sábado, 21 de julho de 2018

CIDADE, CAMPO E MORADIA


                              Seqüência Didática
 Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno: Vespertino
Tema: Cidade, Campo e Moradia/Datas comemorativas
Público Alvo: Alunos de 4 anos \Jardim I
Tempo: 10/07 a 16/07 e 23/07 a 10/08 de 2018

Eixos de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
*Conhecer e diferenciar o meio urbano em que vivem, do meio rural, buscando entender as outras culturas como diferentes e igualmente ricas;
*Identificar diferentes tipos de moradia;
*Registrar sua própria moradia;
*Valorizar datas comemorativas
* Conhecer o números e a Letras.
Habilidades:
*Explorar linguagem, culinária, uso e costumes do homem do campo e da cidade.
*Valorizar o rural, despertando a admiração pelo homem do campo, percebendo inclusive a interdependência campo-cidade.
*Identificar datas comemorativas

Desenvolvimento
10/07– 1º momento /Atividades de rotina

-1º – Roda de conversa sobre o tema que será estudado, induzir os alunos a uma conversação sobre o que entendem por Cidade, Campo e Moradia, levantando seus conhecimentos prévios.
*  Recorte colagem (Cartaz-Cidade, campo e moradia);

11/072º momento /Atividades de rotina

-Roda de conversa: Continuação do tema abordado, convidar os alunos para assistirem ao vídeo: “Chico Bento em: na roça é diferente!” Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0
*Desenho livre;

12/073º momento /Atividades de rotina

-Em roda de conversa, refletir com os alunos sobre o vídeo da aula anterior: Por que na roça é diferente? O que o primo de Chico Bento estranhou quando estava na roça? Vocês conhecem pessoas que moram na área rural? Alguém na sala reside na área rural? Como vocês imaginam que é a vida no campo?
* Pintura (Campo);

13/07-4º momento /Atividades de rotina
-Roda de Conversa sobre as diferenças existentes entre a zona rural e urbana, bem como as manifestações de realidades sociais relativamente diferentes nesses espaços.  DVD- fábula (O Rato do Campo e o Rato da Cidade). Depois, peça às crianças que comentem o que acharam da história. Questione-as sobre: Quais são os personagens da fábula?
Quais eram as diferenças existentes entre os ratos?
Como você acredita que seja a vida no campo?
Você conhece alguém que vive na zona rural?
Você já foi à zona rural? Conte como foi esse passeio?
*Quebra cabeça (Campo)

23/07-5º momento /Atividades de rotina
Conversar com os alunos sondando o nível de conhecimento dos mesmos sobre o tema abordado - História da nossa cidade  e bairro onde mora. Promover um debate sobre o mesmo.
*Leitura do poema (Mimosa Mimosa do sul...)
 *Desenho livre e jogos de encaixe (cidade) .

24/07-6º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: - História os três porquinhos (Moradia).
Leitura do Conto – Os Três Porquinhos, pausadamente, perguntando as crianças a cada parágrafo lido sobre o contexto da leitura.
Após a leitura da história converse com as crianças, perguntando:
Como vocês imaginaram ser a floresta? Os três porquinhos e a casinha de cada um?
Qual casinha foi a escolha mais prudente? Por quê?
Devemos apenas trabalhar ou apenas brincar?
Devemos ajudar o próximo?
*Dobradura e massinha de modelar.

25/077º momento /Atividades de rotina

-Roda de Conversa: Continuação do tema abordado.
*Circule a casa maior e pinte a menor;

26/078º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa: Continuação do tema abordado
* Cubra com lápis o caminho que Calil faz ate escola e circule o que tem no seu bairro e Jogos de encaixe.

27/079º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
* Recorte e Colagem (O que você vê na cidade);

30/0710º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
* Pinte o que você não vê na cidade;
31/0711º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
* Vamos pintar a cena que representa a Campo;

01/0812º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado;
* Pinte o que tem perto da sua casa;

02/0813º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
*- Pintura (Tipos de moradia);

03/0814º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
*Leve cada porquinho a sua casa;

06/0815º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
* pinte a casa que se parece com a sua;

07/0816º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
* Pinte o porquinho maior e circule o menor;

08/0817º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
* Pinte as letras que formam seu nome/musica;

09/0818º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
* Recorte e colagem (moradias);

10/0819º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
* Desenho livre e massinha de modelar.

