ao narrador o drama em que vivia em seu planeta e porque precisava tanto de um carneiro. Isso porque, havia nele uma árvore, chamada de baobá, que crescia muito. Por isso, o carneiro era importante para que pudesse se alimentar dos baobás enquanto estes ainda eram pequenos.
Assim, o narrador passou a valorizar as pequenas coisas do cotidiano, como por exemplo contemplar as estrelas, apreciar o perfume e a beleza de uma flor e admirar o pôr do sol.
O príncipe ainda contou todas as duas aventuras em diversos planetas. No último planeta visitado por ele, a Terra, encontrou uma serpente, que através de uma picada, prometeu lhe enviar de volta ao seu planeta de origem. O narrador da história, não gostou muito dessa notícia, já que havia se afeiçoado ao rapaz pequeno.
O pequeno príncipe, pediu que o narrador não sofresse, quando seu corpo não estivesse mais com vida. Acabou ensinando a ele uma valiosa lição, a de que devemos aprender a olhar para além das aparências. Não havia nenhuma outra maneira do pequeno viajar para o seu planeta de origem, já que no estado em que se encontrava, estava muito pesado para isso. Assim, com a picada, ele se tornaria mais leve e poderia enfim, realizar a tão esperada viagem.
Quando o dia de encontrar a serpente finalmente chegou, o pequeno príncipe ao ser picado, não esboçou reação, e também não gritou. Aceitou de maneira corajosa o destino que lhe foi imposto. Depois de tombar como uma árvore, enfim, voltou para o seu planeta.
Tempos depois, o narrador se sentiu consolado por saber que o rapazinho havia conseguido o que tanto desejara. Hoje, quando ele olha as estrelas no céu, sorri, lembrando do seu pequeno príncipe.



sábado, 19 de maio de 2018

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Projeto Vida, Obras e Personagens de Monteiro Lobato(O casamento da Emília )



