quinta-feira, 8 de março de 2012

Trabalhando com cores, preenchimentos, linhas, bordas e imagens.

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão:

• Familiarizar-se com as cores primárias;

• Nomear e identificar as cores primárias;

• Vivenciar situações de fala e escuta;

• Experienciar possibilidades de mistura de cores.

Duração das atividades

Esta aula tem duração de aproximadamente 1 hora.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula o professor deve conversar previamente com as crianças sobre a diversidade de cores existentes nos objetos.

Estratégias e recursos da aula







Primeiro momento: O professor deverá conversar com as crianças na roda, apresentando as cores primárias (azul, amarelo e vermelho), levantado questionamentos como:

- Que cor é esta?

- Onde podemos encontrar essa cor?

- Na sala, existe algum objeto desta cor?




Segundo momento: Após fazer o levantamento das idéias das crianças, sugerir a exploração dessas cores através de uma atividade com tinta, papel e barbante. As crianças deverão misturar os pingos de tinta colocados no papel com o barbante.

Terceiro momento: Ao final dessa exploração, observar as pinturas e conversar sobre as impressões que as crianças tiveram a respeito da mistura de cores. O professor pode fazer questionamentos como:

- O que aconteceu quando passamos o barbante sobre os pingos de tinta?

- O que aconteceu quando o barbante misturou duas cores diferentes?

Avaliação

O professor deverá observar se ao final da aula o aluno conseguiu:

• Nomear as cores primárias;

• Perceber o que aconteceu com a mistura das cores;

• Verbalizar suas idéias a cerca da experiência vivenciada.

sexta-feira, 2 de março de 2012

DINÂMICA DO ESPELHO



Nesta sexta-feira eu realizei com meus pequenos a seguinte dinâmica:










Eu levei para a sala uma caixa bem bonita enfeitada para presente contendo dentro um espelho e disse que ali dentro havia algo muito importante e especial. As crianças ficaram bem curiosas para saber o que havia na caixa. Cada uma tinha uma opinião sobre o seu conteúdo.
                                                                                      
Então convidei um aluno de cada vez para ver o que tinha na caixa, mas alertei-os para não contar até que todos tenham visto. A medida que eles iam abrindo a caixa e vendo sua imagem refletida no espelho cada criança tinha uma reação diferente, foi muito divertido. Comentamos sobre a sensação de se ver no espelho.

                           

Depois cada um fez o seu auto-retrato.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Projeto: Quem sou eu?





Alunos Atendidos: Maternal III

Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques

Duração: Em média uma semana.

Objetivos:

Ao final do projeto os alunos deverão ser capazes de:

• Saber a história de sua vida;

• Conhecer a história e o significado de seu nome;

• Estimular o raciocínio e a percepção visual;

• Desenvolver a imaginação e a criatividade;

• Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;

• Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações.



Culminância:

Construção de um Mural coletivo e de um Álbum da vida -Individual.



“ Se uma criança vive com aceitação e amizade; aprende a

encontrar o amor no mundo.”

( Eny e Esther Sarli )



Primeira Semana de Projeto:



• Em “rodinha” iniciar de maneira descontraída e atrativa uma dinâmica – O

Professor apresenta uma caixa, com tampa, decorada da maneira que achar

mais atraente a seus alunos e dentro de suas possibilidades – Podendo ser

caixa de sapatos, de madeira, de vime, de qualquer outro artigo que tenha

consumido, ou até mesmo um pequeno baú.

• O professor apresenta a caixa dizendo que dentro dela tem o que existe de

mais precioso, de mais importante, um verdadeiro tesouro.

• Propõe, então, uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro

da caixa, ver qual é este tesouro e manter segredo – Um a um devem olhar e

voltar ao lugar sem poder contar o que viu – Esta é a regra da brincadeira:

Manter segredo.

• Dentro da caixa deve conter um espelho, bem no fundo, do tamanho exato da

mesma. No momento em que a criança for olhar o tesouro verá refletida sua

própria imagem.

• A professora deve ficar atenta a cada reação individual ao deparar-se com a

própria imagem. É fundamental criar um clima de muito interesse provocando

sempre: Qual será este tesouro?

• Após todos terem visto sua imagem refletida dentro da caixa e terem tido as

mais diferentes reações, cuidando sempre para que não falem enquanto todos

não olharem, abrir então o debate, a conversa informal.

• O que vocês viram dentro da caixa? Descobriram o tesouro?

• Aproveitar cada resposta dos alunos, orientando-os quando necessário, mas

propiciando que se expressem.

• A conversa deve fluir até o ponto em que o professor perceber que os alunos

perceberam que eles são o tesouro – cada um deles – por isso não poderiam

contar o segredo – pois todos somos únicos – Ninguém é igual a ninguém.

Após a realização da Dinâmica do Tesouro, ainda em círculo, sentados de forma

confortável, provocar os alunos para que observem seus próprios corpos e façam

comparações: __ Quem é mais alto? Quem é mais baixo? Quem tem a mesma

altura? __Quem tem cabelos loiros? Quem tem cabelos castanhos? Quem tem

cabelos pretos? __ Quem é negro? Quem é moreno? Quem é branquinho?

__ Quem tem olhos azuis? E castanhos? __ Quem é menino? Quem é menina?

E assim propor que se agrupem de diferentes formas:

Exemplo:

__Vamos juntar todas as crianças que tem cabelo bem curtinho do lado esquerdo

em pé e todas as crianças que tem cabelos compridos do lado direito sentadas.

__Vamos juntar os meninos de um lado e as meninas do outro.

__ Agora vão pular só as crianças que tem olhos azuis ou verdes.

Assim, o professor pode ir brincando, criando diferentes situações de acordo com

a sua turma, sempre tendo como objetivo que façam comparações a partir das

diferenças e semelhanças existentes no próprio corpo e no corpo dos amigos.

Concluir a atividade quando não houver mais interesse da turma.

Num segundo momento, que pode ser no mesmo dia ou não, o professor vai

apresentar uma ficha, previamente preparada, xeroca ou mimeografada onde as

crianças terão que completar fazendo seu auto-retrato. As informações contidas

na ficha podem ser anotadas por escrito pela professora caso a turma ainda não

seja alfabetizada, todavia, é fundamental que sejam todas discutidas

individualmente e em grupo.



Segue exemplo de face para auto – retrato e de ficha que pode ser adaptada

caso o professor ache necessário.



Quem sou eu?



