quinta-feira, 15 de setembro de 2011

HISTÓRIA DA PLANTA

               
A raiz:        Do mundo não vejo nada,
                   Pois vivo sempre enterrada,
                   Mas não me entristeço, não,
                   Seguro a planta e a sustento
                   Sugando água e alimento.


O caule:     Sou tronco que levanta
                   E estende para os espaços
                   Braços, braços e braços
                   Colhendo a luz para a planta.


A folha:     Da planta sou o pulmão
                   Mas além de respirar,
                   Tenho uma grande função:
                   Roubo energia solar.


A flor:        Sou a mãe da vegetação
                   e me perfumo e me enfeito
                   para criar em meu peito
                   plantinhas que nascerão.


O fruto:      Sou o cálice da flor,
                   Que inchou e ficou maduro
                   Pela força do calor
                   E guardo em mim, com amor,
                   As plantinhas do futuro.

PLANTAS

Este projeto visa promover o estudo das plantas, podendo o professor adaptá-lo para as diferentes idades dos alunos, bem como para as turmas, desde a educação infantil até o nono ano do ensino fundamental.
Os objetivos deverão ser elaborados de acordo com cada faixa etária e, além desses, os conteúdos e as atividades a serem trabalhadas.
O tempo de trabalho ficará a critério de cada professor, podendo ser de um a dois bimestres.
A culminância do projeto deverá ser uma feira expositiva, dos conteúdos abordados no desenvolvimento, sendo estes apresentados pelos próprios alunos, tanto de forma escrita, através de trabalhos manuais e em diálogos com a comunidade.

Conteúdos:
- importância das plantas;
- tipos de plantas;
- as plantas de cada região;
- plantas medicinais;
- desmatamento e poluição;
- plantas carnívoras;
- sustentabilidade;
- técnicas de cultivo, etc.

Objetivos Gerais:
- identificar alguns tipos de plantas;
- nomear as partes das plantas;
- pesquisar diferentes tipos de plantas;
- classificar as plantas;
- identificar as plantas de cada região;
- utilizar plantas medicinais;
- aprender as principais técnicas de cultivo, etc.

Materiais:
- Para as atividades de sala de aula: pesquisas impressas, revistas, jornais, livros específicos, papéis variados para cartazes, canetinhas e lápis de cor, tintas, cola, tesouras, barbantes, placas de isopor para maquetes, papéis para dobradura, bolinhas de isopor, materiais descartáveis que possam ser reciclados, etc.
- Para o plantio de horta escolar: terra, adubo, mudas e sementes variadas, regadores, ferramentas de plantio, etc. Caso a escola não possua espaço para se fazer uma horta, as mudas poderão ser plantadas em garrafas PET cortadas na diagonal ou em garrafões de 2, 3 ou 5 litros, também cortados na diagonal. Pneus também podem ser utilizados para o mesmo fim.
- Vídeos específicos a fim de que mostrem a diversidade da fauna.

Etapas Previstas:
O professor deverá delimitar as etapas do projeto de acordo com os seus objetivos. Caso haja necessidade, poderá dividi-lo em até cinco etapas, sendo elas:
1ª etapa – Pesquisa e discussão do tema;
2ª etapa – Mãos à obra: iniciar os trabalhos manuais, como cartazes, panfletos educativos, avisos que trazem informações importantes à população e fixação dos mesmos no pátio da escola;
3ª etapa – Aprofundando os conhecimentos: trabalhar de acordo com a capacidade dos alunos, nomeando as partes das plantas, separando-as por espécies, conhecendo plantas medicinais, etc.; nessa etapa os alunos poderão trabalhar em grupos a fim de montar um livro para cada espécie de plantas.
4ª etapa – Técnicas de plantio: montagem da horta ou canteiros;
5ª etapa – Feira de ciências: exposição dos trabalhos desenvolvidos e das aprendizagens feitas durante a execução do projeto.

Avaliação:
- A avaliação deverá ser contínua, o professor fará a observação da participação e envolvimento de cada aluno, anotando as informações dessas participações: se fizeram as pesquisas, se foram responsáveis com as tarefas e trabalhos de casa, se levaram os materiais recicláveis, dentre outras, fazendo suas considerações acerca de cada aluno;
- Autoavaliação – onde cada aluno avalia o seu envolvimento no trabalho, através de relatórios escritos ou descrevendo oralmente. Deverá dar uma nota ou conceito, que será considerado pelo professor;
- Avaliação geral em grupo – trazendo uma roda de discussões, onde todos irão manifestar suas considerações sobre o desenvolvimento do trabalho.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Projeto Primavera I


JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.

OBJETIVOS:

Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.

Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.

Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.

CONTEÚDO:

Atividades orais e escritas;

Plantio de diferentes mudas;

Floreira;

Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;

Brincadeiras;

Músicas e Danças;

Móbiles;

Culinária (apresentação de chá);

Pinturas, Dobraduras e Recortes;

Matérias recicláveis (sucatas);

Histórias com fantoches;

Confecção de livros;

Técnicas de pintura;

Máscaras de flores trabalhadas;

Argila;

Massinha de modelar;

Confecção de esculturas em flores;

Painéis;

Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;

Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);

Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.

MATERIAS UTILIZADOS:

Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).

Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.

Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).

Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.

Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.

Sementes e mudas.


CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.


AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.


BIBLIOGRAFIA:

- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.

- Revista Nova Escola – Setembro 2006.

- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.

- Projetos Escolares – Educação Infantil.

- Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pout-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. ( Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores )

- No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela Jane Duboc - também é uma opção. ( Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol )

- A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente... todos os alunos executam o trabalho artistico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.

- Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera - é simpático e as crianças amam.

- Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as criancas montarem como pais em casa também.

- Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente. Observar pode ser uma atividade interessante.

Fonte: http://cantinhoalternativo.blogspot.com/2008/09/projeto-primavera.html

Projeto Primavera II - Estação Flores

TEMA:

Florindo o espaço que vivemos

PROBLEMÁTICA:

Como as flores podem despertar o interesse pela preservação do meio ambiente.

JUSTIFICATIVA:

Através das flores é possível perceber novas cores e formas. A vida e o dia fica muito mais colorido e desta forma o presente projeto busca despertar nos pequenos, a alegria e o prazer em estar em contato com a natureza.

OBJETIVO GERAL:

Possibilitar o contato com a terra e sobretudo conscientizar sobre a importância de cultivarmos flores e desta forma instituir uma consciência ambiental nas crianças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa;

• Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente;

• Conhecer sementes de flores, plantas e ávores;

• Acompanhar o processo de germinação de sementes;

• Realizar pesquisa das plantas e flores existentes no CEI;

• Desenvolver o hábito de cuidado com as plantinhas;

• Observar particularidades das flores (cores, formas, tamanhos);

• Perceber a importância das plantas e flores no ambiente;

• Apreciar vários tipos de flores e plantas;

• Conhecer como se replanta mudinhas de flores;

• Desenvolver a oralidade através de figuras de livros, revistas e obras de arte;

• Explorar vários imagens de plantas e flores;

• Conhecer a importancia das plantas e flores no meio ambiente;

• Estimular a apreciação de flores e plantas.

PROCEDIMENTOS:

- Pesquisas sobre flores e plantas

- Leituras de poemas sobre flores e plantas

- Incentivar a criação de poemas sobre as flores;

- Conversações e trocas de experiências nas rodas de conversa;

- Exploração de literaturas que discutam o tema proposto;

- Exploração de tipos de sementes;

- Criação de um canteiro de flores e plantas;

- Plantar sementes de flores;

- Replantar mudas de flores;

- Preparação da terra para o plantio;

- Conhecer jardins ornamentais;

- Cultivar floreira

- Solicitação aos pais para trazerem flores e plantas do próprio jardim.