Era uma vez o noivado de Emília, que durou uma semana e  todas as tardes, Pedrinho, aparecia com
Marquês de Rabicó para visitar a noiva, e tinha de ficar meia hora na sala, contando casos e dizendo palavras de amor.
Mas apesar de noivo o Rabicó não perdia os seus instintos. Logo que entrava punha-se a farejar a sala, na sua eterna preocupação de descobrir o que comer. Além disso, não prestava a menor atenção à conversa. Não havia nascido para aquelas cerimônias.
Um tarde, Pedrinho zangou-se e resolveu substituí-lo por um representante.
– Rabicó não vale a pena – disse ele aborrecido. – Não sabe brincar, não se comporta. O melhor é isto, querem ver? – e saiu.
Foi ao quintal e trouxe um vidro vazio de óleo de rícino que andava jogado por lá.
– Esta aqui. De agora em diante o noivo será representado por este vidro azul, e o tal Marquês de Rabicó vai passear – concluiu pregando um pontapé no noivo.
Rabicó raspou-se gemendo três cuins , e desde esse dia, enquanto fossava a terra no pomar atrás da tal minhoca de anel na barriga, quem noivava por ele, de cartola na cabeça, era o senhor Vidro Azul.
Emília comportava-se muito bem embora de vez em quando viesse com impertinências.
– Eu já disse a Narizinho: caso, mas com uma condição.
– Eu sei qual é! – adivinhou o senhor Vidro Azul. – Não quer morar na casa do Marquês, com certeza porque não se dá bem com o futuro sogro, os Visconde de Sabugosa.
– Isso não! Até gosto muito do senhor Visconde. O que não quero é sair daqui. Estou muito acostumada.
– O senhor Vidro Azul coçou o gargalo.
– Sim, mas…
– Não tem mas, nem meio mas! Quem manda neste casamento sou eu. O Marquês fica por lá e eu fico por cá – declarou Emília, toda espevitadinha e de nariz torcido.
O representante do noivo suspirou.
– Que pena! O Senhor Marquês já mandou construir um castelo tão bonito, de ouro e marfim, com um grande lago na frente…
Emília deu uma risada.
– Eu conheço os lagos do Marquês! São como aquele célebre “lago azul” que certa vez prometeu à Libelinha lá do Reino das Abelhas.
O senhor Vidro Azul atrapalhou-se. Viu que
Emília não era nada tola e não se deixava enganar facilmente. Procurou remendar.
– Sim, um lago. Não digo um grande lago, mas um pequeno lago, um tanque…
– Uma lata d’água, diga logo! – completou Emília mordendo os beiços.
Narizinho interveio, repreensiva.
– Você esta aqui para noivar, Emília, para dizer coisas bonitas e amáveis, e não para brigar com o representante do Marquês. Veja lá, hein?
E dirigindo ao representante:
– O Senhor Marquês não escreveu ainda uns versos para a sua amada noivinha?
– Escreveu, sim – respondeu o Vidro Azul, metendo a mão no gargalo e sacando um papelzinho. – Aqui estão eles.
E recitou:
Pirulito que bate bate,
Pirulito que já bateu,
Quem adora o Marquês é ela.
Quem adora Emília sou eu.
– Bravos! – exclamou Narizinho batendo palmas. – São lindos esses versos! O Marquês é um grande poeta!…
Emília, porém, torceu o nariz e até ficou meio danadinha.
– O verso esta todo errado! Vou casar-me com Rabicó mas não “adoro” coisa nenhuma. Tinha graça eu “adorar” um leitão!
Narizinho bateu o pé e franziu a testa.
– Emília, tenha modos! Não é assim que se trata um poeta. Você vai ser marquesa, vai viver em salões e precisa saber fingir, ouviu?
Depois, voltando-se para o representante:
– Peço-lhe mil desculpas, senhor Vidro Azul! Emília tem a mania de ser franca. Nunca viveu em sociedade e ainda não sabe mentir. Não é aqui como o nosso Visconde de Sabugosa, que fala, fala e ninguém sabe nunca o que ele realmente esta pensando, não é verdade?
O Visconde fez um gesto que tanto podia ser sim como não.
Desse modo conversavam todas as noites, longo tempo, até que vinha o chá. Chá de mentira com torradas de mentira. Depois do chá, se despediam.
Passada uma semana, a menina queixou-se a Dona Benta:
– Este noivado esta me acabando com a vida, vovó. Todas as noites, tenho de fazer sala para os noivos. Como isto cansa!…
– Mas que é que esta faltando para o casamento, menina?
– Os doces, vovó…
– Já sei. Já sei. Pois tome lá estes níqueis e mande vir os doces.
Como era justamente aquilo que Narizinho queria, lá se foi aos pinotes, com os níqueis cantando na mão.
Chegou afinal o grande dia e vieram os grandes doces: seis cocadas, seis pé-de-moleque e uma rapadura, doce mais que suficiente para uma festa em quase todos os convidados ia comer de mentira.
Pedrinho armou a mesa da festa debaixo de uma laranjeira do pomar e botou em redor todos os convivas.
Lá estavam Dona Benta, Tia Nastácia e vários conhecidos e parentes, todos representados por pedras, tijolos e pedaços de pau. O inspetor de quarteirão, um velho amigo de Dona Benta que às vezes aparecia pelo Sítio do Picapau Amarelo, era figurado por um toco de pau com uma dentadura de casca de laranja na boca.
Chegou a hora. Vieram vindo os noivos. Emília, de vestido branco e véu; Rabicó, de cartola e faixa de seda em torno do pescoço. Vinha muito sério, mas assim que se aproximou da mesa e sentiu o cheiro das cocadas, ficou de água na boca, assanhadíssimo. Não viu mais nada.
Logo depois veio o padre e casou-os. Narizinho abraçou Emília e chorou lágrima de verdade, dando-lhe muitos conselhos. Depois, como a boneca não tivesse dedos, enfiou-lhe no braço um anelzinho seu. Pedrinho fez o mesmo com o Marquês; enfiou-lhe no braço uma aliança de laranja, que Rabicó por duas vezes tentou comer.
Os outros animais do Sítio, as cabras, as galinhas e os porcos, também assistiram à festa, mas de longe. Olhavam, olhavam, sem compreenderem coisa nenhuma.
Terminada a festa. Narizinho disse:
– E agora, Pedrinho?
– Agora – respondeu ele – só falta a viagem de núpcias.
Mas a menina estava cansada e não concordou. Propôs outra coisa. Puseram-se a discutir e esqueceram de tomar conta da mesa de doces. Rabicó aproveitou a ocasião. Foi se chegando para perto das cocadas e de repente – nhoc! Deu um bote na mais bonita.
– Acuda os doces, Pedrinho! – berrou a menina.
Pedrinho virou-se e, vendo a feia ação do pirata, correu para cima dele, furioso. Agarrou o inspetor de quarteirão e arrumou uma valente inspetorada no lombo do porquinho…
– Cachorro! Ladrão! Marquês duma figa!…
Rabicó deu um berro espremido e disparou pelo campo, mas sem largar a cocada.
Como era de prever, não podia dar bom resultado aquele casamento. O gênios não se combinavam e, além disso, a boneca não podia consolar-se do logro que levara.
Narizinho ainda tentou convencê-la de que Rabicó era realmente príncipe e Pedrinho só dissera aquilo porque estava danado. Não houve meio. Quando Emília desconfiava, era toda a vida. E desse modo ficou casada com Rabicó, mas dele separada para sempre.
– Esta aí o que você fez! – costumava dizer em voz queixosa. – Casou-me com um príncipe de mentira e agora, esta aí, esta aí…
Narizinho dava-lhe esperanças.
– Tudo se arruma. Um dia, ele morre e eu caso você com o Visconde ou outro qualquer.