Meu nome é: ________________________________________

Tenho ____ anos. Nasci no dia ___/___/___.

Meu endereço é:

__________________________________________________

__________________________________________________

Meu telefone é: ______________.

O nome da minha mãe é:________________________________

O nome do meu pai é: __________________________________

Na minha família também tem: _____________________ que eu

gosto muito e cuida de mim.

Minha altura:__________.

Meu peso: ____________.

Cor dos olhos: _________________.

Cor dos cabelos:________________.

Meu auto-retrato:

6

Desenho no bolo o número de velinhas correspondentes à sua idade:

A seguir mais algumas sugestões de

atividades sistematizadas, afim de

serem xerocas ou mimeografadas pelo

professor com intuito de ir juntando

material para o Álbum da Vida do

aluno:

Pinte as figuras com a cor correta:

Meus olhos: Meus cabelos:

Quantas letras tem o seu nome? Conte e cole uma bolinha de papel

crepom da sua cor preferida para cada letra :



Importante:



Chegando nesta etapa o professor deverá iniciar um trabalho criando uma

identidade entre a criança e a escrita de seu nome. Seguem algumas sugestões

de atividades práticas que podem ser realizadas durante este projeto ou até

mesmo no decorrer de todo o ano letivo. Sugerimos que para o projeto em si:

Quem sou eu? Sejam escolhidas no máximo 3 das atividades propostas: História

do nome, Dança da Cadeira e mais uma a escolha do professor de acordo com o

nível da turma. Mas, ficam as sugestões para trabalhos posteriores.

A construção da escrita do nome, na Educação Infantil, é vista como um

grande caminho a ser percorrido pela criança.

O nome próprio de uma criança é seu marco de identificação e, por isso, é

tão valorizado por ela. É por esse motivo que o trabalho com o nome próprio gera

uma relação de identidade da criança com a escrita.

É fundamental, para a construção da escrita do nome que a criança saiba

que desenhar é diferente de escrever a partir desta diferenciação que a criança

começa a se dar conta de que precisa algo mais do que um desenho para poder

escrever o seu nome, e então começam a aparecer em seus trabalhos as

tentativas da escrita, a qual pode estar representada por “risquinhos”, “bolinhas”,

“cobrinhas”...

A primeira letra do nome próprio é sempre a mais reconhecida e escrita

pelas crianças antes das demais. Muitas chegam a estabelecer uma relação de

identidade que, em geral, as faz chamá-la de minha letra. É sempre aquela que

reconhecem mais depressa em diferentes textos, cartazes, otdoors e outros.

A visualização é um mecanismo que faz parte da construção da escrita. Por este

motivo é importante que os nomes estejam fixados nos gradis, nos materiais, nas

lancheiras, nos crachás.

Ao identificar seu nome e observá-lo escrito em diferentes locais e

materiais, a criança, consequentemente, o memoriza. A partir de então inicia-se

seu relacionamento com a escrita como representação de sua identidade,

auxiliando-a a ver-se como um indivíduo que possui identificação. Por isso seu

nome é tão importante. É um marco identificatório.

O modelo da escrita do nome em diferentes materiais informa à criança

sobre quais são as letras e qual a quantidade necessária de letras para escrevêlo,

além de informar a posição e a ordem em que aparecem no seu nome.

É importante, nesse trabalho, a busca de semelhanças e diferenças, as

posições das letras, os diferentes modos de escrita.

É interessante desafiar a criança nesta questão. Por exemplo: “Pus a

primeira letra do nome de Camila. Onde ponho a segunda? Aqui ou aqui”?

( indicando à direita ou à esquerda da letra C ). Este tipo de desafio auxilia a

criança na direcionalidade da escrita, deixando um pouco de lado as letras

espelhadas tão comuns nas séries iniciais.

O sujeito é um construtor dos seus conhecimentos e nesse processo passa

por etapas importantes que vão da visualização até o reconhecimento da escrita

em diferentes lugares e formas.

O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome na Educação Infantil é

fazer com que a criança se reconheça como um sujeito importante que possui um

nome que é só seu, além de propiciar a aprendizagem da escrita.



A seguir apresentarei algumas atividades e brincadeiras que auxiliam o processo

de construção da escrita do nome:



Sugestões de Atividades Práticas Idade de 03 a 04 anos)



1 – História do nome.



Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.

Material: Folhas de papel ofício.

Procedimento:



Entrevistar os pais:



- Quem escolheu seu nome? - Por que me chamo.....? O que significa ..... ?

• Combinar com a turma o dia do relato e como ele será. ( A escolha do

professor)



Sugestão de Atividade: Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista

e ilustrá-la.

Interessante: Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e uma

síntese da origem do mesmo e fixar no mural.

Observações: Todos deverão trazer a entrevista no dia marcado, oportunizando o

desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos, e, caso isso não aconteça,

o professor deverá estar preparado e saber qual atitude tomar frente a este

problema.



2 – Fichário:



Objetivo: Identificar seu nome

Procedimentos: Montar na sala de aula um fichário com cartões de cores diferentes: Com letra de imprensa maiúscula.

Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. ( De

acordo com o professor) – Pode ter em cada ficha uma foto 3x4 da criança.

Sugestão de Atividades: Identificar o nome – Escrever o nome.



3 – Lista de Palavras:



Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome.

Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício.

Procedimentos:

• Explorar com a classe a letra inicial do nome.

• Recortar e colar a primeira letra do seu nome em folhas de ofício.

• Ler com a turma as letras encontradas e juntos identificar seu nome.



Sugestão de Avaliação: Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com a letra

que inicia o seu nome.

4 – Letras Móveis:



Objetivo: Conhecer as letras e identificar seu nome através de brincadeira.

Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc...

Procedimentos:

• Deixar expostas na sala às letras para haver um contato maior por parte das

crianças com o material.

• Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras

para a tentativa de identificar a primeira letra do seu nome.



Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome numa brincadeira.

Observações:

• Este material permite à criança fazer uma correspondência de letras, posição e

ordenação das mesmas.

• Se as letras forem de papel ou papelão, seria interessante que as crianças

ajudassem na (pintura)confecção do próprio material, orientadas pelo professor.



5 – Bingo:

Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.

Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas

para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola;

papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.



Procedimento:

• Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.

• O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as

crianças identifiquem-as. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela

caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar:

BINGO!

• Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado

individualmente, com a distribuição de fichinhas com as letras do nome ( Uma

ficha para cada letra) entregues fora de ordem.