CRONOLOGIA:

Este projeto será realizado no período de setembro a dezembro de 2009.

. AVALIAÇÃO

- Avaliação durante o projeto;

- Avaliação da situação anterior;

- Situação atual;

- Culminância.

No final do Projeto iremos realizar uma exposição de flores

Fonte: http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com/2011/02/projeto-flores-maternal.html

Projeto dia da árvore


No intenso processo de urbanização que passa nossa sociedade, cada vez mais nos afastamos do contato com a Natureza. A infância vivida nos quintais, o gosto da "fruta comida no pé", vivências únicas para quem teve a oportunidade de ser "criança de quintal", têm se transformado em coisa rara, já quase inexistente.
Compreendendo todo o espaço escolar como meio de interação e construção contínua de conhecimento, o presente projeto visa transformar um espaço determinado da escola em um ambiente de pomar, onde cada série terá sua árvore frutífera plantada, poderá cultivá-la, acompanhará seu crescimento e saboreará seus frutos. Nesse espaço educativo, as aulas de Ciências poderão ocorrer aliando teoria e prática, além da possibilidade de abordagens relativas à saúde, nutrição, pluralidade cultural no que diz respeito às relações culturais e aos hábitos alimentares da comunidade.

OBJETIVO GERAL:

O programa educativo visa desenvolver o sentimento de identidade e pertinência por parte de todos os alunos das séries iniciais (Educação Infantil a 4ª série) em relação às árvores, e nossas relações culturais com seu cultivo, além da fruição de conviver em um espaço tão agradável aos sentidos como é o espaço do pomar e do jardim botânico. A partir do trabalho educativo, pretende-se proporcionar momentos de reflexão junto à necessidade de preservação e mesmo de transformação dos espaços urbanos, a fim de torná-los mais humanos e harmônicos, possibilitando a reflexão individual e coletiva das questões urbano-ambientais, promovendo auto-cuidado da saúde e uma melhor percepção do meio, utilizando as experiências vividas como estímulo a mudanças de atitudes e à disseminação dessas idéias aos demais membros da comunidade escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Proporcionar aos alunos uma aproximação com a qualidade de vida vinculada à alimentação, sensibilizando e efetivando ações de cidadania;

• Sensibilizar os alunos da importância do cultivo de espaços verdes, como o pomar, bem como a importância da diversidade vegetal que pode ser desenvolvida neles.

• Demonstrar aos alunos as vantagens na melhoria e preservação da qualidade dos espaços verdes e sua relação com a segurança alimentar da população;

• Desenvolver junto aos alunos conhecimentos empíricos sobre a flora cultivada, suas características biológicas, seus ciclos vitais, etc.;

• Divulgar para a comunidade escolar, por meio das ações dos alunos envolvidos, os processos desencadeados pelas ações ambientais.


MATERIAL E MÉTODOS:

Inicialmente, realizaremos plantios de árvores frutíferas variadas (uma por série), na ocasião do Dia da Árvore (21 de setembro), no espaço demarcado para a construção do pomar (ver com supervisão). A partir daí, as turmas irão se encarregar dos cuidados e do acompanhamento do crescimento das mesmas. As professoras aproveitarão essas experiências para relacionar questões de meio ambiente, saúde e pluralidade cultural.

Poderemos trabalhar também em caderno curiosidades e informações que relacionam a importância das árvores para a saúde do nosso planeta, como as que seguem:

Você sabia???

Se você tivesse uma árvore de 15 anos de idade e quisesse transformá-la em sacos de papel, só conseguiria fazer 700 deles?!

Quanto tempo esses sacos de papel durariam? Em um grande supermercado, eles seriam usados em menos de uma hora! Ou seja, em uma hora, somos capazes de consumir uma árvore que levou quinze anos para crescer!!!

Você consegue imaginar alguma coisa que nos dê papel, frutas, castanhas, madeira, lugar para os pássaros e outros animais viverem, que sirva para as crianças brincarem , que nos dê sombra, ajude a manter o ar limpo, e preserve as margens dos nossos rios além das árvores??? O que seria de nós sem as árvores????

Uma pessoa é capaz de consumir 7 árvores por ano, na forma de papel, madeira e outros produtos. Multiplique esse número pelo total de habitantes da nossa cidade e de nosso planeta, e perceba: Quantas árvores destruímos por ano? !! Será que elas são capazes de crescer rápido para repor essa degradação que estamos causando ao planeta??

As árvores absorvem o gás carbônico por meio do processo da fotossíntese. Nós despejamos cada vez mais maiores quantidades desse gás na atmosfera através da queima do petróleo e do carvão, o que está provocando um aquecimento global em nosso planeta, o chamado Efeito Estufa! Ao plantarmos mais e mais árvores, estaremos resgatando esse gás carbônico que jogamos na atmosfera!! Assim, reflorestar pode ser uma maneira de minimizar o problema do aquecimento global!

As árvores conseguem manter a umidade da atmosfera elevada, ou seja, fazem com que o ciclo da água torne-se mais lento e harmônico, assegurando um equilíbrio térmico e climático em nosso planeta. Essa é a grande função das grandes florestas remanescentes, como é o caso da Floresta Amazônica!!! Pense nisso!!!

Plantar uma árvore é muito divertido!!! E uma das melhores coisas que podemos fazer para salvar o Planeta! A árvore reduzirá o gás carbônico da atmosfera, proporcionará beleza e sombra e atrairá a vida silvestre! Assim você poderá se orgulhar de contribuir para a preservação de nossas vidas no planeta Terra!!

Somos capazes de gastar 50 milhões de toneladas de papel por ano, ou cerca de 300 kg por pessoa. Para fazermos todo esse papel, usamos mais de um bilhão de árvores!! Se todo mundo reciclasse seus jornais de domingo, pouparíamos 500 mil árvores por semana!!!

1ª tática para amenizar o grande problema da degradação ambiental: reduzir o consumo. Consuma menos! Economize todos os materiais que puder! Desde as folhas de seu caderno, sacos plásticos, etc.

2ª tática: reutilize! Use a criatividade e dê sempre uma nova utilidade para os materiais que geralmente jogamos no lixo!

3ª tática: colabore com a coleta seletiva em nossa cidade! Ainda é uma minoria o número de curitibanos que efetivamente separa o lixo que não é lixo! Separando o lixo, contribuímos com a sua reciclagem, poupando o meio ambiente e assegurando um futuro mais feliz para todos nós!!

                        Retirado do blog Meus Trabalhos pedagogicos

domingo, 11 de setembro de 2011

PROJETO: SEMANA DO TRANSITO

01. JUSTIFICATIVA
A maior parte dos  pais dos nossos alunos faz uso dos carros particulares e transportes escolares, os que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomover. Portanto, este projeto vem atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais" a ser trabalhado na Educação Infantil.

02. OBJETIVOS
* Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
* Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres
* Observar o movimento de pessoas dentro da Escola e  nas vias públicas;;
* Identificar o significado da sinalização;
* Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;
* Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;
* Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
* Desenvolver a atenção e a percepção;
* Identificar o sinal de trânsito;
* Ensinar obediência à sinalização;
* Trabalhar as virtudes: Paciência, Tolerância , Responsabilidade e Humildade.

03. ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS

- Debates em rodinhas;
- Passeios  na praça  para conhecimento das sinalizações (faixas ), placas e semáforos;
- Conhecer e trabalhar as normas e regras existentes na escola;
- Entrevista com guarda de trânsito;
- Textos informativos e ilustrativos com abordagem sobre o assunto;
- Poesias, músicas, desenhos  e confecção de placas.
- Confecção de murais e desenho livre sobre percurso escola/casa;
- Discussão sobre a importância das regras de trânsito.