 Atividades:

10/07- Recorte e colagem- cartaz (campo, cidade e moradia);
11/07- DVD e desenho livre;
12/07- Pintura (Campo);  
13/07- Quebra cabeça (campo).
23/07-Desenho livre e jogos de encaixe (cidade) .
24/07-Dobradura e massinha de modelar (moradia);
25/07-Circule a casa maior e pinte a menor;
26/07- Cubra com lápis o caminho que Calil faz até a escola.
27/07-Recorte e Colagem (O que você vê na cidade);
30/07- Pinte o que você não vê na cidade;
31/07- Vamos pintar a cena que representa o Campo;
01/08- Pinte o que tem perto da sua casa;
02/08- Pintura (Tipos de moradia);
03/08- Leve cada porquinho até sua casa;
06/08-Pinte a casa que se parece com a sua;
07/08- Pinte o porquinho maior e circule o menor;
08/08-Pinte as letras que formam seu nome;
09/08-Recorte e colagem (moradias);
10/08-Desenho livre e massinha de modelar.
  





Recursos/ material de apoio de 19  a 23  de Fevereiro de 2018.
  Papéis coloridos, Internet/computador, Folhas xerocadas, Lápis, coloridos e giz de cera, Palitos de picolé, pincéis,Vídeo, Jornal, Livros de literatura infantil, Cola, Tesoura, revistas, como caixas de história, CDs, DVDs, fantoches, Pen drive...
Avaliação:
 Acontecerá durante todo o processo das aulas, avaliando a aquisição de conhecimento em reconhecimento do tema abordado, observando o desenvolvimento da aprendizagem.

    




sexta-feira, 20 de julho de 2018

"Entrevista na Bat Caverna": Calil Kafuri Neto



O blog tem o prazer de receber para nosso Quadro de Entrevistados, o amigo, colecionador, do CANAL CALIL KAFURI NETO(Calil).

Olá, galerinha do blog “Ensinando Com Amor e Não Por Amor”, meu nome é Calil Kafuri Neto e é com muito prazer que venho, através desse, contar um pouco mais sobre mim! Sou de Mimoso do Sul – ES e estudo  numa escola aqui pertinho da minha casa. Nas horas vagas, que ultimamente tem sido escassas, tenho aula particular, faço ginástica kids na AABB e também adoro ficar por dentro do que rola no mundo das miniaturas!
Ensinando Com Amor e Não Por Amor- Sabemos que você coleciona carrinhos. Qual a marca? E o que o levou a colecionar?

Calil  Kafuri  Neto-Isso mesmo, adoro  carrinhos.Coleciono miniaturas única e exclusivamente de uma marca. (Não posso falar a marca segundo minha mãe), pois acho essas miniaturas tão pequeninas  incríveis ,minha madrinha mora na capital, e toda vez que ela vem me visitar traz de quatro a cinco carrinhos para mim ! O que me levou a colecioná-los, além de amar muito eles, Descobri que meu pai Calil Kafuri Junior, também sempre foi  apaixonado por carros, só que os dele  é bem melhor... Minha madrinha acabou comprando mais e mais (bons tempos) e de lá pra cá ela não parou mais. Obrigada Dinda!!


Ensinando Com Amor e Não Por Amor- Lhe agradece  a participação!

Saiba que este espaço foi criado para você e todos os colecionadores, será sempre um prazer recebê-lo.


O espaço esta aberto para outros colecionadores, entrem em contato através do email cidarmarques 2@hotmail.com


quinta-feira, 19 de julho de 2018

"Poesia das Férias"

                                     

                                          "Nós somos as férias , muito prazer ...

                                         Nós ressuscitamos a alegria de viver !
                                                Nós somos irmãs do feriado ,

Que é alegre e animado !
Nossa mãe é a folga cheia de harmonia ,

Emoção , surpresa e fantasia !
Nosso pai é o descanso total ,
Fenomenal e especial !

Nós somos as musas do trabalhador ,

Que trabalha com suor e ardor !
Nós somos o remédio para o “ stress “ e para a fadiga ...
Para quem está nervoso , somos as melhores amigas !

Nós gostamos de uma praia quente ...
E de um parque fremente !
Nós somos as férias , muito prazer ...
Nós ressuscitamos a alegria de viver ."
uma poesia de: Luciana do Rocio Mallon 
Fonte:http://estorias-trenga.blogspot.com

Férias de Julho /Cristiano Araújo


Eu preciso daquele sorriso
Que me envolve e me deixa quase louca
Deixa eu te sentir
Sua mão vou pedir no meio do povo
Eu já preparei tudo, nossas férias de julho
Na beira do mar quero armar a fogueira
Ver a brisa no ar, sentir o forte vento, a tristeza levar
Esperar a felicidade chegar
A felicidade chegar
Se hoje tô falando da gente
Tô gritando pro mundo
Quero ser seu presente, passado, futuro
Com você quero tudo!
Se hoje tô fazendo mil planos
Firmando compromissos

Porque vai ser você o pai dos meus filhos
Então vamos eternizar junto!