• As crianças deverão ordenar as fichas, compondo os eu nome, e colocá-las em

uma folha de ofício.

• A professora pede que contem quantas letras há na escrita dos eu nome e

propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou

bolinhas de papel, na folha.

Sugestão de Avaliação: Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da

escrita do seu nome.

Observação: É interessante que se repita o jogo várias vezes no decorrer das

atividades antes de se propor o relatório.



6 – Dança da Cadeira:

Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos

os colegas.

Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e

cadeiras.

Procedimentos:

• O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.

• Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem nas

cadeiras.

• Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá

sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.

Sugestão de Avaliação: Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as

cadeiras de lugar.



7– Sapata ou Amarelinha:

Objetivo: Reconhecer as letras que compõem seu nome.

Materiais: Pedrinhas e giz.

Procedimentos:

• Cada aluno irá traçar no pátio da escola sua amarelinha. Neste momento, uma

amarelinha será diferente da outra, quando os nomes não possuírem a mesma

quantidade de letras.

• Utilizando a pedrinha marcarão a letra que não deverão pular.

• O professor pode aproveitar a ocasião para questionar o aluno: Qual a letra

que vem primeiro? E depois qual será?

Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome após pular a amarelinha.

Observação: Este tipo de brincadeira trabalha a ordem da escrita do nome,

possibilitando ao aluno identificar qual a primeira letra, qual a segunda, e assim

por diante até formar seu nome.


Idéia:

Com o trabalho da História do nome de cada aluno é interessante que sejam

pesquisados os diferentes significados dos nomes de cada um e seja

montado um mural com os mesmos: ilustrações feitas pelas crianças, a forma

que sabem escrever o nome, o desenho de seu nome, seu auto-retrato, fotos

das crianças – Este fica a critério do interesse e da criatividade do professor.

É um tema rico, importante e que, certamente, encantará aos responsáveis e

a toda equipe da escola exposto num belo mural.

Aproveite esta idéia e dê na montagem do mural uma originalidade,

mostrando a sua personalidade e a de sua turma.

Você pode e deve tirar um dia somente para a realização desta tarefa .

É fundamental a participação das crianças em cada detalhe.

Pesquisa feita no blog www.projetospedagogicosdinamicos.com e adaptado por Cida Marques

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

MARCHINHAS DE CARNAVAL, GRITO DE CARNAVAL 2012

A Jardineira


Oh! jardineira porque estás tão triste?

Mas o que foi que te aconteceu?

Foi a camélia que caiu do galho,

Deu dois suspiros e depois morreu.




Vem jardineira! Vem meu amor!
Não fiques triste que este mundo é todo seu.
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu.




Projeto "O Carnaval do Brasil é só Alegria"Plano de aula

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 15 a 24 de fevereiro de 2012
Tema: carnaval
Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

*Reconhecer e apreciar a historia do carnaval;
*Participar do grito de carnaval;
*Envolver-se e tirar prazer das atividades lúdicas.

Incentivação:

-Mural
-Música
-Histórias (Com fantoches)
-Brincadeiras

Habilidades:

* Conhece a historia do carnaval;
* Participa do grito de carnaval e brincadeiras propostas.;
*Demonstra criatividade;

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

15/02 – Historia do carnaval, confec de colares e máscaras;
16/02 - Desenho livre e grito de carnaval (música mamãe eu quero)
17/02 – Pintura (Oba!). O carnaval esta chegando!
23/02-Desenho livre sobre o que você mais gostou no grito de carnaval.
24/02- Conversa em rodinha o que vc mais gostou o carnaval

Projetos desenvolvidos:


Justificativa:

Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.

Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.



Objetivo geral:

Através deste projeto, levar a criança a:

* Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas, imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.



Objetivos Específicos:

* Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;

* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;

* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;

* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;

* Desenvolver o gosto pela leitura;

* Trabalhar o raciocínio e a memória;

* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;

* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;

* Desenvolver a percepção e a coordenação motora;

* Estimular o ritmo;

* Despertar e educar a atenção e a observação;

* Proporcionar liberdade de auto-expressão;

* Possibilitar habilidades com as mãos; desenvolver o espírito criador;

* Estabelecer relações de quantidade/cor, quantidade total e formas;

* Trabalhar com seqüência de numeração;

* Desenvolver a percepção usual do número;

* Trabalhar com psicomotricidade;

* Estabelecer regras para o jogo.



Conteúdos:

* O Carnaval;

* Linguagem oral e escrita;

* O fazer artístico;

* Apreciação musical

* Expressividade

* Equilíbrio e coordenação;

* Número e sistema de numeração



Estratégias:

*Música

* Poemas;

* Parlendas;

* Painéis;

* Pesquisa;

* Dança,

* Desenho;

* Pintura;

* Festa de carnaval;

* Brincadeiras infantis;

* Jogos diversos;

* Ditado;

* Recorte e colagem;

* Carta enigmática

* Literatura infantil;

* Vídeos;

* Cds;

* Fantoches;

* Máscaras;

* Murais informativos;

* Atividades explorando a escrita de letras e números.



Avaliação:

A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.



Cronograma: 1 a 2 semanas.



Desenvolvimento das atividades:

O projeto O carnaval do Brasil, pode ser desenvolvido através da sua história.

Para tornar a história do carnaval do Brasil interessante levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. Observando o interesse das crianças pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa.

O material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado no momento da rodinha. Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela. Em seguida, poderão confeccionar murais ou cartazes informativos.

Os murais ou cartazes informativos chamam a atenção até dos pais ou responsáveis das crianças, que também param em frente para ler, observar e comentar sobre as informações contidas nos mesmos. E também poderão conferir a utilização da pesquisa feita por seus filhos.

Além das atividades específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser realizadas, com as crianças, atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação.

Explorar, também, a matemática com objetivo de desenvolver conceitos matemáticos. E cantar músicas de carnaval, pois é possível constatar que a maioria das crianças não conhece as músicas apresentadas, mas todas aprendem com facilidade.

É preciso, portanto, realizar momentos divertidos com muita música e dança.



MÚSICAS:



* Música:

Quanto riso! Oh!

Quanta alegria!

Mais de mil palhaços no salão.

Arlequim está chorando

pelo amor da Colombina

no meio da multidão!



* Música:Mamãe eu quero.

Mamãe eu quero.

Mamãe eu quero mamar.

Dá a chupeta,

Dá a chupeta,

Dá a chupeta,

Pro bebê não chorar.