04. RECURSOS
- HUMANOS: alunos, professores, pais, guarda de trânsito.
- MATERIAIS: gravuras, vídeos, recortes, textos informativos, materiais recicláveis, cartazes, dobraduras, colagens, pinturas, livros, revistas e  placas de trânsito.
05. CONTEÚDOS
- PORTUGUÊS: interpretação de placas de trânsito com os seus significados; debates, vídeos.
- ARTES: cores dos semáforos, faixas educativas, recortes, confecção de meios de transportes (materiais recicláveis).
- HISTÓRIA/ GEOGRAFIA: o trânsito urbano, rural e grandes cidades, noção de espaço das vias urbanas, pedestres e ciclovias.
- CIÊNCIAS: primeiros socorros.

06. AVALIAÇÃO
Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, considerando:
- Observando a participação, interesse e entusiasmo;
- Resolução de dúvidas;
- Observando as mudanças comportamentais;
- Culminância com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos;

07. ANEXOS

 

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


1. JUSTIFICATIVA
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por maio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto “Alimentação Saudável” é mais do que um tema: é uma meta.
Neste contexto, Implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento até a escolha do cardápio do consumidor final e um importante instrumento de conscientização.
Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos sobre Alimentação Saudavél, elaboramos este projeto.

2. OBJETIVOS

GERAL: Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

ESPECÍFICOS:

- Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
- Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
- Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
- Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
- Valorizar o momento reservado à alimentação.





3. ÁREAS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDO
- Reconhecimento de letras
- Reconto
- Linguagem visual
-Artes
- Poesia
- Música
- Modelagem
- Pintura
- Desenho
- Nosso corpo (higiene corporal)
- Meio ambiente (produção de alimentos)
- Vegetais
- Nutrição e desnutrição

4. RECURSOS/ESTRATÉGIAS

- conversa informal -Rodinha
- histórias e Músicas
- Teatro (mascaras das frutinhas)
- Recorte, colagem e modelagem
- Desenho livre

5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES)

- Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida das crianças;
- Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
legumes recortadas pelos alunos;
- Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
- Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;
- Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
- Palestra com uma nutricionista;

6. PRODUTO FINAL
Finalizamos o projeto com a elaboração de um livro contendo todo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação de uma saborosa  salada de frutas
8. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorreu de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto.

7. BIBLIOGRAFIA
MARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993.
Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.
BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005

PROJETO FOLCLORE


1. JUSTIFICATIVA
A história do folclore vem do povo é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social e é permeada por simbolismos resultantes das crenças e tradições de cada um, através do contato e da variedade cultural existente, delineia sua historicidade e marca seus traços de identidade no mundo. A experiência histórica do mesmo constrói seu estilo de vida, suas tradições, costumes, crenças e, tais elementos interligados, formam sua cultura.
 Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural.
Portanto, O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão.

2. OBJETIVOS

- Valorizar as manifestações culturais;
- Estimular a ampliar a linguagem oral;
- Incentivar o gosto pela leitura através de trava -línguas e parlendas;
- Estimular o ritmo, a criatividade e prazer pelas cantigas de roda.

3. ESTRUTURA PROGRAMÁTICA/RECURSOS
O projeto folclore foi desenvolvido durante 15 dias foram propostas atividades visando resgatar a cultura popular através de: lendas, parlendas, cantigas de roda, brincadeiras folclóricas, trava-línguas, e advinhas. Para tanto, utilizaremos:
- Pesquisa em casa (brincadeiras antigas)
- Cruzadinha
- Caça palavras
- Jogos e brincadeiras
- Representação de cantigas e parlendas
- História com fantoches
- Quebra-cabeças e desenho livre sobre personagens das lendas
- Modelagem com  massinha personagens do folclore
- Brincadeiras dirigidas;
-Dramatização da música A linda rosa juvenil;
-Dramatização( história do Lobisomem).



4.PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES)
- Conversa e registro (sondagem dos conhecimentos prévios);
- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas;
- Pesquisar com pais as brincadeiras antigas mais  conhecidas;
- Socializar as lendas na sala de aula, por meio de recontos;
- Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos;
- Fazer um levantamento dos trava-línguas conhecidos pela turma (se não souberem nenhum, pedir uma pesquisa para casa);
- Socializar os trava-línguas ;
- Os alunos levam para casa as folhas com as perguntas da entrevista sobre as brincadeiras antigas;
- A professora começa a aula contando a história de cada personagem do folclore uma por dia e  algumas adivinhas p/ turma, que tentam descobrir as respostas;
- Os alunos deverão advinhar, através de objetos da caixa surpresa, de quais advinhas a professora se refere;
- Representação de cantigas de roda e parlendas
- Confecção de móbiles  e mascaras referente as lendas trabalhadas(sereia)
- fotos em anexo

5. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorreu de forma coletiva, com a participação dos alunos em rodinha, que se posicionaram sobre os pontos positivos e negativos do( o que mais gostou? O que não gostou? Porque? O que devemos mudar? Etc.
6.PRODUTO FINAL
Finalizamos o projeto com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos no mural da escola e dramatização da música a linda rosa juvenil.
7. BIBLIOGRAFIA
Livros:
Dia a dia do professor
Revistas:
Eventos Escolares (agosto 2007 e 2008)
Professor Sassá (agosto 2008)
Sites de pesquisas:
www.ifolclore.com.br
www.folclorebrasileiro.com.br

domingo, 4 de setembro de 2011

Vultos da História do Brasil"

Sugestões de atividades


♣Dividir a sala em 5 grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".

♣ Pedir às crianças para pesquisarem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc.

♥ ♥Produção de texto♥ ♥

♥ Lançamento do concurso de produção de texto: "Brasil Pátria Querida".

♥ Os alunos confeccionam um livro com os textos produzidos.

♥Confeccionar lembrancinhas

Confeccionar bandeirinhas com as cores nacionais, Bandeira do Brasil, cata-ventos, estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarelo, fitas e distintivos em azul, branco, verde e amarelo, viseiras, confeccionar também espada, cavalinho de cabo de vassoura.

Eu estou fazendo com a ajuda dos alunos, viseira,cavalinho de cabo de vassoura e espada, está ficando uma gracinha.

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=32485107&tid=2545413057351228690&na=1&nst=1

História da Independência do Brasil

PARA OS PEQUENINOS...


Repassando.

História da Independência do Brasil

Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligente, corajoso e muito amoroso.

O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma baixo-assinado e foram as ruas pedir que Pedro permanecesse aqui. O povo clamava:

-Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!

O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu:

- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico.

Os brasileiros ficaram super contente e comemoram sua primeira vitória:

- Viva! Viva! Viva! Viva!

O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse:

- José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal.

Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma idéia.

- Alteza, escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente.

A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro.

-Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele.

O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria.

-Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina.

Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.

 -Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte!

Todos os soldados gritaram em um só coro:

-Independência! Independência! Independência!

A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.

Autora: Bernadete Sena de Santana


JOGRAL

FESTA DA PÁTRIA!

BRASIL SOMOS NÓS

TODOS:
Deus fez este mundo todo
Tão grande, tão lindo
Cheio de florestas verdes
Coberto com um céu de anil
E neste mundo,
Um pedacinho muito especial
Chamado BRASIL.

(Mostrar as letras escritas em papel laminado)

CANTO:

Eu te amo, meu BRASIL, eu te amo!
 Meu coração é verde, amarelo e branco azul-anil,
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo!
Ninguém segura a juventude do Brasil.

VOZ 1:
E acham vocês, meninos,
Que o Brasil é apenas um pedaço de terra,
neste mundo todo?

VOZ 2:

Não! O Brasil é muito mais!

TODOS:
São montanhas e serras
Cheias de riquezas sem fim
são rios, lagos, mares, florestas,
flores, bichos, pássaros e festas, enfim.