quarta-feira, 16 de maio de 2018

Os sete leitõezinhos-Monteiro Lobato(Literatura)

Era uma vez um porquinho Chamado Rabicó, veio ao mundo em uma família de sete irmãos, mas nascer leitão no Sítio do Picapau Amarelo é ter o destino traçado. À medida que vão crescendo e engordando, todos acabam vítimas de Tia Nastácia e se transformam em um belo assado, servido nahora do jantar. Rabicó foi o único que se salvou dessa sorte terrível.
 Com a proteção de Narizinho, ele sobreviveu a todas as tentativas de Tia Nastácia de colocá-lo na panela. Assim, cresceu gordo e guloso e nunca perdeu uma oportunidade de roubar quitutes na cozinha. Extraída do livro Reinações de Narizinho, a história Os sete leitõezinhos conta como surgiu a amizade entre Narizinho e Rabicó e as artimanhas da garota para livrar o amigo da panela. 
 Fala, nas entrelinhas, sobre o profundo sentimento de afeição que pode surgir entre uma criança e seu bicho de estimação. Escrito na década de 1920, o texto se mantém envolvente, capaz de criar empatia com leitores de várias idades, e complementado pelas divertidas ilustrações de Vanessa Prezoto, que dão um novo toque interpretativo ao texto de Lobato. 
Sinônimos de leitõezinhos: gordo, leitão, porquinho, porco, leitão, porco de cobrição, sujo, imundo, palmeirense, cerdo, animal, ...

sexta-feira, 11 de maio de 2018

CUIDA DE MIM...SOU O FUTURO!


Por estar sempre atenta às mudanças que acontecem na sociedade, nossa #Escola #Jardim de Infância  se adequá aos novos tempos até mesmo no que diz respeito às datas comemorativas do calendário. Nessa segunda semana de maio, quando se comemora o Dia das #Mães, nos #Homenageamos as #Famílias através do #Projeto: “ Quem #Cuida de Mim” idealizado pelas pedagoga Elisângela e Érika..
Isso porque hoje as famílias estão organizadas de diversas formas, onde os membros se apoiam no cuidado dos menores, seja porque pai e mãe trabalham ou mesmo pela falta de um deles ou dos dois. Então, entram em cena avós, tias, tios ou mesmo pessoas desconhecidas que, por lei, passam a ser os responsáveis pelas crianças. E é importante valorizar o papel dessas pessoas na vida de cada aluno, respeitando a diversidade de sua família.

Ao longo do ano são desenvolvidas atividades variadas, sempre em parceria com as famílias da comunidade, como o Projeto: Família na Escola’, ‘#Projeto: #Quem Cuidar de Mim’,  Projeto: #Família no Aconchego da #Sala de Aula’, entre outras, envolvendo alunos, familiares, professores e direção.
“Percebemos que nas datas de celebrações tradicionais, como dia das mães e dos pais, os alunos que já não os tem ou que não convivem com eles ficam muito tristes. Então nossas pedagogas criaram O ‘Projeto:"Quem Cuida de Mim", permitindo que todos se sintam integrados e mais confiantes. Isso abranda o coração das crianças que não vivem com suas mães e que podem, neste momento, estar junto de quem cuida delas”. Professora Maria Aparecida Rodrigues Marques, Mimoso do Sul-ES.