ABRE ALAS

Chiquinha Gonzaga, 1899



Ó abre alas que eu quero passar

Ó abre alas que eu quero passar

Eu sou da lira não posso negar

Eu sou da lira não posso negar


Ó abre alas que eu quero passar

Ó abre alas que eu quero passar

Rosa de ouro é que vai ganhar

Rosa de ouro é que vai ganhar
MAMÃE EU QUERO

Jararaca-Vicente Paiva, 1936

Mamãe eu quero, mamãe eu quero

Mamãe eu quero mamar

Dá a chupeta, dá a chupeta

Dá a chupeta pro bebe não chorar


Dorme filhinho do meu coração

Pega a mamadeira e vem entrá pro meu cordão

Eu tenho uma irmã que se chama Ana

De piscar o olho já ficou sem a pestana



Olho as pequenas mas daquele jeito

Tenho muita pena não ser criança de peito

Eu tenho uma irmã que é fenomenal

Ela é da bossa e o marido é um boçal

 
 LINDA MORENA

Lamartine Babo, 1932



Linda morena, morena

Morena que me faz penar

A lua cheia que tanto brilha

Não brilha tanto quanto o teu olhar



Tu és morena uma ótima pequena

Não há branco que não perca até o juízo

Onde tu passas

Sai às vezes bofetão

Toda gente faz questão

Do teu sorriso

Teu coração é uma espécie de pensão

De pensão familiar à beira-mar

Oh! Moreninha, não alugues tudo não

Deixe ao menos o porão pra eu morar




Por tua causa já se faz revolução

Vai haver transformação na cor da lua

Antigamente a mulata era a rainha

Desta vez, ó moreninha, a taça é tua
                                                                      O TEU CABELO NÃO NEGA


Lamartine Babo-Irmãos Valença, 1931

O teu cabelo não nega mulata

Porque és mulata na cor

Mas como a cor não pega mulata

Mulata eu quero o teu amor


Tens um sabor bem do Brasil


Tens a alma cor de anil

Mulata mulatinha meu amor

Fui nomeado teu tenente interventor


Quem te inventou meu pancadão

Teve uma consagração

A lua te invejando faz careta

Porque mulata tu não és deste planeta


Quando meu bem vieste à terra

Portugal declarou guerra

A concorrência então foi colossal

Vasco da gama contra o batalhão naval

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MATERIAL ESCOLAR 2012

MATERIAL DE USO PESSOAL:


(Todo o material deverá conter o nome do aluno)


• 1 tesoura sem ponta de boa qualidade (com nome);
• 1 caixa de lápis de cor (12 cores);
• 1 conjunto de canetas hidrocor, ponta grossa, (12 cores);
• 1 lápis preto nº2 (com nome);
• 1 borracha branca sem cheiro;
• 1 apontador (com nome);
• 1 tubo de cola branca ;
• 1 tubo de cola bastão;
• 1 cola gliter e uma anilina ;
• 2 caixas de massa de modelar ;
• 1 pincel nº.13 ou 14 (com nome);
• 1 caderno de desenho de capa dura grande e de 96 folhas;
• 1 caderno de  capa dura grande (dever de casa);
• 1 refil (grande) de cola quente;
• 1 caixa de gizão de cera (curto);
• 1 conjunto de 06 cores de tinta guache;
• 1 pasta preta com 100 folhas
• 100 folhas de ofício coloridas
• 3 folhas de E.V.A;
• 3 folhas de color set;
• 1 metro de papel contact transparente;
• 1 brinquedo para ficar na escola, conforme a faixa etária;
• 1 brinquedo para praça;
• 1 pacote de figurinhas de E.V.A;
• 1 avental para usar nas aulas de pintura, colocar nome;
• 1 caneta de retroprojetor( EVA) preta;
• 1 rolo de durex colorido;
• 1 pacote de palitos de picolé;
• 1 pacote de pedra hume;
• 1 pacote de pregador de roupas;
• 1 fita crepe;
• 1 rolo de durex grande
• 1 Revista para recorte

                                                                                     Tia Cida Marques

SEJA BEM VINDO DE VOLTA AS AULAS


Objetivos:


Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;

Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;

Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;

Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.


Segunda-feira:

- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.

- Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.

- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera;Pinturas; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.

- Aprendendo as músicas da rotina.

- Avaliação do dia e preparação para a saída; entrega de lembrancinha.


Terça-feira:


- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.

- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.

- Confecção do crachá de identificação dos alunos.

- Aprendendo as músicas da rotina.

-Atividades de sondagem: coordenação motora, movimento

- Avaliação do dia e preparação para a saída



Quarta-feira:


- Atividades iniciais de rotina: Rodinha ; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia

- Brincadeira para fixação do nome dos alunos.

- Confecção de painel coletivo: nossos primeiros passos rumo ao futuro começa aqui( marca de tinta com os pés)

- Conhecendo a escola: Conversa sobre a escola, suas dependências e funções

- Roda de Leitura: ( ler um livro de estória)

- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.

- Avaliação do dia e preparação para a saída.



Quinta-feira:


- Atividades iniciais de rotina: Rodinha ; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.

- Roda de Leitura: ler um livrinho de estória

- Visita às dependências da Escola.

- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...

- Desenho : minha escola.

- aprendendo as músicas da rotina

- Atividades diversificadas: Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...

- Avaliação do dia e preparação para a saída.


Sexta-feira:



- Atividades iniciais de rotina: Rodinha; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.

- Atividades de sondagem: movimento, coordenação motora, colagem.

- Atividades diversificadas: Desenho livre com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...

- Atividades recreativas no pátio: corre cotia; vivo ou morto; brincadeiras de roda...

- Avaliação do dia e preparação para saída; entrega de lembrancinha.

creditos:

Retirado do blog   http://docemagiaemensinar.blogspot.com/

Projeto: De volta as aulas com alegria


Objetivos:

Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;

Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;

Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;

Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.

Segunda-feira:

- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.

- Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.

- Confecção do crachá de identificação dos alunos.

- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.

- Aprendendo as músicas da rotina.

- Avaliação do dia e preparação para a saída.


Terça-feira:

- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.

- Reunião com os responsáveis e entrevista para preenchimento da ficha de entrevista da Educação Infantil.

- Conhecendo a escola: o banheiro, o refeitório e a direção.

- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.

- Aprendendo as músicas da rotina.