CORO FALADO

CENÁRIO:

Colar um mapa mundi de tamanho grande no quadro, usando percevejos ligados por um cordão colorido, indicar o roteiro da viagem de Cabral até as Índias.
Colocar caravelas de isopor, papel cartão nos pontos de partida e de parada.

CADA FRASE SERÁ FALADA POR UM ALUNO DIFERENRE:

* Terras por descobrir.
* Portugal e Espanha na conquista dos mares.
* As caravelas do Cabral navegam pelo Oceano Atlântico.
* E, ao cair da tarde de 22 de abril, avistam um monte que chamam Pascoal.
* No dia 25, ancoram os navios num porto que denominam Porto Seguro.
* Nesse local, no dia 26, frei Henrique de Coimbra celebra a 1ª missa no Brasil.
* E a 1ª de maio levanta-se na praia uma cruz com as armas de Portugal.
* Houve então, a 2ª missa.
* No dia seguinte, Cabral parte para as Índias.

TODOS:

* Estava descoberto o BRASIL!
* Ilha de Vera Cruz foi o 1º nome que lhe deram.
* E, no fim da carta de Pero Vaz de Caminha:
* "...da vossa Ilha de Vera Cruz". OUTRA VOZ:
• Mas não era ilha a terra descoberta!
• Era a Terra de Santa Cruz povoada por índios.
• A feição deles era serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos...
• A riqueza era, a princípio, o pau-brasil. Por isso, o país foi chamado de Brasil. Mas, depois... até o ouro apareceu!
• E tudo ficou nas mãos de Portugal.

TODOS:

• BRASIL COLÔNIA!
• Capitanias Hereditárias!
• Governo Geral!
• Obra da Catequese!

UMA VOZ:
• Anchieta e Nóbrega!
• Invasões francesas!
• Invisões holandesas!
• Conjuração Mineira!

TODOS:

• Morte de Tiradentes

UMA VOZ:

• D. João VI no Brasil!
• Abertura dos portos
• Elevação do Brasil a reino
• Brasil deixou de ser uma simples colônia

• (fundo musical-Hino da Independência)

OUTRA VOZ:

• Brasil do sentimento nacionalista
• Revolução Pernambucana de 1817
• Pensamentos: grandes nomes – grandes homens.
• José Bonifácio!
• D.Pedro I!
• O Grito de Ipiranga:

TODOS:

INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

(todos cantam o Hino da Independência ou o Hino Nacional)

* Pesquisas: Internet e Dia-a-dia do professor.



SÍMBOLOS DA PÁTRIA

                                                               Bandeira Nacional
                                 

A Bandeira do Brasil foi projetada, em 1889, por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Inspirada na Bandeira do Império, foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, com a esfera azul-celeste e a divisa positivista "Ordem e Progresso" no lugar da Coroa Imperial, por sugestão de Benjamim Constant a Raimundo T. Mendes. A expressão foi extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", que se decompõe em duas divisas usuais - uma moral, 'Viver para outrém' (altruísmo - termo criado por Comte), ou seja, por o interesse alheio acima de seu próprio interesse; e outra estética, 'Ordem e Progresso', que representa cada coisa em seu devido lugar para a perfeita orientação ética da vida social. Dentro da esfera, está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. As estrelas foram inspiradas nas que, realmente, brilhavam no céu do Brasil, na histórica madrugada daquela data: "Espiga, Procium, Sirius, Canopus, Delta, Gama, Epsilon, Seta, Alfa, Antares, Lambda, Mu, Teta e outras".

Armas da República

É obrigatório o uso das Armas Nacionais: No Palácio da Presidência da República e na residência do Presidente da República; nos edifícios-sede dos Ministérios; nas Casas do Congresso Nacional; no Supremo Tribunal Federal, nos Tribunais Superiores e nos Tribunais Federais de Recursos; nos edifícios-sede dos poderes executivo, legislativo e judiciário dos Estados, Territórios e Distrito Federal; nas Prefeituras e Câmaras Municipais; na frontaria dos edifícios das repartições públicas federais; nos quartéis das forças federais de terra, mar e ar e das polícias militares e corpos de bombeiros militares, nos seus armamentos, bem como nas fortalezas e nos navios de guerra; na frontaria ou no salão principal das escolas públicas; nos papéis de expediente, nos convites e nas publicações oficiais dos órgãos federais.

Selo Nacional

O Selo Nacional será constituído por um círculo representando uma esfera celeste, igual ao que se acha no centro da Bandeira Nacional, tendo em volta as palavras República Federativa do Brasil, para a feitura do Selo Nacional observar-se-á o seguinte: I - Desenham-se 2 (duas) circunferências concêntricas, havendo entre os seus raios a proporção de 3 (três) para 4 (quatro); II - A colocação das estrelas, da faixa e da legenda Ordem e Progresso no círculo interior obedecerá às mesmas regras estabelecidas para a feitura da Bandeira Nacional; e III - As letras das palavras República Federativa do Brasil terão de altura um sexto do raio do círculo interior, e, de largura, um sétimo do mesmo raio.

BRASIL

Um país em movimento

O Brasil tem 8,5 milhões de quilômetros quadrados de território, ocupando quase a metade (47%) da área da América do Sul. O País possui 20% da biodiversidade mundial, sendo exemplo desta riqueza a Floresta Tropical Amazônica, com 3,6 milhões de quilômetros quadrados. A organização político-administrativa compreende três poderes, o Judiciário, o Executivo e o Legislativo, e o princípio da autonomia entre União, Distrito Federal, 26 estados e 5.563 municípios (IBGE/2003).
Em quinto lugar entre os países mais populosos do mundo, com 50 milhões de famílias ou cerca de 180 milhões de brasileiros (2004), 81% dos habitantes ocupam áreas urbanas. A taxa de fecundidade, que chegou a 6,3 em 1960, é de 2,3 filhos por casal. Esta queda, associada à melhoria dos indicadores sociais e da qualidade de vida, fará com que a maioria da população tenha entre 15 e 44 anos nas próximas quatro décadas. Isso representará um dos maiores mercados de trabalho e de consumo dentre os países das Américas.

ORAÇÃO PELA PÁTRIA

"Vem, habita em nossa terra,

Com teu Filho Mãe de Deus,

que seguindo vossos passos

ela encontre a paz de Deus.

por Maria a Cristo unida,

Pátria,

tu serás remida!"

Mãe Três Vezes Admirável,

nos ensina a lutar,

contra todos os inimigos

o teu reino propagar.

Seja em ti o mundo inteiro,

renovado em amor

E fiel incenso oferte a teu Filho,

o Senhor.

Autor Desconhecido

NOSSA PÁTRIA

O sentimento de amor à Pátria deve ser despertado em todos os cidadãos, inclusive nos servos do Senhor Jesus. Nada melhor que aproveitar o “Dia da Pátria” para incentivarmos este amor: “amar o Brasil a tal ponto que não poupemos esforços até ganharmos nossa pátria querida para Cristo”.


SEMANA DA PÁTRIA



PROJETO "PÁTRIA AMADA BRASIL"

JUSTIFICATIVA:
A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA” representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
> formar na criança o conceito Pátria;
> despertar o sentimento de patriotismo;
> formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
> desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.

OBJETIVOS:
. Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
. Refletir sobre o que é ser patriota;
. Comemorar as datas cívicas do nosso país;
. Incentivar o amor à Pátria;
. Conhecer melhor a nossa história;
. Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
. Identificar os símbolos nacionais;
. Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
. Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
. Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
. Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;

DESENVOLVIMENTO
o que é Pátria;
.o que aconteceu no dia 7 de setembro;
.a figura de D.Pedro I;
.os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
.o grito da Independência;
.a vida no Brasil antes e depois da Independência;
Textos informativos, literários, poéticos;

Textos coletivos;

* Álbum;
* Vídeos;
* Hinos: Nacional, da Independência;
* Pesquisas;
* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
* Jogral;
* Dramatização;
* Poemas e diálogos de temas nacionais;
* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
• Uso de mapas para a localização do Brasil;
• Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
* Concurso de poesia;
* Seleção de canções patrióticas e populares:
Canção do Soldado,
Eu te amo meu Brasil;

* Confecção de: bandeirinhas com as cores nacionais,
Bandeira do Brasil, cata-ventos, estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarelo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo, viseiras para o desfile.


