domingo, 7 de agosto de 2011

Projeto: Alimento colorido é alimento saudável.

Justificativa:
Os hábitos alimentares agem de forma direta no desenvolvimento da criança. A criança em seu desenvolvimento precisa consumir alimentos saudáveis diariamente, para isso os pais e a escola necessitam estimular as crianças fazendo com que consumam frutas e verduras e bebam muita água.
Antigamente era comum ouvir dizer que criança gordinha era sinônimo de “criança saudável”, mas hoje em dia essa visão mudou e sabemos que o sobre peso é excesso de gorduras e açucares no organismo da criança. Para isso lhe damos com ferramentas que acaba trabalhando e interferindo nos hábitos alimentares da criança, que são as comidas industrializadas como salgadinhos, frituras, doces e etc. A televisão é uma fator que age de forma direta, pois aguça a vontade pelo consume descontrolado dessas guloseimas.
Portanto, nada mais estimulante do que preparar alimentos ricos em proteínas, fibras e carboidratos de forma colorida e estimulante para as crianças.


Objetivo Geral:


- Desenvolver hábitos para uma alimentação saudável;


Objetivos Específicos:


- Conscientizar as crianças sobre a importância de se ter hábitos alimentares saudáveis;
- Desenvolver atividades que envolvam cores, formas, escrita, números e quantidades e noções de higiene;
- Estimular as habilidades motoras de escrita;
- Trabalhar com a musicalidade, envolvendo as habilidades motriz;


Sugestões de algumas atividades a serem desenvolvidas:


- Desenvolver atividades de pintura e colagens, letras e números utilizando tema fruta;
- Trabalhar uma cor por dia utilizando as frutas variadas como materiais concretos;
- Fazer recortes e colagens para compor cartazes sobre os alimentos saudáveis e os não saudáveis;
- Elaborar atividades para mostrar a diferença dos alimentos cozidos e crus;
- Trabalhar na cozinha ou sala de aula e preparar alimentos para degustação;
- Fazer salada de frutas com as frutas trazidas de casa e salada de verduras;
- Desenvolver uma peça de teatro de acordo com o tema para ser apresentada pelos alunos.(socialização).


Autoria: Andreza Melo Menezes
Adaptado por Cida Marques
(MEUS TRABALHOS PEDAGOGICOS)

Datas Comemorativas do mês de Agosto de 2011

01/08/2011 – Dia do Capoeirista
01/08/2011 – Dia do Selo Postal Brasileiro
03/08/2011 – Dia do Tintureiro
04/08/2011 – Dia do Padre
04/08/2011 – Dia do Pároco
04/08/2011 – Dia do Sacerdote
05/08/2011 – Dia Nacional da Saúde
09/08/2011 – Dia Internacional dos Povos Indígenas
11/08/2011 – Dia da Consciência Nacional
11/08/2011 – Dia da Televisão
11/08/2011 – Dia do Advogado
11/08/2011 – Dia do Garçom
11/08/2011 – Dia do Jurista
11/08/2011 – Dia Nacional do Estudante
12/08/2011 – Dia do Cortador de Cana
12/08/2011 – Dia Internacional da Juventude
12/08/2011 – Dia Nacional das Artes
13/08/2011 – Dia do Economista
13/08/2011 – Dia do Encarcerado
14/08/2011 – Dia da Unidade Humana
14/08/2011 – Dia de Combate à Poluição
14/08/2011 – Dia do Controle da Poluição Industrial
14/08/2011 – Dia do Protesto
15/08/2011 – Dia da Informática
15/08/2011 – Dia do Solteiro
17/08/2011 – Dia do Patrimônio Histórico
19/08/2011 – Dia Mundial da Fotografia
19/08/2011 – Dia Mundial do Fotógrafo
21/08/2011 – Dia da Habitação
22/08/2011 – Dia do Folclore
22/08/2011 – Dia do Supervisor Educacional
23/08/2011 – Dia do Artista
23/08/2011 – Dia do Aviador Naval
25/08/2011 – Dia do Exército Brasileiro
25/08/2011 – Dia do Feirante
25/08/2011 – Dia do Soldado
27/08/2011 – Dia do Corretor de Imóveis
27/08/2011 – Dia do Peão de Boiadeiro
27/08/2011 – Dia do Psicólogo
28/08/2011 – Dia do Avicultor
28/08/2011 – Dia do Bancário
28/08/2011 – Dia Nacional do Voluntariado
29/08/2011 – Dia Nacional de Combate ao Fumo
31/08/2011 – Dia Nacional do Nutricionista

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Relatório do Projeto" vovó minha vida"

Projeto" vovó minha vida" tem como objetivo principal Homenagear e demonstrar a importância da avó para criança e sua família.