quarta-feira, 9 de maio de 2018

É tudo família! -Diversidade Cultural

A leitura abre portas para novos mundos e ideias, por isso, também é uma forma de criar diálogos que podem ajudar a criança a compreender melhor a experiência humana e situações que muitas vezes os adultos têm dificuldade de abordar como, por exemplo, os diferentes modelos de família.
Kitoko foi adotado. Sua nova mãe está grávida e ele se pergunta se continuará a ser amado depois que sua irmãzinha nascer. Enquanto espera pela mãe, Kitoko adormece e sonha com a África, continente onde nasceu. Em sonhos, reencontra a irmã biológica, e relembra tudo o que aconteceu com sua primeira família... agora o futuro o espera, terá uma nova irmã a quem irá amar e construir uma nova história.

Minha Família É Colorida (Georgina Martins,Maria Eugenia)



O livro Minha Família é Colorida conta a historia do menino Ângelo que tinha uma família toda colorida. Ele tinha dois irmãos. O João e o Camilo. Ângelo era um menino observador, certo dia chegou a casa e perguntou para sua mãe. Porque meu cabelo não vua. E o cabelo da vovó vua. Sua mãe demorou a entender, mas concluiu que ele queria dizer voar. Entendeu também que ele queria dizer que uns tinha cabelos lisos e outros da sua família tinham cabelos crespos. Sendo assim ela sentiu que tinha de explicar melhor aquele assunto. Sua mãe iniciou dizendo que num lugar bem distante o pai do pai de Ângelo tinha se encantado com uma moça que tinha uma pele negra, ele se apaixonou pelos olhos dela que eram pretinhos como uma jabuticaba, sendo que os dele eram azulzinhos. Para ficar juntos eles se casaram, assim poderiam ficar juntinhos por quanto tempo quisessem. Desta união nasceram muitos meninos sendo um o pai de Ângelo. Eles foram crescendo e um dia os mais velhos conheceu uma moça. Esta moça e a vó Célia que tinha olhos verdes. Assim a família ia se misturando uns casando com brancas outros com morenas olhos azuis olhos verdes e cada um com cabelos mais ou menos lisos. Outros cabelos encaracolados. A família se misturando... Para contar esta historia a mãe usa de artifícios e formas curiosas muito lúdicas para despertar a curiosidade do garoto e entender porque em sua família existem membros que possuem a pele clara, outros escura, alguns de olhos verdes, azuis etc. convivendo na mesma casa como e o caso de seu irmão que tem cabelo liso olhos verdes ele com olhos pretos e cabelos crespos. Sua vó também. Enquanto seu pai branco cabelos claros e sua mãe morena de cabelos pretos anelados. Assim ele entendeu porque sua família era toda colorida. Ele concluiu que sua família era bonita como sua caixa de lápis de cor. Esta realmente é uma historia muito significativa, explica porque membros de uma mesma família podem ser tão diferentes fisicamente entre si. E uma historia que explica como nossas raízes podem estar longe, inclusive em outros paises. E uma historia ótima para ser representada em forma de teatro com crianças. Inclusive com fantoches.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

A Lenda e o Segredo da Masmorra

  Olá leitores! Hoje eu quero deixar uma dica de leitura incrível para vocês.  Luiz Amato é um dos autores parceiros aqui do #blog. Sugestão de leitura : Livro- #A Lenda e o Segredo da Masmorra# Autor: #@luiz.amato    • Confiram abaixo a sinopse dessa história.  

 Uma aventura de tirar o fôlego. Para você que gosta de ficção, enigmas, suspense e ação, tudo isso em uma leitura fácil e gostosa. Conviva com personagens carismáticos e interessantes. Viaje pelo tempo, nas Cruzadas, século 12, ou em uma masmorra na Inglaterra, no século 15. Aventure-se por cemitérios esquecidos, corredores misteriosos e um laboratório de manipulação genética. Conheça o "Setor de Lendas" da igreja em Roma. Prepare-se, isso é só o começo.
 *     