CULMINÂNCIA/COMEMORAÇÃO:

Apresentação e exposição dos trabalhos à escola com:
* Músicas
* Jogral
* coro falado
* dramatização
* Mensagens exaltando o Brasil
* Cartazes
* Poesias
* Comemoração: Passeatas cívicas, demonstração de canto e dança dentro do tema, dramatizações, textos e poemas.

RECURSOS:
• Dicionário
• Biblioteca
• TV e vídeo
• Aparelho de som
• Internet
• Cartolina
• Quadro e giz
• Mapas/ Atlas...

domingo, 7 de agosto de 2011

O QUE É O FOLCLORE BRASILEIRO?

Os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo.
Dia do Folclore 22 de agosto - Decreto no. 56747 de 17/08/1965. Folclore é uma palavra de origem inglesa cujo significado é ''conhecimento popular''.As manifestações da cultura de um povo, seja através de suas lendas da sua alimentação, do seu artesanato, das suas vestimentas e de muitos de seus hábitos originais e os enriqueceram com novos hábitos criados após a reunião.O folclore é passado de pais para filhos, geração após geração. As canções de ninar, as cantigas de roda, as brincadeiras e jogos e também os mitos e lendas que aprendemos quando criança é parte do folclore que nos ensinam em casa ou na escola. Fazem parte do folclore os utensílios que o povo fabrica para o uso de ornamentação, como as cestas de vime, e os objetos de cerâmica, madeira e couro. Os tecidos, a renda, os adornos de miçangas e penas, também existem ainda muitas outras atividades que fazem parte do folclore. O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores. Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos, a saber, ao mesmo tempo, parte de sua História. O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo. Nele, estão as marcas dos diferentes povos que formaram nossa nação, principalmente o indígena, o africano e o europeu. Imagine uma colcha de retalhos multicolorida com uma mistura de figuras geométricas, estampas e texturas. Assim é nossa herança cultural. Saci-pererê, feijoada, redes de dormir, chinelo de palha, fita do Nosso Senhor do Bonfim, brincadeira de esconde-esconde, bumba-meu-boi, samba, panelas de barro, ferradura atrás da porta, carnaval e futebol. Conhecer, cultivar e estudar nossas tradições é uma forma de manter vivas as raízes nacionais. Veja aqui o que é folclore e conheça as principais tradições do nosso povo. Popular ou folclórico? O folclore é popular, mas segundo grandes estudiosos do assunto – como Luís da Câmara Cascudo –, nem tudo o que é popular é folclórico. Para um costume ser considerado folclore é preciso ter origem anônima, ou seja, não se saber ao certo quem o criou. Deve ser aceito e praticado por um grande número de indivíduos. Também precisa resistir ao tempo e ser passado de geração em geração.
A transmissão? De boca em boca. Ao pé do fogo, na beira do fogão, nos encontros sociais, na missa, enfim
no dia-a-dia do nosso país.


ORIGEM DO FOLCLORE BRASILEIRO?A palavra folclore vem do inglês folk lore. Folk quer dizer povo e lore, estudo, conhecimento. Portanto, folclore é o estudo dos costumes e tradições de um povo. Esse termo foi criado pelo arqueólogo inglês William John Thoms (1803-1885), pesquisador da cultura popular européia. Em 22 de agosto de 1846, ele publicou um artigo com o título "Folk-lore", na revista The Athenaeum, propondo a criação do termo. Com isso, o dia 22 de agosto tornou-se data de referência do surgimento do termo folclore, que gradativamente foi incorporada a todas as línguas dos povos considerados civilizados.William John Thoms utilizava o termo folk-lore para indicar o conjunto de antiguidades populares. O conceito dirigia-se principalmente aos objetos da arte popular, o artesanato. Mas em seu famoso artigo, Thoms citava também usos, costumes, cerimônias, crenças, romances, refrãos e superstições dos tempos antigos.

LENDAS E MITOS

O folclore brasileiro é rico em personagens mágicos. Esses seres que habitam o mundo dos mitos e lendas geralmente estão associados à natureza. Algumas dessas histórias chegaram aqui com os povos que colonizaram nossas terras, como os portugueses. Outras nasceram com os índios, súditos por excelência da mãe natureza. Há aquelas que são contadas há décadas e mais décadas sem que ninguém saiba ao certo como surgiram. Surgiram da necessidade que os povos tinham de explicar e justificar fatos e acontecimentos. Com características fantasiosas, impressionantes e surpreendentes, as lendas e os mitos foram o ponto de partida para os conhecimentos científicos. Conhecê-las é viajar pelo reino do folclore com o passaporte carimbado pela embaixada do sonho e da imaginação

MÚSICAS
Todas as culturas criaram formas musicais para acompanhar seus trabalhos, ritos e festas. Os folcloristas acreditam que tais canções sejam fruto de criações individuais, mesmo que depois apresentem alterações introduzidas por seus usuários. A música folclórica é geralmente monofônica (executada por uma só voz), embora em algumas partes do mundo sejam comuns as canções para duas ou mais vozes. Cumpre distinguir essa música folclórica da que se denomina popular ou ligeira, composta por profissionais para enormes platéias, e que é um fenômeno que data somente do século XIX. Existe um grande número de cantigas e elas encantam jovens e idosos geração após geração.

ATIREI O PAU NO GATO
Atirei o pau no gato-to
Mas o gato-to não morreu-reu-reu
Dona Chica-ca admirou-se-se
Do berro, do berro que o gato deu:
Miau!

A CANOA VIROU
A canoa virou,
Por deixá-la virar,
Foi por causa do(a) (nome de pessoa)Que não soube remar.
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar,Tirava o(a) (nome da pessoa)Do fundo do mar.
Como brincar: As crianças giram na roda cantando a primeira quadra, na qual é mencionado o nome de uma delas. Esta, deixando as mãos das colegas, faz meia volta, dá-lhes as mãos e, de costas para o centro da roda, continua a caminhar. Novamente é cantada a primeira quadra, sendo escolhida a criança que estiver à esquerda daquela que virou. Quando todas estiverem de costas para o centro da roda, passa a ser cantada a quadra seguinte e, uma a uma, as crianças voltam à posição inicial.

CAI, CAI, BALÃOCai, cai, balão!
Cai, cai, balão!
Na rua do sabão.
Não cai, não!
Não cai, não!
Não cai, não!
Cai aqui na minha mão!

O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada;
O cravo saiu ferido
E a rosa despedaçada.
O cravo ficou doente,
A rosa foi visitar;
O cravo teve um desmaio,
A rosa pôs-se a chorar.