- Avaliação do dia e preparação para a saída


Quarta-feira:

- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia

- Brincadeira do chapéu para fixação do nome dos alunos.

- Conversa sobre a escola, suas dependências e funções.

- Conhecendo a escola: o pátio, o parquinho e a sala de jogos.

- Roda de Leitura: A Turma na Escola.

- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.

- Avaliação do dia e preparação para a saída.


Quinta-feira:

- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.

- Roda de Leitura: A Escola do Marcelo.

- Visita às dependências da Escola.

- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...

- Música: A minha escola

- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...

- Avaliação do dia e preparação para a saída.


Sexta-feira:

- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.

- Roda de Leitura: Poesia Minha Escola.

- Trabalhando a palavra ESCOLA (identificação e letra inicial).

- Pintura com giz de cera no relevo da Escola e colagem das janelas.

- Música: A minha escola

- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...

Creditos:

http://aprendizagememacao.blogspot.com/

Dicas importantes para educação dos filhos

Uma criança aprende mais pelo que vê do que pelo que ouve
Isso quer dizer que seu exemplo de vida, papai e mamãe, vai ficar impregnado em seus filhos muito mais do que discursos ou sermões. Não siga o ditado "faça o que eu digo mas não faz o que eu faço". Não dá certo. Por isso é que os filhos se parecem com os pais, porque imitam tudo o que os pais fazem e dizem. Eles copiam o jeito de falar, de agir, de comer, de se vestir, de andar, etc. Vocês pais são os referenciais de conduta de seus filhos. Vocês são os herois dos pequenos. Seja um heroi de verdade. Seja um heroi do bem, um heroi positivo.

Brincar educa

Crianças precisam brincar. A brincadeira faz parte de seu desenvolvimento, amadurecimento, socialização e interação com o mundo que o rodeia. Quando a criança nasce ela não sabe brincar, precisa aprender. E quem vai ensinar essa criança a brincar? Os pais, principalmente, mas também os outros adultos que convivem com ela. Como? Brincando com ele e não mandando "vai brincar".

Papai e mamãe, brinquem com seu filho com brincadeiras simples que possam ser um momento delicioso para eles e para vocês também.

Bater não educa

Bater não educa. Por quê? Porque quando os pais batem é porque estão cansados, estressados, nervosos ou brigaram com alguém e não conseguem resolver a situação com os filhos de outra maneira. Então vai um tapa, ou vários. Ferem, machucam, agridem os filhos e, no fundo, também os pais. Pode mudar o comportamento? Talvez. Educa? NÃO. Como resolver? Estabeleça regras, um método de disciplina (que é ensino, não castigo!) e um incentivo para ensinar os filhos que esse comportamento está errado e que você vai ensinar o comportamento certo.

Cuidados com a alimentação das crianças

• A alimentação é uma das preocupações dos pais. Como ensinar os filhos a desenvolver hábitos alimentares saudáveis e adequados à idade ? Como conseguir que a hora da refeição seja um momento agradável da família para conversar, trocar idéias e usufruir de uma comida gostosa sem brigas ou discussões? Como ensinar os filhos a comer alimentos variados? A resposta a essa questões está na própria família, nos pais e no exemplo que eles dão para seus filhos.

• Lembrem que os filhos aprendem com os pais, imitando as atitudes deles. E a comida é uma dessas atitudes que é adquirida e desenvolvida ao longo do tempo e pelo convívio na família. Pais que não comem verduras ou legumes tem filhos que também não comem verduras ou legumes. Pais que tomam refrigerante tem filhos que só querem tomar refrigerantes. Pais que comem na frente da tv tem filhos que só comem na frente da tv. E assim por diante. Não pretenda que seja diferente. Se você quer mudar algum hábito em seu filho tem que partir de você. Eles aprendem com o exemplo.

• Uma idéia para estimular seu filho com respeito à comida é envolvé-lo em atividades gastronômicas. Isso é para meninos e meninas. Por um lado é uma maneira de ajudá-lo a desenvolver a criatividade e o gosto pelas tarefas da casa. Além disso favorece o convívio em família e oferece momentos divertidos. Em vez de jogos de computador, a atração é a velocidade do liqüidificador e a descoberta dos nomes das hortaliças. Farinha espalhada e ovos quebrados são muito divertidos e acrescenta novidade com responsabilidade e conhecimento. E a sujeira? Fácil. Ensine a limpar e organizar tudo. A diversão e o aprendizado são garantidos.

Importância das horas de sono

• O sono é um momento fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança. No momento em que ela dorme, além de descansar seu corpo, acontece um processo de assimilação do aprendido e incorporado durante o dia, das experiências vividas, das emoções experimentadas e de tudo o que tem a ver com o dia a dia de uma criança. Por isso é tão importante que essas horas de sono sejam programadas pelos pais, incorporadas à rotina e cuidadas como algo muito precioso.

• Cada idade, durante o crescimento da criança, requer um tempo maior ou menor de sono. Quando o bebê nasce, ele passa a maior parte do dia dormindo com intervalos para mamar, tomar banho, brincar e responder aos estímulos dados pelos pais e pelos adultos que convivem com ele. Sim, é importante que desde bebês as crianças tenham um rotina onde estão incluídos o brincar, o dormir, o acordar, o mamar e o começar a conectar-se com o mundo. Faça um teste e verá o resultado.

• À medida que a criança vai crescendo, vão diminuindo os períodos de sono durante o dia e aumentando os períodos acordados, já que as atividades a serem realizadas durante esses momentos são mais estimuladoras, as brincadeiras chamam mais a sua atenção e a criança tem mais motivos para querer ficar acordada aproveitando tudo o que o mundo e sua família oferece. Mesmo assim, ele deve ter um longo período de sono noturno e duas sonecas durante o dia, uma de manhã e outra de tarde. Se você conseguir manter esse ritmo verá que seu filho estará bem disposto, de bom humor e pronto para brincar, aprender e desenvolver durante o resto do dia.

• Uma criança que tem horário para dormir e para acordar é uma criança feliz. Isso porque significa que tem uma rotina que dá segurança para ele e seus pais. Quando a criança começa a freqüentar a escola, por volta dos 5 anos, geralmente dorme somente à noite, por isso ela deve dormir umas 10 horas para poder recuperar as energias gastas durante o dia e incorporar no seu cérebro, no seu interior todas as informações recebidas durante o dia. Ah! E também é importante para que seus pais tenham um tempo de descanso e de conversa para trocar idéias, assistir um filme e também para namorar.

