segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Projeto Primavera:


JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.

OBJETIVOS:

Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.

Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.

Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.


CONTEÚDO:

Atividades orais e escritas;

Plantio de diferentes mudas;

Floreira;

Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;

Brincadeiras;

Músicas e Danças;

Móbiles;

Culinária (apresentação de chá);

Pinturas, Dobraduras e Recortes;

Matérias recicláveis (sucatas);

Histórias com fantoches;

Confecção de livros;

Técnicas de pintura;

Máscaras de flores trabalhadas;

Argila;

Massinha de modelar;

Confecção de esculturas em flores;

Painéis;

Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;

Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);

Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.


MATERIAS UTILIZADOS:

Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).

Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.

Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).

Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.

Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.

Sementes e mudas.


CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.

AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.


BIBLIOGRAFIA:

- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.

- Revista Nova Escola – Setembro 2006.

- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.

- Projetos Escolares – Educação Infantil.

- Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pout-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. ( Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores )

- No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela Jane Duboc - também é uma opção. ( Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol )

- A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente... todos os alunos executam o trabalho artistico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.

- Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera - é simpático e as crianças amam.

- Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as criancas montarem como pais em casa também.

- Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente. Observar pode ser uma atividade interessante.

COMO INSERIR NA PRÁTICA O TEMA TRÂNSITO

O projeto de Educação Para o Trânsito nas escolas pode ser uma experiência muito rica, possibilitando o trabalho dos conteúdos em diversas disciplinas.

• Em biologia e ciências podem ser discutidos temas relativos a primeiros socorros.
• Nas aulas de artes sugere-se a confecção de materiais educativos que podem ser utilizados em campanhas, como placas, semáforos e veículos de papelão.
• Na disciplina de matemática pode-se elaborar estatísticas e situações-problemas que evolvam o trânsito.
Nas aulas de português uma boa opção é leitura e interpretação de textos relativos ao trânsito e, também, redações e poesias.
• Nas disciplinas de sociologia e filosofia, pode-se promover a discussão de temas como valorização da vida, relações humanas, hábitos e atitudes condizentes com a paz no trânsito.
• Em história, a abordagem sobre a evolução dos meios de transporte e das vias de acesso.
Nas aulas de geografia os temas de discussão podem ser relativo ao urbanismo e a densidade demográfica.

• Na disciplina de física é possível estudar sobre o movimento e a aceleração.

• Em química pode-se fazer a análise do efeito das drogas nos condutores de veículos.

• A disciplina de inglês também pode participar com discussões sobre o trânsito no mundo atual.

• Durante as aulas de educação física a quadra desportiva deve ser decorada com vias e sinalização, se transformando em um cenário perfeito para as dramatizações sobre trânsito.
O desenvolvimento do projeto culmina com a construção de uma mini-cidade de trânsito na escola. Praticamente todos os alunos foram envolvidos no processo.
As turmas do ensino médio podem realizar dramatizações para os alunos do ensino fundamental utilizando o cenário criado pelos estudantes. Situações vivenciadas no cotidiano de uma cidade devem ser simuladas para que os alunos possam assimilar as atitudes e práticas corretas para a uma verdadeira paz no trânsito.

domingo, 18 de setembro de 2011

29/09 a 03/10 - PROJETO:A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS



Justificativa: 
O Ensino Religioso ocupa-se com a educação integral do ser humano, com seus valores e suas aspirações mais profundas. Este ensino quer cultivar no ser humano as razões mais íntimas e transcendentais, fortalecendo nele o caráter de cidadão, desenvolvendo seu espírito de participação, oferecendo critérios para a segurança de seus juízos e aprofundando as motivações para a autêntica cidadania, sem intenção de descrever nenhuma religião em particular.
Público alvo:  
Educacão Infantil
Objetivo: 
Ensinar valores éticos e morais, história da Bíblia, utilizando as histórias e livrinhos de literatura Bíblica.
Temas abordados: 
Bíblia Sagrada, Obediência, fé, confiança.
Desenvolvimento:
 
*Conversa informal sobre o assunto (Bíblia)e desenho livre;
*Leitura do livro Clássicos da Bíblia (Abraão) ou outro similar
*Levantamento de questões sobre as histórias da Bíblia:
Você já conhecia alguma história da Bíblia? Quem leu pra você? Onde você viu? Você ja foi a a igreja?  Com quem?
*Relacionar a história da Bíblia com a realidade dos alunos:
Você confia em Deus? E em seus pais? Você obedece seus pais? Faz o que eles mandam sem reclamar? Por que é importante obedecer pai e mãe? Por que as crianças devem respeitar os mais velhos? Acrescentar mais de acordo com a turma.
                   