FESTAS
As festas populares estão ligadas à religião e ao trabalho do povo. A cultura brasileira recebeu a contribuição de diversos povos, o que levou nossas festas populares a terem identidade própria, pois resultaram da mistura de diferentes histórias e costumes.Em junho, o Brasil ganha arraiais coloridos. Escolas, ruas, praças e clubes são decorados com bandeirinhas, barracas e fogueiras para as festas dedicadas a São João, Santo Antônio e São Pedro. É hora de dançar quadrilha, participar de jogos e brincadeiras. Muitas são as delícias para saborear: pipoca, pinhão, pé-de-moleque, canjica e paçoca de amendoim. Os mais corajosos enfrentam o pau-de-sebo, um tronco alto e escorregadio, difícil de subir. Quem quer namorar faz simpatias e pedidos para Santo Antônio, o santo casamenteiro.A Folia de Reis é uma das várias comemorações de caráter religioso que se repetem há séculos em nosso país. Ela é realizada entre a época do Natal e o Dia de Reis, em 6 d e janeiro. Grupos de cantadores e músicos percorrem as ruas de pequenas cidades como Parati, no Rio de Janeiro, e Sabará, em Minas Gerais, entoando cânticos bíblicos que relembram a viagem dos três Reis Magos que foram a Belém dar boas-vindas ao Menino Jesus.De origem portuguesa e com características diferenciadas em cada região do Brasil, a Festa do Divino é composta de missas, novenas, procissões e shows com fogos de artifícios. Em cidades do Maranhão, bonecos gigantes divertem as crianças, enquanto grupos de cantadores visitam as casas dos fiéis recolhendo ofertas e donativos para a grande festa de Pentecostes. Em Piracicaba, interior de São Paulo, as comemorações ocorrem em julho, às margens do Rio Piracicaba, reunindo milhares de pessoas.Em Belém do Pará acontece anualmente em outubro uma grande festa religiosa que chega a reunir cerca de 1 milhão de pessoas: o Círio de Nazaré. A multidão lota as ruas da cidade para acompanhar a procissão, que dura até cinco horas, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Os romeiros que vão pagar promessas pela cura de doenças, por exemplo, andam descalços e seguram a corda de isolamento que protege a santa. No final, os participantes vestem roupas novas e se alimentam dos pratos típicos da região, como o pato no tucupi, o tacacá e o arroz com pequi.Conheça agora algumas das nossas festas populares:

MARACATUO maracatu nasceu entre os negros de Recife, da mistura do culto católico à Nossa Senhora com a devoção aos orixás das religiões africanas.
Atualmente, muitas das características sagradas e religiosas do folguedo desapareceram, e o maracatu é representado principalmente durante o carnaval.
A rainha Ginga tem nas mãos uma ou duas bonecas, chamadas calungas, que detêm os segredos e mistérios da festa. No carnaval, o maracatu desfila com a rainha e as damas de honra, que são acompanhadas pelo rei, chamado Dom Henrique, por seus cavaleiros e pelo rei Tupi.

CARNAVAL O carnaval é a maior festa popular do Brasil. Adultos e crianças caem na folia, com fantasias e máscaras, nos dias dedicados à diversão e às brincadeiras. O feriado oficial é na terça-feira que antecede a Quarta-Feira de Cinzas.
Em Portugal, ele foi chamado de “entrudo”, pois ocorria antes da entrada na Quaresma.
Personagens característicos e tradicionais do carnaval:

MOMO Segundo a mitologia greco-romana, Momo era o filho do sono e da noite e sua função era cuidar das ações dos deuses e dos homens.De acordo com a história da Arte, era o ator que representava nas peças populares do teatro. Originou-se dos bobos encarregados de divertir os senhores portugueses com mímicas e farsas populares.

ARLEQUIM Personagem da antiga comédia italiana, que tinha a função de divertir o público com piadas nos intervalos das apresentações. Amante de Colombina
COLOMBINA Companheira de Pierrô. Namoradeira, alegre, bela, esperta. Vestia-se de seda ou cetim branco e usava saia curta e bonezinho.

PIERRÔ Usava calça e casaco bem largos, este de grande gola franzida e enfeitado com pompons. Pierrô é o personagem ingênuo e sentimental do carnaval.

FESTAS JUNINAS
As festas juninas são comemoradas no mês de junho e são feitas em homenagem a três santos da Igreja Católica:

Santo Antônio — 13 de junho São João — 24 de junho São Pedro — 29 de junho
Parece que a tradição de fazer grandes festas no mês de junho existe desde a época em que nossos antepassados deixaram de viver apenas como caçadores e passaram a se dedicar à agricultura.
Na Europa, depois de um inverno sempre longo, os primeiros sinais do verão e da volta do calor aparecem no mês de junho e, nessa época, começaram a ser feitas enormes festas, com grandes fogueiras, muita comida, bebida, cantos e danças, para agradecer aos céus pela chegada do verão e para pedir uma boa colheita.
Com o tempo, essas festas começaram a ter padroeiros e, finalmente, incorporaram os santos da Igreja Católica. A tradição de homenagear os santos católicos em grandes festas foi trazida ao Brasil pelos portugueses e, depois, por outros imigrantes, principalmente os italianos.

Santo Antônio - 13 de junhoSanto Antônio, que se chamava Fernando de Bulhões antes de se tornar membro da Ordem de São Francisco, nasceu em Lisboa, em 15 de agosto de 1195, e morreu perto da cidade italiana de Pádua em 13 de junho de 1231.
No Brasil, é um dos santos mais populares e considerado o “santo casamenteiro”, além de ser o padroeiro de quase 230 cidades.

São João - 24 de junho São João Batista recebeu esse nome porque batizava as pessoas no Rio Jordão, poucos anos antes do ano zero da Era Cristã. Foi ele que, segundo a tradição católica relatada na Bíblia, batizou Jesus, cuja chegada ele profetizava com paixão. No ano de 28, a sua cabeça foi cortada e servida numa bandeja a Salomé, que havia pedido isso ao ditador Herodes.
Existe uma tradição popular que diz que São João passa o dia inteiro de sua — festa 24 de junho — dormindo e, se acordasse, não resistiria ao clarão das fogueiras e desceria do céu para festejar também, o que provocaria a destruição do mundo pelo fogo.


São Pedro - 29 de junho São Pedro foi o apóstolo a quem Jesus entregou as chaves do reino dos céus e o escolhido para construir a Igreja Cristã. Seu nome era Simão e ele recebeu de Jesus o nome Pedro, que significa "rocha". Embora não se saiba com certeza, é provável que ele tenha morrido crucificado em Roma, na época do imperador Nero, por volta do ano 64.
Em 1950, o túmulo de São Pedro foi encontrado embaixo da enorme basílica que leva seu nome, no Vaticano.

MAIS FESTAS POPULARES:Lavagem do BonfimFandango


Torém
Cavalhada
Pau-da-Bandeira
Congada
Círio de Nazaré
Festa do Divino
Candomblé
Capoeira

Fonte: Folclore Brasileiro = http://o2o2.vilabol.uol.com.br/
O que é o folclore, Origem do folclore, Festas folclóricas, Músicas folclóricas, Lendas, Mitos, Festas populares, Folclore Brasileiro, Folclore, Tradições folcloricas.

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ORIGEM DO DIA DOS PAIS E POESIAS...

O Dia do Pai tem origem na antiga Babilónia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu Moldou esculpiu em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia do Pai em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai, John Bruce Dodd. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia do Pai. Naquele país, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Nota: Em Portugal comemora-se o Dia do Pai a 19 de Março - dia de São José.

DIA DOS PAIS

O dia dedicado especialmente aos pais se aproxima, as homenagens surgem e muitas que, como eu, já somos órfãos (embora adultos) deixamos brotar em nossos corações a lembrança de momentos bons, permitindo que a saudade se instale.

Meu pensamento corre e eu lembro meu pai, hoje em plano espiritual diverso. Reverencio o homem que, com simplicidade e modéstia, voz calma e semblante tranqüilo, soube demonstrar que a felicidade está contida nas pequenas coisas.

E, sem querer, comparo-o a outros pais, com os quais tenho ou tive a oportunidade de conviver.

É para todos que envio meu pensar.

Talvez seja ficar em lugar comum dizer que o pai tem em suas mãos a responsabilidade de criar e educar. Dizer isso é pouco, quase nada. Pai é o que tem em seu poder a magia do amor, a chama que mantém e enriquece a vida. E, em enriquecendo a vida, mostra com exemplos o caminho, a trilha do futuro.