Trabalhar com este tema uma grande oportunidade de refletir sobre a importância da avó na vida da criança ,família e da sociedade. Mais do que lançar confetes, precisamos pensar com seriedade sobre a sua vida. Hoje em dia, a avó tem cada vez mais importância na vida da família – de seus filhos e netos.
Como a maioria dos pais e mães trabalha fora de casa, muitos netos ficam sob a responsabilidade das avós, que prestam um grande serviço a seus filhos na educação dos netos. Sua sabedoria e experiência nos assuntos do lar ajudam muito na educação das crianças.
Por outro lado, os netos podem ser a alegria das avós. Um velho ditado diz que “ser avó é ser mãe com açúcar”. Então, a presença dos netos vivifica as avós e lhes dá um novo sentido à vida. Isso tudo precisa ser valorizado. Certa vez, ouvi de uma avó feliz que “a alegria da mulher idosa é ser avó”. De fato, atualmente há muitas avós cheias de vida, capazes de se doar para o bem da família de seus filhos.
Mais do que nunca, elas podem transmitir aos netos toda a bagagem rica que acumularam durante a vida: o amor ao próximo, a simplicidade de viver respeitando os outros, a modéstia no falar, no vestir e no agir, o desprendimento das coisas materiais, a valorização da vida espiritual, a pureza das intenções, a sabedoria de viver, a discrição, o domínio de si mesmo, a paciência, a calma nos momentos de dificuldade, a bondade…
Como é na família que a criança cresce segura e respeitada, feliz e equilibrada, a avó é uma presença importante para ajudar a família a cumprir o seu indispensável papel de formar os homens e as mulheres da sociedade, com caráter.

O projeto foi idealizado pela professora Maria Aparecida R. Marques, no CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus em sua propria sala de aula, Maternal I.
Gostaria de agradecer a ajuda dos serventes e de algumas professoras Joana e Kiki.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Gente olha que fofo esta apostila a História dos númerais, encontrei no blog Meus Trabalhos Pedagógicos eu adorei e tenho certeza que vocês irão amar.














segunda-feira, 11 de julho de 2011

RELATÓRIO DO PROJETO “AMIGOS DO PLANETA TERRA”

CONSCIENTIZAÇÃO PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Escola: CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus

Professora: Maria Aparecida R. Marques

Turma; Maternal I

Turno: Matutino

Idade: 03 anos

Inicio: 01 de junho de 2010 a 01 de julho de 2011



JUSTIFICATIVA:

Através de passeios e pela cidade com meus alunos na semana do meio ambiente pude constatar o quanto à mesma estava abandonado, total descaso, lixo nas ruas e principalmente na pracinha onde sempre levo as crianças para atividades de recreação dirigida. Portanto diante dessa perspectiva sabendo o quanto é importante trabalhar este tema, senti a necessidade de elaborar um projeto que chamasse atenção das crianças quanto à importância de se preservar o Meio Ambiente. Diante disso realizei algumas pesquisas, contei histórias relacionadas ao tema abordado e surgiu este titulo “Amigos do Planeta Terra” através de conversas informais com meus alunos, disse, vocês são fiscais do planeta terra, por que tia? “Vocês vão fiscalizar e proteger o nosso planeta..., e com este tema despertei nos meus alunos uma consciência ecológica” para que possam, não apenas agir corretamente durante aquela semana no processo de preservação do meio ambiente, mas também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e às comunidades. Informando suas preocupações, sonhos e anseios com relação ao tema, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra.

OBJETIVOS:

O principal objetivo deste Projeto “Amigos do Planeta Terra” foi contribuir com a sociedade na formação de cidadãos cons¬cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socio-¬ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um.

Para atingir esses obje¬tivos, mais do que trabalhar com informações e con¬ceitos, trabalhei também com a formação de valores e atitudes.

Conscientizando as crianças sobre a importância do meio ambiente e como os mesmo estão inseridos neste meio estimulando-os para que percebam a importância do mesmo na transformação do meio em que vivem e o que as interferências negativas tem causado à natureza.

Desenvolvendo a consciência “ecológica” junto a suas Famílias para que possam colaborar com o despertar dessa consciência junto às comunidades.

E ao mesmo tempo desenvolver a oralidade, a socialização;

Proporcionando o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizagem e também ao processo de preservação do meio ambiente.

A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de passeios, pesquisas em sites, vídeos educativos o, histórias, apresentação teatral – “O PLANETA PEDE SOCORRO”



ESTRATÉGIAS:



*História que trate da questão do meio ambiente;



*Conversa informal a respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entendem.

por meio ambiente; a situação atual deste meio;



*Pedir para que os alunos recontem a história utilizando a colagem, massinha, dramatização e o desenho livre;



*Exposição em data show de fotos e imagens sobre a degradação do meio.



