Seqüência Didática
Professora: Maria
Aparecida Rodrigues Marques
Turno: Vespertino
Tema: Cidade, Campo e Moradia/Datas
comemorativas
Público Alvo: Alunos de 4
anos \Jardim I
Tempo: 10/07 a 16/07 e 23/07 a 10/08
de 2018
Eixos de Trabalho:
Identidade
e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes,
Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e
jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
*Conhecer e diferenciar o meio urbano em
que vivem, do meio rural, buscando entender as outras culturas como diferentes
e igualmente ricas;
*Identificar diferentes tipos de
moradia;
*Registrar sua própria moradia;
*Valorizar
datas comemorativas
* Conhecer o números e
a Letras.
Habilidades:
*Explorar linguagem,
culinária, uso e costumes do homem do campo e da cidade.
*Valorizar o
rural, despertando a admiração pelo homem do campo, percebendo inclusive a
interdependência campo-cidade.
*Identificar
datas comemorativas
Desenvolvimento
10/07– 1º momento /Atividades de
rotina
-1º – Roda de
conversa sobre o tema que será estudado, induzir os alunos a uma conversação
sobre o que entendem por Cidade, Campo e Moradia, levantando seus conhecimentos
prévios.
*
Recorte colagem (Cartaz-Cidade, campo e
moradia);
11/07– 2º momento /Atividades de rotina
*Desenho
livre;
12/07– 3º momento /Atividades de rotina
-Em roda de conversa, refletir com os alunos sobre o
vídeo da aula anterior: Por que na roça é diferente? O que o primo de Chico
Bento estranhou quando estava na roça? Vocês conhecem pessoas que moram na área
rural? Alguém na sala reside na área rural? Como vocês imaginam que é a vida no
campo?
* Pintura (Campo);
13/07-4º momento /Atividades de rotina
-Roda
de Conversa sobre as diferenças existentes entre a zona rural e urbana, bem
como as manifestações de realidades sociais relativamente diferentes nesses
espaços. DVD- fábula (O Rato do
Campo e o Rato da Cidade). Depois, peça às crianças que comentem o que acharam
da história. Questione-as sobre: Quais são os personagens da fábula?
Quais
eram as diferenças existentes entre os ratos?
Como
você acredita que seja a vida no campo?
Você
conhece alguém que vive na zona rural?
Você
já foi à zona rural? Conte como foi esse passeio?
*Quebra
cabeça (Campo)
23/07-5º momento /Atividades de rotina
Conversar
com os alunos sondando o nível de conhecimento dos mesmos sobre o tema abordado
- História da nossa cidade e bairro onde
mora. Promover um debate sobre o mesmo.
*Leitura
do poema (Mimosa Mimosa do sul...)
*Desenho livre e jogos de encaixe (cidade) .
24/07-6º momento /Atividades de rotina
Roda
de conversa: - História os três porquinhos (Moradia).
Leitura
do Conto – Os Três Porquinhos, pausadamente, perguntando as crianças a cada
parágrafo lido sobre o contexto da leitura.
Após
a leitura da história converse com as crianças, perguntando:
Como
vocês imaginaram ser a floresta? Os três porquinhos e a casinha de cada um?
Qual
casinha foi a escolha mais prudente? Por quê?
Devemos
apenas trabalhar ou apenas brincar?
Devemos
ajudar o próximo?
*Dobradura
e massinha de modelar.
25/07– 7º momento /Atividades de rotina
-Roda de Conversa: Continuação do tema abordado.
*Circule
a casa maior e pinte a menor;
26/07– 8º momento /Atividades de rotina
Roda de
conversa: Continuação do tema abordado
* Cubra
com lápis o caminho que Calil faz ate escola e circule o que tem no seu bairro
e Jogos de encaixe.
27/07– 9º momento /Atividades de rotina
Roda de
conversa: Continuação do tema abordado
* Recorte
e Colagem (O que você vê na cidade);
30/07– 10º momento /Atividades de rotina
Roda de
conversa: Continuação do tema abordado
* Pinte o
que você não vê na cidade;
31/07– 11º momento /Atividades de rotina
Roda de
conversa: Continuação do tema abordado
* Vamos
pintar a cena que representa a Campo;
01/08– 12º momento /Atividades de rotina
Roda de
conversa: Continuação do tema abordado;
* Pinte o
que tem perto da sua casa;
02/08– 13º
momento /Atividades de rotina
Roda de
conversa: Continuação do tema abordado
*-
Pintura (Tipos de moradia);
03/08– 14º
momento /Atividades de rotina
Roda de
conversa: Continuação do tema abordado
*Leve cada
porquinho a sua casa;
06/08– 15º
momento /Atividades de rotina
Roda de
conversa: Continuação do tema abordado
* pinte a
casa que se parece com a sua;
07/08– 16º
momento /Atividades de rotina
Roda de
conversa: Continuação do tema abordado
* Pinte o
porquinho maior e circule o menor;
08/08– 17º
momento /Atividades de rotina
Roda de
conversa: Continuação do tema abordado
* Pinte
as letras que formam seu nome/musica;
09/08– 18º
momento /Atividades de rotina
Roda de
conversa: Continuação do tema abordado
* Recorte
e colagem (moradias);
10/08– 19º
momento /Atividades de rotina
Roda de
conversa: Continuação do tema abordado
* Desenho
livre e massinha de modelar.
Atividades:
10/07- Recorte e colagem- cartaz
(campo, cidade e moradia);
11/07-
DVD e desenho livre;
12/07- Pintura (Campo);
13/07- Quebra cabeça (campo).
23/07-Desenho livre e jogos de encaixe
(cidade) .
24/07-Dobradura e massinha de modelar (moradia);
25/07-Circule a casa maior e pinte a
menor;
26/07- Cubra com lápis o caminho que Calil faz
até a escola.
27/07-Recorte e Colagem (O que você vê
na cidade);
30/07- Pinte o que você não vê na
cidade;
31/07- Vamos pintar a cena que
representa o Campo;
01/08- Pinte o que tem perto da sua
casa;
02/08- Pintura (Tipos de moradia);
03/08- Leve cada porquinho até sua
casa;
06/08-Pinte a casa que se parece com a
sua;
07/08- Pinte o porquinho maior e circule
o menor;
08/08-Pinte as letras que formam seu
nome;
09/08-Recorte e colagem (moradias);
10/08-Desenho livre e massinha de
modelar.
Recursos/ material de apoio de 19 a 23
de Fevereiro de 2018.
Papéis coloridos, Internet/computador, Folhas xerocadas, Lápis,
coloridos e giz de cera, Palitos de picolé, pincéis,Vídeo, Jornal, Livros de
literatura infantil, Cola, Tesoura, revistas, como caixas de história, CDs,
DVDs, fantoches, Pen
drive...
Avaliação:
Acontecerá
durante todo o processo das aulas, avaliando a aquisição de conhecimento em
reconhecimento do tema abordado, observando o desenvolvimento da aprendizagem.