Talvez não saiba expressar o quanto vocês, pais, são especiais. Mas atrevo-me a dizer a cada um dos pais que me lêem, esperando ser ouvida mais além, por meu pai, no plano espiritual.
Pai ,
tens a força de um gigante para defender teus filhos;
tens o fôlego de um atleta para agüentar a jornada;
tens o destemor dos fortes;
a audácia dos arrojados;
nas atitudes, puro esmero;
nos olhos, o orgulho da ventura...
E teu semblante, quando em recordação,
traduz ternura,
na imensa alegria de relembrar teu filho a balbuciar: PAPAI!

Ana Clara
Pelotas - RS

Tema: Pai
Ana Maria Nascimento

Era meu pai que aprovava
Todas minhas travessuras
E, com amor, me chamava
Encantadora criatura.

Com carinho e lealdade,
Mas sem meu pai junto a mim,
Embora eu sinta saudade,
Posso ser feliz assim.

O pai que não ouve o filho,
ao malfeitor abre espaço
para expor à vista o trilho
que conduz mesquinho laço.

Ao visitar-me o desânimo
Costumo lembrar meu pai
Com seu jeito magnânimo
Que mesmo longe me atrai.

MEU PAI MEU AMIGO
Antonio Cícero da Silva

Meu pai é meu melhor amigo
nele posso realmente confiar
és para mim um verdadeiro abrigo
com ele gosto de muito conversar.

Meu pai, herói de grandeza
o mais valoroso dos homens
se corresponde com gentileza
seu amor me consome.

É muito bom com ele estar
é escudo e real fortaleza
que consegue me acalmar.

O pai me abraça gostoso
gosta muitíssimo de mim
por tê-lo sou vitorioso.


PAI, DE PROTAGONISTA A COADJUVANTE

Artur da Távola


Pai que sou de três filhos de sangue, duas filhas do coração e sete netos deslumbrantes, confesso que de tudo o que fiz, faço e sou, o ponto mais alto é a paternidade. É a minha alegria.

Ser pai é, acima de tudo, não esperar recompensas. Mas ficar feliz caso e quando cheguem. É saber fazer o necessário por cima e por dentro da incompreensão. É aprender a tolerância com os demais e exercitar a dura intolerância (mas compreensão) com os próprios erros.

Ser pai é aprender, errando, a hora de falar e de calar. É contentar-se em ser reserva, coadjuvante, deixado para depois. Mas jamais deixar de falar no momento preciso. É ter a coragem de ir adiante, tanto para a vida quanto para a morte. É viver as fraquezas que depois corrigirá no filho, fazendo-se forte em nome dele e de tudo o que terá de viver para compreender e enfrentar.

Ser pai é aprender a ser contestado mesmo quando no auge da lucidez. É esperar. É saber que experiência só adianta para quem a tem, e só se tem vivendo. Portanto, é agüentar a dor de ver os filhos passarem pelos sofrimentos necessários, buscando protegê-los sem que percebam, para que consigam descobrir os próprios caminhos.

Ser pai é saber e calar. Fazer e guardar. Dizer e não insistir. Falar e orientar. Dosar e controlar-se. Dirigir e ser dirigido “na moita”. É ver dor, sofrimento, vício, queda e tocaia, jamais transferindo aos filhos o que, a alma, lhe corrói. Ser pai é ser bom sem ser fraco. É jamais transferir aos filhos a quota de sua imperfeição, o seu lado fraco, desvalido e órfão.

Ser pai é saber ir-se apagando à medida em que mais nítido se faz na personalidade do filho, sempre como influência, jamais como imposição. É saber ser herói na infância, exemplo na juventude e amizade na idade adulta do filho. É saber brincar e zangar-se. É formar sem modelar, ajudar sem cobrar, ensinar sem o demonstrar, sofrer sem contagiar, amar sem receber.

Ser pai é, enfim, colher a vitória exatamente quando percebe que o filho a quem ajudou a crescer já, dele, não necessita para viver. É quem se oculta na obra que realizou e sorri, sereno, por tudo haver feito para deixar de ser importante.

Papai,

Que palavras usar para exprimir o que se sente pelo co-autor da nossa vida?

Pai é aquele que nos coloca nos ombros e nos segura nos tombos
mas que, tantas vezes, sufoca no peito o ímpeto de nos abraçar.
Segura as lágrimas somente para se mostrar forte
e não desmanchar nosso orgulho de filho que o tem como herói.
É aquele das mãos grandes que faz carinho sem jeito
arranhando nosso rosto com a barba a fazer.
Que adentra o quarto, sente o vento frio, recoloca o cobertor,
sem se deixar ver...
Pai é a proteção, a certeza de que nada nos fará
sofrer.

Feliz dia dos Pais!

Gladis Lacerda




Glosando Wilson Dantas
Gislaine Canales
MEU PAI SERIA...

MOTE:

Meu pai, na sua velhice,
tão bom era aos olhos meus,
que se Deus não existisse
meu pai seria o meu Deus.

Meu pai, na sua velhice,
era amor, era ternura,
era pura criancice
na sua terna candura!

Era a imagem da bondade,
tão bom era aos olhos meus,
que eu via a felicidade
através dos olhos seus!

Fazia com que seguisse
minha vida, com carinho,
que se Deus não existisse
ele seria o caminho!

Meu pai seria a alegria
da chegada, sem adeus,
meu pai seria, poesia,
meu pai seria o meu Deus!



Meu Ídolo, Meu Pai...

Iara Melo

Fizeste-me vida
Carregaste-me colo
Ninaste-me noites sem fim
Acalmaste minhas dores
Abrandaste-me choro
Acompanhaste meu crescer.
Seguraste-me nas quedas
dos primeiros passos
Feliz vias tua obra crescer
Trabalhaste incontáveis anos
Em prol do meu viver.
Hoje pai,
Agradeço-te mais ainda
Pelo esforço,
Pelo carinho, pelo colo
Pela mão segura e amiga
Pela força doada
Quando o medo assolava
Vida minha
Foste e és amparo,
Meu ídolo
Meu Pai, meu maior AMIGO
Meu Guia!

Felizes Dias Seus, Querido Pai.


PAI
Jorge Humberto

Pai é tudo na vida, é força e confiança,
Ajuda-nos a compreender o minuto fatal,
Quando, no ensinamento, julgamos mal,
O que ele nos sugere como esperança.

E nunca se cansa de ensinar o que sabe,
Persistindo na palavra de encorajamento,
Quando em nós perdemos o momento,
Do sonho tão palpável que no estio cabe.

Joga à bola e ao peão, a andar de bicicleta,
É o nosso pai, maior que qualquer atleta,
Quando se posiciona ao nosso lado – herói

De outras conquistas. E conta-nos histórias,
Tudo só lembrado e relembrado de memórias,
Para nós, petizes famintos, ele é o cowboy.

Santa-Iria-de-Azoia
08/08/07



O PAI


Lairton Trovão de Andrade


Incomensurável é o valor do pai,

sem medida a magnitude da mãe.

Entretanto, quão fácil falar da mãe,

quão difícil falar do pai.

Poemas abundantes cobrem o mundo em honra da mãe,

Parcos são os que celebram a grandeza do pai.

A mãe desperta-nos, antes de tudo,

o sentimento mais puro do amor humano,

enquanto o pai nos sugere, primeiramente,

os passos da razão numa caminhada segura.

A humanidade nada seria sem a mãe,

mas, também, o que seria sem o pai?

Oh, quanto falei da mãe, agora que falo do pai!



Meu pensamento contempla a elevada dignidade de ser pai.

Deus colocou a potencialidade paterna em todos os homens,

independente da hereditariedade da raça, da condição social, do nível de inteligência e do poder financeiro.

Para ser bom pai, não é necessário ser rico,

nem gênio, nem pertencer à mais alta sociedade,

muito menos ser espécime da raça pura.