DRAMATIZAÇÃO( A Bíblia É a Palavra de Deus)


A Bíblia é a palavra de Deus

Semeada no meio do povo,

Que cresceu, cresceu e nos transformou,

Ensinando-nos viver num mundo novo.


1. Deus é bom, nos ensina a viver.

Nos revela o caminho as seguir.

Só no amor partilhando seus dons,

Sua presença iremos sentir.



2. Somos povo, o povo de Deus,

E formamos o reino de irmãos.

E a palavra que é viva nos guia

E alimenta a nossa união.

                               

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

HISTÓRIA DA PLANTA

               
A raiz:        Do mundo não vejo nada,
                   Pois vivo sempre enterrada,
                   Mas não me entristeço, não,
                   Seguro a planta e a sustento
                   Sugando água e alimento.


O caule:     Sou tronco que levanta
                   E estende para os espaços
                   Braços, braços e braços
                   Colhendo a luz para a planta.


A folha:     Da planta sou o pulmão
                   Mas além de respirar,
                   Tenho uma grande função:
                   Roubo energia solar.


A flor:        Sou a mãe da vegetação
                   e me perfumo e me enfeito
                   para criar em meu peito
                   plantinhas que nascerão.


O fruto:      Sou o cálice da flor,
                   Que inchou e ficou maduro
                   Pela força do calor
                   E guardo em mim, com amor,
                   As plantinhas do futuro.

PLANTAS

Este projeto visa promover o estudo das plantas, podendo o professor adaptá-lo para as diferentes idades dos alunos, bem como para as turmas, desde a educação infantil até o nono ano do ensino fundamental.
Os objetivos deverão ser elaborados de acordo com cada faixa etária e, além desses, os conteúdos e as atividades a serem trabalhadas.
O tempo de trabalho ficará a critério de cada professor, podendo ser de um a dois bimestres.
A culminância do projeto deverá ser uma feira expositiva, dos conteúdos abordados no desenvolvimento, sendo estes apresentados pelos próprios alunos, tanto de forma escrita, através de trabalhos manuais e em diálogos com a comunidade.

Conteúdos:
- importância das plantas;
- tipos de plantas;
- as plantas de cada região;
- plantas medicinais;
- desmatamento e poluição;
- plantas carnívoras;
- sustentabilidade;
- técnicas de cultivo, etc.

Objetivos Gerais:
- identificar alguns tipos de plantas;
- nomear as partes das plantas;
- pesquisar diferentes tipos de plantas;
- classificar as plantas;
- identificar as plantas de cada região;
- utilizar plantas medicinais;
- aprender as principais técnicas de cultivo, etc.

Materiais:
- Para as atividades de sala de aula: pesquisas impressas, revistas, jornais, livros específicos, papéis variados para cartazes, canetinhas e lápis de cor, tintas, cola, tesouras, barbantes, placas de isopor para maquetes, papéis para dobradura, bolinhas de isopor, materiais descartáveis que possam ser reciclados, etc.
- Para o plantio de horta escolar: terra, adubo, mudas e sementes variadas, regadores, ferramentas de plantio, etc. Caso a escola não possua espaço para se fazer uma horta, as mudas poderão ser plantadas em garrafas PET cortadas na diagonal ou em garrafões de 2, 3 ou 5 litros, também cortados na diagonal. Pneus também podem ser utilizados para o mesmo fim.
- Vídeos específicos a fim de que mostrem a diversidade da fauna.

Etapas Previstas:
O professor deverá delimitar as etapas do projeto de acordo com os seus objetivos. Caso haja necessidade, poderá dividi-lo em até cinco etapas, sendo elas:
1ª etapa – Pesquisa e discussão do tema;
2ª etapa – Mãos à obra: iniciar os trabalhos manuais, como cartazes, panfletos educativos, avisos que trazem informações importantes à população e fixação dos mesmos no pátio da escola;
3ª etapa – Aprofundando os conhecimentos: trabalhar de acordo com a capacidade dos alunos, nomeando as partes das plantas, separando-as por espécies, conhecendo plantas medicinais, etc.; nessa etapa os alunos poderão trabalhar em grupos a fim de montar um livro para cada espécie de plantas.
4ª etapa – Técnicas de plantio: montagem da horta ou canteiros;
5ª etapa – Feira de ciências: exposição dos trabalhos desenvolvidos e das aprendizagens feitas durante a execução do projeto.