Cuidado para não ser um pai superprotetor

• Os pais devem educar seus filhos para serem autônomos. Quando bebê, a criança é totalmente dependente dos pais. À medida que ela cresce, deve aprender a realizar certas tarefas sozinha, de acordo com sua idade e suas possibilidades, como tomar banho, vestir-se, comer, escovar os dentes, arrumar os brinquedos, etc. Claro que sempre sob a supervisão dos adultos que previamente irão ensinar como realizar as tarefas. Assim elas crescerão responsáveis, confiantes e independentes.

• Os pais que superprotegem seus filhos, que fazem tudo por eles e não os deixam experimentar por si só as novas e diferentes situações, não dão a eles a condição de enfrentar os problemas que todos nós podemos encontrar na vida, sejam de ordem psicológica, física ou emocional. Vivemos numa época de muitas incertezas, no entanto, é importante permitir o contato com a realidade para que eles aprendam, aos poucos, a enfrentar situações novas.

• Você sabe quais são as conseqüências que a superproteção pode gerar na criança? Seus filhos podem crescer inseguros, sem iniciativa, agressivos, tímidos, estressados, egocêntricos, com baixa autoestima, infelizes e incapazes de tomar decisões e de solucionar problemas. A solução não é deixar seus filhos livres ao vento mas educá-los e orientá-los para que aprendam a enfrentar as situações com autonomia e determinação.

O que é respeito? Como se ensina a respeitar?

• O que é respeito? É dar atenção, honra e consideração. Respeitar para ser respeitado, essa é a chave do sucesso. Esse é o lema que todos devemos aprender. Onde deve começar? Em casa, entre os pais, para que seja um exemplo a ser seguido pelos filhos. Quando começar? Desde que o bebê nasce e ele pode ver que o respeito reina em sua família.

• A criança aprende a respeitar quando ela tem bons exemplos em casa. Não adianta ensinar seu filho a não xingar ou não gritar, quando ele vê você fazer isso diariamente, dentro e fora de casa. Assim é importante que os pais ajam sempre como o tipo de pessoa que eles gostariam que seus filhos fossem. Lembrem que os pais são modelo e referencial para seus filhos.

• Muitos pais confundem respeito com permissividade. Absolutamente errado. Respeitar os filhos não é deixá-los fazer o que eles querem. Os pais são responsáveis pela educação dos filhos e faz parte dessa educação colocar regras e limites e orientá-los sobre como se comportar. Mas também precisam ouvir a criança, conhecer os filhos, dar atenção e consideração. Assim eles se sentirão amados e cuidados em suas necessidades.

Momentos de lazer são muito importantes para a criança


• Estabeleça uma rotina para que seus filhos tenham esses momentos, livres de toda responsabilidade de atividades escolares ou outros compromissos diários para poder brincar. Cuidado para não sobrecarregar sus filhos com atividades extra escolares como aulas de inglês, computação, natação, futebol, ballet, etc., etc., etc. É muito bom que as crianças façam esportes e estudem inglês, mas cuide de que não seja em excesso.

• Proporcionar um tempo de lazer para as férias é muito importante para relaxar e mudar a rotina de toda a família. Os acampamentos de férias são muito saudáveis, divertidos e estimulantes. Ajudam as crianças a desenvolver relacionamentos e a fazer atividades dirigidas longe dos pais. Tenha cuidado ao escolher o adequado para seus filhos. Informe-se, conheça e decida com responsabilidade qual é o melhor lugar para seus pequenos.

• Outra sugestão para os momentos de lazer em família é a visita aos museus. Pode parecer um programa um pouco chato para uma criança, somente para adultos ou para quem gosta de arte. Mas há uma grande variedade de museus interessantes para todas as idades e gostos. Visitar um museu é uma experiência muito rica na qual podemos unir diversão com educação. Para tornar o dia inesquecível para os filhos, o melhor é planejá-lo com antecedência. Informe-se e bom passeio, seus pequenos vão adorar.

Retirado: http://www.sbt.com.br/supernanny/dicas/default.asp?id=all

12 Maneiras de Transformar o Seu Aluno em seu Fã

Manter um aluno por dois, três anos é relativamente fácil, com as dificuldades de se mudar de escola: o estudante tem de adaptar-se a um currículo totalmente novo, novas regras, etc.