quarta-feira, 2 de maio de 2018

A Fábula de Tia Nastácia



Está #chovendo muito forte no #Sítio e a turma não consegue brincar lá fora então fica na cozinha. Emília, para animar, pede para Tia Nastácia contar a história dela. Mas ela se nega. Narizinho então conta uma história que Tia Nastácia era princesa mas uma fada jogou uma maldição para ela ser cozinheira até o dia em que ela achar um anel dentro de um peixe, e quando pusesse o anel um príncipe viria buscar ela e ela se tornar princesa de novo. A turma resolve aprontar e coloca um anel no peixe que ela vai cozinhar. Nastácia vê e percebe a brincadeira.
Então a #turma pega um espantalho para servir como príncipe, mas um carro chega no Sítio e sai um homem que se aposenta por estar perdido e fica encantado com Nastácia e seus quitutes. O homem propõe montar um restaurante, onde a cozinheira será Nastácia. A turma vê o homem indo ao banheiro e estragam a torta da Tia #Nastácia. Ele acha horrível e quase sai se não fosse pela Nastácia implorar para ela melhorar com o pão de queijo. Pedrinho chama Nastácia para resolver um problema, e enquanto isso a #boneca estragou o pão, que fica super duro. Ele se retira, até que Nastácia o chama de volta para explicar a situação. Ele então propõe de novo a chance, mas Nastácia não aceita e fica com as crianças que ela mais gosta. O homem vai embora. E não é que ele era mesmo um príncipe...


                                                                                     
Fonte:  http://pt-br.stiodopicapalamarelo.wikia.com

Baseado no livro Reinações de Narizinho

terça-feira, 1 de maio de 2018

Resenha: Historias de Tia Nastácia- Monteiro Lobato

Tia Nastácia é a melhor quituteira deste e de todos os mundos que existem. Braço direito de Dona Benta no Sítio, ela é conhecida por suas irresistíveis guloseimas, principalmente, por seu bolinho de chuva. Já cozinhou até para São Jorge, na Lua. Quem comia uma vez os seus bolinhos não podia nem sequer sentir o cheiro de bolos feitos por outras cozinheiras. Além de cuidar da cozinha, ela é uma faz-tudo na casa. Foi ela quem praticamente criou a Narizinho, e quem fez a Emília. É uma grande contadora de estórias. A turma do sítio adora ficar à noite ouvindo seus " causos ", comendo rosquinha de polvilho. Ela vive querendo matar o Rabicó, animal de estimação de Narizinho, pra colocá-lo na panela. Só que Narizinho não deixa. São quase 40 contos curtos. Todos no mesmo estilo, mas são historias complementares e vividas no Sitio de Dona Benta.

A leitura é boa e mais fácil de ser realizada por leitores crianças, notadamente por serem histórias curtas. 