Avaliação:
- A avaliação deverá ser contínua, o professor fará a observação da participação e envolvimento de cada aluno, anotando as informações dessas participações: se fizeram as pesquisas, se foram responsáveis com as tarefas e trabalhos de casa, se levaram os materiais recicláveis, dentre outras, fazendo suas considerações acerca de cada aluno;
- Autoavaliação – onde cada aluno avalia o seu envolvimento no trabalho, através de relatórios escritos ou descrevendo oralmente. Deverá dar uma nota ou conceito, que será considerado pelo professor;
- Avaliação geral em grupo – trazendo uma roda de discussões, onde todos irão manifestar suas considerações sobre o desenvolvimento do trabalho.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Projeto Primavera I


JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.

OBJETIVOS:

Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.

Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.

Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.

CONTEÚDO:

Atividades orais e escritas;

Plantio de diferentes mudas;

Floreira;

Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;

Brincadeiras;

Músicas e Danças;

Móbiles;

Culinária (apresentação de chá);

Pinturas, Dobraduras e Recortes;

Matérias recicláveis (sucatas);

Histórias com fantoches;

Confecção de livros;

Técnicas de pintura;

Máscaras de flores trabalhadas;

Argila;

Massinha de modelar;

Confecção de esculturas em flores;

Painéis;

Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;

Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);

Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.

MATERIAS UTILIZADOS:

Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).

Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.

Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).

Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.

Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.

Sementes e mudas.


CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.


AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.


BIBLIOGRAFIA:

- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.

- Revista Nova Escola – Setembro 2006.

- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.

- Projetos Escolares – Educação Infantil.

- Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pout-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. ( Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores )

- No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela Jane Duboc - também é uma opção. ( Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol )

- A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente... todos os alunos executam o trabalho artistico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.

- Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera - é simpático e as crianças amam.

- Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as criancas montarem como pais em casa também.

- Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente. Observar pode ser uma atividade interessante.

Fonte: http://cantinhoalternativo.blogspot.com/2008/09/projeto-primavera.html

Projeto Primavera II - Estação Flores

TEMA:

Florindo o espaço que vivemos

PROBLEMÁTICA:

Como as flores podem despertar o interesse pela preservação do meio ambiente.

JUSTIFICATIVA:

Através das flores é possível perceber novas cores e formas. A vida e o dia fica muito mais colorido e desta forma o presente projeto busca despertar nos pequenos, a alegria e o prazer em estar em contato com a natureza.

OBJETIVO GERAL:

Possibilitar o contato com a terra e sobretudo conscientizar sobre a importância de cultivarmos flores e desta forma instituir uma consciência ambiental nas crianças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa;

• Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente;

• Conhecer sementes de flores, plantas e ávores;

• Acompanhar o processo de germinação de sementes;

• Realizar pesquisa das plantas e flores existentes no CEI;

• Desenvolver o hábito de cuidado com as plantinhas;

• Observar particularidades das flores (cores, formas, tamanhos);

• Perceber a importância das plantas e flores no ambiente;

• Apreciar vários tipos de flores e plantas;

• Conhecer como se replanta mudinhas de flores;

• Desenvolver a oralidade através de figuras de livros, revistas e obras de arte;

• Explorar vários imagens de plantas e flores;

• Conhecer a importancia das plantas e flores no meio ambiente;

• Estimular a apreciação de flores e plantas.

PROCEDIMENTOS:

- Pesquisas sobre flores e plantas

- Leituras de poemas sobre flores e plantas

- Incentivar a criação de poemas sobre as flores;

- Conversações e trocas de experiências nas rodas de conversa;

- Exploração de literaturas que discutam o tema proposto;

- Exploração de tipos de sementes;

- Criação de um canteiro de flores e plantas;

- Plantar sementes de flores;

- Replantar mudas de flores;

- Preparação da terra para o plantio;

- Conhecer jardins ornamentais;

- Cultivar floreira

- Solicitação aos pais para trazerem flores e plantas do próprio jardim.

CRONOLOGIA:

Este projeto será realizado no período de setembro a dezembro de 2009.

. AVALIAÇÃO

- Avaliação durante o projeto;

- Avaliação da situação anterior;

- Situação atual;

- Culminância.

No final do Projeto iremos realizar uma exposição de flores

Fonte: http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com/2011/02/projeto-flores-maternal.html

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