O problema é que essa tática não garante que os parentes daquele aluno se matriculem ali. E tratando-se de ensino superior, vai frustrar o aluno, que não se sentirá preparado para sua profissão, e também não vai indicar a nenhum amigo ou conhecido a essa instituição.
Um dos grandes desafios das escolas hoje é tornar seus alunos fãs, para que eles permaneçam na instituição e tragam novos estudantes. Veja algumas dicas:
1.Seja fonte de novas idéias: todos seus alunos estão preocupados, em graus diferentes, com o futuro, com a maneira pela qual o mundo funciona. Apóie seus alunos nesse sentido, dando-lhes informações sobre o cotidiano que não estão no currículo. A escola também pode realizar palestras e bate-papos com profissionais de sucesso, futurólogos, economistas, etc.
2.Demonstre que você tem o conhecimento: o conhecimento que seus alunos esperam, muitas vezes, não é aquele que o professor passa na sala de aula. Que tal fornecer-lhes instruções básicas de economia, marketing pessoal e outros assuntos necessários para sobreviver lá fora? Desenvolva rápidos livrinhos sobre esses temas e distribua a seus alunos.
3.Transmita a imagem correta: se você quer que sua instituição de ensino seja reconhecida como a melhor da região, então faça com que tudo à sua volta reforce essa imagem. Não é necessário contratar um decorador e cobrir seu escritório com tapetes e quadros caros,
4.Conheça o aluno: não assuma que você entende os anseios e as necessidades de todos os alunos. Cada bairro da cidade, cada classe social produz pessoas es.com necessidades e visões diferentes. Dentro de cada bairro, cada família possui suas peculiariedades. E dentro de cada família, cada pessoa tem seu modo único de pensar. Muitos colégios erram ao se apoiar em estudos referentes ao "aluno brasileiro médio". Ora, trabalhar com a média vai fazer, no máximo, que você crie uma escola igual às outras. Gaste algum tempo entendendo a comunidade que você quer atingir.
5.Demonstre que você está aprendendo constantemente: esse é um componente chave para garantir o relacionamento escola-aluno. Para que um estudante sinta-se confortável com o passar do tempo, você deve mostrar que está constantemente aprendendo, tornando-se mais atual, útil e competente. Ficar estagnado é fatal para qualquer instituição.
6.Comunique-se claramente: manter um entendimento claro e cristalino com seus alunos é mais importante do que nunca. Cuidado com aquelas circulares cheias de termos técnicos. Algumas são escritas de uma maneira que só confunde os alunos e pais. Esqueça, portanto, as "atividades de campo interativas para observação da variedade da fauna nacional no Bosque e Jardim Botânico Municipal Memorial Etelvina Montes Farberbara.". Escreva "visita ao Jardim Botânico".
7.Seja acessível: mantenha suas portas abertas, esteja sempre pronto para falar com seus alunos. A grande maioria não abusa dessa facilidade de acesso, embora eles se sintam mais seguros ao saber que podem contatá-lo sempre que precisarem. Diminua a burocracia entre a direção e os alunos.
8.Ouça: deixe o aluno falar e você vai acabar descobrindo exatamente o que ele deseja para que suas aulas e sua escola sejam ainda melhores. Somente quando você tem uma imagem bem clara dos motivos e preocupações dos estudantes é que você pode montar uma escola específica para aquela realidade. Abuse de caixas de su
9.Pense como o estudante: foque no que agradou a você como aluno, quando você sentava do outro lado da sala, bem como as coisas que fizeram você trocar de escola ou faculdade. Assegure-se de praticar a primeira parte, e evitar a segunda. E resista à tendência comum de achar que o que é bom para a sua escola é automaticamente bom para os alunos. Não é, mas o inverso é verdadeiro: o que é bom para seus alunos, no final das contas, vai ser bom para sua instituição. Pense nessas leis sempre que for aprovar algo para sua instituição. Aquela nova ação vai tornar o estudo melhor, mais fácil ou agradável?
10.Nunca decida o que um aluno quer: os estudantes querem conselhos, dicas, sugestões e não conclusões o tempo todo. Então ofereça opções e alternativas. Ensine-os a pensar e analisar. Existe um espaço para verdades absolutas na escola (2 + 2 =4), mas ele não deve ser dominante no relacionamento com os alunos. Trabalhe para criar um cenário que permita ao aluno decidir, apontando aspectos positivos e negativos de algumas situações. Você estará desenvolvendo características que serão muito úteis para eles mais tarde.
11.Torne-se paranóico: Andy Grove, presidente da companhia de peças de computador Intel, sugere que seu sucesso é resultado direto de sua paranóia. É a paranóia que o mantém engajado, atento e fazendo perguntas.
12.Se você não pode ajudar o aluno, seja honesto: a prova do profissionalismo é dizer não. Não existe maneira de uma escola (ou professor) ser capaz de fazer mentindo.

Créditos:

Retirado da Comunidade do Orkut : Amo a educação Infantil

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Nos primeiros dias de aula ...

A criança volta de um longo período de férias, onde esteve longe da escola, dos amigos e professores e há, ainda, os que estão iniciando a vida escolar.Toda essa mudança influi no estado emocional da criança, fazendo vir a tona sentimentos de ansiedade, insegurança, medo e curiosidade.

Neste período de adaptação é de extrema importância criar um vínclulo afetivo, bastante carinhoso com os alunos, a fim de minimizar tais sentimentos com os quais a criança ainda não sabe lidar.
um abraço pode estabelecer uma relação de amizade com os alunos, mostrando que a escola também é um lugar onde há momentos de descontração e alegria.
Sugerimos algumas dinâmicas super simples para presentear os alunos e tornar mais doce seu primeiro dia na escola .

Dinâmicas de Volta às Aulas


Muitos autores têm afirmado que as escolas deveriam entender mais de seres humanos e de amor do que de conteúdos e técnicas educativas. Cada vez mais percebemos a importância da educação ser pensada como meio de promover a própria vida.
Infelizmente, o currículo atual da maioria das escolas ainda prioriza o desenvolvimento cognitivo, o conteudismo, excluindo a emoção humana e o afeto do processo ensino-aprendizagem.
Para que tenhamos uma educação mais humanista se faz necessário que o educador abandone as velhas concepções de ensino e busque uma nova visão que possa construir uma sociedade mais justa, democrática e solidária.
É necessário que o professor invista na formação de vínculos afetivos, acreditando na pessoa e compreendendo seus limites individuais. O educador precisa recuperar a afetividade na escola, não somente o afeto que consola, mas também o afeto que impulsiona, pois aponta caminhos e reconstrói a esperança num mundo melhor.
Nos primeiros dias de aula é fundamental sondar as expectativas do grupo e integrá-lo. Portanto, inicie de forma acolhedora e afetiva, assim ficará mais fácil planejar aulas onde os sentimentos estejam presentes e não só a razão.

“Escola é, sobretudo, gente,

gente que trabalha, que estuda,

que se alegra, se conhece, se estima.

A escola será cada vez melhor

na medida em que cada um

se comporte como colega, amigo, irmão.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

é também criar laços de amizade,

é criar ambiente de camaradagem,

é conviver, é se 'amarrar nela'!”

(Paulo Freire)


Sugestões de atividades práticas: ( De acordo com a idade de cada turma)

Painel de boas vindas interativo:

Alguns professores passam horas desenhando murais e painéis para ornamentar a sala de aula. Sugerimos que haja um equilíbrio e que o acolhimento seja interativo e esteja presente em toda a ecola e não em algumas salas.

A VIAGEM


Objetivos:

Levantar as expectativas dos alunos em relação ao ano letivo;

Acolher o novo grupo;

Ornamentar a sala de aula de maneira significativa.

Procedimento:


O professor afixa na parede da sala um painel com uma paisagem de fundo. No mesmo deve estar escrito: Sejam bem-vindos a viagem do saber!

A paisagem de fundo pode ser: marítima, celeste, florestal, etc...

A proposta é construir o painel com o grupo.

Sendo paisagem marítima, propor que cada aluno faça a dobradura de um barco e imaginem a viagem decorando-o livremente e escrevendo uma palavra ou frase o que espera alcançar durante a mesma, ou seja, quais são suas expectativas em relação ao ano letivo.

Sendo celeste podem ser confeccionados pequenos aviões de papel.

O fundo florestal permite que cada um escolha um animal ou planta com o qual se identifica e construa da mesma forma: dobrando, recortando, colando...