*A partir das fotos, pedir para os alunos desenhar e/ou recortar figuras que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;



*Visita ao site: www.uol.com.br/ecokids/ que trata da questão da preservação do meio ambiente. Está visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do site.



*Estas estratégias trouxeram às crianças as responsabilidades sobre si próprias e a importância de se cuidar do bem estar do nosso PLANETA, de maneira lúdica e recreativa, com gincanas e músicas características, após um bom bate papo a respeito do assunto.



CONCLUSÃO:

O projeto foi muito bem aceito e desenvolvido pelas crianças. Houve claro envolvimento e assimilação do conteúdo ensinado. As crianças ficaram felizes ao perceberem o quanto é importante na luta pela preservação do Meio Ambiente, e mostraram-se confiantes na fiscalização do meio ambiente.

Será que não percebemos que para nos mantermos vivos devemos preservar o meio ambiente?



Estamos todos interligados.



Devemos aprender a dividir o nosso planeta terra com outros seres vivos, seja eles quais forem!!

RESPEITAR TODA FORMA DE VIDA!

RESPEITAR e PRESERVAR TODOS OS ECOSSISTEMAS sejam eles: dunas, banhados, oceanos, florestas, campos, manguezais etc... Cada ecossistema abriga espécies específicas, espécies únicas e com suas particularidades e uma vez sendo destruídos estes ambientes pode-se levar a extinção de muitas formas de vida!

Precisamos da água, do ar, do solo e de todas as coisas que a natureza GRATUITAMENTE NOS DÁ, mas infelizmente, pelo mínimo, presenciamos este presente sendo destruído e é graças a ele q estamos vivos AGORA! NESTE MOMENTO!!



A NATUREZA PEDE SOCORRO, A RESPEITE E POR FAVOR, FAÇA A SUA PARTE!



Não existe nada mais perfeito na terra que o NOSSO PLANETA TERRA!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Atividades de rotina da turma do maternal-I Tia Cida , Matutino

O que norteia a rotina diária de todas os grupos é a prática pedagógica adotada. 
Cada elemento da rotina pretende proporcionar à criança um tipo diferente de experiência,
alternando atividades calmas e agitadas, individuais e grupais e através do rodízio dos vários
espaços da CEIM/escola.Estes são os elementos principais da rotina da minha sala:

Chamadinha / Rodinha:
Atividade que inicia a escolaridade. As crianças sentam-se em roda no chão e participam do momento da chamadinha, onde marcam sua presença, percebem as ausências, sempre com brincadeiras diversificadas com o apoio dos cartões da chamada, onde são escritos os nomes. Após este momento, as crianças são estimuladas a falar sobre suas experiências fora da CEIM/escola e sobre o que pensam e desejam fazer. Algumas crianças trazem objetos pessoais, muitas vezes representando ainda um vínculo com o ambiente familiar e, nesta hora, são orientadas a apresentá-los aos amigos, falando sobre eles. Aproveito para conversar sobre algum assunto importante, propor novos projetos, etc.

Atividade em Sala (pequenos grupos ou individual):
As crianças trabalham geralmente numa atividade de escolha livre ou escolhida e organizada pelo educador. Participam e falam da experiência realizada, respondem às questões formuladas, sempre atendendo aos objetivos planejados.

Tempo da Arrumação:
As crianças se reúnem, ordenam e arrumam os materiais que usaram durante o trabalho.

Atividades livres e dirigidas :
Intensa atividade física, com uma volta à calma, antes de retornar à sala.

Atividades de Trabalho em grandes Grupos:
Em grupo, as crianças trocam idéias, cantam, tocam instrumentos, realizam jogos, escutam e constróem histórias coletivas, interpretam e discutem acontecimentos especiais e significativos que já passaram ou que se aproximam (datas importantes / festas / passeios / etc.).
Neste momento também podem estar planejando, desenvolvendo, registrando ou avaliando projetos de descobertas sócio-científicas.
Os temas destas conversas em grupo são sempre significativos para as crianças e planejados pelo educador, visando atingir os objetivos que norteiam o trabalho com o grupo.

Síntese e Avaliação:Revisão e reflexão das atividades desenvolvidas durante o dia, com o objetivo de relembrar, apreciar e de avaliar e a partir disto, participar do planejamento do próximo dia.

domingo, 3 de julho de 2011

Atividades para Berçário...