Freqüentemente, o pobre desempenha melhor a função de pai

do que o abastado poderoso.

É mais fácil encontramos benfeitores da humanidade,

vindos de famílias humildes do que ver, no seio da História,

brilhar descendentes privilegiados da riqueza e do poder.



Ainda que ser pai represente sublime dignidade,

sua missão caracteriza-se pela pureza da simplicidade.

Para ser bom pai, é necessário, antes de tudo,

consciência reta, responsabilidade, amor constante

qual farol permanente a iluminar o caminho do filho.



Bendito seja o trilhar da humanidade,

graças à bênção da paternidade!

Salve, Dia dos Pais!



LEMBRANÇAS DO MEU PAI

Laura Limeira


Era agosto...
Segundo dia de domingo
Céu azul-clarinho
Sol brilhante, amarelinho
Uma canção ouvia-se pela casa
Do papai entoando versos de carinho

Era agosto...
Segundo domingo, Dia dos Pais
Em casa, era tudo alegria
Presentes eram comprados às escondidas
Escolhidos a dedo e especialmente
Para o papai, naquele dia...

Hoje também é agosto...
Segundo domingo, Dia dos Pais
O céu continua azul-clarinho
O sol brilhante, amarelinho
Mas em lugar daquela canção em versos
Ouço apenas meu soluçar baixinho

E nesse domingo de agosto
Quando sentir a dor da sua ausência
Olharei sua fotografia e o verei sem véus
E não haverá presentes, nem o ouvirei cantarolar versos
Mas sorriremos juntos no encontro da mesma saudade
Quando unidos orarmos o "Pai nosso que estás no céu..."

Por isso, penso com convicção...
Não importa quem meu pai tenha sido
Sinto sua falta, desde a benção ao simples "oi"
Independente de ter sido um pai perfeito, ou não
Porque nem sempre a perfeição justifica o homem
O que interessa é a minha lembrança de quem ele foi.

Laura Limeira
Recife/PE/Brasil



SENHOR!
Luis Carlos Mordegane
umvelhomenino

Sabe este homem? Ele é meu pai!
Que aos meus olhos mostrava-se tão seguro,
Tão confiante ao ensinar-me o caminho
Da bondade, retidão e respeito para com o próximo.

Na verdade, ficaria a brincar comigo por tempo ilimitado
Se não tivesse ele, que trabalhar para nos sustentar...
Não posso deixar de hoje orgulhar-me dele.
Não esquecia o beijo de bom dia antes de ir trabalhar...

Sabe aquelas guloseimas que ele trazia ao cair da tarde,
E a mamãe fica furiosa e seguia a dizer: “-Vamos parar!
Dessa maneira com tantos doces vai este menino estragar!”
E papai sorria e piscava prá mim pela bronca que acabara de levar...

Senhor!

Com certeza meu papai faria dessa maneira sem pensar,
Se o seu trabalho não fosse dele, todo o tempo tomar,
Se tivesse ele uma maneira de cedo em casa chegar,
Ao menos para no colo poder me segurar!

Mas hoje no céu com o Senhor foi morar,
Não o deixe sem afago, colo e carinho ficar.
Dê aquele beijo todas as manhãs quando ele acordar,
E Senhor! Cuide de meu paizinho até com ele poder me encontrar...



TEU DIA DOS PAIS
Luiz Poeta
Luiz Gilberto de Barros

Quando teu filho te chamar de pai,
Guarda esse momento no teu coração;
Teu tempo é curto e se esse amor se esvai,
Deixa cicatrizes, culpa, solidão.

O teu presente no dia dos pais
Não são canetas, meias ou camisas;
É um silêncio simples, não é mais
Que uma ternura que te suaviza.

Pois na mudez dos teus olhos abertos,
Há tua imagem noutra dimensão:
São os teus filhos, que tão longe ou perto,
São complementos do teu coração.

Deus te deu o dom do amor, procura despertá-lo,
Sempre que teu filho dele precisar;
Há tantas maneiras simples de amá-lo
Basta compreendê-lo e tê-lo em teu olhar.

E quando um dia, enfim te ausentares
Desse teu tempo na terra e na vida,
Cada detalhe do que ensinares
Renascerá após tua partida.

Logo que um filho teu for pai de um novo filho,
Ou tua doce filha, mãe de um novo herdeiro,
O teu olhar feliz há de pairar no brilho
Do olhar de um novo pai... sensível, verdadeiro.

Por isso, pai, celebra esse teu dia,
Agradecendo ao Pai por todo o teu destino,
Pois cada riso teu ou lágrima que cai,
Há de lembrar teu pai, teus tempos de menino.

Chora em silêncio, ri, deixa fluir
Tua alegria de acreditar
Que tua história nunca acaba aqui
Em cada filho teu, ela renascerá.

Agradece a Deus e celebra teu dia
Deixaste uma história... o que queres mais ?
Curte o teu momento com muita alegria
Porque tu mereces teu dia dos pais !


Direitos Autorais Reservados
Biblioteca Nacional
RJ


MEU PAI
Neida Wobeto


Meu pai não me pariu.
Meu pai não sofreu as dores do parto.
Meu pai não me amamentou.
Minha mãe padeceu no paraíso
e meu pai estava na porta.
Meu pai foi meu ídolo.
Meu pai foi meu algoz.
Meu pai foi meu sustento.
Meu pai calou nos momentos certos
e falou nos momentos necessários.
Meu pai deu-me sua benção.
Meu pai foi um exemplo.
Meu pai plantou uma árvore.
Meu pai teve um filho,
ou melhor, três.
Meu pai escreveu um livro.
Meu pai perdeu um filho.
Eu pari o livro do meu pai
e dei à luz aos meus dois filhos.
Meu pai foi sábio.
Sou o reflexo do meu pai.
Sou o reflexo do seu reflexo.
Meu pai,
EU TE AMO!


Aba / Pai
RivkahCohen


Não sei, não..
Eu penso que não custava.
Posso até estar enganada
Vejo tantos por aí
com bengala na mão
mas seguindo sua estrada!

Nunca falamos sobre a guerra..
Sentia que a conversa
não podia ser essa.
Ela sempre foi ruim
e marcou também em mim...

Hoje eu queria conversar
Tinha tantas perguntas pra fazer!
Umas,
podiam ser respondidas
com o olhar,
as outras,
você precisaria responder!

Sabe aquele assunto
não mencionável?
Ele está voltando...
Sei lá...
Parece inexplicável
mas está aí de novo,
amedrontando!

Já imaginou você velhinho
não escutando
e pedindo que repetisse?
Puxa...
Mesmo se você não me ouvisse
Acharíamos um jeitinho
de unir nossas forças!

Se a explosão não acontecesse
você aqui estava,
mas
continuo achando
que não custava
que você sobrevivesse,
ABA!


PAI, NOSSO ESCUDO
Sueli do Espírito Santo


Por vezes parece meio fechado
mas em seu coração guardado
há um sentimento tão intenso
mal cabe em seu grande peito
e em certas horas não tem jeito
ele se mostra imenso e intenso

Como o provedor do cotidiano
ele luta e trabalha ano após ano
para dar alimento, nosso estudo
ensina os princípios mais nobres
sejam os ricos ou sejam os pobres
o pai é nosso protetor, fiel escudo.

RETIRADO DO BLOGhttp://www.caestamosnos.org/

Meu Paizão

hoje papai, quero dizer
que tenho muito a agradecer
o seu amor, compreensão
pelo carinho e atenção
sabe papai, você sempre foi
o meu melhor amigo
todas as vezes que eu precisei
você esteve comigo
te amo papai
te amo paizão
muito obrigado por ser meu amigão
te amo papai
te amo paizão
eu te ofereço hoje, o meu coração!!!

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