O importante é que os alunos expressem seus sentimentos e desejos. Com tudo pronto oportunizar um momento agradável onde cada um prenderá o que construiu no painel de boas-vindas interativo, apresentando-se à turma.

TEIA DE ARANHA


Objetivo:

Estimular o entrosamento entre os alunos.

Procedimentos:

Propor que os alunos fiquem em pé, forando um círculo.

Entregar um rolo de barbante ou cordão.

Solicitar um voluntário para iniciar a tarefa sugerindo que o mesmo escolha um membro do grupo para entregar uma outra parte do cordão e receber uma mensagem sua.

Sucessivamente um vai abrindo o rolo e entregando a um colega até que todos tenham recebido a mensagem e o cordão, formando assim a teia de aranha.

Em um segundo momento, com todos sentados levantar a questão: O que pode e não pode ter em nossa teia? Listar as opiniões dos alunos para a confecção de um painel de combinados da classe.

Para encerrar permitir que os alunos ilustrem o painel através de uma técnica artística: desenho, recorte, colagem, dobradura, etc...

QUE MÚSICA VOCÊ É?

Objetivo:

Propiciar a apresentação dos alunos de forma descontraída;

Levar os participantes a identificarem seus ritmos e gêneros musicas, assim como refletirem sobre a importância de respeitar as preferências alheias.

Procedimentos:

Solicitar aos alunos que escolham dentre as músicas que conhecem e gostam um trecho que, de alguma forma, o represente.

Cada um deve cantar o trecho escolhido para a turma.

O professor/dinamizador da atividade tem o papel de sondar se todos já ouviram aquela música, quem é o cantor(a), qual gênero musical, por que foi escolhida, se alguém não gosta, etc.

A regra é não repetir as músicas já apresentadas e respeitar as preferências dos colegas.

Com todos devidamente apresentados pedir que sistematizem no papel criando um cartaz de sua apresentação.

Com todos os cartazes prontos criar um painel para sala de aula: “Somos como músicas”.

ÁRVORE DOS SONHOS


Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?

Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.

Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.

DA CONFUSÃO À ORDEM


Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.

Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.


O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.

O LAGO DE LEITE

(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).

Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."

Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse? Após a discussão é interessante que os alunos construam algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.
                   Pesquisa feita no http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/volta01.htm


sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Vamos refletir! O aluno perfeito, artigo de Rubem Alves



É chegada o fim do ano e nossos corações ficam apertados e mais sucetíveis a grande e fortes emoções, isso nos arrematada a um momento de reflexão diário e repensamos nossas vidas e acontecimentos no decorrer deste ano.
Este artigo é bem interessante e nos faz refletir sobre o nosso papel e o papel do aluno no seu cotiadiano escolar, afinal, o que buscamos durante o ano letivo? O que quero do meu aluno e o que ele quer de mim?
Vamos refletir! 
O aluno perfeito, artigo de Rubem Alves

Ele se chamava Memorioso, pois seus pais julgavam que a memória perfeita é essencial para uma boa educação


Rubem Alves é educador, escritor e colunista da “Folha de SP”, onde publicou este texto:

Era uma vez um jovem casal que estava muito feliz. Ela estava grávida, e eles esperavam com grande ansiedade o filho que iria nascer.

Transcorridos os nove meses de gravidez, ele nasceu. Ela deu à luz um lindo computador! Que felicidade ter um computador como filho! Era o filho que desejavam ter! Por isso eles haviam rezado muito durante toda a gravidez, chegando mesmo a fazer promessas.

O batizado foi uma festança. Deram-lhe o nome de Memorioso, porque julgavam que uma memória perfeita é o essencial para uma boa educação. Educação é memorização. Crianças com memória perfeita vão bem na escola e não têm problemas para passar no vestibular.

E foi isso mesmo que aconteceu. Memorioso memorizava tudo que os professores ensinavam. Mas tudo mesmo. E não reclamava. Seus companheiros reclamavam, diziam que aquelas coisas que lhes eram ensinadas não faziam sentido. Suas inteligências recusavam-se a aprender. Tiravam notas ruins. Ficavam de recuperação.

Isso não acontecia com Memorioso. Ele memorizava com a mesma facilidade a maneira de extrair raiz quadrada, reações químicas, fórmulas de física, acidentes geográficos, populações de países longínquos, datas de eventos históricos, nomes de reis, imperadores, revolucionários, santos, escritores, descobridores, cientistas, palavras novas, regras de gramática, livros inteiros, línguas estrangeiras. Sabia de cor todas as informações sobre o mundo cultural.

A memória de Memorioso era igual à do personagem do Jorge Luis Borges de nome Funes. Só tirava dez, o que era motivo de grande orgulho para os seus pais.

E os outros casais, pais e mães dos colegas de Memorioso, morriam de inveja. Quando filhos chegavam em casa trazendo boletins com notas em vermelho eles gritavam: "por que você não é como o Memorioso?"

Memorioso foi o primeiro no vestibular. O cursinho que ele freqüentara publicou sua fotografia em outdoors. Apareceu na televisão como exemplo a ser seguido por todos os jovens.

Na universidade, foi a mesma coisa. Só tirava dez. Chegou, finalmente, o dia tão esperado: a formatura. Memorioso foi o grande herói, elogiado pelos professores. Ganhou medalhas e mesmo uma bolsa para doutoramento no MIT.

Depois da cerimônia acadêmica foi a festa. E estavam todos felizes no jantar quando uma moça se aproximou de Memorioso e se apresentou: "Sou repórter. Posso lhe fazer uma pergunta?" "Pode fazer", disse Memorioso confiante. Sua memória continha todas as respostas.

Aí ela falou: "De tudo o que você memorizou qual foi aquilo que você mais amou? Que mais prazer lhe deu?"

Memorioso ficou mudo. Os circuitos de sua memória funcionavam com a velocidade da luz procurando a resposta. Mas aquilo não lhe fora ensinado. Seu rosto ficou vermelho. Começou a suar. Sua temperatura subiu.

E, de repente, seus olhos ficaram muito abertos, parados, e se ouviu um chiado estranho dentro de sua cabeça, enquanto fumaça saia por suas orelhas. Memorioso primeiro travou. Deixou de responder a estímulos.

Depois apagou, entrou em coma. Levado às pressas para o hospital de computadores, verificaram que seu disco rígido estava irreparavelmente danificado.

Há perguntas para as quais a memória não tem respostas . É que tais respostas não se encontram na memória. Encontram-se no coração, onde mora a emoção...
(Folha de SP, 24/1)

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