Recebemos no Berçário crianças com faixa etária de 3 meses a 1 ano de idade, é um período que requer muito nossa atenção. São crianças que estão se adaptando a um novo ambiente como também ao momento psicológico de adaptação que seus pais estão passando.
Esse período varia de criança para criança: ela pode estranhar, por isso vamos aos poucos procurando estabelecer uma relação de segurança e  confiança .
Ocorre nessa fase mudanças muito rápidas e significativas como: o sentar, o engatinhar, desmame, a dentição, a introdução de novos alimentos a sua dieta...
Nessa fase ocorre uma aprendizagem totalmente lúdica, as crianças terão acesso a materiais de diferentes pesos, texturas, cores, formas, tamanhos...
Irão explorar livremente através dos seus sentidos: o chupar, morder, olhar, manipular os brinquedos que lhe serão oferecidos em seu ambiente diário.
E vamos brincar com que a criança mais conhece, seu corpo, veículo de expressão e prazer através de massagens corporais, a Shantala.
A observção as reações das crianças é constante e ouvindo os pais faremos algumas mudanças, se necessário, para seu pleno bem estar.
Shantala
A Shantala é uma massagem de origem indiana própria para bebês. Foi trazida para o ocidente pelo médico francês Frederick Leboyer. O objetivo maior dessa técnica milenar é ampliar os momentos de contato com a criança e fortalecer os vínculos afetivos, trabalhando a integração, troca de afeto e despertar a confiança.
Ela relaxa e acalma, aliviando as cólicas e pressões de ventre e tem como característica fazer com que o bebê tenha lembranças dos movimentos intra-uterinos, quando o líquido amniótico que a envolvia enquanto feto, o massageava com pequenas contrações.
Atividades lúdicas

As atividades lúdicas têm um papel fundamental na estruturação do psiquismo da criança, é no ato de brincar que a criança utiliza elementos de fantasia e realidade e começa a distinguir o real do imaginário. É através da ludicidade que ela desenvolve não só a imaginação, mas também fundamenta afetos, elabora conflitos e ansiedade, explora habilidades e, a medida que assume múltiplos papéis, fecunda competências cognitivas e interativas.

Através da ludicidade a criança vai estruturando e construindo seu mundo interior e exterior. As atividades lúdicas podem ser consideradas como meio pelo qual a criança efetua suas primeiras grandes realizações, que através do prazer, ela expressa a si própria, suas emoções e fantasias.
Psicomotricidade

A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde os primeiros momentos da educação.

Segue abaixo programação de atividades do Berçário, com respectivos objetivos:
(a) Aprend.Ativa (Exploração PSM/Vida prática)
(b) Linguagem
(c) Exp. e representação
(d) Raciocínio lógico e relação espacial
Segunda(a) Folhear livros (capa dura/plástico ou pano) e revistas
(b) Ouvir pequenas histórias (livros e gravuras)
(b) Música com gestos
(b) Brincar com a língua, barulhos, repetição de sílabas/onomatopéias
(c) Trabalhar com os sentidos: visão (esconder e encontrar objetos)
(c) Uso do espelho: ver a si e ao outro
(d) Trabalhar quantidade: muito/pouco, cheio/vazio, mais/menos
Terça(a) Tinta caseira
(b) Cartões de linguagem
(b) Mísica com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Tato (textura, peso, temperatura)
(d) Trabalhar com semelhanças e diferenças
(d) Comparar objetos quanto a forma, tamanho e cor
(d) Dobrar e amassar papéis (modificar formas dos objetos)
Quarta(a) Rasgar e amassar papéis (texturas variadas)
(b) Observar fotos e revistas (identificar objetos, pessoas e lugares)
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Olfato
(c) Trabalhar partes do corpo
(d) Separar objetos em caixas/classificação (ajudar a arrumar)
(d) Realizar ativ. que explorem: perto/longe (c/ o corpo, gravuras, fotos)
Quinta(a) Brincar com sucata
(b) História com fantoches
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: Audição (sons prodizidos com objetos e o corpo)
(d) Jogos de encaixe
(d) Guardar objetos em diferentes tamanhos de caixas
(d) Realizar ativ. que explorem: junto/separado (c/ o corpo, gravuras, fotos)
Sexta(a) Massinha caseira
(b) Cartões de linguagem
(b) Fazer ruídos com a boca (beijo, som do índio, estalar língua...)
(b) Música com gestos
(c) Trabalhar com os sentidos: (paladar)
(c) Brincar de faz de conta: panelinha, carrinho, boneca, telefone...)
(d) Empilhar objetos (até 3 objetos)
(d) Realizar ativ. que explorem: por cima/por baixo (c/ o corpo, gravuras, fotos)

Retirado do blog
http://www.casadejoaodebarro.com.br

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