FERIAS!!!!

É preciso dar tempo ao tempo.
É preciso dar descanso ao corpo e paz para a alma.
É preciso dar silêncio aos nossos ouvidos sonoramente poluídos.
É preciso trégua nas batalhas interiores.
É preciso, às vezes, render - se ao nada, diante de tudo.

Marli Fiorentin
Fonte:http://varaldepoesia.blogspot.com


“Como é bom o tempo sem as horas…Tô de Férias!!!”


A tão esperada férias de julho finalmente chegou e o momento é perfeito para aproveitar os recursos naturais e os atrativos da cidade de Iriri em Anchieta no Espirito Santo. 
Precisamos de pausas no nosso dia-a-dia, sair da rotina, desfrutar de simples deleites, como uma belíssima praia, deitar em uma rede e relaxar, fazer uma caminhada, curtir a FAMÍLIA,   no fim da tarde, apreciar uma boa cerveja e um quiosque bem pertinho do mar, entre tantas outras coisas. 

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Projeto: Copa do Mundo de Futebol na Rússia 2018


Escola Municipal  Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno:  Matutino
Tema: Projeto: Copa do Mundo de Futebol na Rússia 2018
Público Alvo: Alunos de 5 anos \Jardim II
Tempo:  14 de junho a 23 de julho de 2018
                                                           Justificativa
     O futebol é uma paixão Mundial! Mesmo o nosso time favorito ganhando ou perdendo  continuamos vibrando com o futebol. Quando se fala de Copa do Mundo todos ficam atentos para torcer por seu país, não importa onde está... Todas as nações se unem e acompanham este grande evento.
                                                    Objetivo Geral

   *Conhecer História das copas, Hino, Musica e os países que estão participando da Mesma.  

   
                                                   *Além de torcer pelo time favorito!
Objetivos Específicos
· Divulgar, valorizar e conhecer as diferentes culturas.
·Visualizar pontos turísticos tradicionais de cada país participante;
· Valorizar  a copa do mundo como um evento importante que reuni vários países.
Metodologia
O desenvolvimento deste projeto tem em vista um trabalho interdisciplinar. É possível desenvolver diversos conhecimentos através deste evento, pois o futebol tem um grande espaço em nossa cultura e é preciso lembrar que um evento como a Copa reúne vários países sem a discriminação das diferenças como: raça, religião, classe social etc.
  
Roda de conversa :

-Quando e onde surgiu a Copa do Mundo?
-Quantas Copas do Mundo de Futebol já aconteceram?
-Quem criou a Copa do Mundo de Futebol?
-Em que ano o Brasil participou da Copa do Mundo?
-Qual o nome do nosso país? A cor da nossa bandeira?
-Vamos localizar nosso país no mapa?
 -Em que país será realizado a Copa do Mundo?
 -Você conhece a Rússia? É um pais frio?
-  Vamos localizar esse país no mapa (Globo)?
-Qual o significado da copa para a família?

Para iniciar o projeto será apresentado  história das copas... o Globo terrestre para mostrar que existem muitos lugares e que cada parte colorida tem um nome, no primeiro momento vamos apresentar o nosso país (Brasil) e o país que vai sediar a Copa do Mundo em 2018(Rússia).
Após a identificação será mostrada imagens das bandeiras, pontos turísticos dos países, músicas, hino...
Os alunos irão desenhar a bandeira do Brasil e do país que esta sediando a Copa. Ficará exposta na sala (serão identificadas as cores e formas geométricas).
Será realizada uma roda de conversa perguntando para os alunos “O que é futebol?” Cada resposta será anotada para a confecção de um painel.
Após a roda os alunos irão assistir vídeos sobre o tema abordado.
Atividades:
Pesquisar sobre a história das copas.
- Realizar um campeonato de pênalti na escola.
- Confeccionar as bandeira e viseiras.
-História dos jogadores da  copa.
- Pesquisar o mascote e a história do mesmo.
- Pesquisar a taça e a bola de futebol.
- Montar um painel com os ídolos da copa.
- Quantidade de jogadores no campo de futebol.
-Conhecer e  Ilustrar Musica da Copa 2018
-Ilustrar o hino nacional (colagem)
-Conhecer o ganhador da Copa 2018(baixar no computador e apresentar para os alunos).
   