segunda-feira, 30 de abril de 2018

Resenha-Geografia de Dona Benta,Monteiro Lobato



História de Dona Benta ensina a ciência geográfica de forma divertida e faz parte da coleção de livros de literatura infantil do autor, conhecida e apresentada pela editora como “Paradidático”. A obra possui trinta capítulos, dos quais os cincos primeiros são destinados à explicação científica. Os outros vinte e cinco capítulos descrevem as viagens de “O Terror dos Mares”, um navio de faz-de-conta, onde as personagens embarcam para estudar a “geografia do mundo”. Nessa viagem, a geografia deixa de ser uma matéria de estudo penoso e às vezes sem graça para se transformar em uma aventura linda, com paradas em inúmeros portos e descidas em terra para ver as coisas mais notáveis de todos os países.
O livro é elaborado com uma linguagem simples e de fácil entendimento, utiliza-se de termos comuns às pessoas, para explicar vocabulário técnico e baseia-se em objetos conhecidos para explicar os desconhecidos, permitindo assim uma experiência de imersão no mundo das letras na qual o livro ganha vida. E o leitor, ao dar vida ao livro, adentra um mundo de magia e fascínio, um mundo imaginário capaz de suscitar as mais diversas emoções.
Lobato compartilhou com as crianças o projeto que elaborou para reestruturar o espaço geográfico brasileiro. Esse projeto estava pautado na industrialização, no trabalho eficiente, na exploração dos recursos naturais, na educação, na construção de uma identidade nacional, na democracia e em uma política territorial, visando a desenvolver o país e a melhorar a condição de vida da população.
A história tem seu desenrolar com a turma do Sítio (Dona Benta – ensinando Geografia –, Tia Nastácia, Emília, Narizinho e Pedrinho, Visconde e Quindim) embarcada em um navio chamado “Terror dos Mares” viajando por diferentes lugares do Brasil e do mundo para aprender Geografia “na prática”.
A viagem ficcional teve início pelos estados brasileiros e destacou os aspectos socioeconômicos e físicos desses territórios, enfatizando como os seus habitantes podem explorar os recursos disponíveis para alcançar o progresso. No Rio Grande do Sul, por onde começa a viagem, “uma das partes mais importantes, mais ricas e de mais futuro do Brasil. Tem todas as condições de clima e topografia para desenvolver-se cada vez mais. O povo é sadio e corajoso. E entusiasta. Um povo feliz. As culturas são variadíssimas; produz até trigo; e as indústrias se desenvolvem com muita força.“
Aproveitando a proximidade do Rio Grande do Sul com a Antártida, a turma do Sítio resolve visitar essa terra gelada, e ali Dona Benta explica o que são os polos e o clima que atua nessa porção do planeta. Depois seguem para o Mato Grosso, onde Dona Benta comenta que o petróleo pode conduzir esse estado ao desenvolvimento, mas alerta para a ineficiência de suas vias de transporte. A questão do petróleo invade as próximas páginas, trazendo para a narrativa a posição de Lobato sobre a exploração do petróleo no Brasil.
A tripulação chega a São Paulo pelo porto de Santos, a grande porta de entrada e saída das mercadorias do país. Na capital, as crianças se impressionam com a grande quantidade de fábricas e de veículos trafegando, oportunidade para a introdução da questão do combustível: “ O petróleo é o rei dos combustíveis modernos (…) Os Estados Unidos tornaram-se o país mais rico do mundo porque é de todos o que produz mais petróleo.” A comitiva segue rumo ao Rio de Janeiro, uma região que não conseguiu substituir o trabalho dos negros nas lavouras, “a região sofreu muito. Em certas zonas o sapé e a saúva tomaram contas das terras”. Depois de passarem por Minas Gerais, grande produtor de ferro, entra em foco o Espírito Santo e o Nordeste brasileiro. Aí comenta-se sobre as secas e suas conseqüências, e D. Benta sugere soluções, como a irrigação e o aproveitamento comercial do babaçu. Ou seja, apresenta-se uma explanação dos problemas da região com propostas de soluções viáveis e coerentes. A realidade do país é posta de forma clara aos olhos dos pequenos leitores.
Na apresentação da Amazônia, uma longa explanação sobre os recursos das águas e das florestas mostra a preocupação com a possível exploração da região, o que evidencia a idéia do autor de formar uma consciência ambiental nas crianças brasileiras. Em seguida Dona Benta apontou uma pequena faixa de terra que liga a América do Sul à América do Norte – era a América Central. Seguindo sempre para o norte, chega ao México, país para o qual Dona Benta não poupa elogios: “a nação mais interessante de toda a fieira de nações plantadas pelos latinos na América (…) Tem uma arte toda sua, pintura sua, música sua, cerâmica sua, arquitetura sua, costumes só seus (…)  Depois falou de Tampico, perto da qual se descobriram os primeiros poços de petróleo mexicano”. A Cordilheira dos Andes aponta a proximidade aos Estados Unidos, país para o qual não poupa rasgados elogios: “Esse país é a glória do continente americano (…), o maior em riqueza, em civilização e em poder”. Depois de muitos adiamentos, o “Terror dos Mares” conseguiu partir rumo ao Canadá. Um país pouco povoado. “É só gelo e mais gelo”. Logo chegavam à Groenlândia, à Ásia e ao Japão, um império que vem assombrando o mundo, a caminho de se tornar uma grande potência; em seguida passam pela Velha China, com direito a uma parada para uma pequena excursão, Oceania, Índia, vista como “um mundo dentro do mundo”, Mar Vermelho e África, Mediterrâneo e Europa com destaque aos pontos turísticos.
“O regresso do ‘Terror dos Mares’ ao Brasil realizou-se a galope.” O fim de uma longa viagem cheia de originalidade e imprevisto; na aula ministrada por Dona Benta, revela-se um projeto de nação que Lobato pretendia para o país: evidencia nosso potencial econômico e energético e apresenta idéias para uma política territorial, ao mesmo tempo em que desvaloriza (na figura de Tia Nastácia), explícita ou subliminarmente, o povo brasileiro em sua parcela menos favorecida economicamente.
                                                    Fonte:https://literaturaparacriancas.wordpress.com

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