Seguidores

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

"SIM, Á BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS"

                              “Toda Bíblia é comunicação, de um Deus de amor, de um Deus irmão”.
                                                                                                                   
 Neste mês de Setembro convido todos para divulgar a mensagem divina nas Palavras sagradas da Bíblia. Através do projeto “A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS” Existe um canto popular que diz: “Toda Bíblia é comunicação, de um Deus de amor de um Deus irmão”. E, é esta Palavra de Deus que durante todo este mês somos conclamados a abri-la, conhecê-la e divulgar... suas palavras que é a mensagem libertadora que o próprio Senhor nos anuncia.


Pesquisando na net encontrei um blog maravilhoso que nos conta a origem do ‘mês da Bíblia’, acompanhe o que ele nos conta sobre como surgiu este mês.

"A Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) estava prestes a celebrar, em 1971, o seu cinqüentenário de fundação, quando o então arcebispo dom João de Rezende Costa, pediu que os padres e religiosos apresentassem sugestões de como celebrar essa data de forma bem pastoral. Naquela época eu residia na Bahia e já tinha uma pequena experiência em um movimento bíblico realizado na Arquidiocese de Salvador. Baseada nisso, irmã Inês Sandri, provincial das Paulinas, me transferiu para Belo Horizonte com o objetivo de apresentar uma sugestão que viesse responder ao anseio de dom João. Na reunião de avaliação da Campanha da Fraternidade de 1971, apresentei, em nome da Paulinas, o projeto de um mês da Bíblia que fosse realizado em setembro daquele mesmo ano e atingisse todos os seguimentos pastorais da arquidiocese. Dom João acatou a idéia e, uma vez aprovado o projeto, destacou os padres Antonio Gonçalves e Paulo Lopes de Faria, atual bispo de Diamantina, para, com as Irmãs Paulinas, levá-lo adiante. O objetivo era despertar nas pessoas o desejo de ter a Bíblia e transformá-la no livro de cabeceira.
Aproveitando o sucesso da música “Jesus Cristo”, lançada na época por Roberto Carlos e cujo refrão afirmava “Jesus Cristo, eu estou aqui”, passamos a produzir todas as peças publicitárias da campanha. Elas tinham a imagem de Jesus sobre a Bíblia, com os dizeres: “Jesus Cristo está aqui”. Em setembro, muitas atividades de divulgação dos textos bíblicos foram realizadas, como Gincana Bíblica entre os colégios; festival da canção bíblica; encontro com os presidiários, na qual foram entregues Bíblias para serem colocadas em cada cela; além da entronização da Bíblia nas famílias, através da missa transmitida pela TV Itacolomi; e de uma exposição montada na estação rodoviária da cidade. As rádios locais, os jornais e TVs também contribuíram muito na divulgação desse movimento bíblico, que teve seu encerramento numa grande concentração de fieis de todas as paróquias da capital mineira no Minas Tênis Clube, com a solene celebração de ação de graças pelo Jubileu de Ouro da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Foram muitos os frutos dessa iniciativa. Alem dos milhares de famílias que adquiriram o texto bíblico, podemos destacar o surgimento de um programa de TV dominical, tratando do Evangelho do domingo e ilustrado pelas Paulinas, e a proliferação de círculos bíblicos, que eram orientados pelo hoje conhecido biblista frei Carlos Mestres. Acredito que este foi o fruto mais proveitoso do primeiro Mês da Bíblia, realizado em 1971. A partir daí, esse movimento foi tomando consistência, tanto na reflexão e no aprofundamento dos textos sagrados com na amplitude dos participantes, passando de atividade arquidiocesana para regional e, depois, nacional. Hoje,(39 em 2010) 38 anos depois, a Bíblia, cada vez mais, vai se tornando o livro de cabeceira daqueles que têm fome e sede da Palavra de Deus”. (Fonte: Revista Família Cristã, ano 75 – nº 885, p. 11, set/2009).
A Bíblia é luz para nossos pés, ilumina e clareia nosso caminhar, por isso, que cada um de nós possa ter diante dos olhos do coração esta Palavra que acalenta nosso viver.


* Irmã Neli Manfio é religiosa paulina e contribuiu, com outros religiosos, para a implantação do Mês da Bíblia.


                  Pesquisa feita no blog http://amulhereapalavra.blogspot.com/


MARIA APARECIDA R. MARQUES-MATERNAL II
Postar um comentário

Maria Aparecida Rodrigues Marques

Minha foto

Professora Maria Aparecida R. Marques mas podem me chamar de (Cida Marques) Professora graduada em pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins e Pós Graduada em Artes, Gestão Publica , Educação Infantil e Series Iniciais pela Faculdade de administração FACEL. Professora concursada em duas matriculas pela rede municipal. Contato pelo email: cidarmarques2@hotmail.com tenho 45 anos, sou casada, tenho dois filhos lindo, um de 05 anos e o outro 24 anos. Trabalho na Educação Infantil municipal a 22 anos. Amo o que faço, busco sempre melhorar, procuro entender meus alunos para poder ajudá-los. Para mim ser professora é uma missão. Agradeço a Deus por ter me dado essa oportunidade e os meus pais por terem me incentivado.

Plano de Aula, História, Resenha, Relatório, sequência didática, #EducaçãoInfantil, Projetos,Releitura,Música,Brincadeiras Dirigidas, Teatro...

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email