                                                        Culminância.

   Exposição dos trabalhos realizados 






 História da Copa do Mundo de Futebol
História das Copas do Mundo de Futebol, grandes decisões, origem, histórico, títulos e conquistas das seleções brasileiras, curiosidades, Taça Jules Rimet, resumo, seleções campeãs, dados e informações, maiores goleadas

História das Copas do Mundo
De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. 
 A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA (Federation International Football Association).
 A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 13 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
 Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém-construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.
 O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
 Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.
 Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores (Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.
 Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França.
 Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coreia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por 2 a 0.
 Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.
 Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo foi realizada no continente africano. A África do Sul foi a sede do evento que ocorreu entre os dias 11 de junho e 11 de julho de 2010. A Espanha tornou-se, pela primeira vez na História, campeã mundial.
 Em 2014, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil. O evento retornou ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que havia ocorrido a última copa no Brasil.
 Em 2018 foi a vez da Rússia sediar, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo de Futebol. Os jogos ocorreram entre 14 de junho e 15 de julho de 2018. A França foi a campeã, após derrotar a seleção croata por 4 a 2.
 Curiosidades sobre a História da Copa do Mundo de Futebol 
- O recorde de gols numa mesma Copa é do francês Fontaine com 13 gols (marcados na Copa de 1958). Já o recorde geral da História de todas as Copas é do alemão Miroslav Klose com 16 gols.
 - O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo.
 - O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco.
 - A Itália e a Alemanha foram quatro vezes campeã mundial. A Argentina, a França e o Uruguai possuem dois títulos. Inglaterra e Espanha possuem apenas um título cada.
 - A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos.
 - As Copas do Mundo da França (1998), Japão / Coreia do Sul (2002), Alemanha (2006), África do Sul (2010), Brasil (2014) e Rússia (2018) tiveram a participação de 32 seleções. Porém, a Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Catar, será a última com 32 seleções. A FIFA anunciou que, na Copa de 2026 (EUA, Canadá e México), o evento contará com 48 seleções.
 - As maiores goleadas na história da Copa do Mundo de Futebol foram: Hungria 10 x 1 El Salvador (Copa de 1982); Iugoslávia 9 x 0 Zaire (Copa de 1974); Hungria 9 x 0 Coreia do Sul (Copa de 1954); Alemanha 8 x 0 Arábia Saudita (Copa de 2002); Suécia 8 x 0 Cuba (Copa de 1938); Portugal 7 x 0 Coreia do Norte (Copa de 2010) e Polônia 7 x 0 Haiti (Copa de 1974).
 - A maior goleada imposta pela seleção brasileira ocorreu no Maracanã, durante a Copa do Mundo de 1950 realizada em nosso país. No quadrangular final, o Brasil venceu a Suécia pelo placar de 7 a 1.
 - A maior goleada sofrida pelo Brasil em jogos da Copa ocorreu em 2014. A seleção brasileira perdeu nas semifinais para a Alemanha por 7 a 1.
 - O Brasil possui o melhor desempenho na História da Copa do Mundo de Futebol: Foram 20 copas disputadas, ou seja, todas. Disputou 108 jogos com 72 vitórias, 18 empates e 18 derrotas. 
 - Em junho de 2018, a seleção brasileira ocupava o 2º lugar no ranking FIFA. Na primeira colocação estava a Alemanha e na terceira a seleção belga.
 - A Copa do Mundo FIFA de 2022, que ocorrerá no Catar, será realizada entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro.
 - A partir da Copa do Mundo de Futebol de 2026, serão 48 seleções participantes. Durante o campeonato serão realizados 80 jogos em 32 dias. Em 2026, a Copa do Mundo será realizada, pela primeira vez na história, em três países (Estados Unidos, Canadá e México).
 Os campeões de todos os tempos
Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil (1962) / Inglaterra ( 1966) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil (2002), Itália (2006), Espanha (2010), Alemanha (2014) e França (2018).
 Sugestões de leitura:
- Os 50 Maiores Jogos das Copas do Mundo - Paulo Vinicius Coelho, Panda Books
 - Moderno Almanaque das Copas do Mundo - Gláucia Parreira, Yendis
 - Copas do Mundo: Histórias e Estatísticas - Luiz Fernando Baggio Monclar, Axcell Books
 - Brasil em Copas do Mundo - Barbosa Filho, Panoramas do Saber.
Fonte de pesquisa : https://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historiadacopa.htm

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE